Sunteți pe pagina 1din 29

Replicao Viral Estratgias de Replicao

Replicao Viral

Replicao Viral
Vrus parasitas intracelulares obrigatrios: pois necessitam do ambiente intracelular de um organismo vivo para se reproduzir. Ao processo de reproduo de um vrus d-se o nome de

replicao viral.
O tempo de durao do ciclo de replicao viral varia entre as

diversas famlias de vrus, podendo levar poucas horas ou at dias. Etapas envolvidas no ciclo de replicao viral de vrus que infectam animais.

Replicao Viral
Os vrus seguem os mesmos princpios do dogma central da multiplicao biolgica: DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA

DNA--------------------->RNA-------------------------->PROTENA Transcrio Traduo


Alguns vrus podem se utilizar do processo reverso de transcrio (atravs da enzima transcriptase reversa) para originar "cpias" de DNA, a partir do RNA viral (ex. HIV). RNA(viral)--------->DNA------------->RNA----------->PROTENA Transcrio Transcrio Traduo reversa

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL
1. Adsoro do vrus clula

2. Entrada no citosol da clula


3. Desnudamento do cido nuclico

4. Transcrio e traduo da informao gentica (Sntese de mRNA)


5. Sntese de protenas virais 6. Replicao do Genoma viral 7. Montagem do Vrion

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 1 Adsoro (ligao) do Vrus Clula Hospedeira
Etapa essencial reproduo viral Ocorre meio da interao entre protenas virais, presentes no envelope ou no capsdeo, e receptores celulares que se encontram ancorados a membrana plasmtica, expostos ao ambiente extracelular. A especificidade destas interaes alta, como em um modelo chave-fechadura.
Ligaes qumicas no covalentes, tais como pontes de hidrognio, atraes inicas e foras de van der Waals, so responsveis pela adeso entre as protenas virais e os receptores celulares.

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 1 Adsoro (ligao) do Vrus Clula Hospedeira Incio da adsoro: partcula viral interage com um ou poucos receptores, caracterizando uma ligao reversvel. medida que mais receptores se associam ao vrion, esta ligao passa a ser irreversvel, possibilitando a posterior entrada do vrus na clula. Os receptores em geral so protenas ou carboidratos presentes em glicoprotenas e glicolipdios. Muitas
das protenas receptoras so imunoglobulinas, transportadores transmembrana e canais, ou seja, so estruturas produzidas pelas

clulas para executar funes comuns e essenciais ao bom funcionamento celular. Os vrus subvertem o papel primordial destas molculas, utilizando-as como meio para adentrar nas clulas hospedeiras.

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 1 Entrada no Citosol Aderidos membrana celular vrus devem introduzir seu material gentico no interior da clula, a fim de que este seja processado (transcrito, traduzido, replicado). Este processo envolve a entrada (penetrao) do vrion no citosol e posterior desmontagem do capsdeo para liberao (desnudamento) do genoma viral. Para alcanar o ambiente intracelular, cada vrus utiliza um mecanismo particular.

Entre os principais mecanismos esto:

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 1 Entrada no Citosol Endocitose Aps adsoro, partcula viral penetra no citoplasma por meio de endocitose mediada por receptores, pela formao de endossomos (vesculas). Quando um vrus entra por endocitose, seu vrion encontra-se envolto pela membrana vesicular.
Vrus envelopados liberam os nucleocapsdeos de dentro dos endossomos promovendo a fuso entre o envelope viral e a membrana da vescula. Vrus no envelopados, por no possurem envelope, utilizam outras estratgias para sair dos endossomos: alguns, como os adenovrus, provocam a lise do endossomo, enquanto outros, como os poliovrus, geram poros na membrana vesicular e injetam o genoma viral diretamente no citosol.

Replicao Viral
Endocitose

Endocitose e lise da membrana endossomal

Endocitose com injeo do genoma no citosol

Endocitose seguida por fuso de membranas

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 1 Entrada no Citosol Fuso (executado apenas por vrus envelopados) nucleocapsdeo liberado no interior da clula mediante a fuso entre o envelope viral e a membrana celular. A entrada por fuso pode ocorrer de duas formas: (1)direta, pela fuso do envelope viral com a membrana plasmtica, a partir do meio extracelular, ou (2) indireta, sofrendo uma endocitose inicial com posterior fuso j no interior da clula, como citado anteriormente.

Replicao Viral
Fuso

Entrada por fuso de membranas

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 1 Entrada no Citosol Translocao: por meio da ao de uma protena receptora, o vrion pode atravessar a membrana por meio de translocao, do ambiente extracelular para o citosol. Este mecanismo raro e pouco entendido.

