Sunteți pe pagina 1din 35

Desenvolvimento Humano

Profa. M Eliza P. Finazzi, Ph.D.


Faculdade de Filosofia So Bento Curso de Filosofia Disciplina Psicologia da Educao 2 srie - 3 sem. matutino

Agosto - 2010

Desenvolvimento Humano
Consideraes sobre desenvolvimento humano Desenvolvimento durante toda a vida;

um processo contnuo e ininterrupto;


No qual os aspectos biolgicos, fsicos, sociais e culturais se interconectam, se influenciam reciprocamente; E resulta em indivduos com um modo de pensar, sentir e estar no mundo absolutamente singulares e nicos.

Desenvolvimento Humano

rea da Psicologia que estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: fsicomotor, afetivo-emocional e social; Desde o nascimento at a idade adulta: idade em que todos estes aspectos atingem o o seu completo grau de maturidade e estabilidade; Fenmeno do prolongamento da vida - inclui tb a idade ps-adulta.

(Bock et al., 2009)

Desenvolvimento Humano

Na Psicologia so vrias as teorias do desenvolvimento; Elaboradas a partir de observaes , pesquisas com grupos de pessoas de diferentes faixas etrias e culturas, estudos de casos clnicos, acomapanhamento de indivduos desde o nascimento at a idade adulta.

Desenvolvimento Humano

Organizao estrutural: a ocorrncia ou no de um acontecimento influencia e modifica todos os outros aspectos do desenvolvimento;
Momentos privilegiados para que certas coisas aconteam de forma mais satisfatria; Se a oportunidade ou o complemento ambiental ocorrer fora destes momentos, o desenvolvimento no ocorrer da melhor forma, como ocorreria se fosse na hora certa (ex: alfabetizao);

Necessidade de integrao do aspecto em desenvolvimento com os outros aspectos da vida do indivduo;


Sem a integrao: risco de prejuzo do que foi conquistado.
(Gorayeb, 1985):.

Desenvolvimento Humano

Importncia dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento de uma estrutura de personalidade normal ou patolgica e, portanto, fundamentais para a adaptao eficaz ao meio ambiente na vida adulta;

Os processos psicolgicos e social ocorrem sempre paralelamente aos processos biolgicos de base (desenvolvimento neuropsicomotor).

Psicologia do Desenvolvimento
Histrico

Infncia era considerada um perodo de felicidade, tendo a criana apenas patologias fsicas;
Crianas recebiam cuidados apenas at os 3 4 anos, sendo ento tratadas como mini-adultos e participando de todas as atividades dos adultos, presenciando seus atos (ntimos e sociais);

Igreja (sec. XVII) afasta a criana do assunto sobre sexo, enfocando como inadequadas estas vivncias para a formao do carter, atribuindo as questes sexuais somente aos adultos;
Passam a ensinar religio e moral, alm de leitura escrita aritmtica etc; Crianas passam a ter um local especfico para receber educao e cultura formais, mas tambm castigos severos: a escola; Incio sc.XIX: estudo cientfico da criana.

(Rappaport et al.; 1981)

Psicologia do Desenvolvimento
Cincia

Primeiros trabalhos: descrio de comportamentos tpicos de cada faixa etria e elaborao de escalas de desenvolvimento (Binet, Gesell)

Contribuio de vrias vertentes tericas, como: Teorias analticas de personalidade, como a embasada na anlise de adultos (Freud) e, posteriormente, a anlise de crianas (M.Klein A compreenso da personalidade o fundamento para compreender a vida social)
Teorias cognitivistas (Piaget) Teorias de aprendizagem social (Vygotsky; Bandura)

(Rappaport et al.; 1981; Bock et al.; 2009)

Psicologia do Desenvolvimento
Cincia

Teorias: conceitos que procuram explicar os comportamentos normais e patolgicos;


Tendncia atual: desenvolvimento emocional se prolonga muito alm da adolescncia (marcado por crises); a pessoa nunca cessa de crescer e sempre h possibilidade de reestruturaes, modificaes e reintegraes da personalidade (Caplan, Erikson); Objetivo: descrio e explicao dos processos internos de desenvolvimento da personalidade e da cognio; Mtodo: pesquisas para obteno de dados em situaes naturais e de laboratrio.

(Rappaport et al.; 1981)

Desenvolvimento Humano

Fsico

Social

Desenvolvimento pressupe amadurecimento


Afetivo Emocional Cognitivo

Desenvolvimento

A criana no um ser humano em miniatura; Apresenta caractersticas prprias da sua idade; Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo , prprias de cada faixa etria; Existe uma assimilao progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodaodas estruturas mentais a um novo dado do mundo exterior.

