Sunteți pe pagina 1din 20

Campus Apucarana Paran Curso Superior em Tecnologia em Processos Qumicos

Polmeros
Maiara Mitiko Taniguchi

Disciplina: Comunicao e Lingustica Professora Camila Rocha

O que so polmeros?
Os polmeros so compostos por macromolculas (com grande tamanho e/ou massa molecular). Constitudas pelas n repeties de molculas menores: os monmeros.

So comumente chamado de plsticos.

O que so polmeros?

Classificao dos Polmeros


Polmeros naturais: so aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extrada da seringueira), celulose, protenas, polissacardeos, entre outros. So teis na fabricao de diversos materiais como papel, pneus, etc. Como se sabe, protenas e polissacardeos esto presentes nos alimentos que ingerimos.

AMIDO

Classificao dos Polmeros


Polmeros artificiais: os materiais polimricos produzidos artificialmente surgiram da necessidade de imitar os polmeros naturais. So produzidos pela sntese: processo que surgiu aps a descoberta da Qumica Orgnica (segunda metade do sculo XIX), e requer tecnologia sofisticada, pois envolve reaes qumicas em laboratrio.

Os polmeros sintticos revolucionaram o sculo XX, ficaram popularmente conhecidos como plsticos. Com eles tornou-se possvel fabricar vrios objetos, dentre eles: sacolas, parachoques de automveis, canos para gua, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas e chicletes.

PVC

PET

Caractersticas dos Polmeros


Uma das principais e mais importantes caractersticas dos polmeros so as mecnicas. Segundo ela os polmeros podem ser divididos em termoplsticos, termoendurecveis (termofixos) e elastmeros (borrachas).

Polmeros termoplsticos
Termoplstico um dos tipos de plsticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem at dissolver-se em vrios solventes. Logo, sua reciclagem possvel, caracterstica bastante desejvel atualmente.

Termorrgidos (Termofixos )
So rgidos e frgeis, sendo muito estveis a variaes de temperatura. Uma vez prontos, no mais se fundem. O aquecimento do polmero acabado promove decomposio do material antes de sua fuso, tornando sua reciclagem complicada.

Baquelite

Elastmeros (Borrachas)
Classe intermediria entre os termoplsticos e os termorrgidos: no so fusveis, mas apresentam alta elasticidade, no sendo rgidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fuso.

Categoria dos polmeros


Os polmeros sintticos se tornaram um grupo to vasto de compostos que passaram a ser divididos ou classificados em trs grupos menores, que so: polmeros de adio, polmeros de condensao e polmeros de rearranjo.

Polmeros de adio

Como o prprio nome diz, esses polmeros so feitos por meio da adio ou soma de unidades simples de monmeros todos iguais entre si. Para entender, imagine que um clipe, como o mostrado abaixo, corresponda a um monmero isolado. Ento, o polmero de adio corresponder a uma corrente feita por vrios clipes iguais:

Polmeros de adio
Entre os polmeros de adio temos os mostrados na figura abaixo:

Polmeros de Condensao
Ao contrrio dos polmeros de adio, os polmeros de condensao so formados pela reao de monmeros diferentes. Alm disso, ocorre a liberao de molculas pequenas durante a reao, principalmente molculas de gua.

Polmeros de Rearranjos
Esses polmeros resultam da reao entre monmeros que sofrem rearranjo nas suas estruturas qumicas, durante a reao de polimerizao. O exemplo mais comum de polmero de rearranjo o poliuretano, usado principalmente em produtos feitos de espuma.

Importncia dos polmeros


Os polmeros no so apenas os baldes e os alguidares de plstico. Os polmeros no so apenas esses objectos detestveis em que tropeamos nos nossos passeios pela praia e pelo campo. So tambm polmeros os elementos essenciais da nossa delicada maquinaria bioqumica. So polmeros alguns materiais de alta tecnologia que proporcionaram nas ltimas dcadas avanos tecnolgicos espectaculares... In Boletim da Sociedade Portuguesa de Qumica

S-ar putea să vă placă și