Sunteți pe pagina 1din 13

PROVAS OPERATRIAS PIAGETIANAS

Clia Rita Martins Maciel Daniela Pires da Silva Pedagogas e Psicopedagogas

OBJETIVO

As Provas Operatrias tm como Objetivo Principal determinar o grau de aquisio de algumas noes-chaves do desenvolvimento cognitivo, detectando o nvel de pensamento alcanado pela criana, ou seja, o nvel de estrutura cognoscitiva com que opera.
Weiss (2012)

A AVALIAO PODE SER DIVIDIDA EM TRS NVEIS:

Nvel 1: Ausncia total da noo; Nvel 2 ou intermedirio: As respostas ou condutas expressam vacilao ou instabilidade; Nvel 3: As respostas demonstram a aquisio da noo, sem vacilao.

AS PROVAS OPERATRIAS SO DIVIDAS EM:


Provas de conservao; Provas de classificao; Provas de seriao; Provas operatrias para o pensamento formal ( a partir de 11/12 anos); Provas espaciais.

Provas de Conservao
Pequenos conjuntos discretos (6-7 anos); Quantidade de lquido e matria (6-7 anos); Comprimento (8-9 anos); Superfcie (8-9 anos); Peso (8-9 anos); Volume (8-9 anos).

No se deve aplicar vrias provas de conservao em uma mesma sesso, para evitar a contaminao das respostas pelo cansao do sujeito.

Prova de Classificao
Dicotomia ou mudana de critrio (6-7 anos); Incluso (6-7 anos); Interseo (6-7 anos).

Prova de Seriao (6-7 anos)

Provas do Pensamento Formal

Duplas e sequncias (a partir dos 12 anos).

Provas Espaciais

Construo horizontal, vertical e coordenao do espao bidimensional (8-9 anos). Deve-se fazer o registro detalhado dos procedimentos da criana, anotando sua atitude, suas falas, as solues que d s questes, seus argumentos e juzos, como procede nas arrumao de fichas e bastes; o bom registro fundamental para posterior reflexo e interpretao das condutas.

PROVA DE CONSERVAO DA QUANTIDADE DE MATRIA

Material: dois potes de massa plstica de cores diferentes.

PROVA DE QUANTIFICAO DE INCLUSO DE CLASSES

Material: um ramo com 10 margaridas e 3 rosas.

PROVA DE CONSERVAO DE QUANTIDADES DE LQUIDOS ( TRANSVASAMENTO )

Material: 2 copos idnticos, 1 copo mais fino e mais alto, 1 copo mais largo e mais baixo, 4 copinhos pequeno e idnticos e 1 garrafa com gua.

PROVAS DE SERIAO DE BASTONETES

Material: uma srie de 10 bastes graduados em tamanho.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
NOGUEIRA, Makeliny O. Gomes, LEAL, Daniela. Psicopedagogia Clnica: caminhos tericos e prticos. Curitiba: IBPEX, 2011. WEISS, Maria L. Lemme. Psicopedagogia Clnica: uma viso diagnostica dos problemas de aprendizagem escolar. 14.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

Clia Rita Martins Maciel Daniela Pires da Silva Pedagogas e Psicopedagogas

Espera-se que os materiais do teste sirvam como uma espcie de tela, na qual o sujeito projeta suas agresses, seus conflitos, seus medos, seus esforos, suas idias caractersticas.
Anne
Anastasi

O sucesso de um diagnstico no reside no grande nmero de instrumentos utilizados, mas na competncia e sensibilidade do terapeuta em explorar a multiplicidade de aspectos revelados em cada situao.
Weiss Clia Rita Martins Maciel Daniela Pires da Silva
Pedagogas e Psicopedagogas

S-ar putea să vă placă și