Sunteți pe pagina 1din 21

A Ditadura e Servio Social

Jos Paulo Netto

Conjuntura Sociopoltica
Em 1 de abril de 1964, depois de diversos eventos que culminaram com um Golpe de Estado, o pas entra em um regime militar que duraria 21 anos Represso a liberdade de expresso Torturas e exlios Internacionalmente e paralelamente ocorre a Guerra Fria (EUA x URSS)

A inteno de ruptura
evidente que o projeto de ruptura no arrancava do nada. Nos vetores da crise que, discretamente e desde a virada dos anos cinquenta, operavam na eroso do tradicionalismo[ continham-se elementos que objetivamente constituam a sua herana. Mas o impacto causado pelo golpe de abril e o curto-circuito que ele promoveu entre os vetores crticos e os seus suportes sociopolticos, ao mesmo tempo em que precipitaram a urgncia da ruptura para os segmentos profissionais mais avanados, problematizaram amplamente a recuperao daquele legado (Netto, 2011, p.250)

A inteno de ruptura
Sendo assim, questiona-se: O Golpe de 64 favorece ou desfavorece o projeto de ruptura do Servio Social? Ainda segundo Netto (2011, p.250) O clima prprio ao perodo militar-fascista do ciclo autocrtico burgus obstaculiza liminarmente o projeto da ruptura no terreno da prtica profissional estrita.

A inteno de ruptura
De modo anlogo, a Universidade, embora tambm reprimida, oferecia em seu interior acadmico o elemento - o ponto fulcral - fundamental para as apostas de rompimento. De qualquer modo, o que no se pode descartar que, alm dos condicionalismos objetivos, profissionais cuja projeo inseria-se na inteno de ruptura optaram pelo trabalho acadmico. (Netto, 2011, p.252)

A inteno de ruptura
Como em toda renovao surgem duas problemticas: Descompasso da produo terico-metodolgica e profissional das vanguardas derivado das limitaes tericas e de pesquisa A pobreza de indicativos prtico-profissionais de operacionalizao imediata marco institucional do desempenho profissional (grifo do autor)

A inteno de ruptura
A aproximao do Servio Social dos Movimentos Sociais como indica Netto (2011) De fato, os vetores erosivos que no Servio Social, operavam contra o tradicionalismo desde o fim da dcada de cinquenta sinalizavam que a profisso comeava a ser permeada por rebatimentos das lutas sociais que apontavam para a problematizao do conservadorismo... muito embora com o golpe de 64 esta aproximao fosse obstruda. (grifo nosso)

A Inteno de ruptura
Netto nos traz os vetores para a ruptura: Os espaos ocupados, na ultrapassagem da autocracia e nos momentos imediatamente seguintes, pelas camadas trabalhadoras(e pela classe operria em especial) revitalizaram duplamente esta perspectiva: de um lado comearam a lhe oferecer um suporte com uma aberta e legitimada interveno social, articulado sobre sistemas organizativos sensivelmente mais avanados que no passado[...] Em segundo lugar, a configurao interna das representaes desta perspectiva sofreu uma ntida inflexo: atravs da sua ordem autocrtica, as efetivas condies de trabalho e existncia dessas camadas impuseram uma recepo e uma elaborao intelectuais que antes no se registravam. (grifo do autor)

A inteno de ruptura
importante ressaltar que a partidarizao estimulado pelo vis tradicionalista, o testemunho (cristo) engajado pelo militantismo. (grifo do autor)

Momentos constitutivos da perspectiva da inteno de ruptura


Segundo Netto (2011) a constituio da perspectiva de ruptura possui trs momentos distintos: o da sua emerso, o da sua consolidao acadmica e o do seu espraiamento sobre a categoria profissional A emerso: Mtodo Belo Horizonte no qual um grupo de jovens profissionais capitaneados por Leila Lima Santos e Ana Maria Quiroga definem uma linha referencial sociopoltica e ideocultural afim de viabiliz-la, e nessa formulao que consiste a primeira inteno de ruptura do tradicionalismo profissional. (grifo nosso)

Momentos constitutivos da perspectiva da inteno de ruptura


Em que se engendrava a proposta de ruptura? Netto (2011) nos revela uma alternativa que procura romper com o tradicionalismo no plano terico-metodolgico, no plano da concepo e da interveno profissionais e no plano da formao (grifo nosso) O projeto fora abortado devido a demisso dos seus principais formuladores e gestores mas ressurge no final dos anos 70 sob novas bases muito embora estritamente acadmicas (grifo nosso)

Momentos constitutivos da perspectiva da inteno de ruptura


No decurso da Consolidao acadmica afirma Netto (2011) [...] vai se gestando uma nova massa crtica cujo desdobramento repe na ordem do dia a crtica substantiva ao tradicionalismo profissional Contribuio latente da Prof Mirian Limoeiro Cardoso com uma anlise epistemolgica e de desnudamento ideolgico colocar no centro do debate o projeto de ruptura [...] elaborao de uma alternativa global ao tradicionalismo substituiu-se a sua crtica epistemolgica e ideolgica e, enfim, histrica; as segundas se revelam no nvel terico-crtico alcanado pelas elaboraes dos assistentes sociais vinculados renovao do sentido de rompimento. (Netto, 2011, p.266)

Momentos constitutivos da perspectiva da inteno de ruptura


Diante desta conjuntura Netto (2011) conclui que a incidncia do projeto de ruptura, a partir do segundo tero da dcada de oitenta, penetra e enforma os debates da categoria profissional, d o tom da sua produo intelectual, rebate na formao de quadros operada nas agncias acadmicas de ponta e atinge as organizaes representativas dos assistentes sociais.

