Sunteți pe pagina 1din 39

DIRETORIA DE APOIO LOGSTICO

RECEBIMENTO DE MATERIAL E SERVIO

NDICE
1 Objetivo 2 Tipos de Conferncia 04 09

3 Das Comisses de Recebimento de Material e Servio 13 4 Das Formas de Recebimento Previstas na Lei Federal n. 8.666/93 15 5 Aspectos Doutrinrios 5.1 Recebimento Provisrio 19 19

5.2 Recebimento Definitivo


5.3 Casos de Dispensa do Recebimento Provisrio 5.4 Dos Ensaios e Testes

22

25 28

6 Do Decreto Estadual n. 43.053/02


7 Das Normas Internas 7.1 Resoluo n. 2897/93 7.2 Resoluo n. 3634/01

31
32 32 35
2

APRESENTAO

A Diretoria de Apoio Logstico - DAL dando continuidade nas aes que visam esclarecer aos integrantes da PMMG que atuam administrativamente, especialmente os da rea logstica , publica mais uma cartilha que versa sobre o

RECEBIMENTO DE MATERIAL E SERVIO.


intuito desta cartilha fornecer informaes consolidadas, acerca do RECEBIMENTO DE MATERIAL E SERVIO, processo que compe o CICLO DE MATERIAIS, assunto que foi objeto da CARTILHA 2. A divulgao deste contedo para todos os integrantes da Unidade Executora que lidam com a "LOGSTICA, mormente para a Comisso Permanente de Recebimento e Avaliao de Material e Servio - CPARM, de suma importncia para o xito das aquisies realizadas pela Unidade.

1QUAL O OBJETIVO DO
RECEBIMENTO

O recebimento de material tem como objetivo determinar se um produto deve ser aprovado ou rejeitado, levando-se em considerao os padres de qualidade estabelecidos.
4

A maneira de se fazer a inspeo quando e onde deve ser feita, e se deve ser feita superficialmente ou com grande profundidade, depende grandemente do tipo de produto ou material que est sendo considerado e de sua importncia para o comprador. Algumas compras justificaro o teste completo de toda entrega; em outros casos, uma amostra representativa do produto ser suficiente.

Para que no haja problemas de recebimento de material, necessariamente tem-se que frisar na fase anterior ao do recebimento que a compra.

A definio da qualidade do material a ser comprado determinada principalmente, pelo veredicto final Setor requisitante.

A definio da qualidade deve ser expressa de tal maneira que:


o comprador saiba exatamente o que est sendo desejado; o contrato ou o pedido de compra seja emitido com uma descrio adequada do que se deseja; o fornecedor seja devidamente posicionado das exigncias de qualidade; existam meios apropriados de inspeo e testes para serem utilizados, a fim de que se verifique se os materiais entregues satisfazem os padres de qualidade desejados.

A maioria das empresas, mesmo as de porte mdio, devem estar conectadas a seus fornecedores, de modo a saber, a priori, a previso de chegada de cargas, para que se possa promover o planejamento de estocagem. Assim, uma carga ao chegar a um almoxarifado ser mais facilmente conferida na seo de recebimento das mercadorias.

2 Tipos de conferncias:
* A primeira conferncia a comparao da nota fiscal com a ordem de compra; * A segunda conferncia a inspeo dos materiais recebidos. Esta segunda conferncia, no se trata apenas de conferir a quantidade, de peso ou de medidas, devendo o encarregado de receber os materiais verificar se os materiais obedecem s especificaes constantes da encomenda. 9

Esta conferncia se dar atravs de retirada de amostras, nas quantidades prestabelecidas para teste, de maneira que se possa ter certeza se o lote recebido tenha a qualidade determinada por ocasio das compras. Tais amostras sero separadas aleatoriamente para os testes.

10

importante alertar, que este mtodo no nos assegura que as peas no examinadas no sejam defeituosas. Contudo, o mtodo mais econmico e prtico para o controle no recebimento. Existem empresas cujos tcnicos se deslocam at a empresa compradora logo que o lote a ser remetido esteja pronto, para inspecionar os materiais.

