Sunteți pe pagina 1din 6

QUAL A VERDADE SOBRE A VIOLNCIA NO ESPRITO SANTO?

Prof.Ms.Marco Aurlio Borges Doutorando em Cincias Humanas/ Sociologia pelo Programa de Ps Graduao em Sociologia e Antropologia (capes 7) da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor e pesquisador do Centro Universitrio So Camilo ES, atuando na coordenao do Laboratrio de Pesquisas Histricas e Sociais Aplicadas LAPHIS; Pesquisador associado do Ncleo de Estudos em Conflito, Cidadania e Violncia Urbana NECVU da UFRJ.

A IMPORTNCIA DA PS GRADUAO STRICTO SENSE E LATO SENSU PARA A ECONOMIA E O DESENVOLVIMENTO DO ESPRITO SANTO

Introduo
Esprito Santo como 2 estado mais violento do Brasil; Perigo das afirmaes categricas sobre violncia; Qualidade dos dados e confiabilidade dos rankings de violncia;

DESENVOLVIMENTO
Mapas da Violnca
Beato (1998, p.15) afirma que esses Mapas da Violncia que popularizam os rankings de violncia entre os estados e cidades terminam (...) sendo uma curiosidade para o pblico leigo, ou material de anlise de uma sociologia semi leiga.

Caso de Simes Filho na Bahia encontro de vtimas de assassinatos acontecidos em Salvador;

DESENVOLVIMENTO
Rotinizao de procedimentos
Marcelo Durante aponta que existem 27 sistemas estaduais diferentes de classificao de delitos, compostos normalmente por duas estruturas independentes de registro, uma da Polcia Militar e outro da Polcia Civil. Sem falar na baixa rotinizao dos processos e mesmo o cuidado com o registro (2011). Anurio de Segurana Pblica 2012 publicado pelo Frum Brasileiro de Segurana Pblica (...) o Esprito Santo no separa os tipos penais de acordo com a legislao vigente, Homicdio Doloso, Homicdio Culposo no Trnsito, Homicdio Culposo. Segundo a Gestora Estadual, todos so agrupados apenas como homicdios (2012). O aumento dos bitos por causas externas na regio nordeste, (...) acompanhou um processo realizado pelo Ministrio da Sade que aprimorou a qualidade dos registros de bitos. Portanto, o crescimento do nmero de homicdios na regio Nordeste pode ser explicado, ainda que parcialmente, pela melhoria na qualidade do registro da informao (BRASIL, 2012).

DESENVOLVIMENTO
Problemas estatsticos

Taxas brutas, taxas relativas, valores absolutos, taxas por 100 mil, habitantes, padres populacionais extremamente diferenciados, padres de urbanizao, etc.

CONCLUSO
De acordo com Zonatelli e sua equipe (2011, p.80), a acentuao do problema dos homicdios no estado aconteceu em meados dos anos 80, seguindo, inclusive, um padro nacional. Houve a partir da uma generalizao dos assassinatos por quase todos os municpios do estado do Esprito Santo a partir do fim dos anos 90, sendo a zona litornea e o norte do estado os lugares com maiores taxas brutas.

S-ar putea să vă placă și