Sunteți pe pagina 1din 39

Direitos Reais

Introduo: Os direitos reais ou direitos das coisas, traduzem o conjunto de normas e princpios reguladores das relaes jurdicas referentes s coisa suscetvies de apropriao pelo homem. Princpios: a)Aderncia ou inerncia b)Do Absolutismo c)Da Publicidade d)Da Taxatividade ou nmerus clausus

e)Da Tipicidade f)Da Perpetuidade g)Da Exclusividade h)Do Desmembramento

Diferenas entre Direitos Reais e Direitos Pessoais


Direitos Reais Poder jurdico, direito imediato sobre a coisa, pelo seu titular com exclusividade e contra todos. Erga omnes a coletividade deve respeitar Normas de natureza cogente Exercido pelo titular S encontra um sujeito passivo concreto no momento em que violado. Numerus clausus Jus persequendi perseguir a coisa onde ela estiver Direito de preferncia Direitos Pessoais Relao jurdica pela qual o sujeito ativo pode exigir do sujeito passivo determinada prestao, contrato de compra e venda. Entre as partes vincula as partes Normas so dispositivas Exercido pelo sujeito ativo e passivo Sujeito passivo determinado Numerus apertus rol ex.

Figuras Hbridas ou intermedirias


A) So obrigaes em decorrncia da coisa.

Obrigao proter rem: recai sobre uma pessoa por fora de um direito real. Ex.: novo proprietrio tem a obrigao de pagar as mensalidades do condominio. B) Obrigao com eficcia real so as que sem perder seu carter de direito a uma prestao (OBRIGAO), transmitem-se e so oponveis a terceiros que adquiram direito sobre determinado bem. Certas obrigaes resultantes de contratos alcanam, por fora de lei, a dimenso de direito real.

DA POSSE Conceito: a exteriorizao da propriedade, Art 1.196 CC possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no de algum dos poderes inerentes propriedade. a condio de fato da utilizao econmica da propriedade, o direito de possuir faz parte do contedo do direito de propriedade, um meio de defesa do proprietrio e ao mesmo tempo um rota que leva propriedade, (ex. Usucapio) Deteno: aquele que, achando-se em relao de dependncia para com o outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas, tambm chamado de flmulo da posse, ex.: caseiro ou motorista particular. Permisso Tolerncia

Fundamentos da posse A) Jus possessionis: um direito chamado de posse formal, independe de qualquer ttulo.

B)Jus possidendi: a relao material entre o homem e a coisa advinda de um ato jurdico.

TEORIAS DA POSSE
TEORIA SUBJETIVA DE SAVIGNY CORPUS (poder fsico sobre a coisa) + POSSE = ANIMUS DOMINI (inteno de t-la como sua e defend-la contra outrem) Sua teoria simples. A posse consiste no poder exercido sobre determinada coisa, com a inteno, o propsito, de t-la para si. Seu conceito pode ser decomposto em dois elementos: animus (a inteno de domnio, a vontade de ter a coisa como sua) e corpus (o poder, o contato direto sobre a coisa, a apreenso fsica da res). Por ser carregada de subjetivismo, esta teoria foi duramente criticada por Ihering. Ademais, no explicava bem a posse indireta, eis que a noo de corpus no estaria ntida. A despeito de suas falhas, indiscutivelmente, esta teoria influenciou- e influencia inmeros sistemas no mundo.

Se faltar o CORPUS, inexiste a posse, assim como faltando o ANIMUS, no existe posse, mas mera deteno, que no geram proteo possessria. Para Savigny, no constituem relaes possessrias aquelas que a pessoa tem a coisa em seu poder, ainda que juridicamente fundada, como na locao, comodato, penhor, por lhe faltar a inteno de t-la como dono. Neste caso, o locatrio no poderia propor ao de manuteno de posse caso fosse notificado p/ devolver um imvel locado antes do prazo convencionado e sem justificativa.

TEORIA OBJETIVA DE IHERING POSSE = CORPUS a posse se revela de maneira como o proprietrio age em face da coisa, no precisa o contato fsico. Ex.: posse indireta do locador, lavrador que deixa sua colheita no campo no a tem fisicamente, mas a conserva em sua posse, pois age em relaco ao produto colhido. Obs.: se eu deixo um anel de brilhante no campo, eu no conservo a posse sobre ela, pois no assim que um proprietrio age em relao a um tem dessa natureza.

