Sunteți pe pagina 1din 30

Sistema de Responsabilidade Civil no CDC

Duas rbitas: Da responsabilidade pelo fato do Produto e do Servio no CDC e da Responsabilidade por vcio de qualidade ou de quantidade.

Localizao: Captulo IV. Sees distintas. Responsabilidade pelo fato do produto e do servio - Seo II. Responsabilidade por vcios do produto ou do servio -Seo III. Teoria Objetiva da responsabilidade civil exceo da regra geral do caput do artigo 927 do Cdigo Civil culpa. Importante - Relao jurdica de consumo. Relao jurdica de consumo - abandono da dicotomia clssica de responsabilidade contratual decorrente de uma relao contratual ou a responsabilidade extracontratual ou aquiliana, que decorre de fato ilcito: Proteger as vtimas, expostas aos riscos vinculada ao dever de segurana. Espcie de responsabilidade civil baseada no risco proveito (noblesse oblige, richesse oblige).

Superao da teoria clssica de responsabilidade civil

A problemtica dos acidentes de consumo a Teoria Objetiva da responsabilidade civil. Flexibilizao do conceito e da prova da culpa. Culpa presumida; culpa contratual, culpa annima e da responsabilidade objetiva. Exceo da responsabilidade fundada no risco integral o nexo causal fica diludo. Mito da indstria da responsabilidade civil.

Problemas com a teoria clssica risco do consumo. Compra de um refrigerante no supermercado ao abrir em casa, a tampa explode e cega um dos olhos. a coisa no responsvel, porque no responde por nada; O vendedor no ser responsabilizado, pois alega que no agiu com culpa vendeu lacrado, sem participar do processo produtivo; A indstria no teve relao de contrato com a vtima, pois no lhe vendeu coisa nenhuma e no estava sob sua guarda, comando ou direo (teoria da guarda). Riscos eram todos do consumidor custo e dificuldade de prova.

Risco do empreendimento transferncia do risco do consumo para o fornecedor estabelece a responsabilidade objetiva. Modificaes importantes: 1. Ao direta do consumidor prejudicado contra o fornecedor de produto ou de servio, afastando o mecanismo da responsabilidade indireta; 2. Superao da dicotomia responsabilidade contratual e extracontratual materializa na relao jurdica de consumo. 3. Responsabilidade objetiva do fornecedor vinculado a um dever de segurana.

Risco do empreendimento ou empresarial


Todo aquele que se disponha a exercer alguma atividade no mercado de consumo tem o dever de responder pelos eventuais VCIOS ou DEFEITOS dos bens e servios oferecidos, independentemente de culpa. Culpa - O fornecedor ser responsvel, mesmo que esteja apto a provar que agiu com a melhor diligncia possvel. O consumidor no precisa demonstrar a culpa d fornecedor. O consumidor deve provar o DANO e o NEXO DE CAUSALIDADE entre este e o produto ou o servio. Imanente ao dever de obedincia as normas tcnicas e de segurana, aos critrios de lealdade, perante os bens e servios e aos destinatrios das ofertas. Fornecedor o garante dos produtos e servios que oferece no mercado de consumo, responde pela QUALIDADE e SEGURANA. Mecanismos de preos e dos seguros sociais repartio de custos sociais dos danos justia distributiva reparte equitivamente os riscos inerentes sociedade de consumo entre todos.

A - Responsabilidade pelo fato do produto e do servio Seo II. Acidente de consumo. Produto/servio defeituoso que gera acidente de consumo. Tutela da proteo com a incolumidade fsico psquica do consumidor, ou seja, proteo vida e sade do consumidor, preferencialmente); B - Responsabilidade por vcios do produto ou do servio - Seo III. O produto/servio viciado que gera para alguns incidentes de consumo. Tutelar a incolumidade econmica do consumidor, preferencialmente).