11

A melhor maneira de obter materiais com qualidade a parceria com os fornecedores no desenvolvimento do controle de qualidade. O comprador, atravs de uma visita tcnica a esse fornecedor, avalia todo o seu potencial no que diz respeito a mquinas e equipamentos, corpo tcnico e controles existentes, elaborando um laudo tcnico avaliando todos os pontos verificados e indicando, se for o caso, as medidas corretivas a serem adotadas, bem como indicando eventuais equipamentos para testes a serem feitos nos materiais a serem produzidos.
12

3 Das Comisses de Recebimento de Material e Servio

1) A composio das comisses em 3 (trs) membros encontra o seu respaldo legal no pargrafo 8, do art.15, da Lei Federal 8 666 de 21 de junho de 1993, que prev o recebimento de material de valor superior ao limite estabelecido no art. 23 desta Lei, para a modalidade de convite, dever ser confiado a uma comisso de, no mnimo, 3 (trs) membros.
13

2) O Decreto Estadual 37924, de 16mai96, em seu art.10, 2 prev que: - O recebimento de material de valor estabelecido para licitao, a partir da modalidade convite, dever ser confiado a comisso de, no mnimo, 3 (trs) membros

14

4 Das Formas de Recebimento de Material e Servio, previstas na Lei Federal N. 8.666/93.


O Art. 73, da Lei federal 8 666 de 21 de junho de 1993 orienta que: Art. 73. Executado o contrato, o seu objeto ser recebido: I em se tratando de obras e servios:

Provisoriamente,

pelo responsvel por seu acompanhamento e fiscalizao, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em at

15 (quinze) dias da comunicao escrita do contratado;

Definitivamente,

por servidor ou comisso designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, aps o decurso do prazo de observao, ou vistoria que comprove a adequao do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;

15

II em se tratando de compras ou de locao de equipamentos: Provisoriamente, para efeito de posterior verificao da conformidade do material com a especificao; Definitivamente, aps verificao da qualidade quantidade do material conseqente aceitao. a e e

1 Nos casos de aquisio de equipamentos de grande vulto, o recebimento far-se- mediante termo circunstanciado e, nos demais, mediante recibo.
16

2 O recebimento provisrio ou definitivo no exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurana da obra ou do servio, nem ticoprofissional pela perfeita execuo do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato. 3 O prazo a que se refere alnea b do inciso I deste artigo no poder ser superior a 90 (noventa) dias, salvo em casos excepcionais, devidamente justificados e previstos no edital.
17

4 Na hiptese de o termo circunstanciado ou a verificao a que se refere este artigo no serem, respectivamente, lavrado ou procedido dentro dos prazos fixados, reputar-se-o como realizados, desde que comunicados Administrao nos 15 (quinze) dias anteriores exausto dos mesmos.

18

5 ASPECTOS DOUTRINRIOS

5.1 O recebimento provisrio Consiste na simples transferncia da posse do bem ou dos resultados do servio para a Administrao, no acarretando liberao para o particular e nem que a Administrao reconhea que o objeto bom ou que a prestao foi executada corretamente. A Administrao dever, a partir do recebimento provisrio, examinar o objeto para verificar sua adequao s exigncias da lei, do contrato e da tcnica.
19

Contudo, isto no significa que a entrega provisria no produza efeito algum, uma vez, que produz a liberao do particular dos riscos a partir da transferncia da posse. Assim, se a coisa se perder ou deteriorar, por evento no imputvel ao particular, a Administrao arcar com as conseqncias.
20

A entrega provisria, de qualquer modo, dever ser documentada, no interesse de ambas as partes, devendo ser elaborado um termo circunstanciado, discriminando os objetos recebidos.

21

5.2 No que tange ao RECEBIMENTO DEFINITIVO, depois de recebido provisoriamente o objeto do contrato, a Administrao promover os exames, testes e demais verificaes necessrias. Encontrando algum defeito, a coisa ou servio ser rejeitado e devolvido ao particular no estado em que se encontrarem.