Tem posse quem se comporta como dono, sem que tenha a inteno de ser proprietrio. A posse no precisaria ser decomposta em dois elementos, pois o corpus no seria requisito independente. O animus seria um elemento implcito a conduta de dono. Posse , simplesmente, em uma anlise objetiva, a exteriorizao da propriedade. Em outras palavras, possuidor a pessoa que exerce poderes de proprietrio, imprimindo destinao econmica coisa. Por considerar irrelevante a prova do animus inteno de ter a coisa como sua -, esta teoria conseguiu explicar, de maneira bem mais satisfatria, a posse indireta.

O Cdigo Civil Brasileiro, ao regular a posse, em seu art. 1196, optou, em nosso sentir, pela teoria objetiva (constitucionalmente reconstruda com base no princpio da funo social), mas, em diversos dispositivos, deixa-se influenciar pela corrente saviniana, a exemplo da disciplina da usucapio (vide, v.g., no art. 1238, a referncia inequvoca feita ao animus: possuir como seu).

CRTICAS TEORIA DE SAVIGNY Para Savigny, apenas o proprietrio e o ladro tinham a posse, pois ambos tinham a inteno de dono. A presena da coisa seria necessria para para a aquisio da posse. Caio Mrio enfoca a questo da finalidade econmica para a caracterizao da posse. Ex.: livro no terreno baldio, no atinge a finalidade econmica, mas aquele que manda despejar adubo num campo tem a posse do adubo, porque ali cumprir sua finalidade, embora nao tenha poder fsico.

Natureza jurdica da posse


Divergncia doutrinria, 3 correntes: A) 1a. Corrente: posse um direito (Ihering) o interesse juridicamente protegido. B) 2a. Corrente: posse um fato, no tem autonomia, nem valor jurdico prprio. C)3a. corrente mista ou ecltica admite que a posse seja fato e direito. Em si mesma um fato e nos efeitos que produz um direito (usucapio) (Savigny) (Clovis Bevilaqua) no direito real nem pessoal, mas um direito especial.

Posse direta e indireta art.1197 CC: a posse de quem tem a coisa em seu poder, (direito pessoal-locao ou real usufruto), o que no afeta a condio jurdica do proprietrio que mantm a posse indireta. Possibilidade de o possuidor direto e indireto invocarem a proteo possessria contra terceiro. O desmembramento da posse em direta ou indireta pode ocorrer em vros contratos, ex.: compra e venda com reserva de domnio, alienao fiduciria, compromisso de compra e venda. Composse: art. 1199 CC - situao pela qual duas ou mais pessoas exercem simultaneamente poderes possessrios sobre a mesma coisa. Ex.: Marido e mulher em regime de comunho de bens Admite-se composse em todos os casos em que ocorre condomnio. Composse pro diviso: diviso apenas de fato - fazenda Composse pro indiviso: possuem um bem que no comporta estado de diviso associados de clube.

Classificao da posse

Posse Justa e Posse Injusta Art. 1200 CC


Critrio objetivo que no deve ser confundido com a posse de boa e de m f. POSSE JUSTA: quando no violenta, clandestina ou precria, adquirida legitimamente, isenta de vcios. Ex.: contrato de locao POSSE INJUSTA: quando violenta, clandestina ou precria. violenta: aquela que algum toma um objeto de algum fora (roubo) ou o expulsa por meios violentos.

clandestina: ocorre quando se furta um objeto ou ocupa um imvel s escondidas.


precria: se perfaz na quebra da confiana, o agente se nega a devolver a coisa findo o contrato. A concesso da posse precria perfeitamente lcita, o vcio se manfesta no abuso de confiana. Ex. Ao trmino do contrato de aluguel o locatrio se recusa a desocupar o imvel. Obs.: os vcios de violncia e clandestinidade que maculam a posse so ligados ao momento de aquisio, ainda que viciada, a posse injusta no deixa de ser posse. Ex. JOO x PEDRO X THIAGO Prop. invasor 1 invasor 2 A posse de Pedro injusta em relao ao Joo e justa em relao ao Thiago.