Palavra-chave Defeito (do produto ou do servio). Fato do produto ou do servio Defeito to grave que provoca um ACIDENTE que atinge o consumidor, causando-lhe dano material ou moral. Compromete a segurana do produto ou do servio. Vcio defeito menos grave, circunscrito ao produto ou servio em s, que lhe inerente ou intrnseco, gera apenas o seu MAU funcionamento ou NO funcionamento. Ex: Automvel e o sistema de freios/televiso.

Distino entre Defeito e vcio

Do fato do produto - Acidentes de consumo

Proteo do CDC - fornecimento de produtos ou servios nocivos sua sade ou comprometedores da sua segurana. Acidentes de consumo dano gerado por produto ou servio prejudicial sade ou segurana do consumidor. O gerador do acidente de consumo deve ser responsabilizado pelo mesmo conforme preceitua o CDC em seus arts. 12 e 14.

1.4 - A responsabilidade civil do art. 12 do CDC.


art. 12: "O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricao, construo, montagem, frmulas, manipulao, apresentao ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua utilizao e riscos".

A responsabilidade civil do art. 12 do CDC.


Palavra-chave Defeito (do produto ou do servio). O fabricante, o produtor, o construtor e o importador so responsabilizados sempre que os produtos contenham defeitos e como conseqncia causem dano (moral ou fsico) ao consumidor. Indispensvel - como se registra o defeito do produto, pois se no houver nexo causal no h responsabilizao.

O defeito do produto.

O defeito do produto lanado no mercado. Defeito falta de segurana. Defeito a falta de capacidade do fabricante de eliminar os riscos de um produto ou servio sem prejudicar sua utilidade. Ex: xampu evitar que os riscos de cair nos olhos venha a prejudicar, pelo uso normal do produto; caneta esferogrfica ou de brinquedo para crianas e lev-los boca e evitar os riscos normais da decorrentes.

O que defeito?
Elementos: (a) desconformidade de expectativa legtima; (b) capacidade de provocar acidente. Quando no oferece a segurana que dele legitimamente (expectativa) se espera (esperada ou espervel). A desconformidade com a expectativa legtima do consumidor e a capacidade de causar acidente de consumo. Dever da segurana Garantia de idoneidade ou Clusula geral no lanar no mercado produto com defeito conceito jurdico de contedo indeterminado. Normalidade e previsibilidade - O risco normal em qualquer produto. Risco inerente -Todo produto ou servio possu risco. Afastar o risco sem prejudicar a funcionalidade. (dever de informar) Padro de aferio da expectativa concepo coletiva da sociedade de consumo. Natureza ambulatorial - garantia de idoneidade critrio da vida til e acompanha o produto por onde circular. Garante da estrutura do produto ou servio, mesmo transferido a terceiros, a qualquer ttulo. Recall.

Os riscos e o dever de informar


1. periculosidade inerente: Risco inerente - ocorre quando os produtos trouxerem um risco intrnseco sua qualidade ou modo de fornecimento, sendo que a cincia ainda no se desenvolveu a ponto de conseguir suprimi-la. Necessidade de tolerncia - usufruir a utilidade do bem. Retirar essa caracterstica perigosa implica em retirar a utilidade do produto. Assim, por exemplo, a faca de churrasco tem de cortar (o que a torna perigosa), sob pena de se tornar intil. 1.1 Normal no sentido de que os benefcios trazidos pelo produto compensem os riscos que ele oferece. 1.2 . Previsvel, para que o consumidor possa se prevenir e minorar os riscos (exemplo: colocando uma bainha ou capa protetora no objeto cortante ou guardando o produto dentro de estojo). Dever jurdico de informar dos riscos inevitveis a deficincia do dever jurdico pode gerar o defeito de comercializao (transforma em risco adquirido) por informao deficiente quanto periculosidade ou ao modo de utilizao.