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 3 - Desnudamento do cido nuclico Aps penetrar na clula, assim que nucleocapsdeos alcanam o citosol, estes so transportados pelo citoesqueleto (dentro de vesculas ou na forma de nucleocapsdeos livres) em direo ao local especfico de processamento do genoma viral, que pode ser no prprio citosol ou no ncleo celular. Para que o genoma possa ser transcrito, traduzido, e replicado, o material gentico do vrus deve ser previamente liberado e exposto no ambiente intracelular : desnudamento ou decapsidao processo em que capsdeo desmontado completa ou parcialmente. O desnudamento pode ocorrer simultaneamente entrada do vrus, ou pode acontecer em instantes posteriores.

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 4 - Transcrio e traduo da informao gentica (Sntese de mRNA) Como mencionado anteriormente, o Sistema de Classificao de Baltimore foi criado com base nos diferentes mecanismos de transcrio que os vrus adotam para sintetizar mRNA a partir dos seus variados tipos de material gentico. Os vrus podem ter genoma constitudo por dsDNA, ssDNA, dsRNA, ssRNA, alm de alguns serem capazes de realizar a transcrio reversa (ssRNA-RT e dsDNA-RT). Outra propriedade notvel dos cidos nuclicos virais a polaridade (sentido, ou senso) das fitas de DNA e RNA. Fitas senso positivo (+) apresentam sequncia idntica do mRNA, enquanto as senso negativo (-) apresentam sequncia nucleotdica complementar. Diante desta complexidade de caractersticas, as estratgias de

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 4 - Transcrio e traduo da informao gentica (Sntese de mRNA) Grupo I (dsDNA): Vrus de DNA dupla fita apresentam ORFs (locais de incio da traduo cdon especfico) em ambas as fitas de DNA, as quais servem diretamente como moldes para a sntese de mRNA.

Vrus do grupo I que transcrevem o DNA no interior do utilizam RNA polimerase II celular para a sntese de viral, j aqueles que executam este processo no devem possuir sua prpria RNA polimerase dependente (RpDd) para produzir os transcritos.

ncleo mRNA citosol DNA-

Replicao Viral

Grupo II (ssDNA): Vrus de DNA fita simples apresentam fita positiva ou negativa. Para a sntese de mRNA, estes vrus produzem uma respectiva fita complementar ao seu genoma, gerando uma dupla fita que serve como molde para a transcrio. Estes processos ocorrem no ncleo, com o auxlio de enzimas celulares (RpDd e DpDd (DNA polimerase DNA-dependente)).

Replicao Viral
Grupo III (dsRNA): Vrus de RNA dupla fita apresentam uma fita positiva e outra negativa. A fita negativa utilizada como molde para a sntese de mRNA, em processo que ocorre no citosol, com auxlio de uma RNA polimerase RNAdependente (RpRd).

Grupo IV ((+)ssRNA): Vrus de RNA fita simples senso positivo apresentam genoma com sequncia idntica do mRNA, e podem ser utilizados prontamente para a sntese de protenas.

Replicao Viral
Grupo V ((-)ssRNA): Vrus de RNA fita simples senso negativo, por possurem genoma com sequncia complementar ao mRNA, servem diretamente como molde para a produo de fitas senso positivo. A maioria dos vrus (-)ssRNA procede a transcrio no citosol; algumas excees transcrevem seu material gentico no ncleo.

Replicao Viral
Grupo VI (ssRNA-RT): Vrus de RNA com transcrio reversa apresentam genoma de senso positivo. Por meio de uma enzima denominada transcriptase reversa (uma DNA polimerase RNA-dependente), os retrovrus produzem uma fita simples de DNA senso negativo que serve de molde sntese de uma fita positiva de DNA. Ao final, este processo gera uma fita dupla de DNA, que poder ser integrada ao genoma do hospedeiro no ncleo, e utilizada para a sntese de mRNA viral.

Replicao Viral
Grupo VII (dsDNA-RT): Vrus de DNA com transcrio reversa. Vrus dsDNA que promovem a sntese de mRNA no ncleo, sob a ao da RNA polimerase II celular. Neste grupo, a transcrio reversa no ocorre antes sntese de mRNA, como observado nos retrovrus, mas sim posteriormente a replicao do genoma viral.

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL 5 - Sntese de protenas
As protenas virais so sintetizadas pela maquinaria celular (ribossomos, tRNAs). O processo de traduo ocorre no citosol, em ribossomos livres ou associados ao retculo endoplasmtico. Algumas das protenas sintetizadas em ribossomos livres so transportadas para o ncleo. Protenas produzidas em ribossomos associados ao retculo so transportadas desta organela para o complexo de Golgi, onde podem sofrer modificaes pstraducionais (glicosilao, fosforilao). O destino final de muitas destas protenas a membrana celular, onde estas se concentram em regies especficas. Em estgios finais da infeco, estas faro parte do envelope de partculas virais que sairo por brotamento nessas regies.[5][6] Dentro do ciclo de replicao, os primeiros produtos gnicos sintetizados so protenas noestruturais, como protenas de ligao ao DNA e enzimas. Entre estas enzimas esto as polimerases e outras molculas catalticas, as quais so componentes essenciais replicao do genoma viral. J as protenas estruturais, que formaro as novas partculas virais, normalmente so sintetizadas tardiamente no ciclo de infeco. As novas cpias de material gentico sintetizadas so utilizadas para a sntese de mRNAs, os quais codificaro protenas estruturais que a partir de ento sero produzidas em grandes quantidades para compor os vrus em formao. Os diferentes vrus de DNA e RNA possuem mecanismos prprios deregulao da expresso gnica, os quais controlam a produo de

