Sunteți pe pagina 1din 47

Conceituando o projeto poltico-pedaggico O que ?

PROJETO POLTICO-PEDAGGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUO COLETIVA

Refletir acerca da construo do projeto poltico-pedaggico, entendido como a prpria organizao do trabalho pedaggico de toda a escola
A escola o lugar de concepo, realizao e avaliao de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedaggico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe dem as condies necessrias para lev-la adiante. Para tanto, importante que se fortaleam as relaes entre escola e sistema de ensino.

Sumrio:
1 parte: conceituando projeto poltico-pedaggico. 2 parte: reflexes para a anlise dos princpios norteadores

3 parte: os elementos bsicos da organizao do trabalho pedaggico, necessrios construo do projeto poltico-pedaggico.

1 parte: conceituando projeto poltico-pedaggico


No sentido etimolgico, o termo projeto vem do latim projectu, particpio passado do verbo projicere, que significa lanar para diante. Plano, intento, desgnio. Empresa, empreendimento. Redao provisoria de lei. Plano geral de edificao (Ferreira 1975, p. 1.144).
Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos inteno de fazer, de realizar. Nessa perspectiva, o projeto poltico-pedaggico vai alm de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto busca um rumo, uma direo. uma ao intencional, com um sentido explcito, com um compromisso definido coletivamente.

O projeto no :
Algo que construdo e em seguida arquivado ou encaminhado s autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocrticas.
Ele construdo e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

Por que Poltico?


um projeto poltico por estar intimamente articulado ao compromisso sociopoltico com os interesses reais e coletivos da populao majoritria.
no sentido de compromisso com a formao do cidado para um tipo de sociedade.

Por que Pedaggico?


pedaggico no sentido de definir as aes educativas e as caractersticas necessrias s escolas para cumprir seus propsitos e sua intencionalidade. Na dimenso pedaggica reside a possibilidade da efetivao da intencionalidade da escola, que a formao do cidado participativo, responsvel, compromissado, crtico e criativo.

Poltico e pedaggico tm, assim, uma significao indissocivel:


O projeto poltico-pedaggico um processo permanente de reflexo e discusso dos problemas da escola, na busca de alternativas viveis efetivao de sua intencionalidade, que "no descritiva ou constatativa, mas constitutiva" (Marques 1990, p. 23).
trata de uma relao recproca entre a dimenso poltica e a dimenso pedaggica da escola.

Nesse sentido
preocupa-se em instaurar uma forma de organizao do trabalho pedaggico:
Que supere os conflitos, buscando eliminar as relaes competitivas, corporativas e autoritrias, Que rompa com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relaes no interior da escola, Que diminua os efeitos fragmentrios da diviso do trabalho que refora as diferenas e hierarquiza os poderes de deciso

A organizao do trabalho pedaggico


O projeto poltico-pedaggico tem a ver com a organizao do trabalho pedaggico em dois nveis: como organizao de toda a escola e como organizao da sala de aula, incluindo sua relao com o contexto social imediato, procurando preservar a viso de totalidade.
Ou seja, busca a organizao do trabalho pedaggico da escola na sua globalidade

Autonomia da escola
A principal possibilidade de construo do projeto poltico-pedaggico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua prpria identidade.
Isso significa resgatar a escola como espao pblico, como lugar de debate, do dilogo fundado na reflexo coletiva.

Isso significa uma enorme mudana na concepo do projeto polticopedaggico e na prpria postura da administrao central (MEC, Secretarias de Educao, etc.)
no compete a ela definir um modelo pronto e acabado, mas sim estimular inovaes e coordenar as aes pedaggicas planejadas e organizadas pela prpria escola.

a escola no tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na tica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle tcnico burocrtico. A luta da escola para a descentralizao em busca de sua autonomia e qualidade

Uma teoria que subsidie o projeto poltico-pedaggico

Para enfrentarmos essa ousadia, necessitamos de um referencial que fundamente a construo do projeto poltico-pedaggico.
A questo , pois, saber a qual referencial temos que recorrer para a compreenso de nossa prtica pedaggica A questo , pois, saber a qual referencial temos que recorrer para a compreenso de nossa prtica pedaggica temos que nos alicerar nos pressupostos de uma teoria pedaggica crtica vivel, que parta da prtica social e esteja compromissada em solucionar os problemas da educao e do ensino de nossa escola Faz-se necessrio, tambm, o domnio das bases terico- metodolgicas indispensveis concretizao das concepes assumidas coletivamente. o projeto poltico-pedaggico no visa simplesmente a um rearranjo formal da escola, mas a uma qualidade em todo o processo vivido.

