Sunteți pe pagina 1din 23

O contrato social Rousseau

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filsofo e terico poltico suo. Foi um dos precursores do movimento iluminista na Frana. Obras principais: Discurso Sobre as Cincias e as Artes Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens Do Contrato Social Emlio, ou da Educao Os Devaneios de um Caminhante Solitrio

"O Contrato Social" (1762) considerado uma das obras fundamentais da filosofia poltica. Rousseau parte do pressuposto de que impossvel retornar ao estado de natureza. O homem em estado de natureza participa de uma condio sem lei nem moralidade. S um contrato com seus semelhantes oferece as bases legtimas para uma vida em sociedade.
preciso, ento, criar uma forma de associao que defenda e proteja a pessoa do uso da fora. Longe de ser um pacto de submisso, o contrato social um pacto de associao entre os homens. No estado civil, preconizado por Rousseau, o soberano a vontade geral. chamado por alguns autores como a Bblia da Revoluo Francesa, pois foi grande a influncia poltica de suas ideias na Frana. A inspirao causadora das revolues se baseiam principalmente no conceito da soberania do povo, mudando o direito da vontade singular do prncipe para a vontade geral do povo.

Livro I O homem nasceu livre e em toda parte posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros no deixa de ser to escravo quanto eles. O autor do texto deixa bem claro que quem obrigado a obedecer a algum senhor e o obedece; faz bem, pois assim poder recobrar sua liberdade e mostrar que no havia razo nenhuma para que ela fosse tirada. evidente que a ordem um direito sagrado que serve de base a todos os outros, no tendo suas origens na natureza, mas em convenes. As primeiras sociedades A famlia a nica sociedade natural, mas s se mantm por conveno

Todos nascem livres e iguais, s alienam sua liberdade em proveito prprio

Direito do mais forte A fora no faz o direito e s se obrigado a obedecer aos poderes legtimos. A escravido Homem algum tem autoridade natural sobre os demais; fora no produz direito. Restam as convenes como base da autoridade legtima.

De como sempre preciso remontar a uma primeira conveno


O ato pelo qual um povo povo uma conveno anterior que constitui o verdadeiro fundamento da sociedade

O ato pelo qual o povo elege um rei supe uma deliberao pblica

O pacto social Estado de natureza oferece obstculos prejudiciais conservao humana que ultrapassa as foras individuais Encontra-se uma forma de associao, que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a fora comum Rousseau resume o pacto social a: Cada um de ns pe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a suprema direo da vontade geral; e recebemos, em conjunto, cada membro como parte indivisvel do todo. O soberano

O corpo poltico ou soberano depende da integridade do contrato.


O soberano, sendo formado pelos particulares que o compe no pode ter outro interesse seno o de seus sditos.

O estado civil A passagem do estado de natureza para o estado civil substitui na conduta humana o instinto pela justia (moralidade nas aes) Perde-se a liberdade natural, que limita-se nas foras do indivduo e ganha-se a liberdade civil, que limita-se pela vontade geral Alm disso, ganha-se a propriedade de tudo aquilo que se possui O domnio real O Estado perante seus membros senhor de todos os seus bens , mas no perante outras potncias seno pelo direito de primeiro ocupante O direito de primeiro ocupante, mais real do que o do mais forte, o verdadeiro direito

O direito da comunidade est acima dos direitos particulares sobre os bens o pacto social iguala os homens por conveno e direito

Livro II A soberania inalienvel Com base na vontade geral que a sociedade deve ser governada, com a finalidade do bem comum A soberania, sendo o exerccio desta vontade, no pode alienar-se, o soberano um ser coletivo Um povo perde sua qualidade de povo se simplesmente promete obedincia a um senhor. Destri o corpo poltico. A soberania indivisvel Da mesma forma que a soberania inalienvel ela indivisivel, mas os polticos no conseguindo dividir essa soberania em seu princpio, a dividem sem seu objeto. Dividem-na em fora e vontade, em poder legislativo e executivo, etc.

Pode errar a vontade geral? A vontade de todos (soma das vontades particulares) difere da vontade geral. O surgimento de partidos ou associaes parciais podem fazer com que a vontade geral se engane Cada cidado deve ento opinar de acordo consigo mesmo. Dos limites do poder do soberano O corpo poltico dirigido pela vontade geral ganha o nome de soberania.