Vcios temporrios a violncia e a clandestinidade podem cessar, dando assim o convalescimento da posse, antes disso se tem a deteno. Cessados os vcios surge a posse, porm injusta em relao a quem a perdeu (art. 1208 c/c1203), mas o permite ser mantido provisoriamente, contra os que no tiverem a melhor posse. Na posse de + de ano e dia, o possuidor ser mantido, cessando a violncia, a posse passa a ser til, surtindo seus efeitos usucapio e interditos.

Boa-f e m-f art. 1201 CC, o possuidor de boa-f ignora os vcios sobre a posse, j o de m-f tem conhecimentos sobre os mesmos. A boa-f no essencial para o uso das aes possessrias, basta que a posse seja justa, s importante para usucapio, fruto e benfeitorias.

POSSE NOVA menos de ano e dia POSSE VELHA mais de ano e dia X AO DE FORA NOVA AO DE FORA VELHA Tempo decorrido da turbao ou esbulho.

Posse natural o exerccio de poderes de fato sobre a coisa Posse civil ou jurdica se considera por fora de lei, sem necessidade de atos fsicos ou materiais, se adquire pelo ttulo Posse ad interdicta- pode ser defendida pelos interditos ou aes possessrias quando molestada, mas no conduz usucapio (posse do locatrio)

Posse ad usucapionem se prolonga por determinado tempo estabelecido em lei, deferindo a seu titular a aquisio do domnio.

AQUISIO DA POSSE art. 1204 CC


INTRODUO adquirida no momento que passa a agir como se dono fosse. CC 1916 teoria de SAVIGNY art. 493,I X CC 2002 IHERING no fez enumerao dos modos, MODOS DE AQUISIO adquirida desde o momento que pode ser exercida, em nome prprio, qualquer dos poderes inerentes propriedade (art. 1196 CC). AQUISIO PODE SE CONCRETIZAR: A) AQUISIO UNILATERAL POR APREENSO res nullis, coisa que nunca teve dono; res derelicta coisa abandonada; contra a vontade do possuidor, uso de fora

B) AQUISIO BILATERAL decorre de um negcio jurdico TRADIO: entrega da coisa A) REAL: entrega efetiva da coisa B) SIMBLICA: a coisa no materialmente entregue, o simbolismo do ato indicativo do propsito de transmitir a posse, o adquirente passa a ter a disponibilidade fsica da coisa. C)FICTA: fico jurdica CONSTITUTO POSSESSRIO DESMEMBRAMENTO DA POSSE aluguel Traditio brevi manu juno das posses arrendatrio compra terreno do arrendante, passa a ter a posse plena

AQUISIO/POSSE ORIGINRIA no h relao de causalidade com a posse anterior. Despresa a posse do antigo possuidor. AQUISIO/POSSE DERIVADA h anuncia do possuidor, neste caso esta posse conserva o mesmo carter da anterior. Art. 1203 CC falecimento do pai. QUEM PODE ADQUIRIR A POSSE: A) PRPRIA PESSOA QUE A PRETENDE, DESDE QUE CAPAZ; B) SEU REPRESENTANTE LEGAL OU CONVENCIONAL

B)TERCEIRO SEM MANDATO (GESTOR DE NEGCIOS), depende de ratificao (art. 1205 CC); PERDA DA POSSE perde-se a posse quando cessa, CONTRA A VONTADE DO POSSUIDOR, o poder sobre o bem, ponto controvertido!!! (Art. 1223 CC) A) Pelo abandono o dono renuncia a posse , h inteno de largar o que lhe pertence B) Pela tradio C) Pela destruio da coisa, D) Pela colocao fora do comrcio, E) Pela perda, F) Pela posse de outrem,

CC 1916- a posse estava perdida para o ausente, quando sabendo do esbulho, permanecia inativo ou tentando recuper-la era violentamente repelido. Mesmo o ausente de dias, no teria mais direito ao possessrio. O CC 2002 art. 1224 s se considera perdida a posse para quem: no presenciou o esbulho, quando, tendo notcia dele, se abstm de retomar a coisa, ou tentando recuper-la, violentamente repelido. Naturalmente, essa perda provisria, pois pode recorrer s aes possessrias.