22

Quando se tratar de compras, devero ser examinadas as especificaes tcnicas, as quantidades, dentre outras. Se a Administrao concluir pela defeituosidade do objeto, esta o rejeitar e comunicar o evento ao particular. Esse ter acesso aos laudos das provas j realizadas e a realizao de outras e sendo mantida a deciso, o particular dever adotar as providncias cabveis, para reparao dos defeitos, no sendo possvel o particular dever substitui a coisa ou repetir a prestao.
23

Vale ressaltar que, poder induzir-se a aceitao pela Administrao mesmo na ausncia de manifestao expressa, uma vez que o particular no pode ser constrangido a aguardar indefinidamente pela manifestao administrativa. Observa-se que segundo o 3, do artigo 73, o prazo no poder ser superior a noventa dias, no caso de obras e servios, silenciando acerca do prazo no caso de compras. Desta forma, o ato convocatrio dever estabelecer um prazo mximo para o recebimento definitivo.

Caso a Administrao mantenha-se inerte depois de decorridos os prazos necessrios, presume-se a sua aceitao.

24

5.3 Casos de dispensa do Recebimento Provisrio

O Art. 74, da Lei Federal 8 666 de 21 de junho de 1993 preconiza que: Art. 74. Poder ser dispensado o recebimento provisrio nos seguintes casos: I gneros preparada; perecveis e alimentao

II servios profissionais; III obras e servios de valor at o previsto no art. 23, inciso II, alnea a, desta Lei, desde que no componham de aparelhos, equipamentos e instalaes sujeitos verificao de funcionamento e produtividade. Pargrafo nico. Nos casos deste artigo, o recebimento ser feito mediante recibo.
25

H casos em que impossvel dissociao entre recebimento provisrio e definitivo, como por exemplo, o inciso I que a Lei alude, pois a demora, no recebimento, acarretar o perecimento dos bens.

26

Tambm se exclui o recebimento provisrio em casos de servios profissionais, considerando que tais servios envolvem atuao respaldada pela credibilidade e autoridade de seu autor, sendo assim invivel promover a experimentao ou o exame do contedo da prestao exercitada pelo profissional.

27

5.4 DOS ENSAIOS E TESTES

Art. 75. Salvo disposies em contrrio constantes do edital, do convite ou de ato normativo, os ensaios, testes e demais provas exigidos por normas tcnicas oficiais para a boa execuo do objeto do contrato correm por conta do contratado.

28

Os custos atinentes a controle de qualidade so de responsabilidade do particular. A regra se justifica inclusive por circunstncia prtica. Se coubesse Administrao desembolsar tais valores, acabaria ocorrendo uma inviabilidade de sua efetivao. A carncia, temporria ou permanente, de recursos para tais exames poderia constituir obstculo ao controle de qualidade.
29

Art. 76. A Administrao rejeitar, no todo ou em parte, obra, servio ou fornecimento executado em desacordo com o contrato.

A aceitao de prestao defeituosa caracteriza falta grave do agente administrativo e poder acarretar, inclusive, sua punio penal.
30

6 O Decreto do Estado de Minas Gerais n43 053. de 28 de novembro de 2002, dispe sobre a apreenso; Aquisio; Baixa; Bem Mvel; Bolsa de Materiais. No que tange ao recebimento de materiais e servios, assim preconiza: Art. 33 - Recebimento o ato da entrada do material nas dependncias de rgo, autarquia ou fundao, previamente designada, no implicando aceitao. Pargrafo nico - Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material ser feito no almoxarifado.

Art. 34 - Aceitao a operao na qual se declara, mediante registro na nota fiscal ou documento equivalente, que o material recebido atende s especificaes ajustadas, devendo ser datada e assinada por dois funcionrios responsveis pelo recebimento dos materiais.

