Sunteți pe pagina 1din 28

Estado Gasoso

Professora Joanna de Paoli

Os Estados Fsicos
Dos trs estados fsicos estudados, o gasoso apresenta maior energia, forma e volume varivel.

Estado

Caractersticas macroscpicas . Possui forma prpria . Possui volume definido

Caractersticas microscpicas . Partculas esto fortemente atradas . Grande proximidade entre as partculas . Partculas no esto fortemente atradas . Proximidade pequena entre as partculas . Praticamente no h fora de atrao entre as partculas . Praticamente no h proximidade entre as partculas

Slido

Lquido

. No possui forma prpria . Possui volume definido

Gasoso

. No possui forma prpria . No possui volume definido

Plasma
Sob altas temperaturas um gs pode ficar ionizado e perder eltrons. Esse aglomerado de tomos neutros, ons e eltrons livres, em propores aleatrias que apresenta um comportamento coletivo denominado plasma. O plasma representa 99,99% da matria visvel do Universo.

Diferena entre Gs e Vapor


Inicialmente, cabe lembrar que tanto gs quanto vapor apresentam densidades, viscosidades e, praticamente, no h proximidade entre as partculas que tendem a ocupar todo o espao no qual esto confinadas. Porm, as afinidades param por aqui: Vapor: Quando a matria existe no estado gasoso, em equilbrio com seu lquido ou slido, podendo sofrer alterao nesse estado por reduo da temperatura ou aumento da presso ela denominada vapor. Gs: Quando a matria no estado gasoso ultrapassou o que chamamos de temperatura crtica, no h mais como, por simples compresso, fazer com que ela assuma novamente outro estado da matria ela denominada gs.

O Estado Gasoso
Gases: a palavra gs significa caos.
Os gases so altamente compressveis e ocupam o volume total de seus recipientes; Quando um gs submetido presso, seu volume diminui; Os gases sempre formam misturas homogneas com outros gases; Os gases ocupam somente cerca de 0,1 % do volume de seus recipientes.

O Estado Gasoso
Possui trs variveis:
Volume Presso Temperatura

Volume
O volume de um gs exatamente o recipiente que o contiver, por isso importante sabermos promover a mudana de uma unidade em outra. 1 m3 = 1000 L 1 L = 1000 mL = 1000 cm3 1 dm3 = 1 L 1 mL = 1 cm3

Presso
a fora que as partculas gasosas exercem sobre a parede do recipiente. A presso atmosfrica medida com um barmetro.

As molculas de ar tm massa, so atradas pela gravidade e exercem presso sobre tudo que se encontra sobre a superfcie do planeta; Quanto maior a altitude, menor ser a presso.

Presso
As unidades mais importantes de presso so as seguintes: Ao nvel do mar:
1 atm = 760 mmHg = 101.325 Pa

Temperatura
Indica o grau de agitao mdio das molculas. Quanto maior a temperatura, maior deve ser o grau de agitao das molculas que se encontram no estado gasoso.

A escala de temperatura utilizada para os gases a escala absoluta (Kelvin), por isso devemos transformar a escala Celsius para Kelvin, de acordo com a equao a seguir:
T (K) = T(C) + 273

Escala de Temperatura

Celsius Kelvin

Teoria Cintica dos Gases


Explica o comportamento microscpico das partculas de um sistema gasoso a partir de um modelo. A teoria cintica baseia-se: Um gs constitudo de partculas idnticas entre si; As partculas so dotadas de movimento desordenado; O nmero total de partculas de um gs grande e o volume das mesmas desprezvel em relao ao volume ocupado pelo gs, devido grande distncia entre as partculas no estado gasoso;

Teoria Cintica dos Gases


As colises das partculas gasosas entre si e com as paredes do recipiente que as contm so perfeitamente elsticas; Quando nos referimos velocidade e energia cintica das partculas, devemos nos referir velocidade mdia e energia cintica mdia; As foras de atrao ou repulso que atuam so desprezveis, exceto durante uma coliso. Devido grande distncia entre as partculas, tais foras so praticamente nulas. Uma conseqncia disso que o movimento das partculas retilneo e uniforme entre duas colises.

