Sunteți pe pagina 1din 51

Casamento

C.E.I.G.

Expositor : Valdemar Costa

SEGUNDA PARTE CASAMENTO


Os que se propem, como objetivo supremo de sua vida, felicidade pessoal, no podem ter, naturalmente, qualquer inclinao para o casamento. Hermann Alexander Keyserling

ALMAS GMEAS
1 - Existem as almas gmeas, metades que se buscam para um embalo eterno? O Espiritismo diz que no, conforme est na questo n 298, de O Livro dos Espritos. H, seguramente, as algemas, almas que se unem para experincias de resgate e reajuste, no instituto do casamento.

ALMAS GMEAS
2 - Ento essa histria de cara metade furada?
No inteiramente. Se h respeito, carinho, compreenso entre os cnjuges, natural que usem essa expresso reciprocamente. Se acirram-se desentendimentos, em clima de guerra domstica, a cara metade costuma transformar-se em metade cara, em face do desgaste emocional e espiritual dessa convivncia.

ALMAS GMEAS
3 - Por isso costuma-se dizer que o casamento como uma fortaleza sitiada. Quem est fora quer entrar. Quem est dentro quer sair...
Levando por a podemos lembrar uma observao atribuda a Scrates: Quer vos caseis, quer no, havereis de vos arrependerdes.

ALMAS GMEAS
4 - No ser para contornar essa

dubiedade que muita gente prefere o ajuntamento, sem os compromissos formais do matrimnio? O ajuntamento uma clara demonstrao de que os parceiros desejam as vantagens dessa relao sem disposio para assumir os compromissos que lhe so inerentes

ALMAS GMEAS
5 - Quais seriam esses compromissos? Fundamentalmente, o de renunciar liberdade irrestrita. Numa existncia em comum as decises e iniciativas no podem ser unilaterais. H que se harmonizarem necessidades e aspiraes de ambas as partes.

ALMAS GMEAS
6 - Mas isso no pode estar presente tambm num ajuntamento? Talvez, mas difcil. Implicitamente as pessoas que partem para um ajuntamento esto dizendo: Vamos experimentar. Se voc no invadir meu espao, se no interferir em minhas iniciativas, se atender s minhas expectativas, ficaremos juntos. um mau comeo.

ALMAS GMEAS
7 - At que ponto o casamento altera essa concepo? O casamento uma demonstrao recproca de confiana na solidez da relao. Ao assinar o contrato matrimonial os nubentes atestam que esto dispostos a enfrentar juntos as lutas da existncia e compor um agrupamento familiar, marcado pela presena de filhos, com todas as responsabilidades que lhe so inerentes.

ALMAS GMEAS
8 - Como superar as divergncias, a caminho de uma harmonizao na vida familiar? O primeiro passo, o mais importante, superar o comportamento egostico. Mudar a conjugao, no verbo de suas aes. Nunca na primeira pessoa do singular, eu; sempre na primeira do plural, ns. Que sejam almas gmeas nesse empenho e vivero felizes.

Automatismo reencarnatrio
1 - Os Espritos que reencarnam planejam seu casamento na Terra? Sim, quando esclarecidos e conscientes de suas necessidades, o que no ocorre com multides que retornam carne atendendo ao automatismo reencarnatrio.

TIPOS DE ENCARNAO
Didaticamente, de acordo com o progresso j conquistado, podemos considerar 3 tipos bsicos de encarnao:

TIPOS DE ENCARNAO
1- Encarnao Voluntria: (Livre)
prprio de Espritos redimidos. Grandes missionrios que vm Terra em tarefa de valor incontestvel. Possuem liberdade de escolha muito grande, pois eles mesmo determinam as tarefas a serem desenvolvidas, o local onde vo nascer, os pais e as diversas situaes de sua existncia. Muito raras so essas encarnaes;

2- Encarnao Semi-Voluntria: (Proposta)


- Leva em conta o livre-arbtrio relativo de que dispe o Esprito; mentores estudam seus dbitos e mritos, programando, em seguida, os principais acontecimentos da prxima existncia na carne, tendo em vista a liquidao ou minorao de dvidas e as possibilidades de progresso. Mas isto no imposto, podendo o indivduo discutir certas questes e propor alteraes, que sero aceitas ou no. a modalidade de muitos de ns, dotados de suficiente acuidade mental no espao para discernir o que interesse genuno e o que iluso, na vida terrena;

3- Encarnao Compulsria: - aquela que colhe o Esprito sem prvia concordncia dele e at sem o seu conhecimento. por sua ndole, prpria dos Espritos cujo grau de perturbao impede anlise lcida da situao ou cujas faltas so to graves que anulam a liberdade de escolha. uma imposio feita pela Lei para atender a casos cuja recuperao exige longas expiaes. Os arranjos reencarnatrios so feitos por entidades amigas de condio evolutiva superior que preparam todos os detalhes daquela nova existncia.