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL
6 - Replicao do genoma viral Na maioria dos casos, o genoma replicado no mesmo local onde ocorre a transcrio do material gentico do vrus, isto , no citoplasma ou no ncleo.[4] Assim como ocorre na transcrio, o processo de replicao de genomas virais envolve a participao de polimerases. Vrus de fita simples, dos grupos II, IV e V, precisam produzir uma fita complementar ao genoma, que posteriormente servir de molde para a sntese do material gentico. Vrus de fita dupla, dos grupos I e III, utilizam cada uma das duas fitas para gerar suas respectivas cpias complementares. Em geral, molculas de DNA so sintetizadas a partir de outras molculas de DNA (DNA DNA), e o mesmo acontece com molculas de RNA (RNA RNA). A exceo a esta regra fica por conta dos vrus que realizam transcrio reversa. Membros do grupo VI (ssRNART) replicam o seu genoma a partir de um intermedirio de DNA (RNA DNA RNA). J os membros do grupo VII (dsDNA-RT) replicam o seu genoma a partir de um intermedirio de RNA (DNA RNA DNA).

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL
7 - Montagem do vrion A montagem corresponde ao processo de formao das partculas virais infectivas (vrions). Neste estgio do ciclo de infeco, as protenas estruturais sintetizadas em etapas anteriores se associam para constituir o capsdeo. Capsdeos com formato helicoidal so formados em torno da superfcie da molcula de cido nuclico. J os capsdeos de simetria icosadrica so montados previamente e depois preenchidos com o genoma viral, atravs de um poro na estrutura prformada denominada pr-capsdeo. O pr-capsdeo de alguns vrus pode sofrer modificaes que levam a formao do capsdeo maduro.[5] O stio de montagem dos capsdeos depende do local de replicao viral na clula, e varia entre as diversas famlias de vrus.[4] O procedimento de montagem de vrus no-envelopados se resume a formao dos nucleocapsdeos, enquanto que para vrus envelopados a montagem s se finaliza depois da aquisio do envelope viral. A membrana lipdica do envelope se origina a partir de estruturas celulares, como: membrana plasmtica (e.g. Paramyxovrus, Orthomixovrus, Rhabdovrus) e compartimentos membranosos intracelulares (complexo de Golgi, retculo endoplasmtico, ncleo).[14] Outro mecanismo de aquisio de envelope a denominada sntese de novo de membranas, no qual o envelope gradualmente construdo em volta do nucleocapsdeo. Este processo pode ocorrer no ncleo (e.g. Baculovrus) ou no citoplasma (e.g. Poxvrus)

Replicao Viral
ESTGIOS DO CICLO DE MULTIPLICAO VIRAL
8 - Liberao de novas partculas virais A liberao dos vrions do citosol pode se dar por lise celular ou brotamento. A liberao por lise celular mais comum aos vrus no-envelopados, e ocorre quando a membrana plasmtica da clula infectada se rompe, levando-a morte celular.[4]Porm, nem todo processo de liberao viral causa danos a clula hospedeira. O brotamento um mecanismo de liberao que pode provocar pouco ou nenhum prejuzo clula.[6] Vrus que obtm envelope a partir da membrana plasmtica saem da clula por meio de brotamento direto do nucleocapsdeo em contato com a face interna da membrana, em regies especficas, onde se localizam as glicoprotenas virais sintetizadas em momentos prvios da infeco. Vrus com envelope originado de compartimentos intracelulares (organelas) so liberados da clula por meio de vesculas que se fundem com a membrana plasmtica. Aps a liberao, quando os vrions se encontram no meio extracelular, a maioria deles permanece inerte at que outra clula hospedeira seja infectada, reiniciando o ciclo de replicao viral.

Eventos finais da replicao viral: 1. Transporte do genoma (DNA ou RNA) para o stio de processamento (ncleo ou citosol) 2. Transcrio (sntese de mRNA) 3. Sntese de protenas no estruturais 4. Replicao do material gentico 5. Sntese de protenas estruturais 6. Montagem dos nucleocapsdeos 7. Vescula com glicoprotenas direcionadas ao complexo de Golgi 8. Transporte das protenas de envelope membrana plasmtica 9. Liberao de partculas virais por lise (vrus no envelopados), ou por brotamento (vrus envelopados)

Estratgias de Replicao

Estratgias de Replicao Viral

S-ar putea să vă placă și