Sunteți pe pagina 1din 22

Fisiologia do Esforo 1. Introduo fisiologia do esforo 1.1. Conceitos 1.2. Classificao das capacidades fsicas 2.

. Princpios gerais e sistemas energticos 2.1. A energia e o ATP 2.2. Formas de obteno e fontes de produo de ATP 2.3. Transferncia da energia no movimento 2.4. Medida de consumo energtico 2.5. Consumo energtico (repouso e em actividade fsica) 2.6. A fadiga 2.7. Noo de adaptao, homeostasia e heterostasia 2.8. Noo de estmulo aco motora 2.9. O estmulo como factor desencadeador de modificaes orgnicas 2.10. O estmulo dirigido como carga funcional 2.11. Caractersticas do estmulo 2.12. Relao estmulo e adaptao 2.13. Mecanismos bioqumicos e genticos da adaptao 2.14. Sndroma geral de adaptao ao stresse 3. Sistema neuromuscular 3.1. Estrutura e funo do msculo-esqueltico 3.2. Controlo muscular no movimento 3.3. Adaptaes neuromusculares 3.4. Tipos de contraco muscular na relao fora/velocidade 3.5. Caractersticas funcionais do msculo estriado: relao fora comprimento 3.6. Fora/velocidade e produo de potncia 3.7. Implicaes dos tipos de unidades motoras e fibras musculares para o exerccio 4. Sistema cardiovascular 4.1. Estrutura e funo 4.2. Controle neural e humoral 4.3. Comportamento das variveis em resposta ao repouso e a diferentes tipos de exerccios fsicos 4.4. Adaptaes cardiovasculares 5. Sistema cardiorrespiratrio 5.1. Estrutura e organizao 5.2. Volumes e capacidades pulmonares 6. Sistema endcrino e termorregulao 6.1. Organizao e resposta ao exerccio fsico 6.2. Regulao hormonal no exerccio 6.3. Termorregulao e exerccio

1. Introduo Fisiologia do Esforo 1.1. Conceitos:


O que a fisiologia?

A fisiologia = natureza, funo ou funcionamento, ou seja, o ramo da biologia que estuda as mltiplas funes mecnicas, fsicas e bioqumicas nos seres vivos. De uma forma mais sinttica, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.

Fisiologia do exerccio

A fisiologia do exerccio desenvolveu-se a partir de sua disciplina me, a fisiologia. Pode ser definida como a rea do conhecimento cientfico que estuda como o organismo se adapta fisiologicamente ao stress agudo do exerccio, isto , actividade fsica e tambm ao stress crnico do treinamento fsico.

Fisiologia do Esforo

A Fisiologia do Esforo estuda os processos adaptados e relacionados com a atividade fsica na execuo de tarefas motoras em diferentes situaes de exerccio. A partir do conceito de adaptao, pretende-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana em situaes de exerccio.

1.2.Classificao das capacidades fsicas:


atravs das capacidades fsicas que se consegue executar aces motoras, desde as mais simples s mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).

O facto de seres veloz, flexvel ou forte tem alguma origem hereditria, transmissvel de pais para filhos, mas a forma como as desenvolves ao longo do teu crescimento tambm determinante.

Se treinares muito para desenvolver uma determinada capacidade, vais ver que obtns xito. As capacidades fsicas dividem-se em dois grandes grupos: condicionais e coordenativas.

Capacidades condicionais:

As capacidades condicionais relacionam-se com o aspecto quantitativo do movimento e so dependentes dos processos de obteno de energia e de fadiga.

Capacidades coordenativas:

As capacidades coordenativas relacionam-se com o aspecto qualitativo do movimento. Dependem fundamentalmente de processos de controlo de movimento e da coordenao entre o sistema muscular e o sistema nervoso. Algumas das capacidades encontram-se no domnio das duas, pelo que nem sempre fcil coloc-las num ou noutro grupo.