Momentos constitutivos da perspectiva da inteno de ruptura


As Bases Sociopolticas das Perspectivas da Inteno de Ruptura [...] ora, as bases sociopolticas da perspectivas da inteno de ruptura estavam contidas e posta na democratizao e no movimento das classes exploradas e subalternas derrotadas em abril....., ... no plano profissional, ali que ela encontra os seus suportes sociais...(pag.257). (grifo nosso) [...] pela aproximao socioeconmica da categoria profissional as condies de trabalho das classes subalternas..., a configuraes interna de representaes desta perspectivas sofreu uma ntida inflexo: atravs da sua relao com a camadas trabalhadoras sem o constrangimento da ordem autocrtica, as efetivas condies de trabalho e existncia dessas camadas impuseram uma recepo e uma elaborao intelectuais que antes no se registravam...(pag. 258). (grifo nosso)

Momentos constitutivos da perspectiva da inteno de ruptura


[...] no momento da sua emerso, o projeto de ruptura se aproxima-se da tradio marxista, especialmente pelo vis da militncia politica..., ... conjuga-se o protagonismo oposicionista das camadas medias urbanas e a mobilizao estudantil do perodo de 1964-1968...(pag. 268). [...] no segundo momento prolonga-se as incidncias do marxismo acadmico, no quadro de transio a democrtica,... a elaborao passa socorrer-se da analise das fontes originais, com o recurso a clssicos que, `a diferena do marxismo estruturalizado, contemplam a historicidade, ... direciona a recuperao de diferenciados substratos da tradio marxista (ou prximos a ela) para analisar a atualidade profissional da problemtica da formao a campos de investigao e espaos e politicas de praticas. (pag. 269).

A reflexo de Iamamoto: O resgate da inspirao de marxiana


Nesse texto o autor faz uma reflexo do trabalho de Iamamoto sobre a analise marxiana, atravs do desenvolvimento de Iamamoto da reflexo, a problemtica do processo de trabalho, a constituio da classes sociais, no entanto onde ela situa a emergncia do servio social na transio do capitalismo concorrencial ao monopolista, passando a questo social, a interveno sistemtica do Estado mediante de politicas sociais sobre o conjunto da classe trabalhadora incluindo o exercito industrial de reserva.

A reflexo de Iamamoto: O resgate da inspirao de marxiana


[...] tambm sumaria a apreciao da autora sobre a vertente que intenta a ruptura com a herana conservadora da profisso,.. sinaliza que essa vertene deita nas razes nos anos setenta, que expressa um movimento que transcende as fronteiras da profisso e que se conecta reconceptualizao, Iamamoto assevera que ela uma procura, uma luta para alcanar novas bases de legitimidade da ao profissional do Assistente Social, que reconhecendo as contradies sociais presentes na condies do exerccio profissional, busca colocar-se, objetivamente, a servio dos interesse dos usurios...(pag. 300).

A reflexo de Iamamoto: O resgate da inspirao de marxiana


Estas pontuaes criticam, entretanto, se esbatem diante da essencialidade da contribuio de Iamamoto: ela consiste no primeiro tratamento rigoroso do Servio Social, no interior da reflexo brasileira, que aprende a instituio profissional na perspectiva terorico-metodologica critica-dialtica haurida a parti do trabalho sistemtico sobre a fonte marxiana...[pag.301)

A inteno de ruptura e modernidade


[...] a inteno de ruptura que repercutem produtivamente no Servio Social no Brasil as questes referentes a dinmica contraditria e macroscpica da sociedade, apanhadas numa angulao que pe em causa a produo social (com nfase na critica da economia politica), que ressalta a importncia da estrutura social (com o privilegio da anlise das classes e suas estratgias), que problematiza a natureza do poder politico (com a preocupao com o Estado) e que se interroga acerca da especificidade das representaes sociais (indagando-se sobre o papel e as funes da ideologias)... ... a renovao critico-analtica viabilizada pelo desenvolvimento terico da perspectiva da inteno de ruptura propicia novos aportes no nvel pratico-operativo da profisso donde por exemplo a circunscrio de formas alternativas de interveno, no bojo das politicas sociais, junto a movimentos sociais e o requacionamento do desempenho profissional no marco da assistncia publica..([Pag. 303).

A renovao profissional: caminho e viagem


...Em poucas palavras: o que a renovao profissional fez, atravs da elaborao dos formuladores cujo esforo examinamos em nossa critica( os quais, repita-se, so apenas um limitado estrato do conjunto profissionais que se empenhou em repensar diferencialmente o seu exerccio tcnico e social), foi construir um acmulo no interior do qual possvel reconhecer insista-se: pela primeira vez na historia do Servio Social nestas plagas as tendncias fundamentais que mobilizam as classes e os grupos sociais brasileiros no enfrentamento dos problemas da economia, da cultura e da historia..(pag.308)

A crtica arrancou as flores imaginrias dos grilhes no p/ que os homens os suportem sem fantasias ou consolo mas p/ que lance fora os grilhes e a flor viva e brote K. Marx

S-ar putea să vă placă și