Sunteți pe pagina 1din 21

Etiqueta

Ethos uma palavra de origem grega que significa Comportamento.


Conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que so estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto.

a arte das boas maneiras e dos bons costumes.

Etiqueta Profissional? Por que conhec-la?

A Etiqueta Profissional se baseia em um conjunto de regras que visam a um relacionamento harmonioso. Conhecer as regras, normas e condutas esperadas do profissional no ambiente corporativo uma atitude que contribui para que no prejudique sua imagem.

ROTEIRO DE AUTOCONHECIMENTO

Quem voc? Que caractersticas o tornam uma pessoa interessante e especial? O que voc faz? Qual sua formao? Qual sua imagem perante os demais? O que tem a oferecer? Quais seus pontos fortes e habilidades? Quais so seus pontos a desenvolver? Sua imagem pessoal e profissional est adequada para a instituio que voc representa?

Benefcios da Etiqueta Profissional


Melhora a poltica da boa convivncia; Torna o ambiente de trabalho mais agradvel; Melhora seu marketing pessoal.

AO CUMPRIMENTAR
O aperto de mo deve ser firme, sem ser agressivo ou exagerado, com trs sacudidas compassadas. A inteno no estraalhar os dedos da outra pessoa. Sorria e olhe nos olhos da pessoa enquanto a cumprimenta; O tapinha nas costas e os beijinhos devem ser evitados, a menos que haja grande intimidade entre essas pessoas e que ao ocasio permita esse tipo de carinho; Se a pessoa apresentada no esticar a mo para receber o cumprimento (por descortesia), retire a mo, mas continue a apresentao.

AO CUMPRIMENTAR

Para apresentar algum a um grupo, aproveite o momento em que estiver em reunidos, lembrando que esto dispensados os apertos de mo; Ao se apresentar a algum, no se intitule doutor, professor ou mestre, todos sabero no momento oportuno. Voc deve apenas dizer o seu nome e, se for o caso, a funo que representa (gerente, supervisor, coordenador, etc ); O homem, se estiver sentado deve se levantar. Se no se levantar pode parecer que est desinteressado ou alheio; A mulher, se estiver sentada s deve levantar-se se a pessoa apresentada fora anfitri ou uma senhora de idade,e pode cumprimentar apertando as mos.

ETIQUETA AO TELEFONE

Tenha sempre papel e caneta e anote os recados; pergunte se o outro pode falar naquele momento; desligue o celular em reunies, eventos e locais pblicos a menos que esteja aguardando uma ligao urgente! A escolha do toque do seu celular essencial. Evite os toques escandalosos demais no ambiente de trabalho que tira a concentrao de todos; Ao atender ao telefone, diga o seu nome e pergunte "em que posso ajudar?". Evite perguntar"quem fala?". S faa esta pergunta se no conseguir identificar quem est falando. Se a pessoa se identificar usando o ttulo de Reverendo, Ministro, trate-o pelo ttulo, nunca somente pelo nome.

ETIQUETA AO TELEFONE

No faa outras coisas, enquanto fala ao telefone. A pessoa do outro lado, com certeza, vai perceber e pode achar que voc no est lhe dando a devida ateno. No coma enquanto estiver ao telefone. Mesmo o som de uma simples bala, chiclete ou pastilha percebido pelo interlocutor e pode ser interpretado como pouco caso seu. No tussa, espirre nem assoe o nariz diretamente diante do telefone. Desculpe-se e afaste-se do aparelho por alguns instantes. Se precisar deixar o aparelho por alguns instantes, coloque-o com cuidado sobre a mesa para no fazer barulho.

ETIQUETA AO TELEFONE
Durante uma reunio na sua sala, se o telefone tocar, pea licena aos demais, atenda e, ao desligar, desculpe-se pela interrupo. Se voc recebeu a ligao e precisa de algum tempo para dar uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e a que horas telefonar. J se foi voc que fez a ligao, e a outra pessoa precisa de um tempo para dar uma resposta, pergunte quando e a que hora voc pode voltar a ligar. Sempre que ligar ou atender o telefone, esquea seus problemas pessoais.