31

7 Das Normas Internas sobre recebimento de material e servio. 7.1 Por meio da Resoluo n 2.897, de 08 junho de 1993, alterado pela Resoluo 3298, de 05 de julho de 1996, a PMMG regulamentou a administrao de material na Corporao, permitindo: controle patrimonial, procedimentos padronizados e prestao de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado.

32

Os Artigos 3 ao 6 versam sobre a comisso Permanente de Avaliao de Material: Art. 3 Em todas as Unidades Administrativas da Polcia Militar haver uma Comisso Permanente de Avaliao de Material. Art.4 Compete Comisso Avaliao de Material: Permanente de

I Inspecionar, conferir e avaliar o material adquirido pela UE bem como os materiais recebidos atravs de doao, convnio ou cesso de uso; II Examinar e avaliar o imvel a ser adquirido para UE ou imvel a ser locado, alienado, permutado ou descarregado da Unidade; III Examinar e inspecionar o semovente a ser adquirido, ou a ser descarregado, alienado ou sacrificado; IV Examinar e avaliar material indicado para descarga, para baixa de estoque, para alienao ou permuta, de acordo com a legislao vigente. Art.5 A Comisso Permanente de Avaliao de Material ser constituda por trs membros dentre os integrantes da UE...
33

- 1 Havendo necessidade, a Comisso poder contar com o concurso de peritos ou pessoas com abalizado conhecimento tcnico para auxiliarem nos trabalhos de avaliao. - 2 A participao de peritos ou de pessoas, com abalizado conhecimento tcnico, nos trabalhos da Comisso ser autorizada pelo Comandante ou Chefe, mediante solicitao dos integrantes desta. Art. 6 - Dos trabalhos da Comisso lavrar-se- um parecer com concluses e recomendaes necessrias, tendo em vista a finalidade a ser atingida.. A referida Resoluo detalha, inclusive, quem dever compor a Comisso Permanente de Avaliao e Recebimento de Material.

34

7.2 RESOLUO N. 3634, DE 23 NOVEMBRO DE 2001. Define as atribuies e o funcionamento das Comisses de Licitaes e os procedimentos das Comisses de Especificao e Recebimento de Materiais no mbito da Polcia Militar do Estado de Minas Gerais

.
35

Ar t. 20. A Comisso de Recebimento de Material tem por finalidade receber os bens ou servios objeto do contrato ou instrumento equivalente, atravs dos seguintes procedimentos: I - receber e examinar, no que diz respeito quantidade e qualidade, o material e os servios entregues pelo contratado em cumprimento ao contrato ou instrumento equivalente; II - rejeitar o material ou servio sempre que estiver fora das especificaes do contrato ou instrumento equivalente; III - expedir o termo circunstanciado de recebimento por ocasio da aceitao do material ou servio;

36

IV - expedir o termo de rejeio sempre que recusar o material ou o servio que lhe for submetido pelo contratado; V - receber os recursos dirigidos autoridades superior, interpostos contra seus atos; VI - rever seus atos de ofcio ou em razo de recursos; VII - remeter os recursos interpostos autoridade superior, devidamente informados, sempre que mantiver suas decises.

37

Ar t. 21. Comisso de Especificao incumbe a elaborao da descrio pormenorizada dos materiais e servios, de modo a permitir a completa compreenso do que se deseja para a Unidade, observadas as exigncias legais no tocante s citaes de marcas ou que direcionem para determinado produto. Pargrafo nico. Os trabalhos da Comisso de que trata o artigo precedem aos da Comisso de Licitao, visando permitir que os editais, instrumentos de convite e minutas de contratos sejam objetivamente elaborados,permitindo-se maior facilidade na adoo de critrios de julgamento para a apurao da proposta mais vantajosa e de execuo contratual.

38

Os donos do futuro so aqueles que conhecem o poder da cooperao: trabalham sempre em equipe, armam seus times antes de realizar um projeto e lutam at alcanar seus sonhos

Av.. Amazonas, n 6455 CEP: 30510-000 Bairro Gameleira Belo Horizonte - MG


39

S-ar putea să vă placă și