Sunteți pe pagina 1din 35

Escola de Educao Profissional Estilo Curso Tcnico em Enfermagem Prof.

Juliano Carvalho Farias

O homem e a cidadania

Como surgiu a cidadania


A idia de cidadania surgiu na Idade Antiga, aps a Roma conquistar a Grcia (sc. V d.C.), se expandindo para o resto da Europa. Apenas homens (de maior) e proprietrios de terras (desde que no fossem estrangeiros), eram cidados. Diminuindo assim a idia de cidadania, j que mulheres, crianas, estrangeiros e escravos no eram considerados cidados.

Na Idade Mdia (2 era - sc. V at XV d.C.), surgiram na Europa, os feudos (ou fortalezas particulares). A idia de cidadania se acaba, pois os proprietrios dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que habitavam os feudos no podiam participar de nada.

Aps a Idade Mdia, terminaram-se as invases Brbaras, terminando-se tambm os feudos, entrando assim, em uma grande crise. Os feudos se decompem, formando cidades e depois pases (Os Estados Nacionais).

Entra a 3 era (Idade Moderna - sc XV ao XVIII d.C). Os pases formados aps o desaparecimento dos feudos foram em conseqncia da unio de dois grupos: o Rei e a Burguesia.

O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder, graas aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mos, o rei construa exrcitos cada vez mais fortes, alm de dar apoio poltico Burguesia. Em conseqncia dessa unio, a Burguesia ficava cada vez mais rica e era ela quem dava apoio econmico aos Reis (atravs dos impostos).

O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder, graas aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mos, o rei construa exrcitos cada vez mais fortes, alm de dar apoio poltico Burguesia. Em conseqncia dessa unio, a Burguesia ficava cada vez mais rica e era ela quem dava apoio econmico aos Reis (atravs dos impostos).

Revoluo Industrial; Ilusionismo; Revoluo Francesa; Independncia dos Estados Unidos; Revoluo Inglesa.
Todas essas cinco revolues tinham o mesmo objetivo: tirar o Rei do poder.

Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contempornea (sc. XVIII at os dias de hoje), surgindo um novo tipo de Estado, o Estado de Direito, que uma grande caracterstica do modelo atual. A principal caracterstica do Estado de Direito : "Todos tem direitos iguais perante a constituio", percebendo assim, uma grande mudana no conceito de cidadania.

Por um lado, trata-se do mais avanado processo que a humanidade j conheceu, por outro lado, porm, surge o processo de explorao e dominao do capital. A burguesia precisava do povo e o convencia de que todos estavam contra o Rei e lutando pela igualdade, surgindo assim, as primeiras constituies (Estado feito a servio da Burguesia).

Acontece a grande contradio: cidadania X capitalismo. Cidadania a participao de todos em busca de benefcios sociais e igualdade. Mas a sociedade capitalista se alimenta da pobreza. No capitalismo, a grande maioria no pode ter muito dinheiro. Se todos fossem capitalistas, o capitalismo acabaria, ningum mais ia trabalhar, pois no existiriam mais operrios.

Comearam a ocorrer greves (presso) contra os capitalistas por parte dos trabalhadores, que visavam uma vida melhor e sem explorao no trabalho.

Da funo de poltico, o homem passa para a funo de consumidor, o que alimentado de forma acentuada pela mdia. O homem que consome satisfaz as necessidades que outros impem como necessrias para sua sobrevivncia. Isso se mantm at os dias de hoje (idia de consumo). Para mudar essas idias, as pessoas devem criar seus prprios conceitos e a escola aparece como um fator fundamental nesta transformao.

Mas e o que cidadania?

Cidadania o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivduo est sujeito em relao sociedade em que vive.

O historiador Jos Murilo de Carvalho define cidadania como o exerccio pleno dos direitos polticos, civis e sociais, uma liberdade completa que combina igualdade e participao numa sociedade ideal, talvez inatingvel.

Marshall afirma que a cidadania s plena se dotada de todos os trs tipos de direito: 1. Civil: direitos inerentes liberdade individual, liberdade de expresso e de pensamento; direito de propriedade e de concluso de contratos; direito justia; que foi instituda no sculo 18;

2. Poltica: direito de participao no exerccio do poder poltico, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituies de autoridade pblica, constituda no sculo 19;

3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econmico e social, desde a segurana at ao direito de partilhar do nvel de vida, segundo os padres prevalecentes na sociedade, que so conquistas do sculo 20.

Ser cidado respeitar e participar das decises da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.
A cidadania deve ser divulgada atravs de instituies de ensino e meios de comunicao para o bem estar e desenvolvimento da nao.

O homem e o trabalho

A Palavra trabalhar no sentido histrico provm de latim, TRIPALIARI, outros tambm chegam a conceituar o trabalho como (Torturar dar Sofrimento) e TRIPALIUM (ESPCIE DE INSTRUMENTO DE TORTURA)

O processo de Trabalho tem sido objeto de estudo para vrias disciplinas cientificas. Diversos cientistas sociais tm definido o trabalho como a ao transformadora dos homens, sobre os outros homens e sobre si mesmos.

