Sunteți pe pagina 1din 31

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Legislao e Casos

Por Valter M. Neves

SeboeAcervo.blogspot.com

O que a dignidade da pessoa humana?


Onde no houver respeito pela vida e pela integridade fsica e moral do ser humano, onde as condies mnimas para uma existncia digna no forem asseguradas, onde no houver uma limitao do poder, enfim, onde a liberdade e a autonomia, a igualdade em direitos e dignidade e os direitos fundamentais no forem reconhecidos e assegurados, no haver espao para a dignidade da pessoa humana (Ingo Sarlet).

SeboeAcervo.blogspot.com

O homem, pelo simples fato de sua condio humana, titular de direitos que devem ser reconhecidos e respeitados por seus semelhantes e pelo Estado.
Artigo 1o da Declao Universal dos Direitos Humanos: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.

A dignidade da pessoa humana violada sempre que o indivduo seja rebaixado a objeto, a mero instrumento, tratado como uma coisa, em outras palavras, sempre que a pessoa venha a ser descaracterizada e desconsiderada como sujeito de direitos (Dring).
SeboeAcervo.blogspot.com

A dignidade da pessoa humana - normatizao


Art. 1 da CF/88: A Repblica Federativa do Brasil (...) tem como fundamento: III a dignidade da pessoa humana (Clusula Geral de Proteo Pessoa Humana)
SeboeAcervo.blogspot.com

SeboeAcervo.blogspot.com

O desrespeito dignidade humana como um crime contra a humanidade: o Nazismo e o Tribunal de Nuremberg

SeboeAcervo.blogspot.com

A concepo de direitos humanos para Hittler

Os direitos humanos esto acima dos direitos do Estado. Se, porm, na luta pelos direitos humanos, uma raa subjugada, significa isso que ela pesou muito pouco na balana do destino para ter a felicidade de continuar a existir neste mundo terrestre, pois quem no capaz de lutar pela vida tem o seu fim decretado pela providncia. O mundo no foi feito para os povos covardes Adolf Hitler, no livro Minha Luta.
SeboeAcervo.blogspot.com

A soluo final para a questo judaica: a banalizao do mal


O holocausto

SeboeAcervo.blogspot.com

O Holocausto
Fui comandante de Auschwitz durante quatro anos, de maio de 1940 a 1 de dezembro de 1943. Perguntei quantas pessoas foram executadas em Auschwitz durante aquela poca. O nmero exato no d para saber. Estimo que uns 2,5 milhes de judeus. Somente judeus?. Sim. Mulheres e crianas tambm? Sim.

SeboeAcervo.blogspot.com

O Holocausto
No vero de 1941, fui chamado a Berlim para me encontrar com Himmler. Recebi a ordem de erigir campos de extermnio. Consigo repetir praticamente as palavras exatas de Himmler, que foram: O Fhrer ordenou a soluo final do problema judaico. Ns, da SS, precisamos executar esses planos. uma tarefa difcil, mas se a ao no for imediatamente realizada, em vez de ns exterminarmos os judeus, sero eles que exterminaro os alemes no futuro.

Himmler
SeboeAcervo.blogspot.com

O Holocausto
O que voc acha disso? Hoess pareceu confuso e aptico. Repeti a pergunta e indaguei se ele aprovava o que acontecera em Auschwitz. Eu recebia minhas ordens pessoais de Himmler. Voc alguma vez chegou a protestar? Eu no podia. Tinha que aceitar as razes dadas por Himmler. Em outras palavras, voc acha que se justificava matar 2,5 milhes de homens, mulheres e crianas? No se justificava mas Himmler me disse que, se os judeus no fossem exterminados quela altura, o povo alemo seria exterminado para sempre pelos judeus.

SeboeAcervo.blogspot.com

O Holocausto
Cortvamos os cabelos das mulheres depois de exterminadas nas cmaras de gs. Os cabelos eram ento enviados para fbricas, onde eram tranados em ajustes especiais para vedaes.

SeboeAcervo.blogspot.com

O Holocausto
Voc supervisionava os assassinatos nas cmaras de gs? Sim, eu fazia toda a superviso daquele negcio. Estava muitas vezes, mas nem todas, presente quando as cmaras de gs estavam sendo usadas. Voc deve ser homem duro. Voc se torna duro quando cumpre tais ordens. Acima de tudo, voc me parece duro. Bem, voc no pode ter corao mole, seja ao fuzilar pessoas ou ao mat-las em cmaras de gs.

SeboeAcervo.blogspot.com

O Tribunal de Nuremberg
J pensou quo impossvel seria processar por meios legais os atos do hitlerismo? Hans Frank, advogado pessoal de Hitler

SeboeAcervo.blogspot.com

O Tribunal de Nuremberg
O Tribunal de Nuremberg introduziu a concepo de que a dignidade da pessoa humana um valor que est acima da prpria lei. Portanto, a violao dignidade de qualquer ser humano um crime contra a prpria humanidade.
Para saber mais (em ingls): http://www.law.umkc.edu/faculty/projects/ftrials/nuremberg/nuremberg.htm

SeboeAcervo.blogspot.com

A dignidade da pessoa humana

1. Respeito ao outro 2. Respeito integridade fsica e moral 3. Respeito autonomia da vontade 4. No-coisificao do ser humano (o homem no um objeto, mas um fim em si mesmo - Kant) 5. Respeito ao mnimo existencial
SeboeAcervo.blogspot.com

A dignidade da pessoa humana normas correlatas


Art. 5 da CF/88: III ningum ser submetido a tortura ou a tratamento desumano ou degradante; XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral;

SeboeAcervo.blogspot.com

SeboeAcervo.blogspot.com

SeboeAcervo.blogspot.com

A dignidade da pessoa humana respeito ao outro

CASOS
Caso Peep-Show (Alemanha)

