Sunteți pe pagina 1din 14

Civilizaes Pr-colombianas

Histria da Amrica Latina


UNICURITIBA Professor Renato Carneiro

Como descoberta, se na Amrica viviam outras antigas civilizaes? Restos de acampamentos e vestgios humanos chegam a 11 mil anos, ou mais. (Luzia e o Povo de Lagoa Santa, h 11.500 anos, mais ou menos).

Chegada do homem na Amrica

sia

Amrica

Estreito de Bering

Povos da Amrica do Norte e Central


Dadas as condies geoclimticas e as prprias caractersticas culturais dos povos da Amrica do Norte, seu desenvolvimento ficou aqum do que foi experimentado pelas civilizaes do altiplano mexicano e andino. Mais ao sul, os povos que ocupavam os elevados plats estabeleceram-se com a coleta seletiva do milho.

Localizao dos Astecas e Maias

Maias

Nossos conhecimentos mais antigos desta cultura remontam h 3 mil anos e sua plenitude se deu entre os anos 300 e 1200 de nossa era. Localizavam-se na Amrica Central, no que hoje Honduras, Guatemala, e parte do Mxico (na pennsula de Yucatan). Grandes construtores e astrnomos, possuam calendrios de 365 dias. Sua escrita no foi totalmente decifrada, o que nos deixa grandes lacunas sobre sua cultura, uma vez que no foram contatados pelos espanhis em estado autnomo.

Maias

No possuam grandes centros de poder e, ao que tudo indica, desenvolveram em cidades-estado. Por volta do sculo IX sua cultura foi bruscamente interrompida, permanecendo um pequeno nmero de cidades apenas no Yucatan, sendo incorporadas pelos olmecas e astecas. No entanto, ainda em nossos dias podem ser encontrados vestgios culturais dos maias no Mxico e em grande parte da Amrica Central.

Astecas

Tambm chamados mxica ou teochta, teriam origem na regio de Aztlan (noroeste do Mxico e sul dos EUA). Eram considerados brbaros pelos toltecas e olmecas, por seus costumes nmades e guerreiros, cujas culturas foram subjugadas e incorporadas por eles. Adquiriram destes habilidades na arquitetura, astronomia e artes em geral. Possuam uma escrita ideogrfica que provavelmente se transformaria em fontica, caso sua trajetria no tivesse sido interrompida pelos espanhis, depois da invaso de 1519.

Astecas

Chegaram ao vale do Mxico entre os sculos XII e XIII, mas foram derrotados pelos toltecas que os expulsaram. Refugiaram-se numa regio pantanosa e, segundo a tradio, deveriam se instalar no local em que avistassem uma guia devorando uma serpente. Ali fundaram Tenochtitlan, hoje cidade do Mxico. Entre 1502 e 1520, essa cidade possua cerca de 250 mil habitantes, enquanto o imprio asteca possua mais de 500 cidades, com cerca de 15 milhes, sob o comando de Montezuma II.

Povos da Amrica do Sul


Na Amrica do Sul, outros povos se localizaram nos Andes, montanhas jovens, com altitudes superiores a 3 mil metros. Na poro ocidental desenvolveram-se povos de alto grau de tecnologia. Os principais povos que aqui se estabeleceram foi os chibchas e os quchuas, ou incas.

Localizao dos chibchas


Os chibchas foram o povo de menor expresso poltica dentre as quatro altas culturas pr-colombianas. O centro de seu territrio era a atual cidade de Bogot, na Colmbia. Ao que tudo indica, eram um povo agrcola e pacfico, extremamente hbil na ourivesaria.

Quchuas ou Incas

Inca era o nome dado ao soberano dos quchuas, representante vivo do deus-sol. A capital do Imprio era a cidade de Cuzco, que era servida por vastas redes de estradas, em todas as direes, sendo um importante centro de comrcio da Amrica andina. Sua civilizao estendia-se desde o atual Equador parte do Chile e noroeste da Argentina, passando pelo Peru e Bolvia. Algumas de suas cidades eram de to difcil acesso, que muitas ficaram perdidas at o incio do sculo XX, como Machu Pichu.

Quchuas ou Incas

Sua sociedade fortemente hierarquizada e estratificada exercia um comrcio altamente desenvolvido que, aliado a uma igualmente forte organizao militar, constituiu um imprio estvel, cuja trajetria tambm foi cortada pelos castelhanos, vidos pela prata de Potosi.

Altas culturas pr-colombianas

Esses quatro povos eram hbeis na produo agrcola, altamente adaptada ao meio em que viviam, pois aproveitavam as poucas guas de chuva e o degelo em terraos ou em ilhas artificiais, resgatadas de guas salobras. Cultivavam plantas desconhecidas no Velho Mundo, que acabaram por se incorporar na dieta dos europeus, como: batata, milho, tomate, feijes, abboras, pimenta e cacau. Os incas foram os nicos a domesticar animais, como as llamas, e exploravam a l das vicunhas e alpacas. Desconheciam bois, cavalos e mulas, animais pouco adaptados ao ambiente andino.

S-ar putea să vă placă și