RELACIONAMENTO PESSOAL / PROFISSIONAL


Cumprimente as pessoas. Nada mais antiptico do que o profissional que ignora os subordinados e s cumprimenta os superiores; Uma recomendao muito importante: Bom dia", Por favor, Com licena, Obrigado (homem) e Obrigada (mulher), palavras importantes para o relacionamento dirio com os colegas de trabalho e demais pessoas que estejam a sua volta; Se algum lhe pedir um pequeno favor, uma ajuda no trabalho, e voc puder atender, faa;

RELACIONAMENTO PESSOAL / PROFISSIONAL


A boa convivncia depende da reciprocidade entre as pessoas, principalmente a empatia e a boa vontade, com seus colegas; Procure falar a verdade. Mesmo as chamadas "mentiras brancas podem complicar sua imagem profissional; Se por exemplo, voc precisar faltar em razo de algum motivo pessoal, conte a verdade ao seu Superior e no invente doenas ou lutos. Uma pequena mentira pode causar grandes problemas; O Gerente deve ter convices em suas decises e ao disponibilizar um colaborador, deve especificar os motivos, que inclusive podero propiciar o desenvolvimento dessa pessoa em outra gerncia.

BOM COMPORTAMENTO

necessrio saber a hora de dizer SIM e NO, com delicadeza, principalmente quando a situao pode gerar aes no ticas ou ainda ilegais, dentro da organizao; Cordialidade, sim. Intimidade, no; Nas relaes profissionais no permitido chamar as pessoas de meu bem, amor, lindinha, e todas as variaes do gnero; No fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distncia razovel, no gesticule demais; No d gargalhadas ou fale alto em seu trabalho! Voc vai atrapalhar o seu colega ao lado.

APRESENTAO PESSOAL

Postura; Vesturio; Comportamento Profissional; Comunicao Verbal.

APRESENTAO PESSOAL

A roupa de trabalho transmite conceitos e cdigos de valores da organizao; A escolha da roupa diferente para o final de semana ou lazer, situaes em que a moda pode ser uma opo; Voc deve se sentir confortvel, e a roupa adequada ocasio. Opte por roupas que priorizem versatilidade, e no s a beleza; Liberdade significa responsabilidade mesmo na forma de vestir. Use sempre o bom senso;

APRESENTAO PESSOAL

Sevoclidacomopblico,suaimagemdevecomunicare ficinciaegentileza; Amaneiracomoumapessoasevestepodeserumapist aparasaberseelarespeitaoambiente,desleixada,tem disciplina,socialouintrovertida,dinmica,modernaou clssica; Profissionalmente,sempremelhorchamaraateno pelaelegnciaporqueaousadiaouirreverncia,soinco mpatveiscomoambientedetrabalho; Escolhapeasprticas,econmicaseversteis,quen ointerfiramnoestiloindividualetipodetrabalho; Adotetendnciascomcritrio,semcarregarnasobried adeenemescorregarnosexageros

Na dvida opte pelo clssico; cuidado com a moda e os modismos; Cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurana; cores claras engordam e passam descontrao; faa uma composio que equilibre estes dois fatores. Roupas discretas em cores harmoniosas; Fuja tentao do jeans; cuidado com o perfume! Escolha relgio e acessrios que complementam sua roupa; cuidado com os excessos; a gravata tambm um acessrio.

DICAS IMPORTANTES AO SE VESTIR NO AMBIENTE DE TRABALHO

PARA O HOMEM:

Prefira ternos escuros; Pesquise tecidos que melhor se adaptam sua regio e estilo pessoal; A meia uma extenso da cala; Evite gravatas de bichinhos, de croch ou frouxa no colarinho... Evite camisa quadriculada ou listrada; A barba deve ser feita todos os dias; Cuidado com a combinao calado e cala.

PARA A MULHER:

Evite decotes e transparncias; Prefira batom e esmalte claros, saias na altura do joelho e tailleurs; Cuidado com babados e rendas; nunca deixe o suti visvel; Prefira cores discretas, sem estampas fortes; Maquiagem deve ser discreta e funcional; Opte por sapatos fechados; Cuidado com o pescoo e colo mostra. No exagere no perfume, prefira colnia fresca ou lavanda; Para uma ocasio formal, tailleurs, terninhos e vestidos (desde que no sejam de alcinha) so os trajes mais adequados.

FUJA DO MICO: DICAS E REGRAS PARA O DIA-A-DIA:


Prendedor de gravata est em desuso; A gravata deve chegar at a altura do cinto; Nunca fume em reunies, visitas ou locais fechados; Blazer um coringa para homens e mulheres; Esteja atento e seja cordial com todos, afinal somos todos iguais e merecemos respeito;

Evite!!!
10 Erros de Postura e Comportamento mais comuns!

S-ar putea să vă placă și