Dentro do corpo poltico os compromissos so mtuos (igualdade de direito).


O poder soberano, por mais absoluto que seja, no pode passar dos limites gerais da conveno .

Do direito de vida e morte O tratado social tem como fim a conservao dos contratantes. Quem deseja conservar sua vida custa dos outros, tambm deve d-la por eles quando necessrio. A vida no mais mera ddiva da natureza, mas sim, um dom condicional do Estado. Da lei A Lei exprime a universalidade da vontade e do objeto; d movimento e permite a conservao do pacto social. A falta de sano natural, para conduzir a justia torna necessria a elaborao de uma legislao

O legislador O Legislador um homem extraordinrio pelo se gnio e pelo se ofcio. Tal ofcio constitui a repblica.

O Legislador tem a clara viso dos fins da sociedade e antecipa a tomada de conscincia da cada indivduo.
Esta tomada de conscincia implica na real adeso ao pacto social. Por isso sua funo particular e superior.

O povo
O instituidor sbio no redige leis boas em si mesmas, antes analisa o povo a que se destinam. H para as naes um perodo de juventude ou maturidade (onde so dceis e no incorrigveis), pelo qual se deve aguardar antes de submet-las as leis. mais importante ter uma constituio sbia, e um bom governo do que os recursos que um grande territrio prodigaliza.

Dos diversos sistemas de legislao Objetivos principais: a liberdade e a igualdade A fora de legislao deve sempre tentar manter a igualdade quanto ao poder Para cada povo, uma legislao adequada s suas caractersticas. Diviso das leis

Leis polticas ou fundamentais


relao do todo com o todo (soberano com o Estado) Leis civis

relao dos membros entre si ou com o corpo inteiro


Leis criminais relao entre o homem e a lei Por ltimo, como a chave indestrutvel, e a parte que se ocupa em segredo o Legislador, est a relao dos usos e costumes, a opinio.

Livro III Do governo em geral O Governo um corpo intermedirio entre os sditos e o soberano para sua mtua correspondncia. No corpo poltico distinguem-se fora (poder executivo) e vontade (poder legislativo). O Governo ou administrao suprema o exerccio do poder executivo, e o prncipe ou magistrado o corpo encarregado desta administrao. Podem existir vrios governos diferentes pela natureza de acordo com cada Estado Quanto mais numeroso o povo, mais forte precisa o governo ser.

Do princpio que constitui as diversas formas de governo Quanto mais numeroso forem os magistrados, tanto mais fraco ser o Governo. Numa legislao perfeita, nula deve ser a vontade particular; muito subordinada, a vontade do corpo prprio Governo; e sempre dominante, a vontade geral ou soberania.

Diviso dos governos


Democracia - o soberano confia o governo a todo o povo ou maior parte dele (convm aos Estados pequenos). Aristocracia - o soberano confia o governo s mos de um pequeno nmero de cidados (convm aos Estados mdios) . Monarquia ou Governo Real - o soberano confia o governo nas mos de um nico magistrado (convm aos Estados grandes).

Da democracia Se existisse um governo de deuses, governar-se-ia democraticamente; governo to perfeito no convm aos homens. A estrutura democrtica, fundada na igualdade poltica, se revela como de fcil acesso s ambies privadas e, pois, s subverses. Da aristocracia H trs espcies de aristocracias: natural, eletiva e hereditria. O melhor governo o da aristocracia eletiva. Com a eleio de um nmero limitado de magistrados governa-se melhor e mais sabiamente.

Para evitar desvios, exige-se virtudes tais como moderao e contentamento.


Da monarquia Todas as vontades e foras correspondem ao mesmo mvel; um governo vigoroso onde a vontade particular facilmente domina as outras. Tudo concorre para privar de justia e de razo um homem elevado condio de comandar os demai.s

Dos governos mistos


Resultado das formas de governos combinadas O Governo simples o melhor em si mesmo, pela nica razo de ser simples

Nem toda forma de governo apropriada a todos os pases


Que qualquer forma de governo no convm a qualquer pas. No sendo a liberdade um fruto de todos os climas, no est ao alcance de todos os povos. O estado civil s pode subsistir na medida em que o trabalho dos homens render alm de suas necessidades. H uma relao causal entre as condies fsicas e demogrficas e a forma de governo dos pases.

