Sunteți pe pagina 1din 14

Anne Frank: A Histria de uma Criana Contra o Nazismo.

a ideologia praticada pelo Partido


Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha durante 12 anos.

Entre os elementos-chave do nazismo, h


o anti-parlamentarismo, o pangermanismo, o racismo, o coletivismo, a eugenia, o antisemitismo, o anticomunismo, o totalitarismo e a oposio ao liberalismo econmico e poltico.

Adolf Hitler era extremista. Ele chegou ao poder de uma nao enfraquecida pela guerra e apesar de reconstru-la, matou mais do que a guerra que deu origem ao Regime. O smbolo do nazismo era a sustica.

Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank, tinha quinze anos quando faleceu para virar histria. A menina judia nasceu em Frankfurt, mas passou a maior parte de sua vida em Amsterd. Se mudou para l em 1933, ano da ascenso nazista ao poder. Seu pai, Otto Frank, sempre incentivou a leitura da filha, possua tinha biblioteca extensa e se preocupava com a educao. E quem diria que um dia a extensa leitura de Anne a faria ser uma das mulheres mais famosas da histria?

No seu aniversrio de 13 anos, ela ganhou um livro de autgrafos com estampa xadrez em vermelho e verde e com cadeado, Anne decidiu fazer dele seu dirio.

Ficou sabendo por meio do rdio da importncia de relatos pessoais sobre a Guerra e at revisou algumas partes escritas no dirio para serem publicadas posteriormente
Anne sonhava em ser jornalista e escrever um livro de fico.

Em julho de 1942, Margot Frank recebeu uma carta do Escritrio Central de Emigrao Judaica. Era um aviso , ordenando que ela fosse para um dos Campos de concentrao nazistas. Otto, ento revelou famlia seus planos para que eles fossem se esconder em uma espcie de poro atrs de sua empresa, na rua Prinsengracht. Na manh do dia 6 de julho de 1942, uma segunda feira, a famlia para um anexo secreto. O apartamento deles foi deixado em um estado de desordem para criar a impresso de que tinham partido repentinamente. A necessidade de sigilo os forou a deixar para trs o gato de Anne.

Em 4 de agosto de 1944, o anexo secreto foi invadido pela Polcia em conseqncia da denncia de um informante que jamais foi identificado.Todas as crianas menores de quinze anos foram enviadas para a cmara de gs. Anne tinha completado 15 anos 3 meses antes, foi uma das pessoas mais jovens a ser poupada.
Anne foi forada a ficar nua para ser desinfectada; teve sua cabea raspada e foi tatuada com um nmero de identificao no brao. De dia, as mulheres eram usadas em trabalhos escravos, e Anne foi obrigada a transportar rochas; noite, eram amontoadas em quartos superlotados. Em 1945, uma epidemia de tifo se espalhou pelo acampamento e matou cerca de 17.000 prisioneiros. Anne Frank padeceu , mas permanece viva em nossas memrias.

Anne Frank tem uma importncia histrica gigantesca para uma menina de 15 anos.

Ela soube explicar como ningum fez, os anseios de uma jovem em pleno territrio nazista e alm disso, mostrou toda a inocncia de menina e maturidade de mulher que tinha.
um importante relato sobre um territrio hostil e a sobrevivncia naquela poca. um livro para se refletir.

Cultura Pop.
Anne Frank no deixou s o seu dirio como herana preciosa, deixou muita inspirao pra pessoas com talento, como: O mundialmente conhecido escritor Markus Zusak e sua obra prima: A Menina que Roubava Livros.

Cultura Pop
E trs filmes que contam a histria da escritora prodgio:
O Dirio de Anne

Frank (1959) The Diary Of Anne Frank.


Minha querida

Anne Frank (2009) Dear Anne Frank.


Anne Frank

(2001)-- Anne Frank.

S-ar putea să vă placă și