A escola e a sociedade capitalista


A organizao do trabalho pedaggico da escola tem a ver com a organizao da sociedade. A escola nessa perspectiva vista como uma instituio social, inserida na sociedade capitalista, que reflete no seu interior as determinaes e contradies dessa sociedade.

Princpios que devem nortear a escola democrtica, pblica e gratuita


a) Igualdade b) Qualidade c) Gesto democrtica d) Liberdade

e) Valorizao do magistrio

a) Igualdade
1. Igualdade de condies para acesso e permanncia na escola.
I. Saviani alerta-nos para o fato de que h uma desigualdade no ponto de partida, mas a igualdade no ponto de chegada deve ser garantida pela mediao da escola. O autor destaca que "s possvel considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condio de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia como realidade no ponto de chegada" (1982, p. 63). Igualdade de oportunidades requer, portanto, mais que a expanso quantitativa de ofertas; requer ampliao do atendimento com simultnea manuteno de qualidade

II.

2. Qualidade que no pode ser privilgio de minorias econmicas e sociais.


I. O desafio que se coloca ao projeto poltico-pedaggico da escola o de propiciar uma qualidade para todos

b) Qualidade:
A qualidade que se busca implica duas dimenses indissociveis: a formal ou tcnica e a poltica.

A qualidade formal ou tcnica:


Enfatiza os instrumentos e os mtodos, a tcnica. A qualidade formal no est afeita, necessariamente, a contedos determinados. Demo afirma que a qualidade formal "significa a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, tcnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento" (1994, p.14).

A qualidade poltica:
A qualidade poltica condio imprescindvel da participao. Est voltada para os fins, valores e contedos. Quer dizer "a competncia humana do sujeito em termos de se fazer e de fazer histria, diante dos fins histricos da sociedade humana" (idem, ibidem). A qualidade formal est relacionada com a qualidade poltica e esta depende da competncia dos meios.

A escola de qualidade:
Tem obrigao de evitar de todas as maneiras possveis a repetncia e a evaso. Tem que garantir a meta qualitativa do desempenho satisfatrio de todos
Qualidade para todos, portanto, vai alm da meta quantitativa de acesso global, no sentido de que as crianas em idade escolar entrem na escola. preciso garantir a permanncia dos que nela ingressarem. Em sntese, qualidade "implica conscincia crtica e capacidade de ao, saber e mudar" (Demo 1994, p. 19).

Escola e Sociedade
O projeto poltico-pedaggico, ao mesmo tempo em que exige de educadores, funcionrios, alunos e pais a definio clara do tipo de escola que intentam, requer a definio de fins.
definir o tipo de sociedade e o tipo de cidado que pretendem formar As aes especficas para a obteno desses fins so meios.

Essa distino clara entre fins e meios essencial para a construo do projeto poltico-pedaggico.

c) Gesto democrtica
Gesto democrtica um princpio consagrado pela Constituio vigente e abrange as dimenses pedaggica, administrativa e financeira. Implica uma ruptura histrica na prtica administrativa da escola, com o enfrentamento das questes de excluso e reprovao e da nopermanncia do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalizao das classes populares. Esse compromisso implica a construo coletiva de um projeto polticopedaggico ligado educao das classes populares

Gesto democrtica e prtica pedaggica:


A gesto democrtica exige a compreenso em profundidade dos problemas postos pela prtica pedaggica. Ela visa romper com a separao entre concepo e execuo, entre o pensar e o fazer, entre teoria e prtica. Busca resgatar o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores.

A gesto democrtica implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socializao. A socializao do poder propicia a prtica da participao coletiva, que atenua o individualismo; da reciprocidade, que elimina a explorao; da solidariedade, que supera a opresso; da autonomia, que anula a dependncia de rgos intermedirios que elaboram polticas educacionais das quais a escola mera executora

d) Liberdade
O princpio da liberdade est sempre associado idia de autonomia. O que necessrio, portanto, como ponto de partida, o resgate do sentido dos conceitos de autonomia e liberdade O significado de autonomia remete-nos para regras e orientaes criadas pelos prprios sujeitos da ao educativa, sem imposies externas. Para Rios (1982, p. 77), a escola tem uma autonomia relativa e a liberdade algo que se experimenta em situao e esta uma articulao de limites e possibilidades.
a liberdade uma experincia de educadores e constri-se na vivncia coletiva, interpessoal. Portanto, "somos livres com os outros, no apesar dos outros".

