Sunteți pe pagina 1din 14

A ltima Semana de Jesus

Parte 1 Lio 11 Novo Testamento

Domingo
Jesus aproxima-se de Jerusalm e pra

em Betnia; Orienta os apstolos a buscarem um jumentinho; Montado no jumentinho entra em Jerusalm e aclamado como Rei pela multido, cumprindo a profecia de Zacarias(Zac. 9:9; Mat. 21:9) Em Jerusalm vai direto para o Templo, observa tudo e volta para Betnia. (Mar.

Segunda-feira
Cristo volta para jerusalm bem cedo,

no caminho encontra a figueira estril; Vai ao Templo e desafia os lderes judeus expulsando os cambistas e vendedores dos trios externos do Templo; Os escribas e fariseus buscavam ocasio para o matar; Voltam para Betnia.

Tera-Feira
Cristo retorna ao Templo;

Os escribas e ancios buscam

confront-lo; Jesus responde questionando(autoridade de Joo Batista e questo de tributo) e por meio de parbolas(Lavradores Maus e das Bodas); Jesus faz seu ltimo discurso

Parbolas
Lavradores Maus (Mateus 21:33-46): Claramente

trata da constante apostasia de Israel. O ponto culminante que at mesmo intentam e por fim mataro o Filho, Jesus Cristo. Dos Convidados para as Bodas (Mateus 22: 114): A resistncia da casa de Israel em aceitar o chamado para o Evangelho. Eles j haviam sido convidados por meio da Lei, eles foram chamados por meio de Joo, foram chamados por meio de Jesus e seus discpulos porm chegaram ao ponto de matar o prprio noivo. Isso marca uma mudana, os convidados passam a ser os gentios, eles enchem a Igreja. Porm o Senhor pessolamente examina cada convidado e se este no estiver apropriadamente vestido para a boda ser descoberto e lanado fora.

Os Episdios da Figueira e a Oferta da Viva Existe uma relao?


Marcos 11:15-21 Lucas 21:1-4

Nas contas guardadas pelos anjos registradores, anotadas de acordo com a aritmtica dos cus, os lanamentos so feitos em termos de qualidade e no de quantidade, e os valores so determinados com base na capacidade e na inteno. O rico dera muito, mas ainda lhe restara muito mais; a doao da viva era tudo o que possua. No havia sido a pequenez de sua oferta que a tomara especialmente aceitvel, mas o esprito de sacrificio e inteno devota com que a fizera. Nos livros da contabilidade celeste, a contribuio da viva dera entrada como uma doao generosa, ultrapassando em valor a ddiva dos reis. 'Porque, se h prontido de vontade, ser aceita segundo o

Hipocrisia
(...) como j disse anteriormente, sempre me pareceu que o pecado que o Salvador mais reprovou foi o da hipocrisia - o ato de viver uma vida dupla, uma vida que aparentamos a nossos amigos e muitas vezes as nossas esposas, muito diferente do que realmente vivemos.
(J. Reuben Clark Jr., Church News, 2 de fevereiro

Hipcrita
A palavra hipcrita e um termo de origem grega, que significa "ator." Um hipcrita e um ator, um impostor. Ele assume papis que no refletem seus verdadeiros sentimentos e maneira de pensar. Ele jamais apresenta seu verdadeiro eu para as outras pessoas. Seu comportamento e marcado pelo embuste, subterfgio, exibicionismo, fingimento e falsidade. Na atmosfera ilusria do teatro, reconhecemos que os atores esto representando ser outra pessoa. Na vida cotidiana, entretanto, esperamos que as pessoas sejam genunas, e que ajam sem

(...) Jesus introduziu um padro de conduta humana mais elevado e difcil de ser seguido. mais simples tanto quanto mais difcil, pois centraliza-se em exigncias interiores em vez de exigncias exteriores: Fazer aos outros o que queremos que nos faam. Amar ao prximo como a ns mesmos. Quando formos feridos dar a outra face. Quando nos pedirem a tnica dar tambm a capa.Perdoar no apenas uma vez, mas setenta vezes sete.Essa era a essncia do novo evangelho. Destacava-se mais o faa que o no faa. Todos recebemos mais arbtrio moral.

No devemos apenas evitar o mal, apenas fazer o bem, mas principalmente fazer as coisas de maior valor. Devemos concentrarnos nas coisas que esto no ntimo do corao, que conhecemos e valorizamos intuitivamente, mas que frequentemente colocamos de lado por causa das coisas triviais, superficiais ou do orgulho.

Deus colocou a vontade dentro de ns, e muita satisfao obteremos se a deixarmos ser controlada pela vontade Dele. Que a vontade do homem seja indomvel no sentido do bem. O pai tem tido o costume de quebrantar a vontade dos filhos at que ela seja enfraquecida, e os poderes nobres e divinos da criana so reduzidos a um estado comparativo de imbecilidade e covardia. Fazei com que as propriedades celestiais e arbtrio humano sejam tratados apropriadamente e dirigidos com sabedoria, em vez de tomardes medidas contrrias, e vencereis na causa do bem. No procureis curvar o esprito de qualquer pessoa, e sim gui-lo, a fim de que sinta que o seu maior deleite e mais elvada ambio ser controlada pelas revelaes de Jesus Cristo; ento a volio [vontade] humana se torna divina ao vencer o mal que semeado na carne, at que

Toda senda trilhada ou por trilhar, Passa nalgum canto do Getsmani. Todo andante, cedo ou tarde, Por seus portes tem de entrar, Ajoelhar-se s nas densas trevas Lutando contra o fero desespero. Deus se condi dos que s pedem: Passa de mim este clice, sem dizer: No a minha vontade, mas a tua, E no enxergam o propsito do Getsmani.
(James Dalton Morrison, ed., Masterpieces of Religious Verse, New York and London: Harper and Brothers, 1948, p. 184. Citado por Elder Vaughn J. Featherstone. Ainda que a luz s bruxuleie, A Liahona, janeiro de 1983, p. 124. [Traduo livre e aproximada])

"(. . .) a entrega de nossa vontade a Deus realmente a nica coisa pessoal e mpar que temos para depositar no altar de Deus. As muitas outras coisas que 'damos'(. . .) so na verdade as coisas que Ele j nos deu ou nos emprestou".
(lder Neal A. Maxwell. "Absorvido pela Vontade do Pai", A Liahona, janeiro de 1996, p. 26.)

S-ar putea să vă placă și