O processo de reencarnao compulsria, na realidade, dispensa a atuao direta de tcnicos da espiritualidade. Tudo pode desenrolar-se naturalmente, obedecendo aos impositivos do O que monodeismo? automatismo que rege a encarnao dos seres. Andr -Acontece quando um esprito, ou pessoa Luiz [Evoluo em Dois Mundos-cap XIX] diz:

est fixada em um nico objetivo e coloca ali todo seu potencial de energia a ponto de no "Os Espritos categoricamente inferiores, na maioria conseguir ver nada em sua volta. uma das ocasies, padecendo posio mental que pode monoidesmo levar, com sigo,tiranizante, at entram em simbiose fludica com as organizaes a nova encarnao. Chegar a prxima vida femininas a que se agregam, sendo inelutavelmente com deformidades fsicas e doenas de difcil atrados ao vaso uterino, circunstncias tratamento, inclusive em em casos extremos adequadas, paraerticas a reencarnao que lhes toca, em portar imagens que poder o levar at para criminalidade. moldes inteiramente dependentes da hereditariedade."

Importa, entretanto, considerar que, mesmo nesses casos, a entidade reencarnaste sofre superviso atenta, mesmo que a distncia, de Espritos superiores, responsveis pelo destino da Terra. A esse respeito Manoel Philomeno de Miranda [Painis da Obsesso] esclarece: Cada criatura recebe de acordo com as necessidades da prpria evoluo. Merece todavia, considerar que existncia alguma se encontra ao azar, distante de carinhosa ajuda e de socorros providenciais. Da mesma forma que a faixa mais larga da reencarnaes ocorre atravs de fenmenos automatistas, numa programtica coletiva, esta no se d sem que os superiores encarregados dos renascimentos, na Terra, tomem cuidadoso conhecimento." Com relao aos Espritos vinculados ao planeta Terra, informa-nos Andr Luiz, que a maioria deles reencarna-se de forma compulsria.

CASAMENTO PLANEJADO
2 - No h da parte dos mentores espirituais o cuidado de planejar algo a respeito? H sempre um acompanhamento e um empenho de orientao, mas preciso considerar que planejamento implica em conscincia de responsabilidade, que no o forte dos Espritos imaturos que habitam nosso planeta de expiao e provas.

CASAMENTO PLANEJADO
3 - Podemos dizer que os casamentos que do certo so aqueles que foram planejados? Estes tm melhores chances, mas tambm podem fracassar. Nossa viso na Espiritualidade bem mais objetiva. Identificamos com clareza nossas necessidades e o que nos cumpre fazer. Na Terra freqente prevalecerem nossas paixes, pondo a perder, no raro, planos cuidadosamente elaborados.

CASAMENTO PLANEJADO
4 - Quando o casamento no d certo, ainda que planejado, lcito partir para nova experincia afetiva? O livre-arbtrio outorga-nos a possibilidade de recompor nossa vida nos domnios da afetividade e os prprios mentores espirituais podem nos auxiliar nesse mister. Tudo o que desejam que tenhamos aprendido algumas lies e no incorramos nos mesmos enganos que determinaram o fracasso anterior.

CASAMENTO PLANEJADO
5 - Como fica nosso compromisso com o cnjuge do qual nos separamos? Normalmente o casamento objetiva harmonizao de Espritos que se renem no lar, consolidando laos de afetividade ou desfazendo ns de animosidade. Se isso no ocorre, fatalmente nos reencontraremos para novas experincias em comum.

CASAMENTO PLANEJADO
6 - Voltaremos condio de cnjuges? A misericrdia divina poder facultar uma mudana de posies nesse relacionamento, ligando-nos por laos de consanginidade pai e filha, me e filho ou como irmos que exercem poderosa influncia nessa harmonizao.

CASAMENTO PLANEJADO
7 - H registro de pessoas que colecionam casamentos, em unies efmeras. Ao desencarnar, com quem ficaro? Com a solido, em estgios depuradores nas regies umbralinas. Ali tero a oportunidade de refletir sobre tendncias inferiores no combatidas que inviabilizaram uma convivncia estvel e proveitosa.

