Sunteți pe pagina 1din 9

DIREITO EMPRESARIAL III 9 SEMESTRE TTULOS DE CRDITOS

Prof. Tas Carvalho carvalhotais@hotmail.com

ASPECTOS CONCEITUAIS
1. INTRODUO Passagem da fase de escambo para o crdito 2. CONCEITO Crtula instrumento que afirma o direito do credor a uma prestao jurdica (crdito), assim como a obrigao do devedor quela mesma prestao (dbito). Carter obrigacional e carter cambial 3. CAMBIARIDADE Cambiare traduz a ideia de troca, mudana, permuta. caracterstica principal dos ttulos de crdito a circulao desse crdito, isto , a mudana de titularidade A cambiaridade, contudo, sofre limitaes: DEVEDOR certo, constando expressamente da crtula. OBRIGAO tambm certa e deve constar da crtula. A certeza em relao ao devedor e obrigao que imprime valor ao ttulo no mercado, pois garante a segurana jurdica da relao. CREDOR pela prpria natureza do instituto, cambivel, haja vista a possibilidade de circulao do ttulo e, com ele, a faculdade de exigir a satisfao do crdito. Assim, h invariabilidade objetiva do crdito, invariabilidade subjetiva do dbito (em relao ao devedor) e variabilidade subjetiva do crdito (em relao ao credor).

ASPECTOS CONCEITUAIS
A variabilidade do crdito possui relevante impacto econmico, pois permite que o ttulo, mesmo que ainda no exigvel, seja negociado no mercado imediatamente. 4. EMISSO E SEUS EFEITOS A partir da criao e emisso, surge uma obrigao jurdica determinada que est representada na crtula. A natureza jurdica deste ato de ato jurdico unilateral, mesmo que esteja associado a um negcio jurdico (unilateral ou bilateral). Efeitos sobre o negcio fundamental: Efeito pro soluto resolve a obrigao originria; a crtula serve para adimplir o negcio fundamental, extinguindo a obrigao original. Efeito pro solvendo no resolve a obrigao originria, apenas a representa, postergando-se a resoluo do negcio; o ttulo serve para garantir o pagamento que ainda ser realizado, ocasio em que, em regra, devolvido ao emitente. No h uma regra especfica. Deve-se analisar as circunstncias do negcio para verificar se a natureza do negcio pro soluto ou pro solvendo.

ASPECTOS CONCEITUAIS
5. OBRIGAES REPRESENTVEIS Obrigaes de fazer e no fazer? no

Regra geral, obrigaes de pagar quantia certa (entregar dinheiro), mas tambm pode ser obrigao de dar coisa certa, como no ttulo representativo de mercadoria ou na cdula da crdito rural

ASPECTOS GERAIS
1. DEFINIO LEGAL
CC, art. 887. O ttulo de crdito, documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.

2. CARTULARIDADE Necessidade de existncia do instrumento para a caracterizao do ttulo de crdito. Exigncia da representao material do crdito.

Decorre da cambiaridade se qualquer pessoa pode ser credor em razo da variabilidade subjetiva ativa. A comprovao da legitimidade far-se- vista da crtula.
O devedor conhece seu credor por meio da apresentao do ttulo e se realiza o pagamento a pessoa que no te entregou o ttulo, corre o risco de pagar a pessoa indevida e ter que saldar a dvida outra vez, podendo voltar-se contra aquele que recebeu indevidamente por meio do instituto da repetio de indbito. Aqui prevalece a mxima quem paga mal, paga duas vezes. No se aplica aos ttulos de crdito, em virtude do seu regime especial, a regra geral do art. 309 do CC, segundo o qual o pagamento feito de boa f ao credor aparente (ou putativo) vlido, ainda que provado depois que no era credor.