Por isso, a liberdade deve ser considerada, tambm, como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.

e) Valorizao do magistrio
princpio central na discusso do projeto poltico-pedaggico. A qualidade do ensino ministrado na escola e seu sucesso na tarefa de formar cidados capazes de participar da vida socioeconmica, poltica e cultural do pas relacionam-se estreitamente a formao (inicial e continuada), condies de trabalho (recursos didticos, recursos fsicos e materiais, dedicao integral escola, reduo do nmero de alunos na sala de aula etc), remunerao, elementos esses indispensveis profissionalizao do magistrio. A melhoria da qualidade da formao profissional e a valorizao do trabalho pedaggico requerem a articulao entre instituies formadoras, no caso as instituies de ensino superior e a Escola Normal, e as agncias empregadoras, ou seja, a prpria rede de ensino.

A formao continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto poltico-pedaggico

Assim, compete escola:


a) proceder ao levantamento de necessidades de formao continuada de seus profissionais; b) elaborar seu programa de formao, contando com a participao e o apoio dos rgos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepo, na execuo e na avaliao do referido programa.

Veiga e Carvalho afirmam que "o grande desafio da escola, ao construir sua autonomia, deixando de lado seu papel de mera 'repetidora' de programas de 'treinamento', ousar assumir o papel predominante na formao dos profissionais"

Construindo o projeto polticopedaggico:


a construo do projeto poltico-pedaggico um instrumento de luta, uma forma de contrapor-se fragmentao do trabalho pedaggico e sua rotinizao, dependncia e aos efeitos negativos do poder autoritrio e centralizador dos rgos da administrao central.

Anlise dos elementos constitutivos da organizao do trabalho pedaggico


Sete elementos bsicos podem ser apontados: a) as finalidades da escola; b) a estrutura organizacional; c) o currculo;

d) o tempo escolar;
e) o processo de deciso; f) as relaes de trabalho; g) a avaliao.

a) as finalidades da escola;

A escola persegue finalidades que se referem aos efeitos intencionalmente pretendidos e almejados os educadores precisam ter clareza das finalidades de sua escola. Das finalidades estabelecidas na legislao em vigor, o que a escola persegue, com maior ou menor nfase?
Cultural poltica e social formao profissional Humanstica

Como perseguida sua finalidade cultural, ou seja, a de preparar culturalmente os indivduos para uma melhor compreenso da sociedade em que vivem? Como a escola procura atingir sua finalidade poltica e social, ao formar o indivduo para a participao poltica que implica direitos e deveres da cidadania? Como a escola atinge sua finalidade de formao profissional, ou melhor, como ela possibilita a compreenso do papel do trabalho na formao profissional do aluno? Como a escola analisa sua finalidade humanstica, ao procurar promover o desenvolvimento integral da pessoa?

b) A estrutura organizacional

A escola, de forma geral, dispe basicamente de duas estruturas: as administrativas e as pedaggicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locao e a gesto de recursos humanos, fsicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que tm uma forma material, como, por exemplo, a arquitetura do edifcio escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem: equipamentos e materiais didticos, mobilirio, distribuio das dependncias escolares e espaos livres, cores, limpeza e saneamento bsico (gua, esgoto, lixo e energia eltrica)

As pedaggicas, que, teoricamente, determinam a ao das administrativas, "organizam as funes educativas para que a escola atinja de forma eficiente e eficaz as suas finalidades" (Alves 1992, p. 21). As estruturas pedaggicas referem-se, fundamentalmente, s interaes polticas, s questes de ensino e aprendizagem e s de currculo.

Nas estruturas pedaggicas incluem-se todos os setores necessrios ao desenvolvimento do trabalho pedaggico.
A anlise da estrutura organizacional da escola visa identificar quais estruturas so valorizadas e por quem, verificando as relaes funcionais entre elas.

A anlise e a compreenso da estrutura organizacional da escola significam indagar sobre suas caractersticas, seus plos de poder, seus conflitos - O que sabemos da estrutura pedaggica? Que tipo de gesto est sendo praticada? O que queremos e precisamos mudar na nossa escola? Qual o organograma previsto? Quem o constitui e qual a lgica interna? Quais as funes educativas predominantes? Como so vistas a constituio e a distribuio do poder? Quais os fundamentos regimentais? enfim, caracterizar do modo mais preciso possvel a estrutura organizacional da escola e os problemas que afetam o processo de ensino e aprendizagem, de modo a favorecer a tomada de decises realistas e exeqveis.

