Sunteți pe pagina 1din 19

Geog. e Prod.

do Espao Econmico
Prof.: Marcos Roberto P. Moura

A Rssia tem um plano

A Rssia tem um plano


A mais significativa de todas

as tendncias do comunismo sovitico a planificao deliberada de toda a produo. O nico objetivo do plano a segurana mxima e o bemestar mximo com o tempo, de toda a comunidade. Logo aps um plano quinquenal (5 anos) lanava-se outro.

Qual a tarefa da Gosplan (Comisso de Planejamento Estatal)?


Atravs de fatos, nmeros e

estatsticas fazer todo um retrospecto da Rssia: - o volume da fora de trabalho; - condio da fbrica coletiva; - recursos naturais. Toda essa informao organizada por grande nmero de peritos estatsticos, que tinham um quadro das coisas tal como eram. A poltica determinada pelos chefes do governo, e a tarefa dos planificadores estabelecer a mais eficiente forma de realizar essa poltica baseando se nas informaes recebidas.

Mas isso ainda no era o plano, era apenas o

primeiro esboo, o plano elaborado pelos peritos tem que ser submetido ao povo. Em cada fase, os dados de controle esto sujeitos a um exame completo e uma anlise total. Todos os trabalhadores e camponeses tomam parte ativa na discusso e considerao do plano, fazendo propostas e sugestes. Trabalhadores das fbricas e camponeses das fazendas opinando sobre os mritos e demritos do plano.

Nessa discusso e debate do

plano provisrio por milhes de cidados, em toda a nao, os russos vem a verdadeira democracia. A Gosplan e os dirigentes do governo examinam as sugestes e emendas, fazem as modificaes necessrias, e o plano est pronto. enviado de volta em sua forma final, a operrios e camponeses de toda parte, e toda a nao junta suas energias para completar a tarefa.

Mas, quais as polticas que os chefes do governo consideram essenciais, a princpio?


A maioria dos habitantes da URSS

era analfabeta, sem educao. A maioria dos trabalhadores da URSS muito pouco ou nada sabia sobre higiene e sade. Algumas necessidades eram to evidentes que no havia dvida. Mas, que resposta dar a problemas como os seguintes?

- Seria melhor poltica concentrar-se na

produo de artigos para o povo comer,vestir e usar agora? - Ou seria melhor dar uma ateno mais especial a construo de fbricas, usinas de energia, estradas de ferro? Atender as necessidades imediatas do povo agora, ou pensar mais no futuro?

- Seria melhor poltica

concentrar-se na produo daquilo que se pudesse fazer melhor, e importar aquilo que se fazia com deficincia? - Ou seria melhor procurar obter todo o abastecimento dentro das prprias fronteiras? E ento, procurar fazer melhor ou tentar fazer de tudo?

Os russos preferiram sacrificar o conforto no presente pela

segurana do futuro. A proporo do investimento que se faz para o futuro determina o que teremos para comer e vestir no presente. E foi ento que decidiu-se reduzir a produo de bens de consumo e aumentar a gerao de bens de produo. Houve uma aguda falta de todos os artigos de consumo na Rssia.

Se fosse um pas como os Estados Unidos, no

seriam necessrias tantas medidas em infraestrutura,mas.... ... a Rssia era pobre em estradas de ferro maquinaria, fbricas, usinas de todo tipo, o pouco que tinha foi quase todo destrudo pelas guerras. A Rssia tinha que comear praticamente do nada, mas os russos, otimistas, acreditavam num crescimento rpido, acima da mdia mundial. O pas planejava um investimento anual da renda nacional relativamente grande para um pas pobre, em contrapartida, esperavam um retorno econmico, que era mais uma utopia.

Quase todos os pases do mundo,

no caminho da industrializao foram ajudados pelo capital estrangeiro, que lhes permitiu comprar ao, mquina, etc. Mas qual pas capitalista emprestaria dinheiro para a Rssia socialista? De que forma ento, foram pagos os materiais importados e indispensveis?

Uma parte da produo lquida de cada

industria transferida para as instituies financeiras centrais, que tm assim um controle unificado sobre todos os recursos disponveis. Faz-se ento uso desse dinheiro. Outra forma de dinheiro o comrcio exterior, em que a Rssia barganha o seu trigo, petrleo, minrios, madeiras e peles, pelos equipamentos necessrios.

S-ar putea să vă placă și