Capacidades condicionais:
Fora - um conceito comum no nosso quotidiano, que est frequentemente associado noo de fora mecnica, como por exemplo, no caso da fora que fazemos para empurrar um caixote, para levant-lo, atir-lo, pux-lo, ou da fora que fazemos para nos segurarmos quando estamos num comboio, que tem as habituais oscilaes, travagens. Resistncia - uma capacidade revelada pelo sistema muscular que permite realizar esforos de longa durao, resistindo fadiga e permitindo uma rpida recuperao depois dos esforos. Velocidade - a relao entre o espao percorrido por um corpo em movimento e o tempo gasto em percorre-lo. Flexibilidade - a capacidade motora que permite executar movimentos de grande amplitude, atravs da elasticidade muscular e da amplitude articular.

Capacidades coordenativas:
Orientao - Orientao espacial a capacidade de reagir a um estmulo externo em termos

de deslocao ou de estabilizao da postura.

Equilbrio - a capacidade de manter o corpo numa relao normal quanto ao solo,

desenvolvendo reflexos para acomodar o corpo ao movimento

Ritmo - a capacidade de compreenso, acumulao e interpretao de estruturas temporais

e dinmicas pretendidas ou contidas na evoluo do movimento.

Reaco - Capacidade de reaco motora a capacidade de poder reagir o mais rpido e

correctamente possvel a um determinado estmulo

Agilidade - Agilidade a capacidade de executar movimentos rpidos e ligeiros com mudanas

nas direes, que as pessoas necessitam para ter uma boa forma fsica.

Memria Motora - A memria a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informaes

disponveis, seja internamente, no crebro , seja externamente, em dispositivos artificiais.

2. Princpios Gerais e Sistemas Energticos 2.1. A Energia e o ATP:


Para realizar quase todas as tarefas que nosso corpo necessita para a nossa

sobrevivncia (funes biolgicas), ou para que possa realizar uma ao do nosso comando (movimentos e exerccios), necessrio um gasto de energia para que isto acontea.
Esta energia proveniente de uma molcula chamada ATP (adenosina trifosfato

uma molcula universal condutora de alta energia, fabricada em todas as clulas vivas como um modo de capturar e armazenar energia.
medida que o corpo vai realizando suas funes, o ATP degradado e,

consequentemente, posteriormente, restaurado por outra fonte energtica que pode ser proveniente da fosfocreatina (uma outra molcula geradora de energia), das gorduras, dos carbohidratos ou das protenas.

Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, um nucleotdeo responsvel pelo

armazenamento de energia em suas ligaes qumicas. constituda por adenosina, um nucleotdeo, associado a trs radicais fosfato conectados em cadeia. O ATP armazena energia proveniente da respirao celular e da fotossntese, para consumo imediato. A molcula atua como uma moeda celular, ou seja, uma forma conveniente da transformao da energia. As principais formas de produo do ATP so a fosforilao oxidativa e a fotofosforilao. Existe uma quantidade limitada de ATP em cada clula muscular.

2.2. Formas de obteno e fontes de produo de ATP:


O ATP armazena energia proveniente da respirao celular , para consumo imediato. A molcula actua como uma moeda celular, ou seja, uma forma conveniente de transformao da

energia. Esta energia pode ser utilizada em diversos processos biolgicos, tais como o transporte activo de molculas, sntese e secreo de substncias, locomoo e diviso celular, e estima-se que o corpo humano adulto produza o prprio peso em ATP a cada 24 horas.
Para os msculos, assim como para todas as clulas do corpo, a fonte de energia que mantm tudo a

funcionar o ATP.
Quimicamente, o ATP um nucleotdeo de adenina composto por trs fosfatos; H muita energia armazenada na ligao entre o segundo e o terceiro grupo de fosfato que pode ser

usada para alimentar as reaces qumicas;


Quando uma clula precisa de energia, ela quebra essa ligao para produzir difosfato de adenosina

(ADP) e uma molcula livre de fosfato;


Em alguns casos, o segundo grupo de fosfato tambm pode ser quebrado para produzir monofosfato de

adenosina (AMP);
Quando uma clula tem excesso de energia, ela armazena essa energia para produzir ATP a partir de

ADP e fosfato.

O sistema fosfognio representa a fonte de ATP de disponibilidade mais rpida

para ser usada pelo msculo.


A fosfocreatina (PC), assim como o ATP armazenada nas clulas musculares.

