Sunteți pe pagina 1din 12

Principais Problemas ambientais da Atualidade

O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A Antrtica; A desflorestao; A Amaznia; A destruio da camada de ozono; As chuvas cidas; O clima urbano; Os resduos perigosos; A escassez de gua.
1

O aumento do efeito de estufa


2
O efeito de estufa existe na Terra desde a formao da

sua atmosfera.
Est estudado que na ausncia de efeito de estufa natural a temperatura na Terra seria 33C mais baixas.

O aquecimento global
3

O aumento da temperatura do planeta a expresso mais bvia do aquecimento global. Assim, a temperatura aumentou cerca de 5C nos ltimos milhares de anos, prevendo-se que aumente ainda mais 3 C nos prximos 100 anos. Quais as consequncias:
Avano dos desertos (desertificao); Subida do nvel mdio da gua do mar; Diminuio das calotes polares; Modificaes em termos agrcolas (introduo de novas espcies vegetais); Alargamento da rea afectada pelas doenas tropicais.

A Antrtida
4

um dos continentes mais cobiados. Porqu?


Maior reserva de gua doce do planeta; Grande influncia sobre o clima mundial (regulador da temperatura na Terra); Possui grande diversidade e quantidade de recursos naturais (marinhos e minerais); Possui um elevado valor econmico.

A desflorestao
A destruio das florestas assume um carcter de enorme atentado ambiental, pois as suas consequncias atingem gravemente o ecossistema.

Causas do processo de desflorestao: A agricultura de queimada e o derrube de rvores das florestas tropicais; A actividade pecuria intensiva e o pastoreio; A actividade mineira; A extraco de madeiras e a construo de infra-estruturas.
Consequncias da desflorestao: Reduo considervel de oxignio e do CO2; Diminuio da biodiversidade; Aumento da eroso dos solos; Aumento da desertificao; Alteraes climticas ao nvel global; Pe em risco a vida dos indgenas que habitam as florestas.

A Amaznia
6 A Amaznia uma regio localizada na parte norte da Amrica do Sul, constituda, em grande parte, pela maior bacia hidrogrfica e pela vasta floresta equatorial do mundo. Uma das florestas mais cobiadas. Porqu? Reserva de gua potvel; Possui madeiras exticas; Subsolo muito rico em minrios; Grande biodiversidade, com espcies exticas.

A destruio da camada de ozono


7
A existncia do ozono na estratosfera vital para a Terra, por ser
responsvel pela absoro de grande parte da radiao ultravioleta. O ozono indispensvel para nos proteger do excesso de radiao ultravioleta, embora ao nvel do solo seja prejudicial para a sade e para o ambiente. Causas da reduo da camada de ozono: Clorofluorcarbonetos (CFC) Consequncias da reduo da camada de ozono: Possveis alteraes climticas; Aumento de situaes de smog; Modificaes dos ecossistemas naturais; Alteraes dos sistemas agrcolas; Perturbaes do sistema imunitrio humano; Aumento do cancro (especialmente da pele); Leses oculares.

As chuvas cidas
8
As chuvas cidas formam-se pela combinao do dixido de enxofre com o vapor de gua existente na atmosfera.

Causas: Poluio atmosfrica; Indstrias e transportes; Emisses de enxofre; Queima de petrleo e carvo. Consequncias: Contaminao dos recursos hdricos; Contaminao dos ecossistemas terrestres; Desflorestao; Eroso dos solos; Eroso de edifcios urbanos; Provoca doenas do foro respiratrio.

O clima urbano
9
O clima urbano caracteriza-se pela ocorrncia de temperaturas mais elevadas nas cidades em relao s reas envolventes (campo). Causas: Aumento da populao urbana; Concentrao de actividades humanas nas cidades.

Consequncias: Aumento da poluio atmosfrica; Aumento da produo de resduos; Diminuio da qualidade de vida da populao; Aumento de doenas respiratrias; Aumento das situaes de smog.

SMOG: Mistura de nevoeiro e fumos poluentes.


Smoke + Fog = Smog

As consequncias do smog assumem maior gravidade numa situao de inverso trmica, em que a temperatura do ar junto ao solo inferior que se regista em altitude. Nestes casos, o ar no ascende e provoca a concentrao dos fumos junto superfcie terrestre.

Os resduos perigosos
10 Entende-se por resduos perigosos: Resduos industriais txicos; Resduos nucleares; Resduos hospitalares.

Causas: Aumento do nmero de indstrias; Aumento do consumo por parte da populao; Produo de energia.

Consequncias: Dificuldade de armazenamento; Dificuldade de destruio / reciclagem.

A escassez de gua
11
Os recursos hdricos podem classificar-se em: Recursos disponveis (quantidade de gua que efectivamente se pode
captar rios, lenis freticos, etc);

Recursos potenciais (totalidade da gua que teoricamente possvel


mobilizar no ciclo da gua vapor de gua, nuvens). A gesto da gua passa pela regularizao dos nveis de gua, racionalizao dos consumos, conteno dos desperdcios e aproveitamento dos recursos disponveis. A boa utilizao/poupana de gua nas actividades humanas pode ser conseguida de duas formas: Utilizao de tecnologias modernas menos exigentes em gua; Reciclagem das guas residuais, com instalao de sistemas de tratamento e reaproveitamento.

A preservao do patrimnio ambiental


12
So vrios os processos a que o Homem deve recorrer para proceder conservao e gesto ambiental:
Gerir de forma adequada os recursos minerais e energticos, por forma a evitar o seu esgotamento; Reduzir os nveis de poluio que tanto contribuem para alterao da qualidade de alguns recursos; Definir reas de reservas naturais e de parques nacionais, onde algumas espcies, sobretudo as mais ameaadas, possam desenvolver-se melhor; Criar legislao (nacional e internacional) que conduza a um efectivo ordenamento do territrio; Realizar cimeiras internacionais que definam estratgias globais.

S-ar putea să vă placă și