Sunteți pe pagina 1din 18

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

DIREITOS FUNDAMENTAIS DO ESTADO DEMOCRTICO

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

O que um Estado de Direito Democrtico?


Estado de direito democrtico um conceito que designa qualquer Estado que trabalha para garantir o

respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos


direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, atravs do estabelecimento de uma proteco jurdica. Num Estado de Direito, as prprias autoridades polticas esto sujeitas ao respeito das regras jurdicas. Os trs grandes princpios constituintes de um Estado submetido ao Direito so: o princpio da legalidade, o princpio da

igualdade e o princpio da justia.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

ORGANIZAO DO ESTADO PORTUGUS


SMBOLOS:

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

- verde representa a esperana BANDEIRA: - vermelho a cor combativa, quente, viril, por excelncia. a cor da conquista e do riso. Uma cor cantante, ardente, alegre (...). Lembra o sangue e incita vitria. -No centro, encontra-se o escudo de armas portuguesas, sobreposto a uma esfera armilar, que representa o Imprio Colonial Portugus e as descobertas feitas por Portugal.

- Os sete castelos representam as vitrias dos portugueses sobre os seus inimigos e simbolizam tambm o Reino do Algarve.
-As quinas fazem referncia a uma lenda relacionada com D. Afonso Henriques, que diz que antes da Batalha de Ourique (26 de Julho de 1139), este rezava pela proteco dos portugueses quando teve uma viso de Jesus na cruz. D. Afonso Henriques ganhou a batalha e, em sinal de gratido, incorporou o estigma na bandeira de seu pai, que era uma cruz azul em campo branco.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

HINO:

A Portuguesa

Assembleia Constituinte de 19 de Junho de 1911, que aprovou a Bandeira Nacional, proclamou "A Portuguesa" como Hino Nacional. uma composio de Alfredo Keil (msica) e Henrique Lopes de Mendona (poema) que, em 1890, retratou o sentimento patritico de revolta contra o ultimato que a Inglaterra impusera a Portugal. O Hino executado oficialmente em cerimnias nacionais civis e militares onde rendida homenagem Ptria, Bandeira Nacional ou ao Presidente da Repblica. Tambm, quando se trata de saudar oficialmente em territrio nacional um chefe de Estado estrangeiro, a sua execuo obrigatria, depois de ouvido o hino do pas representado.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

A CONSTITUIO DA REPBLICA PORTUGUESA


A Constituio da Repblica Portuguesa actualmente em vigor foi aprovada em 2 de Abril de 1976, entrando em vigor em 25 de Abril. A Constituio de 1976 reflectia as opes decorrentes do perodo revolucionrio, consagrando a transio para o socialismo, a nacionalizao dos principais meios de produo e a participao do Movimento das Foras Armadas no exerccio do poder poltico, atravs do Conselho da Revoluo. Desde 1976, a Constituio sofreu vrias revises:

A de 1982 diminuiu a carga ideolgica, flexibilizou o sistema econmico e redefiniu as estruturas do poder poltico e criando o Tribunal Constitucional.
A de 1989 deu maior abertura ao sistema econmico, nomeadamente pondo termo ao princpio da irreversibilidade das nacionalizaes.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

A CONSTITUIO DA REPBLICA PORTUGUESA


As de 1992 e 1997 adaptaram-na aos Tratados da Unio Europeia, Maastricht e Amesterdo, consagrando ainda alteraes referentes capacidade eleitoral de estrangeiros, possibilidade de criao de crculos uninominais, ao direito de iniciativa legislativa aos cidados, e reforando os poderes legislativos exclusivos da Assembleia da Repblica. A de 2001 permitiu a ratificao, por Portugal, da Conveno que criou o Tribunal Penal Internacional, alterando as regras de extradio. A de 2004 aprofundou a autonomia poltico-administrativa das regies autnomas dos Aores e da Madeira, aumentando os poderes das suas Assembleias Legislativas e substituindo o Ministro da Repblica pelo Representante da Repblica, alterou normas como a relativa vigncia na ordem jurdica interna dos tratados e normas da Unio Europeia, aprofundou o princpio da limitao dos mandatos dos cargos polticos executivos, e reforou o princpio da no discriminao.