19/03/10 PERDA DA POSSE PARA O AUSENTE

EFEITOS DA POSSE
a) b) c) d) e) So aqueles que imprimem cunho jurdico e distinguem de mera deteno. Proteo possessria (autodefesa e a invocao dos interditos);principal efeito Percepo dos frutos; A responsabilidade pela perda ou deteriorizao coisa; Indenizao pelas benfeitorias e o direito de reteno; Usucapio.

Efeitos = as conseqncias jurdicas da posse: A) Proteo possessria (autodefesa


e a invocao dos interditos);

1 direito legtima defesa, ou desforo imediato, ou autodefesa da posse do 1o do 1210, Se o possuidor no age logo precisa recorrer ao Poder Judicirio, para no incidir no 345 do Cdigo Penal.

2 direito aos interditos: art. 1210 CC - interdito uma ordem do Juiz e so trs as aes possessrias tpicas: AO DE INTERDITO PROIBITRIO: uma ao preventiva usada pelo possuidor diante de uma sria ameaa a sua posse AO DE MANUTENO DE POSSE: esta ao cabvel quando houve turbao, ou seja, quando j houve violncia posse, mas o possuidor no perdeu sua posse, est com dificuldade para exerce-la.
posse X violncia (turbao) X sem que haja perda

pedido=manter a posse e indenizao pelos prejuzos sofridos

- AO DE REINTEGRAO DE POSSE: O possuidor pede ao Juiz que devolva o que lhe foi tomado, caso de esbulho perda da coisa por meio de violncia.
posse X violncia (esbulho) X h perda da posse

Devolve a posse e indenizao pelos prejuzos sofridos

CARACTERSTICAS DAS AES POSSESSRIAS: I) FUNGIBILIDADE - Estas trs aes cabem para defender mveis e imveis, sendo fungveis, caso haja erro na denominao da ao ou quando prope interdito proibitrio, mas no curso do processo j se ocorreu a turbao.

II) CARTER DUPLICE DAS AES POSSESSRIAS ART. 922 DO CPC , se o ru demandar proteo possessria na contestao No cabe reconveno em ao possessria
III) PROCEDIMENTO Momento para propositura das aes recomendado que se propostas no prazo de at um ano e um dia da agresso (art 924 do CPC PROCEDIMENTO ESPECIAL), pois dentro deste prazo o Juiz pode LIMINARMENTE , inaudita altera parte ou aps a audiencia de justificao, determinar o afastamento dos rus que s tem deteno; aps esse prazo, Se o invasor j tem POSSE VELHA(PROCEDIMENTO ORDINRIO) e o Juiz no pode mais deferir uma liminar, e o autor vai ter que esperar a sentena que demora muito ou tentar demonstrar os requisitos da TUTELA ANTECIPADA, contudo a concesso mais difcil. Por isso preciso agir dentro do prazo de um ano e um dia (DETENO ou POSSE NOVA) para se obter uma grande eficcia na prtica. Se o ru tem POSSE VELHA, o Juiz deve negar a liminar, mantendo o estado de fato, at que aps formar todo o processo o Juiz julgue o estado de direito (art 1211, smula 487 STF). O proprietrio sempre vence o possuidor, afinal a posse um fato provisrio e a propriedade um direito permanente.

IV) CUMULAO DE PEDIDOS art. 921 CPC pedido possessrio, perdas e danos e multa pela reincidncia ou pelo descumprimento. Outras mecanismos de tutela da posse: I) IMISSO NA POSSE II) REIVINDICATRIA III) EMBARGOS DE TERCEIRO IV) DESPEJO* 23/08/2010

B) Direito aos frutos e aos produtos: O possuidor de boa-f tem direito aos frutos e aos produtos da coisa possuda (art 95 e 1214). Ento o arrendatrio de uma fazenda pode retirar os frutos e os produtos da coisa durante o contrato. Os frutos diferem dos produtos pois estes so esgotveis, so exaurveis (ex: uma pedreira), pode diminuir a substancia ou o valor da coisa. Enquanto os frutos se renovam. Os frutos podem ser naturais fora orgnica da prova natureza (ex: crias dos animais, frutas das rvores, safra de uma plantao) ou industriais atuao do homem sobre a natureza (ex: produo de uma fbrica de carros) ou civis rendas produzidas pela coisa e utilizada por outrem (ex: juros, aluguis).