Dos sinais de um bom governo O fim da associao poltica a conservao e prosperidade de seus membros. O seu nmero e a sua povoao o sinal mais seguro de que se conservam e prosperam.

Logo, o Governo sob o qual os cidados mais povoam e mais se multiplicam, infalivelmente o melhor.
Do abuso do governo e sua tendncia a se denegerar A vontade particular age sem cessar contra a vontade geral; o Governo despende um esforo contnuo contra a soberania. A democracia se degenera em oclocracia, a aristocracia em oligarquia e a realeza em tirania. Os abusos levam o Governo a se degenerar.

Da morte do corpo poltico O corpo poltico traz em si mesmo as causas de sua destruio. Quanto melhor a constituio do Estado mais duradoura ser sua instituio poltica. Onde as leis ao envelhecer se enfraquecem no h mais poder legislativo, e no mais se vive o Estado. Como se mantm a autoridade soberana possvel o exerccio da soberania ,ou seja,do poder legislativo, pelo povo (vontade geral).

preciso que haja assemblias para que o povo se encontre legitimamente. A prpria ordem de reunir-se deve emanar da lei
No momento em que o povo se rene, suspende-se o poder executivo.

Dos deputados ou representantes Quanto mais bem constitudo for o Estado, tanto mais negcios pblicos sobrepujaro os particulares no esprito dos cidados. A soberania no pode se representada pela mesma razo por que no pode ser alienada, a vontade geral no se representa. No momento em que um povo se d representantes, no mais livre, no mais existe. Quando a instituio do governo no um contrato A associao (pacto social) o nico contrato no Estado. Todos os cidados so iguais pelo contrato social. Da instituio do governo No possvel instituir o Governo por qualquer outra maneira legtima que no seja pela lei.

Meios de prevenir a usurpao do governo As assemblias peridicas servem para prevenir ou retardar a usurpao da autoridade soberana. No h nenhuma lei fundamental que no possa ser revogada, nem mesmo o pacto social Seria absurdo que todos os cidados reunidos no pudessem o que pode cada um deles em separado.

Livro IV A vontade geral indestrutvel

A vontade geral sempre constante, inaltervel e pura.


Num Estado prximo da runa (onde se rompeu o liame social) a vontade geral se encontra subordinada a interesses particulares. Da a importncia de votar em todo ato de soberania. Evitando que os interesses individuais sobrepujem a vontade geral. Dos sufrgios A nica lei que, pela sua natureza, exige consentimento unnime, o pacto social. A vontade constante de todos os membros de Estado a vontade geral. Quando domina a opinio contrria a minha, a prova de que eu me enganara e ento devo consentir.

Das eleies As eleies pela sorte caracterizam a democracia. Na aristocracia, o prncipe escolhe o prncipe, o Governo se conserva por si mesmo; nela cabem melhor os sufrgios.

Do tribunato
O tribunato um corpo intermedirio entre as partes que constituem o Estado destinado a colocar cada termo na sua verdadeira relao. Conservador das leis do poder legislativo.

Se degenera em tirania quando usurpa o poder executivo, do qual no passa de moderador, e quando deseja dispensar as leis cuja proteo lhe compete.
Deve ver se o Governo detm todo o poder do soberano e se todo esse poder utilizado no interesse pblico, e s nele.

Da ditadura
A vontade geral no posta em dvida, pois torna-se evidente que a primeira inteno do povo no ver o Estado perecer.

No se trata de estabelecer um novo regime, mas to s de indicar um governante de tipo especial para enfrentar uma determinada conjuntura. O ato , em tudo e por tudo, particular e deve ter um prazo bastante curto Da censura A opinio pblica a espcie de lei (consuetudinria) cujo ministro o censor, que s faz aplic-la aos casos particulares. A censura mantm os costumes evita que as opinies se corrompam e abrange o jurdico e o moral. Da religio civil Quando no existe mais e no pode existir qualquer religio nacional exclusiva, devem-se tolerar todas aquelas que toleram as demais. Os dogmas de qualquer religio civil em nada podem contrariar os deveres do cidado.

S-ar putea să vă placă și