Os riscos e o dever de informar


2. periculosidade adquirida: Risco adquirido - produtos que se tornam perigosos, em decorrncia de um defeito. caractersticas do risco adquirido. 2.1 - imprevisibilidade do perigo 2.2 -anormalidade O produto til - mal fabricado (exemplo: foi esquecido de colocar algum dispositivo de segurana indispensvel) ou falha na comercializao (o vendedor esqueceu-se de dar as informaes completas para uma utilizao segura por parte do consumidor), circunstncias que geram responsabilizao do fornecedor, mas no implicam que o produto tenha de deixar de existir no mercado. Dever jurdico - prevenir e reparar em seguida, quando no possvel a preveno RECALL.

Os riscos e o dever de informar

Periculosidade inerente exagerada: risco exagerado envolve produto cuja periculosidade danosa tamanha, que a informao e previsibilidade no so capazes de excluir a periculosidade do produto. Dever jurdico no colocar no mercado de consumo.

Quanto a origem do defeito


(a) defeito de produo ou fabricao Art. 12: Quem so autores: fabricante, produtor, construtor e importador. defeito na construo, montagem, manipulao, acondicionamento do produto e na prpria fabricao . Efeito jurdico obrigao de recall e a obrigao de reparar os danos causados. Trplice trao - inevitabilidade (mesmo com o emprego da melhor tcnica impossvel elimin-los por inteiro), previsibilidade estatistica (para contratar um seguro), manifestao limitada provoca danos em alguns poucos de maneira individual e no universal. Defeito do servio surge na fase da execuo - afasta-se do standard de qualidade e segurana fixado pelo prprio fornecedor.

Quanto a origem do defeito

(b); defeito de concepo/criao = projeto, formulao ou design do produto; projetos e frmulas. Normalmente, o defeito decorre de uma deciso do prprio fornecedor, j que a escolha das caractersticas finais do produto sempre sua, mesmo quando desconhece inteiramente os problemas decorrentes do projeto. Caractersticas: inevitabilidade, dificuldade de previso estatstica e manifestao universal. No pode ser evitado principalmente se o conhecimento tcnico poca no permitia sua identificao ou previso. O defeito no se presta com facilidade para estatstica = dificulta a contratao do seguro. Manifestao universal - todos os produtos daquela srie ou em todos os servios executados - potencial de danosidade coletiva exarcebado. Pode ocorrer: a) Na atividade de desenvolvimento do produto; b) do servio; c) na escolha do tipo de material utilizado; d) na tcnica de fabricao dos materiais; e) no modo como os diversos materiais ou componentes so montados ou utilizados.

Quanto a origem do defeito

(c) defeito de informao/comercializao = envolve o defeito na apresentao ou informao insuficiente ou inadequada na oferta. So os defeitos de informao. Na comercializao, o fornecedor deve INFORMAR o consumidor sobre seu a) USO ADEQUADO, b) sobre os RISCOS inerentes; outras c) CARACTERSTICAS RELEVANTES.

Normas tcnicas da administrao pblica.


No afasta o dever de segurana garante a estrutura. As normas estabelecem limites mnimos de segurana e qualidade Produtos ou servios podem ser considerados defeituosos, mesmos que estejam em conformidade com os padres mnimos.

Nexo causal
Prova do consumidor prova do acidente e que foi causado por um produto/servio. Prova de primeira aparncia verossimilhana. Presuno juris tantum - ope legis - de defeito transfere o nus ao fornecedor que defeito no existe.

Art. 12 principais responsveis


(a) fornecedor real = o fabricante, produtor e construtor; (b) fornecedor presumido = o importador; (c) fornecedor aparente = aquele que coloca seu nome ou marca no produto final (ex.: franqueador). Princpio da solidariedade havendo mais de um fabricante para o produto, ou mais de um causador do dano, h solidariedade pela reparao.

Responsabilidade do comerciante
Art. 13. Produtos sem identificao; Produtos mal identificados e produtos perecveis. Responsabilidade subsidiria Via secundria. aumenta a cadeia dos coobrigados. Permanecem obrigados ao dever jurdico: colocar no mercado produtos seguros, sem vcios de qualidade e impedir que os comercializem, em seu benefcio, maculem sua qualidade original. (teoria do risco do empreendimento - garantia de idoneidade natureza ambulatorial) Responsabilidade direta. Corrente minoritria. Ratio legis vender produtos que no identificam ou no podem ser identificado o verdadeiro produtor (fabricante ou importador) e por no conservar adequadamente. Produtos no conservados adequadamente o consumidor pode escolher contra quem vai buscar o direito indenizao.