ao analisar a estrutura organizacional, ao avaliar os pressupostos tericos, ao situar os obstculos e vislumbrar as possibilidades, os educadores vo desvelando a realidade escolar, estabelecendo relaes, definindo finalidades comuns e configurando novas formas de organizar as estruturas administrativas e pedaggicas para a melhoria do trabalho de toda a escola na direo do que se pretende. Assim, considerando o contexto, os limites, os recursos disponveis (humanos, materiais e financeiros) e a realidade escolar, cada instituio educativa assume sua marca, tecendo, no coletivo, seu projeto poltico-pedaggico, propiciando conseqentemente a construo de uma nova forma de organizao.

c) O currculo

Currculo um importante elemento constitutivo da organizao escolar. Currculo implica, necessariamente, a interao entre sujeitos que tm um mesmo objetivo e a opo por um referencial terico que o sustente. Currculo uma construo social do conhecimento, pressupondo a sistematizao dos meios para que essa construo se efetive; a transmisso dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimil-los produo, transmisso e assimilao so processos que compem uma metodologia de construo coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currculo propriamente dito

o currculo refere-se organizao do conhecimento escolar. O conhecimento escolar dinmico e no uma mera simplificao do conhecimento cientfico, que se adequaria faixa etria e aos interesses dos alunos

Da a necessidade de promover, na escola, uma reflexo aprofundada sobre o processo de produo do conhecimento escolar, uma vez que ele , ao mesmo tempo, processo e produto

Na organizao curricular preciso considerar alguns pontos bsicos

O primeiro o de que o currculo no um instrumento neutro


O currculo passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideolgicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manuteno de privilgios

A determinao do conhecimento escolar, portanto, implica uma anlise interpretativa e crtica, tanto da cultura dominante, quanto da cultura popular
O currculo expressa uma cultura.

O segundo ponto o de que o currculo no pode ser separado do contexto social, uma vez que ele historicamente situado e culturalmente determinado.

O terceiro ponto diz respeito ao tipo de organizao curricular que a escola deve adotar

Em geral, nossas instituies tm sido orientadas para a organizao hierrquica e fragmentada do conhecimento escolar. Bernstein (1989): chamo a ateno para o fato de que a escola deve buscar novas formas de organizao curricular, em que o conhecimento escolar (contedo) estabelea uma relao aberta e inter-relacione-se em torno de uma idia integradora. o autor denomina de currculo-integrao. visa reduzir o isolamento entre as diferentes disciplinas curriculares, procurando agrup-las num todo mais amplo. Como alertaram Domingos et al. (1985, p. 153), "cada contedo deixa de ter significado por si s, para assumir uma importncia relativa e passar a ter uma funo bem determinada e explcita dentro do todo de que faz parte".

O quarto ponto refere-se questo do controle social j que o currculo formal (contedos curriculares, metodologia e recursos de ensino, avaliao e relao pedaggica) implica controle. o controle social instrumentalizado pelo currculo oculto, entendido este como as "mensagens transmitidas pela sala de aula e pelo ambiente escolar" (Cornbleth 1991, p. 56). Assim, toda a gama de vises do mundo, as normas e os valores dominantes so passados aos alunos no ambiente escolar, no material didtico e mais especificamente por intermdio dos livros didticos, na relao pedaggica, nas rotinas escolares Os resultados do currculo oculto "estimulam a conformidade a ideais nacionais e convenes sociais ao mesmo tempo que mantm desigualdades socioeconmicas e culturais" (ibid., p. 56).

A noo de controle social na teoria curricular crtica mais um instrumento de contestao e resistncia ideologia veiculada por intermdio dos currculos, tanto do formal quanto do oculto. Orientar a organizao curricular para fins emancipatrios implica, inicialmente, desvelar as vises simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogneo, e de ser humano, como algum que tende a aceitar papis necessrios sua adaptao ao contexto em que vive. Controle social, na viso crtica, uma contribuio e uma ajuda para a contestao e a resistncia ideologia veiculada por intermdio dos currculos escolares.

d) O tempo escolar

O tempo um dos elementos constitutivos da organizao do trabalho pedaggico O calendrio escolar ordena o tempo: determina o incio e o fim do ano, prevendo os dias letivos, as frias, os perodos escolares em que o ano se divide, os feriados cvicos e religiosos, as datas reservadas avaliao, os perodos para reunies tcnicas, cursos etc. O horrio escolar, que fixa o nmero de horas por semana e que varia em razo das disciplinas constantes na grade curricular, estipula tambm o nmero de aulas por professor. "s matrias tornam-se equivalentes porque ocupam o mesmo nmero de horas por semana, e so vistas como tendo menor prestgio se ocupam menos tempo que as demais".