CASAMENTO PLANEJADO
8 - Como ser feliz no casamento? Sendo feliz antes dele. A felicidade uma realizao pessoal que pede esforo por entender os objetivos da existncia humana e empenho por cumprir os desgnios divinos. Pessoas felizes, que cumprem a vontade de Deus, fazem casamentos felizes.

CASAMENTO RELIGIOSO
1 - Sou esprita e estou noivo de uma jovem catlica. Tanto ela quanto sua famlia insistem que devemos casar na Igreja. J deixei bem claro que no concordo. No estou certo?

O problema que ela tambm est certa. Se encara com seriedade sua religio, natural que deseje a bno nupcial, guardando fidelidade aos seus princpios.

CASAMENTO RELIGIOSO
2 - Tambm levo a srio minha convico esprita. Como ficamos, j que o Espiritismo no adota rituais? No h posies inconciliveis quando prevalece o bom senso. Disponha-se ao casamento religioso na intimidade do lar, com a presena de reduzido grupo familiar e do sacerdote.

CASAMENTO RELIGIOSO
3 - De qualquer forma, mesmo na intimidade no estarei desobedecendo aos princpios espritas? Doutrina da conscincia livre, o Espiritismo no probe nada. Apenas orienta para que faamos o melhor, particularmente em relao s pessoas de nossa convivncia, respeitando suas convices.

CASAMENTO RELIGIOSO
4 - Em que a transferncia da cerimnia religiosa para o lar far diferena? Na intimidade, em reduzido grupo familiar, ser diludo o formalismo, favorecendo um legtimo envolvimento dos participantes, particularmente do sacerdote. Haver mais espiritualidade, menos pirotecnia cerimonial

CASAMENTO RELIGIOSO
5 - E se minha noiva no concordar? Voc saber que ela no est preocupada com a bno; apenas com a badalao na igreja.

CASAMENTO RELIGIOSO
6 - Digamos que nosso casamento obedece a uma programao da Espiritualidade. Viemos para essa unio. Ser justo deixar de faz-lo por simples querela a respeito de uma cerimnia religiosa? Seria lamentvel. No obstante, com dilogo e compreenso o problema ser solucionado. Faa sentir sua noiva que voc est disposto a dar o passo mais importante, concordando com a cerimnia no lar. A parte dela bem mais simples. No envolve seus princpios

CASAMENTO RELIGIOSO
7 - E se os pais insistirem na cerimnia na igreja? um mau comeo permitir que os pais interfiram em algo que compete aos noivos decidir.

CASAMENTO RELIGIOSO
8 - Os sacerdotes costumam exigir que os noivos se submetam a determinados sacramentos e orientaes da Igreja para realizarem o casamento religioso. Como ficamos? No se preocupe. H sacerdotes esclarecidos que compreendero sua posio e sabero respeitar suas convices. Sabem que o sucesso de um casamento no est subordinado a mero formalismo religioso.

CASAMENTO ESPRITA
1 - Por que no h casamento religioso no Espiritismo? Como ensina Jesus, toda adorao, no propsito de uma comunho com Deus, deve ser um ato do corao, sem envolvimento com cerimnias e rituais.

CASAMENTO ESPRITA
1 - Por que no h casamento religioso no Espiritismo? Como ensina Jesus, toda adorao, no propsito de uma comunho com Deus, deve ser um ato do corao, sem envolvimento com cerimnias e rituais.

CASAMENTO ESPRITA
2 - Mas no razovel que algum diga algumas palavras e faa a evocao das bnos divinas para os nubentes? Sem dvida. muito importante, mas deve ser exercitado pelos prprios noivos.

CASAMENTO ESPRITA
3 - Qual o inconveniente de um oficiante?

Transferindo para algum essa evocao, os noivos passam condio de meros espectadores de uma funo de que lhes compete desempenhar. Por outro lado o oficiante, custa de repetir sua participao, acaba decorando belos discursos e lindas oraes que pronuncia mecanicamente, sem nenhum envolvimento com o que diz. Falta cerimnia, ento, o essencial sentimento, sem o que no h ligao entre a Terra e o Cu.