SeboeAcervo.blogspot.com

Caso Peep-Show (Alemanha)

SeboeAcervo.blogspot.com

Integridade Moral
Revista ntima no Ambiente de Trabalho
RECURSO DE REVISTA. DANO MORAL. REVISTA VEXATRIA. A atividade patronal, qualquer que seja, no justifica expor o empregado a revista vexatria, apalpando-o e, at mesmo, despindo-o; prtica esta abusiva que excede o poder diretivo do empregador, pois atinge a intimidade e dignidade do ser humano, direitos pessoais indisponveis, previstos nos incisos III e X do artigo 5 da Lei Maior. Recurso conhecido e provido (TST RR 735991). Mais detalhes no link abaixo:
http://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-14489-proibicao-de-revistaintima-em-loja-e-mantida-pela-2-secao-especializada.html
SeboeAcervo.blogspot.com

integridade fsica

SeboeAcervo.blogspot.com

SeboeAcervo.blogspot.com

Integrida de Fsica
Nos EUA, a Suprema Corte entendeu, no Caso Ingraham, por 5 votos contra 4, que possvel a punio corporal em escolas, para fins disciplinares, pois a proibio de castigo cruel (Oitava Emenda) somente deve ser aplicada em casos criminais, no se aplicando nas relaes particulares. No Brasil, certamente, a soluo seria outra, tendo em vista a expressa proibio da Constituio Federal e do Estatuto da Criana e do Adolescente.
SeboeAcervo.blogspot.com

Mnimo Existencial
A assistncia aos necessitados integra as obrigaes essenciais de um Estado Social. (...) Isso inclui, necessariamente, a assistncia social aos concidados, que, em virtude de sua precria condio fsica e mental, se encontram limitados nas suas atividades sociais, no apresentando condies de prover a sua prpria subsistncia. A comunidade estatal deve assegurar-lhes pelo menos as condies mnimas para uma existncia digna e envidar os esforos necessrios para integrar estas pessoas na comunidade, fomentando seu acompanhamento e apoio na famlia ou por terceiros, bem como criando as indispensveis instituies assistenciais (Corte Constitucional alem)
SeboeAcervo.blogspot.com

Casos Curiosos
Abandono afetivo TJMG: EMENTA INDENIZAO DANOS MORAIS RELAO PATERNO-FILIAL PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA PRINCPIO DA AFETIVIDADE - A dor sofrida pelo filho, em virtude do abandono paterno, que o privou do direito convivncia, ao amparo afetivo, moral e psquico, deve ser indenizvel, com fulcro no princpio da dignidade da pessoa humana.

STJ: A indenizao por dano moral pressupe a prtica de ato ilcito, no rendendo ensejo aplicabilidade da norma do art. 159 do Cdigo Civil de 1916 o abandono afetivo, incapaz de reparao pecuniria.
SeboeAcervo.blogspot.com

Corte de gua e Energia por Inadimplncia o corte do fornecimento de servios essenciais gua e energia eltrica - como forma de compelir o usurio ao pagamento de tarifa ou multa, extrapola os limites da legalidade e afronta a clusula ptrea de respeito dignidade humana, porquanto o cidado se utiliza dos servios pblicos posto essenciais para a sua vida (Min. Luiz Fux). Sentido contrrio: A 1 Seo do STJ, no julgamento do RESP n 363.943MG, assentou o entendimento de que lcito concessionria interromper o fornecimento de energia eltrica, se, aps aviso prvio, o consumidor de energia eltrica permanecer inadimplente no pagamento da respectiva conta (Lei 8.98795, art. 6, 3, II).
SeboeAcervo.blogspot.com

Caso do Mestre-Cervejeiro
Culpa da empresa de cervejas, que submeteu o seu mestre- cervejeiro a condies de trabalho que o levaram ao alcoolismo, sem adotar qualquer providncia recomendvel para evitar o dano pessoa e a incapacidade funcional do empregado (STJ, RE 242598).

SeboeAcervo.blogspot.com

Deciso absurda (TRT-RO)


EMENTA: DANOS MORAIS. TRANSPORTE INADEQUADO. AUSNCIA DE OFENSA DIGNIDADE HUMANA. Poder-se-ia questionar no mbito administrativo uma mera infrao das normas de trnsito do Cdigo de Trnsito Brasileiro quanto ao transporte inadequado de passageiros em carroceria de veculo de transporte de cargas, o que no da competncia da Justia do Trabalho. Mas se o veculo seguro para o transporte de gado tambm o para o transporte do ser humano, no constando do relato bblico que No tenha rebaixado a sua dignidade como pessoa humana e como emissrio de Deus para salvar as espcies animais, com elas coabitando a sua Arca em meio semelhante ou pior do que o descrito na petio inicial (em meio a fezes de sunos e de bovinos).
SeboeAcervo.blogspot.com

Uso de Algemas e Constrangimento Ilegal - STF

A utilizao de algemas no pode ser arbitrria, uma vez que a forma juridicamente vlida do seu uso pode ser inferida a partir da interpretao dos princpios jurdicos vigentes, especialmente o princpio da proporcionalidade e o da razoabilidade. (...). Entendeu-se, pois, que a priso no espetculo e que o uso legtimo de algemas no arbitrrio, sendo de natureza excepcional e que deve ser adotado nos casos e com as finalidades seguintes: a) para impedir, prevenir ou dificultar a fuga ou reao indevida do preso, desde que haja fundada suspeita ou justificado receio de que tanto venha a ocorrer; b) para evitar agresso do preso contra os prprios policiais, contra terceiros ou contra si mesmo. STF, HC 89429
SeboeAcervo.blogspot.com

S-ar putea să vă placă și