Direito de regresso e denunciao lide.


Ao de regresso quem indeniza contra o real causador do dano. Depende de quem indeniza. Denunciao da lide no cabe, a rigor do CDC. Vide art. 13 e art. 88.Admite, em tese, fato do servio o STJ - No que se refere denunciao da lide, esta Corte j se pronunciou que, nas relaes de consumo, esse tipo de interveno de terceiros vedado apenas na responsabilidade pelo fato do produto (artigo 13 do Cdigo de Defesa do Consumidor), admitindo-a nos casos de defeito no servio (artigo 14 do CDC), desde que preenchidos os requisitos do artigo 70 do Cdigo de Processo Civil (ut REsp 1.024.791/SP, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, DJe 09/03/2009 e Resp 741.898/RS, Relatora Ministra Nancy Andrighi, DJ 20/11/2006 p. 305 e 1123195).

Fato do servio

Servio defeituoso vide art. 14. Dever de segurana. Defeitos podem ser: concepo, prestao ou de comercializao (informaes insuficientes ou inadequadas sobre seus riscos). Diferena do art. 12 trata todos fornecedor gnero (solidariedade)

12-A responsabilidade do fabricante, do construtor, do produtor ou do importador excluda quando o mesmo provar: I-que no colocou o produto no mercado; II - que, embora haja colocado no mercado, o defeito inexiste; III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. 14 -O fornecedor de servios s no ser responsabilizado quando provar: que, tendo prestado o servio, o defeito inexiste. - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. Quando entende que colocou o produto no mercado? Momento da remessa ao distribuidor, mesmo que a ttulo experimental. Inexistncia de defeito os de concepo, de produo ou de informao anteriores introduo do produto no mercado ou concluso do servio tempo de vida til. Culpa exclusiva de consumidor ou de terceiro no foi tcnico, pois devia ser fato.

EXCLUSO

Quem terceiro O comerciante no terceiro Ainda que remotamente integre a cadeia produtiva, no terceiro, embora no responda solidariamente com o fabricante, produtor, construtor ou importador norma especial. Terceiro no pode concorrer qualquer defeito do produto ou do servio. Rigor afasta o prprio nexo causal. Ex: carro que recebe batida atrs e explode, porque o tanque de combustvel foi mal posicionado no afasta: causa concorrente ou preponderante.

Fortuito e fora maior

No foram previstos pelo CDC duas correntes Rizardo Nunnes no. Decorre da lei. Fortuito externo fato imprevisvel inevitvel. Sem ligao com a atividade, estranho ao produto. Fortuito interno ligado aos riscos do empreendimento defeito antes ou durante a prestao do servio responsvel.

Risco do desenvolvimento
Risco que no pode ser cientificamente conhecido no momento do lanamento do produto defeito que em face da cincia e da tcnica da poca de colocao do produto em circulao, era desconhecido e imprevisvel. Quem arca? Duas posies. 1Pode tornar insuportvel ao setor produtivo, inviabilizar a pesquisa e o progresso. 2- Injusto financiar o progresso custa do consumidor. espcie de defeito de concepo decorre da carncia da informaes cientficas poca fortuito interno, do risco da atividade do fornecedor. No o caso da adoo de melhor tcnica ou produto melhor. Vide lei.

verificao da culpa. O pargrafo 4 exceo regra da responsabilidade objetiva. A responsabilidade equivale apurao do dano nos casos de negligncia, impercia ou imprudncia, pois qualquer destes fatores causa geradora da culpa, que leva a responsabilidade por toda espcie de dano causado, in casu, ao consumidor. Mdico de cirurgia plstica duas correntes. Obrigao de meio ou de resultado

A responsabilidade civil dos profissionais liberais

S-ar putea să vă placă și