Tanto o ATP quanto a PC, ao terem os seus grupamentos fosfatos removidos, libertam uma grande quantidade de energia. Ao exercitar, as reservas de ATP so imediatamente clivadas, aumentando a quantidade de ADP e Pi livres.
A fosfocreatina pode ser ressintetizada, a partir de Pi e creatina (C), atravs da

energia liberada pela desintegrao de ATP, proveniente da rota aerbia, principalmente.


Isso ocorre durante a recuperao do exerccio. Os depsitos de fosfagnio se

esgotaro aps cerca de 10 segundos de um exerccio de intensidade mxima.

2.3. Transferncia de energia no movimento:


O ATP necessrio para as reaces qumicas envolvidas em toda contraco

muscular. Conforme o aumento da actividade do msculo, mais ATP consumido, e necessrio ser reposto para que o msculo continue em movimento. Por ser muito importante, o corpo tem sistemas diferentes para criar o ATP. Estes sistemas trabalham juntos em etapas. O interessante que diferentes tipos de exerccio utilizam diferentes sistemas: um velocista produz ATP de uma maneira diferente de um maratonista.

O ATP dos msculos vem de trs sistemas bioqumicos diferentes: sistema do fosfato sistema de cido lctico-glicose respirao aerbica

Sistema ATP-CP: representa a fonte de energia disponvel mais rpida do ATP

para ser usado pelo msculo, porque esse processo de gerao de energia requer poucas reaes qumicas, no requer oxignio e o ATP e o PC esto armazenados e disponveis no msculo.
Glise Aerbica ou Sistema Anaerbico Lactico: medida que o exerccio

explosivo progride para 60 segundos de durao e que ocorre uma ligeira reduo no rendimento de potncia, a maior parte da energia ainda ter origem nas vias metablicas. Esse sistema metabolismo gera o ATP para necessidades energticas intermedirias, tendo como exemplo atividades tipo: pique 200-400 m, natao de 100 m. O sistema de cido ltico, ou glicose anaerbia, no requer oxignio.
Sistema Aerbico ou oxidativo: medida que a intensidade do exerccio diminui

e a durao prolongada para 2 a 4 minutos, a dependncia da energia proeminente dos fosfagnios intramusculares e da glicose anaerbica diminui e a produo aerbia de ATP torna-se cada vez mais importante.

2.4. Medida de consumo energtico:

A quilocaloria (Kcal) a unidade de medida utilizada na mensurao do consumo e da demanda energtica. O consumo de energia por uma pessoa adulta - na forma de alimentos - de aproximadamente 2500 kcal por dia. Uma pessoa que pratique atletismo, outro desporto exigente, ou faa trabalho pesado deve consumir bem mais do que isso: umas 4 horas de atividade pesada por dia, como natao, trabalho na agricultura ou alpinismo pode fazer com que uma pessoa precise comer duas vezes mais do que comeria na ausncia dessas atividades. J crianas ou pessoas de idade avanada e com pouca atividade fsica consomem bem menos. O valor usual de 2500 kcal/dia bastante tpico para grande parte dos adultos em atividades tambm usuais.

2.5- Consumo energtico (repouso e em atividade fsica):


Consumo energtico em repouso: a energia gasta em condies similares ao gasto

energtico basal, que definido como a taxa mnima de energia gasta em 24 horas, correspondendo energia gasta para manter o funcionamento normal do organismo, como respirao, circulao sangunea, conservao da temperatura corprea, entre outros.
Consumo energtico em atividade fsica: em educao fsica e nos desportos, definida

como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos msculos esquelticos, que resulte em gasto energtico maior que os nveis de repouso. Podemos acrescentar que tambm qualquer esforo muscular pr-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos ps, e at um movimento complexo de finta em alguma competio desportiva.