ASPECTOS GERAIS
3. LITERALIDADE Aqui importa no a representao material, mas sim o que se l no documento representativo, as implicaes jurdicas do que est escrito e a relao jurdica. Os ttulos tm uma estrutura definida em lei, em geral simples. Diferentemente de outros instrumentos, como o contrato, que requerem interpretao de clusulas e questes incidentes, nos ttulos de crditos as informaes indispensveis compreenso da obrigao esto expressas literalmente no documento. Na crtula esto descritas todas as informaes necessrias compreenso jurdica conforme disciplinado em lei, facilitando assim a sua aceitao ou recusa no mercado. Mesmo que o negcio original contenha particularidades ou ajustes paralelos, tais questes, no escritas na crtula ou escritas fora dos limites que a lei autoriza, no compem o universo do ttulo e no podem ser opostos a terceiros. A lei um limite deste princpio, na medida em que no exige que estejam escritos expressamente os elementos juridicamente positivados. Ex: Uma assinatura isolada no verso do cheque, sem informar a razo de ser, traduz endosso por comando legal, assim como a assinatura no anverso do ttulo traduz aval.

ASPECTOS GERAIS
4. AUTONOMIA ato jurdico unilateral e autnomo em relao ao negcio subjacente do qual se originou. Muito embora tenha uma histria, ser fruto de um negcio, considera-se a crtula como uma declarao de vontade autnoma do devedor, comprometendo-se a solver a obrigao ali certificada. A autonomia no s em relao ao negcio jurdico originrio como tambm em relao s demais declaraes cambirias, como o aval e o endosso. na circulao do ttulo que esse princpio vai ter maior relevncia. Explica-se: impede que ao 3 de boa f, que no conhece vcios do negcio originrio, nem tenha a obrigao de os conhecer em razo de sua posio negocial, sejam opostas excees (defesas) que digam respeito ao negcio fundamental. 5. INDEPENDNCIA Corolrio do princpio da autonomia. Divide-se em duas perspectivas distintas: (i) independncia da crtula; e (ii) independncia das declaraes cambirias entre si.

ASPECTOS GERAIS
Independncia da crtula significa que as informaes contidas na crtula so suficientes, no carecendo consultar qualquer documento ou registro para compreender a extenso da obrigao cambiria ou para poder execut-la. H excees a esse princpio alguns ttulos dependem de elementos externos, como os ttulos escriturais, vinculados a registros (certificado de depsito bancrio e cdula de crdito imobilirio). Independncia das declaraes cambirias entre si na circulao, as declaraes cambirias so independentes entre si. Assim, persiste a obrigao do signatrio se um cheque contiver a assinatura de pessoas incapazes avalizando-o ou endossando-o.

6. ABSTRAO No alcana todos os ttulos de crditos. Existem alguns que so causais. Esse princpio significa a ausncia de causa necessria para a emisso da crtula que, destarte, pode decorrer de qualquer tipo de negcio jurdico e no de um negcio especial. No h um tipo certo de negcio jurdico que d origem emisso da crtula. H ttulos, contudo, que tm causa necessria de emisso, como o conhecimento de transporte, que s pode originar-se do contrato de transporte, e a duplicata mercantil, que decorre da venda de mercadorias.

ASPECTOS GERAIS
7. RELATIVIZAO DOS PRINCPIOS A Jurisprudncia tem relativizado esses princpio estudados, compreendendo que em determinadas situaes possvel afast-los pelo bem da boa f e da dignidade da pessoa humana. 8. NEGCIOS BANCRIOS

Os negcios bancrios foram os grandes vetores que impulsionaram uma interpretao jurdica menos apegada forma e fiel substncia.
O marco legal foi a edio das Smulas 26 e 27 do STJ: STJ - Smula 26. O avalista do ttulo de crdito vinculado a contrato de mtuo tambm responde pelas obrigaes pactuadas, quando no contrato figurar como devedor solidrio. STJ - Smula 27. Pode a execuo fundar-se em mais de um ttulo extrajudicial relativos ao mesmo negcio.

S-ar putea să vă placă și