Sunteți pe pagina 1din 7

Lugar

Discentes: Alana Barbosa Andressa Maia Bruno Ribeiro Gabriel Gomes Ingrid Tinoco Lucas Daniel

O que lugar?

No conceito popular vem a ser de forma geral uma poro do espao qualquer ou um ponto imaginrio numa coordenada espacial percebida e definida pelo ser humano atravs de seus sentidos. Lugar uma parte do espao geogrfico onde vivemos e interagimos com uma paisagem. Mas o conceito de lugar recebe vrias definies na geografia, a depender da tendncia de pensamento geogrfico considerada.

Lugar na geografia tradicional

Na geografia tradicional, a palavra lugar no constitua um conceito cientfico, pois era utilizada frequentemente do mesmo modo que no senso comum, ou seja, como sinnimo de localizao. Quando usada no plural, servia geralmente para fazer referncia variabilidade das combinaes de elementos na superfcie da Terra e, por conseguinte, ao conjunto de caractersticas naturais e humanas que particularizam uma determinada poro da superfcie terrestre. Isso era visvel quando Paul Vidal de La Blache afirmava que a geografia a cincia dos lugares, no dos homens e quando autores como Richard Hartshorne diziam que os lugares so nicos.

Lugar na geografia quantitativa

A geografia quantitativa, interessada em estudar a organizao espacial, tambm se utilizava da palavra lugar com o sentido de localizao, j que os conceitos de organizao espacial, regio homognea, regio funcional, polo de crescimento, entre outros do gnero, eram mais apropriados para enfoques de tipo morfolgico, isto , interessados em explicar os padres de distribuio e de relaes espaciais estabelecidos pelos agentes econmicos e sociais.

Lugar na geografia humanstica

Nesse sentido, a geografia humanista foi a primeira vertente da geografia a fazer uso da palavra lugar como um conceito cientfico. De fato, esse foi um dos conceitos fundamentais para os propsitos dessa corrente, interessada em pesquisar as relaes subjetivas do homem com o espao e o ambiente. Os gegrafos humanistas destacam a importncia de estudar o cotidiano como forma de compreender os valores e atitudes que as pessoas comuns elaboram a respeito do espao e do ambiente em que vivem. O conceito de lugar apropriado para esse tipo de pesquisa por dizer respeito aos espaos vivenciados pelas pessoas em suas atividades cotidianas de trabalho, lazer, estudo, convivncia familiar, etc. Por esse motivo, a geografia existe. Ele tem, portanto, o mesmo contedo que os fenomenologistas atribuem ao conceito de mundo, isto , o conjunto das vivncias individuais e subjetivas dos sujeitos; aquilo que em primeiro lugar aparece conscincia.

Lugar na geografia critica

A geografia crtica, por sua vez, no d a mesma importncia terica ao conceito de lugar, pois trabalha principalmente com os conceitos de espao geogrfico e de territrio. Todavia, alguns gegrafos crticos, como Milton Santos, passaram a conferir maior importncia terica ao conceito de lugar ao longo do tempo. No livro A natureza do espao, esse autor fala sobre a fora do lugar e o qualifica como um espao produzido por duas lgicas, a saber, a das vivncias cotidianas das pessoas e a dos processos econmicos, polticos e sociais que constituem a globalizao. Nesse sentido, a abordagem crtica do lugar procura se diferenciar da abordagem humanista na medida em que leva em conta as influncias dos processos relacionados globalizao no estudo das vivncias que os indivduos desenvolvem nos lugares4 . E essa influncia caracterizada por Milton Santos e outros geocrticos, em geral, como impositiva, perversa e estranha aos interesses do lugar.

Referencias:
Luis

Lopes Diniz Filho. Fundamentos epistemolgicos da geografia. Curitiba: IBPEX, 2009 (Metodologia do Ensino de Histria e Geografia, v. 6) Ncio Turrao Neto. Em busca do lugar reencontrado. In: VESTENA, L. R. Et al. (org.). Saberes geogrficos: teorias e aplicaes. Guarapuava (PR): Unicentro, 2009,

S-ar putea să vă placă și