CASAMENTO ESPRITA
4 - O que deve ser feito no propsito dessa comunho? Que na intimidade, apenas com os familiares mais chegados, os noivos proponham-se a dizer, cada um por si, algo relacionado com o casamento de seus propsitos, das contribuies que pretendem efetuar, em moedas de compreenso, respeito, amizade, em favor da vida em comum, com a evocao das bnos de Deus

CASAMENTO ESPRITA
5 - Os prprios noivos seriam os oficiantes? No diria oficiantes, j que no h nenhum formalismo, nenhuma cerimnia. Apenas um ato de adorao, de elevao do sentimento, a busca das bnos divinas em legtimo ato do corao.

CASAMENTO ESPRITA
6 - Voc no acha que a maioria das pessoas que se casam no esto preparadas para esse tipo de evocao? Preparo para dizer algumas palavras? Preparo para pedir as bnos de Deus? O que pode existir alguma timidez, algum constrangimento. Justamente por isso deve-se faz-lo na intimidade, sem badalaes, sem muita gente. Em ltima instncia, que os noivos o faam a sos.

CASAMENTO ESPRITA
7 - Esse ato de adorao exercitado pelos noivos seria uma garantia de um casamento feliz? Seria a garantia de um bom comeo, em perfeita comunho com a Espiritualidade Maior

CASAMENTO ESPRITA
8 - O que mais seria preciso? Sustentar essa comunho com o empenho sempre renovado da orao, da sinceridade de propsitos, da fidelidade, da confiana mtua, na consolidao do casamento ideal uma unio de almas, que se afinizam nos mesmos propsitos de uma vivncia legitimamente crist.

ORIENTAO RELIGIOSA
1 - Quando marido e mulher no tm a mesma religio sempre surgem atritos quanto orientao religiosa dos filhos. O que se deve fazer? No esperar pelos atritos. um assunto que deve ser muito bem conversado e acertado, antes do casamento, partindo do velho princpio: o que tratado no caro.

ORIENTAO RELIGIOSA
2 - No seria melhor deixar os prprios filhos decidirem mais tarde, evitando problemas? Um dos maiores problemas do adolescente a falta de orientao religiosa. Deixar de ministr-la crime de lesa-criana.

ORIENTAO RELIGIOSA
3 - E quem vai cuidar dessa orienta o? O cnjuge com maior disponibilidade de tempo e disposio para as providncias necessrias.

ORIENTAO RELIGIOSA
4 - Isso quase equivale dizer que nesses casos a funo da mulher. No apenas nesses casos. De um modo geral a mulher tem maior contato com as crianas e, sem dvida, em face de sua sensibilidade, leva mais jeito.

ORIENTAO RELIGIOSA
4 - Isso quase equivale dizer que nesses casos a funo da mulher. No apenas nesses casos. De um modo geral a mulher tem maior contato com as crianas e, sem dvida, em face de sua sensibilidade, leva mais jeito.

ORIENTAO RELIGIOSA
5 - Sou esprita e tenho plena convico de que o Espiritismo est muito adiante de outras religies na orientao para a vida. Ser justo deixar minha mulher, que tem outra religio, a tarefa de orientar meus filhos nesse sentido? Ela certamente pensa o mesmo em relao religio que professa. Considere que no fundamental que seus filhos sejam espritas, mas que tenham uma religio.

ORIENTAO RELIGIOSA
6 - No ser constrangedor ver meus filhos orientados por princpios distanciados das realidades espirituais mostradas pela Doutrina Esprita?

Enquanto pequenos importar apenas o aspecto moral, onde h identidade entre as religies. Na medida em que crescerem a curiosidade os levar a cogitar de seus princpios.

ORIENTAO RELIGIOSA
7 - H algo que possa ser feito para despertar esse interesse? Sim, cultivando valores de amizade, honestidade, respeito, carinho... Assim demonstrar a excelncia da Doutrina Esprita, capaz de transform-lo num chefe de famlia muito amado.

ORIENTAO RELIGIOSA
8 - Seria atrair pela fora do exemplo? Isso fundamental. Tenho visto jovens com averso pelo Espiritismo por culpa dos pais. Estes freqentam o Centro Esprita, proclamam suas convices, mas no as vivenciam no lar. Passam uma imagem negativa aos filhos, que associam seu comportamento imaturo Doutrina.

TERCEIRA PARTE FAMLIA


Poucos so os homens chamados a governar cidades ou imprios, porm cada qual est obrigado a governar, sbia e prudentemente, sua famlia e sua casa. Plutarco

S-ar putea să vă placă și