(Bock et al.; 2009)

Desenvolvimento
Perodo sensvel

Momento ideal para o desenvolvimento de uma aptido/ capacidade, para o aprendizado e a incorporao harmnica de uma nova capacidade: assimilao (Piaget); Perodo sensvel prprio para cada capacidade.

Antecipao ou atraso

Fora do momento adequado: no existncia ou perda do potencial para se desenvolver.

(Gorayeb; 1986)

Desenvolvimento
Perodo Crtico

Momento aps o qual o potencial se esgota, caso a capacidade no teve condies de se desenvolver. Nem sempre h tempo para recuperar o desenvolvimento.

(Gorayeb; 1986)

Desenvolvimento
O no aparecimento ou evoluo de determinados atributos na estrutura mental:

Interfere no resto da organizao mental, que no se estabelece igual de outro indivduo que contou com este atributo em sua estruturao.

No atraso:

Pode ocorrer a impossibilidade de introduzir em uma organizao em funcionamento, o elemento que deveria ser inserido numa etapa anterior (ex: limitaes do programa de alfabetizao de adultos).

(Gorayeb; 1986)

Desenvolvimento
Reabilitao de aspectos do desenvolvimento:

Alguns so irrecuperveis (ex: psicoses instaladas precocemente, comprometem a linguagem, mas tambm os outros aspectos do desenvolvimento) = Prejuzo

Prejuzo e Dficit
Prejuzo
o que interfere no desenvolvimento, em uma ou mais reas:

rendimento escolar; comportamento na escola; relacionamento interpessoais em casa, com pares, na escola e na comunidade; no uso do tempo livre, e no desenvolvimento do senso de self e de identidade
(Kaplan e Sadok, 1999).

Prejuzo e Dficit
Dficit

Tambm interfere em uma ou mais reas do desenvolvimento; Em grau de intensidade menor, com possibilidade de reversibilidade parcial ou total.

Psicopatologia da Infncia e da Adolescncia


Definida como um transtorno em uma ou mais das seguintes reas:

comportamento manifesto; estados emocionais; relacionamentos interpessoais; funo cognitiva

(Kaplan e Sadok, 1999).

Psicopatologia da Infncia e da Adolescncia


reas consideradas no estudo da psicopatologia da infncia e da adolescncia:

fenomenologia clnica (descrio dos fenmenos clnicos dos transtornos psicopatolgicos da criana e do adolescente); fatores psicossociais; fatores demogrficos; fatores biolgicos; fatores genticos; fatores familiares; histria natural; resposta interveno.

Psicopatologia da Infncia e da Adolescncia


Operaes Mentais envolvidas em um transtorno mental:

Funes neuropsicolgicas (memria, ateno, funes executivas);


Outras atividades psquicas (raciocnio, julgamento, emoes, conscincia, percepes, sentimentos).

Psicopatologia da Infncia e da Adolescncia


O diagnstico realizado atravs de:

Entrevista diagnstica com os pais para realizao de um questionamento sistemtico, detalhado, e flexvel;

Entrevistas ldicas com a pessoa para avaliao do estado mental;


Relatrios escolares, peditricos e da comunidade (sobre comportamento e rendimento especfico);

Construo da histria evolutiva;


Avaliao da adaptao do paciente; Avaliao geral e o exame fsico;

Psicopatologia da Infncia e da Adolescncia

Avaliao psicolgica, neuropsicolgica e de rendimento escolar (avaliao de funes cognitivas considerando: nvel de rendimento intelectual, linguagem,percepo, aptides motoras, funes executivas, ateno, memria, nvel de atividade);

Aplicao de escalas padronizadas de classificao dos sintomas;


Avaliaes neurobiolgicas (tcnicas de imagem cerebral, EEG, avaliaes neuroqumicas, neuroendcrilgicas e neurofarmacolgicas).

Dificuldades no diagnstico da infncia e


da adolescncia

Instabilidade dos sintomas; Baixa concordncia na descrio dos sintomas entre o paciente e o seu responsvel; A criana informa melhor sobre sintomas subjetivos (ex: ansiedade, humor, ideao suicida, prazer nas atividades), enquanto que o adulto responsvel maior preciso na descrio dos problemas comportamentais (ex: dificuldades na ateno e concentrao, alteraes do sono, irritabilidade);

Dificuldades no diagnstico da infncia e da adolescncia

Influncia de possveis transtornos psiquitricos e/ou emocionais prprios, no relato dos adultos; Existncia de sintomas de significado especial: potenciais indicadores de maus tratos (abuso fsico, emocional, sexual, negligncia fsica, negligncia educacional), bem como intenes suicidas e atos violentos .