Constituio da Repblica Portuguesa

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

RGOS DE SOBERANIA:

Tm como funo exercer o poder em nome do povo a quem devem prestar contas, designadamente nas eleies.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

PRESIDENTE DA REPBLICA
eleito pelos cidados, por sufrgio directo e universal, para um mandato de 5 anos, no podendo ser reeleito para um terceiro mandato consecutivo. tem a funo de: - representar a Repblica Portuguesa - garantir a independncia nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituies

o Comandante Supremo das Foras Armadas


outras competncias:
- a dissoluo da Assembleia da Repblica - a nomeao do Primeiro-Ministro e a demisso do Governo - a dissoluo dos rgos de governo prprio das regies autnomas - a declarao do estado de stio ou do estado de emergncia - a declarao da guerra e feitura da paz - promulgao das leis, decretos-leis e decretos regulamentares e a assinatura dos restantes decretos do Governo - a ratificao dos tratados internacionais e a assinatura dos decretos e resolues que aprovem acordos internacionais - a convocao do referendo - a fiscalizao preventiva da constitucionalidade - a nomeao e exonerao de titulares de rgos do Estado - a nomeao dos embaixadores e dos enviados extraordinrios - o indulto e comutao de penas

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Representa os cidados
Legislao exclusiva da Assembleia da Repblica:

os regimes de eleies e referendo; cidadania e smbolos nacionais; regimes do estado de stio e de emergncia; organizao e funcionamento da Defesa Nacional, das foras de segurana, e dos Servios de Informao; restries a direitos dos militares e agentes das foras de segurana; regime geral do oramento do Estado, das regies e das autarquias.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
A Assembleia da Repblica, elege, segundo o sistema de

representao proporcional: cinco membros do Conselho de Estado, cinco membros da alta autoridade para a Comunicao Social os membros do Conselho Superior do Ministrio Pblico dez juzes do Tribunal Constitucional, Provedor da Justia, Presidente do Conselho Econmico e Social, sete vogais do Conselho Superior da Magistratura e os membros de outros rgos constitucionais cuja designao seja cometida Assembleia da Repblica.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

GOVERNO
O rgo de conduo da poltica geral do Pas e rgo superior

da administrao pblica.

Aps as eleies para a Assembleia da Repblica (que ocorrem

de 4 em 4 anos) demisso do Governo anterior, o Presidente da Repblica ouve todos os partidos que elegeram deputados Assembleia e, tendo em conta os resultados das eleies legislativas, convida uma pessoa para formar Governo. Primeiro-Ministro, convida as pessoas que entende. Presidente da Repblica d posse ao Primeiro-Ministro e ao Governo que, seguidamente, faz o respectivo Programa, apresentando-o Assembleia da Repblica.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

TRIBUNAIS Os Tribunais, administram a justia em nome do povo, estando apenas sujeitos lei e sendo as suas decises obrigatrias para todas as entidades pblicas e privadas.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

AS REGIES AUTNOMAS
Uma Regio Autnoma uma parcela do territrio nacional que, pelas suas caractersticas especficas, foi dotada de um estatuto polticoadministrativo e de rgos do governo prprio (Assembleia Legislativa e Governo Regional).
At 25 de Abril de 1974, as ilhas dos Aores e da Madeira detinham o estatuto de colnias, divididas em quatro distritos administrativos. Contudo, a 5 de Janeiro de 1975, o movimento das Ilhas Atlnticas divulga o seu programa, que preconizava o fim daqueles estatutos e o estabelecimento do regime de autonomia, isto , constituindo-se como regies autnomas, dotadas de estatutos poltico - administrativos e de rgos de Governo prprios, o que veio a ser aprovado a 2 de Abril de 1976 pela Assembleia Constituinte da constituio da Repblica Portuguesa, e definida no pargrafo segundo do artigo 61.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

AS REGIES AUTNOMAS
Assembleia legislativa eleita por sufrgio universal directo e secreto, pelo mtodo da representao proporcional.

A soberania da Repblica representada nas Regies Autnomas por um Representante da Repblica, cuja nomeao e exonerao compete em exclusivo ao Presidente da Repblica.

O Presidente do Governo Regional nomeado pelo Representante da Repblica, de acordo com os resultados eleitorais para a Assembleia Legislativa.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

AS REGIES AUTNOMAS So duas:

REGIO AUTNOMA DOS AORES REGIO AUTNOMA DA MADEIRA

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

Participao vs Representatividade
A democracia participativa um regime onde se pretende que existam efectivos mecanismos de controlo da sociedade civil sob a administrao pblica, no se reduzindo o papel democrtico apenas ao voto, mas tambm estendendo a democracia para o esfera social (voluntariado, associativismo).
A democracia representativa o acto de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por votao, para "representar" um povo ou uma populao, isto , para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os representantes do povo agrupam-se em rgos como o Parlamento, as Autarquias ou Assembleia da Repblica.

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO EFA SECUNDRIO

FIM

S-ar putea să vă placă și