2.6- A Fadiga:
A fadiga resultante de trabalho excessivo. A fadiga desempenha um papel negativo

no surgimento de leses, fundamentalmente pelas alteraes electrolticas, metablicas e de coordenao muscular que provoca. uma traduo da fadiga geral, sendo particularmente afectados os grupos musculares mais exercitados durante a prtica desportiva. A fadiga do sistema nervoso central produz uma incoordenao do movimento o que, associada diminuio da rigidez muscular, diminui no s a performance muscular como tambm a sua elasticidade. A fadiga manifesta-se quando um atleta submetido a uma tenso que lhe demoradamente excessiva e que pode ser de natureza fsica como psicolgica, ou mesmo de ambas. Surge sempre, como resultado de um desequilbrio entre a capacidade do organismo e a quantidade ou qualidade do trabalho que lhe exigido. Todos os sinais e sintomas no so mais que uma reaco de defesa ao esforo, servindo de proteco fisiolgica perante a sobrecarga fsica ou psquica.

comum considerarem-se dois tipos de fadiga, a fadiga fisiolgica, que se revela de forma

aguda, derivada ao trabalho intenso e desaparece ao fim de horas ou dias, aps repouso, sono reparador, ou suspenso temporria de um treino, ou por modificao do seu ritmo; outro tipo, a fadiga patolgica, com causas e consequncias diferentes da fadiga fisiolgica. A fadiga patolgica ou crnica no passa com o repouso e tem como caracterstica principal, o facto de se instalar de forma traioeira, isto , sem se dar conta e sem que haja a noo do que se passa ou vai realmente acontecer. Este tipo de fadiga revela-se como um temvel adversrio, capaz de alterar os objectivos da carreira de um atleta, incapacit-lo para a obteno do recorde pessoal, em modalidades individuais, ou determinar a sua substituio em modalidades colectivas. preocupante o facto de esta incapacidade poder determinar efeitos psicolgicos de angstia, desnimo e sofrimento, para alm dos distrbios biolgicos, como perda inexplicvel de peso, diminuio do apetite, alterao do ritmo do sono, dificuldades em adormecer ou acordar sem razo aparente, para alm da sensao de cansao generalizado. Cefaleias, mialgias, sensao de mal-estar e tendncia para contrair leses ou at mesmo infeces, so sintomas que devem chamar a ateno. Em atletas jovens mais frequente observar-se o aumento da frequncia cardaca e alterao da presso arterial. Nos atletas mais velhos, estes sinais no so evidentes, tornando-se notria a diminuio do rendimento, muitas vezes interpretadas como simples baixa de forma.

2.7- Noo de Adaptao, Homeastasia e Heterostasia:

Noo de adaptao: O processo de adaptao est associado aquisio de

novos conhecimentos, desenvolvimento de competncias e mudana de comportamento.


Homeostasia:

estado de adaptao dos diferentes rgos e sistemas biolgicos, em que existe um equilbrio dinmico entre os processos degenerativos e de sntese.

Heterostasia: comportamento existente na natureza em organismos que

procuram estmulos constantemente, pela fuga temporria do equilbrio.

2.8- Noo de Estimulo / Aco Motora:


Noo de estmulo:

Um estmulo qualquer alterao externa ou interna, que provoca uma resposta fisiolgica, ou comportamental num organismo. Aco motora: Movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial se evidenciem.

O trabalho humano expressa-se pelo resultado esperado de uma actividade situada, ou

seja, subjacente realizao de uma dada tarefa, em determinado contexto e num dado tempo. A actividade humana assim desenvolvida deve ser vista como um processo complexo que, tendo incio na percepo de um estmulo, termina numa aco motora, passando pelo correspondente processamento ao nvel do sistema nervoso central. Todo este processo comporta determinada carga ou custo, que resulta do equilbrio entre as exigncias da tarefa e correspondentes solicitaes e as capacidades individuais, tendo um efeito sobre o indivduo que a realiza e/ou sobre o contexto de aco. Os conceitos de estmulo e resposta no podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio torna-se um estmulo se for seguido por uma resposta. Estes termos so de fundamental importncia para que possamos estudar a relao do meio com o comportamento de forma especfica e mais precisa.

2.9- O estmulo como factor desencadeador de modificaes orgnicas; 2.10- O estmulo dirigido como carga funcional:
A carga de treino entendida como a causa que provoca alteraes no

organismo, inclui a repetio sistemtica de exerccios fsicos que induzem a uma srie de mudanas no corpo. Para melhorar a capacidade de prestao desportiva deve recomendar-se a estmulos de carga apropriados com base em uma propriedade do corpo humano: a capacidade funcional. Todo o ser humano possui uma capacidade funcional bem definida, em funo dos factores endgenos e factores exgenos que permitem estabelecer e realar diferenciaes inter-individuais. A capacidade funcional do homem uma propriedade fundamental que se exterioriza pela elevada capacidade de trabalho do organismo e pela faculdade acrescida de mobilizar todas as suas capacidades de modo a satisfazer as tarefas da vida diria, assim como as actividades desportivas. No sistema de treino, a carga o elemento principal pois um dos processos que estimula o desenvolvimento e a orientao das adaptaes orgnicas e funcionais, podendo ser caracterizado pela natureza, grandeza e orientao.