Gs Ideal ou Perfeito
todo e qualquer sistema gasoso em que suas partculas constituintes comportam-se como est previsto na teoria cintica dos gases. Porm, um gs real aproxima-se do comportamento ideal a baixas presses e altas temperaturas, em que as partculas praticamente no interagem entre si. Esse modelo afasta-se bastante do que observvel na prtica para um gs real em condies de presso muito alta e/ou temperatura muito baixa. Quando o volume do gs diminui muito, e as partculas ficam muito prximas passando a interferir no movimento uma das outras.

Exerccios
(UnB) O estudo das propriedades macroscpicas dos gases permitiu o desenvolvimento da teoria cintica-molecular, a qual explica, em nvel microscpica, o comportamento dos gases. A respeito dessa teoria, julgue os itens que se seguem: 1. O comportamento dos gases est relacionado ao movimento uniforme e ordenado de suas molculas. 2. A temperatura de um gs uma medida da energia cintica de suas molculas. 3. Os gases ideais no existem, pois so apenas modelos tericas em que o volume das molculas e suas interaes so considerados desprezveis. 4. A presso de um gs dentro de um recipiente est associada s colises das molculas do gs com as paredes do recipiente.

Transformao Isotrmica
Lei de Boyle, 1662: Sob temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa gasosa inversamente proporcional presso aplicada. P1/V

P1V1=P2V2

Transformao Isobrica
Lei de Charles e Gay-Lussac Sob presso constante, o volume ocupado por certa massa gasosa diretamente proporcional sua temperatura. VT

V1T2=V2T1

Transformao Isocrica
Lei de Gay-Lussac Sob volume constante, a presso exercida por uma certa massa gasosa diretamente proporcional temperatura do sistema.
PT

P1T2=P2T1

Equao Geral dos Gases


P.V = constante; logo T

Pi . Vi = Po . Vo Ti To
incio final

Exerccios
A presso total do ar no interior de um pneu era de 2,30 atm, quando a temperatura do pneu era de 27C. Depois de ter rodada um certo tempo com este pneu, mediu-se novamente sua presso e verificou-se que esta era agora de 2,53 atm. Supondo a variao de volume do pneu desprezvel, a nova temperatura ser: a) 29.7C. b) 57.0C. c) 33C. d) 330C. e) Nenhuma.

Exerccio
Uma certa quantidade de um gs ideal submetida s transformaes: 12, 23 e 31 indicadas no diagrama pV (presso e V volume).

Julgue os itens. 1. Na transformao de 1 para 2, a temperatura diminui. 2. Na transformao de 2 para 3, o gs sofre contrao de volume. 3. Na transformao de 3 para 1, a temperatura permanece constante. 4. Nos pontos 1, 2 e 3, as temperaturas so iguais. 5. Na transformao de 3 para 1, a presso aumenta e volume permanece constante. 6. Na transformao de 1 para 2, o gs sofre expanso.

Exerccios

Qual o nome das transformaes gasosas verificadas quando passamos de I para II, II para III e III para I?

Equao dos Gases Ideais Equao de Clayperon


PV = nRT
P = Presso V = Volume n = quantidade de matria (mol) R = Constante dos gases T = Temperatura em Kelvin

Condies Normais de Temperatura e Presso (CNTP)


P = 1 atm = 760 mmHg (nvel do mar) T = 0C = 273 K

1 mol de qualquer gs nestas condies ocupa a mesmo volume, denominado de volume molar: V = 22,71 L

Constante dos Gases (R)


Para cada unidade de presso temos um valor diferente para o R: P = 1 atm R = 0,082 atm x L K x mol P = 760 mmHg R = 62,3 mmHg x L K x mol P = 101,325 KPa R = 8,31 KPa x L K x mol

Exerccio
Em um parque de diverses, em certo dia quente, um homem enchia bales com gs He. Se o volume mdio dos bales, depois de cheios, era de 10 litros, a temperatura mdia do dia era de 37C e a presso do gs no balo era de 2,5 atm, a mossa mdia de He em cada balo era de aproximadamente: (Dados: M(He)= 4g /mol ; R= 0,082atm . L / K . mol) a) 1 g b) 2 g c) 4 g d) 8 g e) 12g

S-ar putea să vă placă și