A organizao do tempo do conhecimento escolar marcada pela segmentao do dia letivo, e o currculo , conseqentemente, organizado em perodos fixos de tempo para disciplinas supostamente separadas O controle hierrquico utiliza o tempo que muitas vezes desperdiado e controlado pela administrao e pelo professor.

Em resumo, quanto mais compartimentado for o tempo, mais hierarquizadas e ritualizadas sero as relaes sociais, reduzindo, tambm, as possibilidades de se institucionalizar o currculo-integrao que conduz a um ensino em extenso.

Enguita, ao discutir a questo de como a escola contribui para a inculcao da preciso temporal nas atividades escolares A sucesso de perodos muito breves - sempre de menos de uma hora -dedicados a matrias muito diferentes entre si, sem necessidade de seqncia lgica entre elas, sem atender melhor ou pior adequao de seu contedo a perodos mais longos ou mais curtos e sem prestar nenhuma ateno cadncia do interesse e do trabalho dos estudantes; em suma, a organizao habitual do horrio escolar ensina ao estudante que o importante no a qualidade precisa de seu trabalho, a que o dedica, mas sua durao. A escola o primeiro cenrio em que a criana e o jovem presenciam, aceitam e sofrem a reduo de seu trabalho a trabalho abstrato. (1989, p. 180) Para alterar a qualidade do trabalho pedaggico torna-se necessrio que a escola reformule seu tempo, estabelecendo perodos de estudo e reflexo detempo para os estudantes se organizarem e criarem seus espaos para alm da sala de aula.

e) O processo de deciso

Na organizao formal de nossa escola, o fluxo das tarefas, das aes e principalmente das decises orientado por procedimentos formalizados, prevalecendo as relaes hierrquicas de mando e submisso, de poder autoritrio e centralizador.
Paro (1993, p. 34) sugere a instalao de processos eletivos de escolha de dirigentes, colegiados com representao de alunos, pais, associao de pais e professores, grmio estudantil, processos coletivos de avaliao continuada dos servios escolares etc.

f) As relaes de trabalho

uma nova organizao do trabalho pedaggico devero estar calcadas nas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participao coletiva, em contraposio organizao regida pelos princpios da diviso do trabalho, da fragmentao e do controle hierrquico

Todo esforo de gestar uma nova organizao deve levar em conta as condies concretas presentes na escola.
nesse movimento que se verifica o confronto de interesses no interior da escola.

H uma correlao de foras e nesse embate que se originam os conflitos, as tenses, as rupturas, propiciando a construo de novas formas de relaes de trabalho, com espaos abertos reflexo coletiva que favoream o dilogo, a comunicao horizontal entre os diferentes segmentos envolvidos com o processo educativo, a descentralizao do poder. preciso tempo para que os educadores aprofundem seu conhecimento sobre os alunos e sobre o que esto aprendendo. E preciso tempo para acompanhar e avaliar o projeto poltico-pedaggico em ao. A partir disso, novas relaes de poder podero ser construdas na dinmica interna da sala de aula e da escola.

g) A avaliao

Acompanhar e avaliar as atividades leva-nos reflexo, com base em dados concretos sobre como a escola se organiza para colocar em ao seu projeto poltico-pedaggico A avaliao do projeto poltico-pedaggico, numa viso crtica, parte da necessidade de conhecer a realidade escolar, busca explicar e compreender criticamente as causas da existncia de problemas, bem como suas relaes, suas mudanas e se esfora para propor aes alternativas (criao coletiva) Esse carter criador conferido pela autocrtica. Avaliadores que conjugam as idias de uma viso global analisam o projeto poltico-pedaggico no como algo estanque, desvinculado dos aspectos polticos e sociais; no rejeitam as contradies e os conflitos. A avaliao tem um compromisso mais amplo do que a mera eficincia e eficcia das propostas conservadoras

Portanto, acompanhar e avaliar o projeto poltico-pedaggico avaliar os resultados da prpria organizao do trabalho pedaggico. possvel salientar dois pontos importantes Primeiro, a avaliao um ato dinmico que qualifica e oferece subsdios ao projeto poltico-pedaggico Segundo, ela imprime uma direo s aes dos educadores e dos educandos. O processo de avaliao envolve trs momentos:

a descrio e a problematizao da realidade escolar


a compreenso crtica da realidade descrita e problematizada a proposio de alternativas de ao, momento de criao coletiva. A avaliao, do ponto de vista crtico, no pode ser instrumento de excluso dos alunos provenientes das classes trabalhadoras. deve ser democrtica, deve favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno de apropriar-se de conhecimentos cientficos, sociais e tecnolgicos produzidos historicamente e deve ser resultante de um processo coletivo de avaliao diagnostica.

S-ar putea să vă placă și