2.11- Caractersticas do estimulo; 2.12Relao estimulo / Adaptao :

Estmulo

Adaptao
Para existir adaptao tem que existir um

Intensidade Durao estmulo. Periodicidade

2.13- Mecanismos bioquimicos e genticos da adaptao:


O msculo esqueltico humano um malevel tecido orgnico que apresenta como principal caracterstica uma eximia capacidade adaptativa neurofisiolgica, metablica e morfolgica, que se expressa diante de estmulos advindos do exerccio fsico. No

mbito do treino fsico, podem-se destacar as atividades de carter aerbio, que promovem o aperfeioamento funcional das fibras de contrao lenta (TIPO IA), por meio do aprimoramento da capacidade respiratria das mitocndrias, viabilizado pelo aumento do nmero e tamanho destas; anaerbio, que tem os incrementos de fora, potncia e a ocorrncia da hipertrofia muscular como suas principais respostas representantes; e o treino concorrente, que ao integrar os dois citados treinos em um mesmo plano regular de exerccio fsico, promove respostas adaptativas de menor amplitude quando comparadas s possibilitadas pelos referidos realizados isoladamente. Em adio, evidencia-se que na atualidade a biologia molecular se encontra como uma importante ferramenta para o estudo das respostas adaptativas neuromusculares, onde o conhecimento da relao estmulo fsico, expresso gnica e formao e proliferao celular, concretiza-se como a base que fundamenta os procedimentos desta rea.

2.14- Sndroma geral de adaptao ao stress:


O QUE O SINDROME GERAL DE ADAPTAO

A sigla General Adaptation Syndrome (GAS), ou sndrome geral de adaptao, diz que perodos de treino de alta intensidade seguidos por perodos de treino com baixa intensidade ou perodos de descanso so necessrios. Ou seja, o corpo inevitavelmente ir ficar exausto se no houver perodos de descanso, podendo chegar ao supertreino (overtraining). Este um dos motivos mais freqentes que levam milhares de pessoas a falharem em sua tentativa de melhorar a performance no treino e o rendimento nas competies.

O PRINCPIO DO SNDROME GERAL DE ADAPTAO

Sem dvida nenhuma, o treino a base do sucesso desportivo. Entretanto, as vrias linhas de planeamento se divergem e, muitas vezes, concepes errneas expem o atleta a risco de leso, overtraining ou insucesso. No mesmo sentido, em praticantes de atividade fsica ocorre desnimo pela falta de resultados aparentes. Devido a esse fato, h necessidade do conhecimento amplo dos principais mtodos de planificao de treino. Um dos processos de montagem de treino mais popular , sem dvida, a periodizao do treinamento. Um treinamento eficaz deve ser baseado em alguns princpios do treino desportivo, como os princpios da individualidade biolgica, da adaptao, da especificidade, da sobrecarga, da interdependncia volume X intensidade, e da continuidade. Assim como tambm deve se basear nos perodos do treino, onde o dividimos em fases, que se subdividem em mdios e pequenos ciclos. Nesta periodizao onde se traa objetivos e mtodos de treino diferenciados e especficos para cada fase do treino, independente do objetivo individual de cada atleta. Cada fase dividida baseada nos dias que compem o perodo total de treino, e os perodos de cada fase se subdividem em mesociclos e microciclos, que atuam sobre o princpio da especificidade e da sobrecarga, respectivamente. E um grande erro cometido pelos atletas e praticantes de atividades fsicas relacionado progresso das fases, assim como a progresso das cargas e os perodos de recuperao entre cada perodo de estmulo e adaptao, assim como a falta da fase de transio entre uma fase de treino e outra.

S-ar putea să vă placă și