O Trabalho na Antigidade Greco-Romana


Nas sociedades greco-romanas o trabalho era hierarquizado. O trabalho braal era visto como degradante e destinado aos povos dominados e considerados inferiores. Na sociedade grega, ao cidado era proibido o trabalho braal, j que ele deveria ter o tempo livre para se dedicar reflexo e ao exerccio da cidadania.

Em Roma, o imprio foi fundado na escravido. Trabalhar, para o cidado romano, era negar o cio (negotium).

A Experincia Medieval
A Idade Mdia no alterou substancialmente o conceito de trabalho desenvolvido no mundo antigo. O trabalho servia como um meio de dominao social e de condenao a qualquer rebeldia ordem instituda. A servido era justificada pela ordem divina.

O cio no era sinnimo de preguia, mas de absteno s atividades manuais para se dedicar a funes mais nobres, como a poltica, a guerra, a caa, o sacerdcio, isto , ao exerccio do poder.

Na sociedade estratificada medieval, aos servos cabiam as atividades agrcolas ou artesanais, obedecendo a um ritmo de trabalho prprio da economia de subsistncia e na mais completa ausncia de direitos polticos.

O Trabalho na Economia de Mercado


No mundo moderno surge a instituio do sistema capitalista, com base na diviso da sociedade em classes sociais. O crescimento do mercado fez nascer um novo tipo de escravido: o trabalho compulsrio dos africanos nas colnias da Amrica.

Mas para as elites o trabalho livre era a forma ideal. Essa por excelncia a concepo burguesa da liberdade individual: ele livre Para usar a fora de seu corpo e escolher o seu trabalho.

Frana 1880 - Crianas trabalhando em fbrica de ferramentas

Ocorre a separao entre o trabalhador e a propriedade dos meios de produo; entre o capital e o trabalho. Surge o trabalhador livre assalariado (dono da fora de trabalho) e o burgus capitalista (dono do meios de produo).

A tica Capitalista do Mercado


Nasce com os modernos a idia do trabalho como essncia da natureza humana. O trabalho que, at a Idade Mdia, era condenado como fator de enriquecimento pessoal, adquire na tica capitalista o sentido da salvao divina. A riqueza no vista mais como um pecado, mas como vontade de Deus.

Valoriza-se o trabalho como fora passvel de gerar riquezas. Sua finalidade principal produzir riqueza a qualquer custo

A Reforma Protestante com M. Lutero contribuiu para reforar o esprito capitalista. Moralmente, ocorre a valorizao do trabalho produtivo como sinnimo de progresso e salvao divina.

Adam Smith afirmava que a riqueza de uma nao dependia da produtividade baseada na diviso do trabalho. O trabalho, ento, passa a ser decomposto em tarefas especficas. O que estava em jogo era o fim da autonomia do trabalho artesanal e a reordenao dos trabalhadores nas fbricas. Nova moral: a valorizao do trabalho produtivo como sinnimo de progresso e de salvao divina.

O trabalho contemporneo
mais intelectualizado e menos braal. Por isso, torna-se de fundamental importncia, o planejamento estratgico de recursos humanos, para que se possa utilizar da melhor forma possvel o que os sujeitos tm a oferecer e com isso, a organizao consiga sobreviver s incertezas e constantes mudanas do mercado atual.

Se desde o fim da Segunda Grande Guerra at o incio da dcada de 80, a palavra de ordem era a inovao tecnolgica a servio da otimizao da produo com menores custos e maiores lucros s empresas, hoje, o discurso tem algumas ressalvas a serem feitas. O desenvolvimento e a utilizao da tecnologia trouxeram algumas conseqncias para as empresas como o mercado globalizado, a concorrncia que atinge nveis de selvageria e a incerteza com relao ao futuro.

Estamos diante, conforme Chiavenato (2000), da terceira revoluo industrial, cujo protagonista da histria o computador. Por isso, no h como, simplesmente, ignorar a importncia dos seres humanos neste fato, repetindo o pensamento vigente durante a primeira revoluo industrial. Neste caso, o homem, inserido nas organizaes, no pode ser pensado como um ativo que pode ser substitudo pela mquina, de fato, algumas tarefas passaram a ser realizadas por mquinas, entretanto, o crebro humano ainda o que oferece voz de comando para o trabalho automatizado.

O trabalho nos dias atuais mais intelectualizado e menos braal. Por isso, torna-se de fundamental importncia, o planejamento estratgico de recursos humanos, para que se possa utilizar da melhor forma possvel o que os sujeitos tm a oferecer e com isso, a organizao consiga sobreviver s incertezas e constantes mudanas do mercado atual.

S-ar putea să vă placă și