Sistemas Diagnsticos Atuais


Algumas consideraes

Dvidas sobre o melhor modelo a ser aplicado nos sistemas de diagnstico e de classificao psiquitrica para transtornos na criana e no adulto: modelo categorial ou dimensional; etiolgico ou descritivo; formar um sistema hbrido aplicado para cada transtorno ou um modelo q melhor o descrevesse; modelo mais restritivo (lumping) ou com a ampliao do nmero de categorias (splitting); se deveria incluir somente casos evidentes ou tambm casos limtrofes.

1. 2. 3. 4. 5.

Sistemas Diagnsticos Atuais


Importante:

O processo diagnstico, seus resultados e as taxas de prevalncia (morbidade) so influenciados conforme o modelo terico utilizado; Anos 60 e 70, a psicopatologia da criana e do adolescente contava apenas com avaliaes no padronizadas: Insatisfao com os sistemas de diagnstico e classificao vigentes; Baixa concordncia entre os psiquiatras na elaborao de um diagnstico; Dificuldade no reconhecimento e descrio dos quadros.

Sistemas Diagnsticos Atuais


Desenvolvimento de critrios operacionais:

uniformizao dos procedimentos diagnsticos, na confirmao ou no da presena de um transtorno; aumento da confiabilidade entre os avaliadores; os critrios vieram de estudos que estavam sendo realizados com adultos.

Sistemas Diagnsticos Atuais


Sistemas diagnsticos atuais:

Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM IV-TR, 2000) (mais utilizado em pesquisa)

Classificao Internacional das Doenas (CID10) (para avaliao clnica)

Sistemas Diagnsticos Atuais

Critrios operacionais consideram o conjunto dos sintomas apresentados pelo paciente (critrios descritivos); No necessrio que todos os sintomas pertencentes a uma categoria estejam presentes; A classificao descritiva e categorial dos transtornos mentais hierrquica e multiaxial;

Sistemas Diagnsticos Atuais

Critrios descritivos operacionais aumentam a confiabilidade e a validade do diagnstico; teis e aceitos pelos clnicos, em pesquisa e na academia; Seu uso mais indicado para pesquisa;

Sistemas Diagnsticos Atuais


Na clnica ocorre perda significativa de informao
(Rutter e Shaffer, 1980; Brasil, 2003);

Risco de deixar de lado a psicopatologia, enquadrando o paciente em um ou outro diagnstico, e definindo o grupo de pacientes que caracteriza uma determinada categoria diagnstica (Tucker, 1998; Brasil, 2003); Os manuais diagnsticos atuais apenas fornecem parte das informaes que necessitamos, e a outra parte a histria do indivduo e sua narrativa
(Tucker, 1998; Brasil, 2003);

Sistemas Diagnsticos Atuais


Apresentao dos sintomas em variadas dimenses (falta de ateno, medo, raiva, impulsividade, irritabilidade, disforia e mau humor) e ocorrem em vrios contextos: desenvolvimento normal, reaes a eventos ambientais e ntido estado psicopatolgico.
O quadro clnico da criana e do adolescente pode ser mais um processo, pois existe a possibilidade de respostas emocionais e de comportamentos resultantes da interao entre temperamento, desenvolvimento e ambiente

(McClellan e Werry, 2000; Brasil, 2003).

Referncias para Leitura


1.

Bock , AMB; Furtado,O e Teixeira, MLT. Psicologias: Uma introduo ao estudo da Psicologia. So Paulo: Ed. Saraiva,Cap.8 pg. 117-129.2009.
Gorayeb, R: Psicopatologia Infantil. In: Rappaport, C. R. Temas Bsicos de Psicologia. So Paulo: EPU, 1985. Rappaport, CR, Fiori,WR e Davis,C. Psicologia do Desenvolvimento.Teorias do Desenvolvimento: conceitos fundamentais. Vol 1. So Paulo: Ed. Pedaggica Universitria (EPU) Cap.1 pg. 1-10.1981. Brasil HH. Desenvolvimento da verso brasileira da Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged Children Present and Lifetime Version (K-SADS-PL) e estudo de suas propriedades psicomtricas [tese]. So Paulo - Brasil: Universidade Federal de So Paulo; 2003. Assumpo Jr, F B e Kuczynski ,E (Eds). Tratado de Psiquiatria da Infncia e Adolescncia. So Paulo: Atheneu, cap.3 pg 21-27, 2003. (recomenda-se a leitura dos captulos 1 e 2 deste tratado). Kaplan, H.I; Sadok, B.J: Tratado de Psiquiatria. Porto Alegre:ArtMed , Vol 3; captulos: 33 e 34.

2.

3.

4.

5.

6.

Histrico do Desenvolvimento Infantil Crditos Profa. Maria Ins Falco (Serv. de Psicologia e Neuropsicologia IPq HCFMUSP)
PSICOLOGIA EVOLUTIVA DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

Obrigada!
elizafinazzi@uol.com.br

S-ar putea să vă placă și