Sunteți pe pagina 1din 28

DISCIPLINA: HIDRULICA E HIDROLOGIA ALUNOS: ALESSANDRA ALVES CAIO AMENDOLA MANUELLA CARVALHO MARIANA LIMA

uma das cincias que estudam a atmosfera terrestre (principalmente a troposfera), e tem como foco o estudo dos processos atmosfricos e a previso do tempo. Os fenmenos meteorolgicos esto relacionados com variveis como a temperatura, a presso atmosfrica e a umidade do ar.

Figura 1 Camadas da atmosfera terrestre

A histria da meteorologia pode ser traada a partir da Grcia Antiga, e Aristteles considerado o pai da meteorologia.
Figura 2 - Aristteles

Figura 3 - Estao meteorolgica da UNESP

Figura 4 - GOES-8, satlite meteorolgico dos EUA

As previses meteorolgicas atuais so feitas por computadores de alta velocidade que analisam um enorme volume de dados histricos e medies recentes. So coletados dados atravs de instrumentos simples e complexos.

Ainda no h uma teoria inteiramente satisfatria e universalmente aceita. O que existe so alguns modelos propostos para esquematizar os principais fenmenos que condicionam a situao meteorolgica, os quais permitem previso do tempo razovel com 24 a 48 horas de antecedncia.

Figura 5 Modelos meteorolgicos

Consiste na circulao do ar em uma escala planetria, tendo como objetivo uma redistribuio de energia e umidade.
originada pelo aquecimento desigual da superfcie do solo, no qual as diferenas de temperatura dos plos e do equador vo originar movimentos do ar.

Modelo monocelular (Hadley)


Subida do ar em altitude na regio do Equador (baixa presso);

Descida do ar nas regies polares (alta presso);

Figura 6 Circulao global numa terra sem rotao

Aristteles descreve o modelo em que se distinguem cinco zonas bem definidas:

Cintura das calmarias e das baixas presses Zona dos alsios e contraalsios tropicais Cintura das altas presses subtropicais

Zonas temperadas
Zonas polares
Figura 7 Esquema de distribuio das presses e dos ventos sobre um globo uniforme

Influncia da rotao da Terra Modelo Tricelular


Sob a ao da fora de Coriolis, as trajetrias dos ventos se desviam para a esquerda ou para a direita, conforme o hemisfrio. Assim, o vento nunca poder soprar diretamente em direo aos Plos, formando-se trs clulas em casa hemisfrio:

Clulas de Hadley Clulas de Ferrel Clulas Polares

Figura 8 Modelo conceitual da circulao global atmosfrica

Influncia da desigual distribuio das terras e dos mares

(a) Inverno Altas presses continentais Ventos de terra Estao seca

(b) Vero Baixas presses continentais Ventos do mar Estao das chuvas

Figura 9 Mones de inverno e vero no continente asitico

Os ciclones e anticiclones formados na atmosfera (nas zonas temperadas) so responsveis pela mudana na direo dos ventos predominantes. Os ciclones so centros de baixa presso e os anticiclones so centros de alta presso.

Figura 10 Ciclones e Anticiclones (Hemisfrio Norte)

Fonte: Google Imagens

O ar quente se eleva favorecendo a formao de nuvens e precipitao(tempo nublado, chuva e vento forte).

Figura 11 Ciclones

No Hemisfrio Norte os ciclones expelem seus ventos no sentido antihorrio, sendo que no Hemisfrio Sul os mesmos expelem seus ventos no sentido horrio. Isso se deve fora de Coriollis.

12 - Ciclone Catarina Imagem de satlite Fonte: Google Maps

Quando um ciclone nasce e se desenvolve no Oceano Atlntico ele chamado de furaco. Quando o ciclone formado sobre as guas do Oceano Pacfico, ento chamado de tufo.

De acordo com a fora gerada pelo ar, um ciclone classificado em: Categoria 1: se obtiver baixa intensidade (fora de at 130 km); Categoria 2: se obtiver intensidade moderada (fora de at 176 km); Categoria 3: se obtiver forte intensidade (fora de at 208 km); Categoria 4: se obtiver extrema intensidade (fora de at 248 km); Categoria 5: se obtiver intensidade catastrfica (fora a partir de 249 km).

Pode ser considerado como um zona de presses elevadas na qual um ar frio e seco desce das altas e suprime os movimentos ascendentes necessrios formao de nuvens e precipitao.

Clima bom (seco e sem nuvens), quente e seco no vero e frio com cu limpo no inverno.
Figura 13 Anticiclones

Figura14 Sistema frontal ciclnico (Hemisfrio Norte) Fonte: Google Imagens

Os ciclones so confundidos em grande escala com os furaces. Aqueles se diferem desses, j que os furaces possuem ncleos quentes formados por guas quentes de temperatura acima de 26C. Os ciclones so rapidamente identificados em mapas de observaes, pois tem a caracterstica marcante de se movimentar em forma espiral, mais especificamente como vrgulas.

Conceito Segundo Bjerknes e Bergeron, meteorologistas noruegueses do sculo 20, o conceito de

massas de ar corresponde a uma poro de ar, de grande espessura, que apresenta certa
homogeneidade densidade). horizontal de caractersticas fsicas (temperatura, umidade e

As massas de ar se formam sobre grandes reas uniformes de terra ou de gua, sobre as


quais a circulao do vento se faz fracamente. So classificadas conforme sua regio de origem e o tipo de superfcie com as quais elas

estavam em contato.
Exemplos: Oceanos, grandes florestas, extensos desertos, extensa superfcie de gelo.

Exemplos - Massas de ar brasileiras no vero e no inverno

Caractersticas

Podem ser quentes ou frias, midas ou secas.