ART. 1214 , e 1215). O possuidor de m-f no tem esses direitos (1216), salvo os da parte final do 1216 afinal, mesmo de m-f, TEM DIREITO AO RESSARCIMENTO DAS DESPESAS COM A PRODUO E O CUSTEIO, pois gerou riqueza na coisa vedao ao enriquecimento sem causa.
C) Direito indenizao e reteno por benfeitorias: Se o possuidor realiza benfeitorias - a coisa sofreu uma valorizao com tais melhoramentos, cabe indenizao. Se o proprietrio no indenizar, o possuidor poder exercer o direito de reteno, ou seja, ter o direito de reter (= conservar, manter) a coisa em seu poder em garantia dessa indenizao (desse crdito) contra o proprietrio. Importante: depende do tipo de benfeitoria realizada.

Pelo art. 96 do CC as benfeitorias podem ser: volupturias, teis e necessrias. Se o possuidor est de boa-f (ex: inquilino, comodatrio, usufruturio, etc) ter sempre direito indenizao e reteno pelas benfeitorias necessrias; j as benfeitorias volupturias podero ser levantadas (=retiradas) pelo possuidor, se a coisa puder ser retirada sem estragar e se o dono no preferir compr-las, no cabendo indenizao ou reteno; quanto s benfeitorias teis, preciso saber se tais benfeitorias teis foram expressamente autorizadas pelo proprietrio para ensejar a indenizao e reteno. ART. 1219 CC - impresso de que as benfeitorias necessrias e teis tm o mesmo tratamento. Mas isso no verdade por trs motivos: Primeiro por uma questo de justia afinal, como j vimos, so diferentes as benfeitorias teis e necessrias, e estas so mais importantes do que aquelas.

Segundo por que os arts. 505 e 578 do CC exigem autorizao expressa do proprietrio para autorizar a indenizao e reteno por benfeitorias teis. Terceiro porque os direitos reais e os direitos obrigacionais se completam, ambos integram a nossa conhecida autonomia privada, formando o direito patrimonial, por isso no se pode interpretar o 1219 sem o 505 e principalmente o 578, que se refere transmisso da posse decorrente da locao. Em suma, em todos os casos de transmisso da posse (locao, comodato, usufruto), o possuidor de boa-f ter sempre direito indenizao e reteno pelas benfeitorias necessrias; nunca ter tal direito com relao s benfeitorias volupturias; e ter tal direito com relao s benfeitorias teis se foi expressamente autorizado pelo proprietrio a realiz-las.

J ao possuidor de m-f se aplica o 1220, ou seja, nunca cabe direito de reteno, no pode retirar as volupturias e s tem direito de indenizao pelas benfeitorias necessrias. No pode nem retirar as volupturias at para compensar o tempo em que de m-f ocupou a coisa e impediu sua explorao econmica pelo proprietrio (= melhor possuidor). d Direito a usucapir (= captar pelo uso = usucapio) Para alguns autores este o principal efeito da posse, o direito de adquirir a propriedade pela posse durante certo tempo. A posse o principal requisito da usucapio, mas no o nico, veremos usucapio em breve.

e Responsabilidade do possuidor pela deteriorao da coisa Vocs sabem que, de regra, res perit domino, ou seja, a coisa perece para o dono. Assim, se eu empresto meu carro a Jos (posse de boa-f) e o carro furtado ou atingida por um raio, o prejuzo meu e no do possuidor (1217). O possuidor de boa-f tem responsabilidade subjetiva, s indeniza o proprietrio se agiu com culpa para a deteriorao da coisa (ex: deixou a chave na ignio e facilitou o furto). J o possuidor de m-f pode ser responsabilizado mesmo por um acidente sofrido pela coisa, conforme 1218, salvo se provar a parte final do 1218 (ex: um raio atinge minha casa que estava invadida, o invasor no tem responsabilidade pois o raio teria cado de todo jeito, estivesse a casa na posse do dono ou do invasor). O possuidor de m-f tem, de regra, responsabilidade objetiva, independente de culpa (ex: A empresta o carro a B para fazer a feira, mas B passa dois dias com o carro que termina sendo furtado no trabalho de B). Por analogia ao 1218, lembrem-se do 399.

S-ar putea să vă placă și