Nomenclatura das massas

O nome das massas composto de trs letras: a primeira m (de massa), a


segunda Maiscula indicando a origem (ex.: Polar) e a terceira letra minscula indicando se continental (c) ou de um oceano. mEa - Equatorial Atlntica mTc - Tropical Continetal mPa - Polar Atlntica

Conceito

Podemos definir frentes como a linha de interseo da superfcie frontal (superfcie de


descontinuidade), entre duas massas de ar diferentes, com o solo.

Denominao
Frentes quentes; Frentes frias;

Frentes oclusas;
Frentes estacionrias.

Frente Quente

Deslocamento: Massa de ar mais quente para a mais fria (ar quente tende a
substituir o ar mais frio).

(Aumento da temperatura)

Chuvas amenas antes da passagem da frente

Esquema de uma frente quente

Frente Fria

Corresponde a uma cunha de ar relativamente frio que age sob uma massa de
ar quente que assim levantada

(Diminuio da temperatura)

Chuvas durante a passagem do sistema frontal

Esquema de uma frente fria

Frente Oclusa (Ocluso)

Zona de transio onde uma frente fria

(movendo-se mais depressa),

ultrapassa e obstrui uma frente quente, fazendo elevar-se todo o ar quente.


(Mescla de caractersticas das frentes frias e quentes)

Esquema de uma frente oclusa

Frente Estacionria

uma fronteira entre ar quente e ar frio que resulta quando uma frente fria
(ou quente) reduz a velocidade quase a zero.

No h predomnio de avano de uma massa em

direo outra (sistema


estacionrio sobre uma Chuvas contnuas regio

Esquema de uma frente estacionria

Figura 8 Fases de um ciclone extratropical


Fonte: GARCEZ, Lucas Nogueira; ALVAREZ, Guilhermo Acosta - Hidrologia. 2 edio ver. e atual. So Paulo: Edgard Blucher, 1988.

a Duas correntes, uma de ar frio e outra de ar quente, esto posicionadas paralelamente e em sentidos opostos, separadas por uma frente polar estacionria. Qualquer instabilidade trmica ou esforo tangencial , faz com que se forme uma onda interfacial, como se fosse uma inchao num canal. b A onda interfacial j est bem caracterizada e uma frente quente comea a se formar, cujo vrtice da ondulao o setor mais quente. c Progresso do setor quente e formao de um centro de baixa presso. Alm disso, a frente fria empurra o ar da regio posterior e se introduz em bisel ao nvel do solo.

d Progresso rpido da frente fria, estrangulando o vrtice da regio quente e jogando o ar quente para cima. O ciclone est se desenvolvendo.
e Intenso processo de ocluso, formando uma frente oclusa ao nvel do solo. f Frete oclusa se dissolve e aos poucos e a perturbao tambm desaparece.

Figura 9 Modelo de uma perturbao ciclnica


Fonte: GARCEZ, Lucas Nogueira; ALVAREZ, Guilhermo Acosta Hidrologia. 2 edio ver. e atual. So Paulo: Edgard Blucher, 1988.

Ocorre a formao das nuvens e das precipitaes provocadas pela ascenso do ar mido do setor quente nas encostas das duas superfcies frontais; na regio da frente quente, o ar quente e mido se eleva sobre a massa de ar frio e por expanso adiabtica se resfria at atingir seu ponto de saturao; uma parte do vapor de gua se condensa ento sobre os ncleos de condensao existentes no ar (partculas slidas higroscpicas de dimetros compreendidos entre 0,1 e 1,0 mcron, cristais de NaCl provenientes do mar ou poluentes locais, resduos de combusto). Assim, formam-se gotculas finas (dimetros de 5 a 20 mcrons) que constituem as nuvens. Frequentemente, este processo prossegue ativamente, dando lugar a possantes sistemas de nuvens caractersticas (nimbos e altos extratos) que do origem a chuvas uniformes, de grande durao, atingindo grandes extenses da frente quente. Na regio de frente fria, a sobrelevao do ar quente provocada pelo avano da mesma frente produz fenmenos aos citados anteriormente, porm menos extensos; observam-se faixas de nuvens mais delgadas que ocasionam os temporais e as chuvas de grande intensidade e pequena durao.

So perturbaes locais relativamente bruscas, de fraca durao, independentes de frentes; so caracterizadas por fenmenos eltricos (raios e troves), forte precipitaes, s vezes acompanhadas por rajadas de ventos. Para estas ocorrerem, a principal condio um quadro de instabilidade atmosfrica. Uma tempestade eltrica inclui quatro ingredientes, todos necessrios e interrelacionados: Elevao Umidade Ar instvel Sem cimo a cerca de 3000m

Figura 10 - As nuvens crescem para cima, desenhando topos em forma de torre que se parecem com bigornas. As tempestades eltricas costumam ser causadas por essas nuvens.
Fonte: http://www.nssl.noaa.gov/ em: 14/05/2013

Algumas aplicaes da Meteorologia


Agricultura Poltica energtica Estratgias militares Construo Civil

Meteorologia e Construo Civil


NBR 15220 Brasil passou a ser classificado em 8 zonas bioclimticas; Importncia das caractersticas regionais e previso do tempo (cronogramas); Meteorologia Fundamental na Construo Civil.

Alessandra Alves de Lima - 1013785GCIV Caio Duque Estrada Amendola 1013556GCIV Manuella Carvalho dos Santos 1013526GCIV Mariana Freires de Sousa Lima - 1013543GCIV

CEFET/RJ ENGENHARIA CIVIL 2013.1

S-ar putea să vă placă și