Sunteți pe pagina 1din 18

SADE E SEGURANA NO TRABALHO

Luciane Alvarenga - Nutricionista

histrico
o Revoluo Industrial produo em srie, sendo trabalhador x mquina = nmero de mortos, mutilados, doentes, rfos e vivas. o Surgimento da Medicina do Trabalho: colocao de um mdico no interior da empresa para atender ao trabalhador doente e manter produtiva a mo-de-obra. o Surgimento das primeiras leis de trabalho na Alemanha, em 1884, estendendo-se por vrios pases da Europa at chegar no Brasil por intermdio do Decreto Legislativo n 3.724, de 15 de janeiro de 1919.

histrico
o Criao da OIT Organizao Internacional do Trabalho, pelo tratado de Versailles, que incrementou a produo das normas preventivas com adoo imediata de seis convenes, que visavam proteo da sade, bem-estar e integridade fsica dos trabalhadores, limitavam a jornada, desemprego, proteo maternidade, trabalho noturno das mulheres, idade mnima para admisso de crianas e trabalho noturno dos menores. o Criao da Organizao Mundial de Sade - OMS - em 1946, com o conceito: Sade um estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no apenas a ausncia de doenas, levando- se em conta que o homem um ser que se distingue no somente por suas atividades fsicas, mas tambm por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptao ao meio em que vive.

histrico
o O Brasil amplia as normas de segurana e medicina do trabalho, instituindo os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho - SESMT e as Comisses Internas de Preveno de Acidentes CIPA, surgindo assim a Sade Ocupacional.

o Em 1977 a CLT Consolidao das Leis do Trabalho dedica um captulo especfico Segurana e Medicina do Trabalho e em 1978, o Ministrio do Trabalho e Emprego cria as NRs Normas Regulamentadoras.
o Em 1988, a Constituio da Repblica foi o marco principal, pois a sade foi considerada como direito social, ficando garantida aos trabalhadores a reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana.

histrico
o Ficou estabelecido tambm que a sade direito de todos e dever do Estado, em sintonia com as declaraes internacionais. A Lei Orgnica da Sade (8.080/90) e as leis previdencirias (8.212/91 e 8.213/91) tambm instituram normas de amparo sade do trabalhador.

o Em 1990, Coroando no plano jurdico a implantao das idias bsicas da etapa da sade do trabalhador, o Brasil ratificou a Conveno n. 161 da OIT sobre Servios de Sade do Trabalho e em 1992 a Conveno n. 155, tambm da OIT, sobre Segurana e Sade dos Trabalhadores.
o Evoluo das leis voltadas Segurana e Medicina do Trabalho at os dias atuais.

CONCEITOS
Segurana do trabalho Conjunto de atividades de reconhecimento, avaliao e controle de riscos de acidentes, ou seja, a preveno dos acidentes de trabalho, para tanto se baseia em normas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas, visando promover o ajustamento fsico e mental do trabalhador as suas atividades na empresa, atravs da adaptao do trabalho ao homem e pela colocao deste em um setor que atenda as suas aptides. Conjunto de atividades de reconhecimento, avaliao e controle dos riscos sade na indstria, ou seja, visa preveno das doenas ocupacionais. Atitude voltada para o conhecimento, anlise e julgamento das potencialidades dos riscos e a disposio para intervir e evitar a ocorrncia de possveis danos s pessoas e ao meio ambiente. Situao que relaciona a probabilidade de um evento ocorrer (frequncia) com sua capacidade de causar dano (gravidade ou severidade). Exposio de pessoas a perigos. Situao que pode provocar danos ao ser humano, ao meio em que vive ou ambos. a consequncia de um perigo. Pode trazer prejuzo sade, ao ambiente ou ambos.

Medicina trabalho Preveno

do

Risco Perigo Dano

CONCEITOS
Incidente Acidente Acidente trabalho Acidente trajeto de Pode levar ocorrncia de um acidente. Evento no desejado e inesperado, que pode ter como resultado uma leso, uma doena ocupacional, danos ao patrimnio ou interrupo do processo produtivo. Decorrente de evento sbito e violento, correlacionado com o trabalho, por condies ambientais em que o trabalho executado ou o prprio exerccio da funo. Ocorrido durante o deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para casa, (mantido um trajeto habitual) e que venha causar leso permanente ou temporria, interferindo na capacidade para o trabalho. Adquirida ou desencadeada em condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relaciona diretamente. Exemplo: LER Leses por Esforos Repetitivos ou DORT Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Produzidas ou desencadeadas pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade, e que conta respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social. Exemplo: Silicose, manifesta-se nos trabalhadores empregados no jateamento de areia ou no trabalho em pedreiras.

de

Doenas trabalho

do

Doenas ocupacionais ou profissional

estatsticas

Tabela 1: Acidentes analisados no Brasil. Fonte: Ferreira et al (2011)

estatsticas

Tabela 2: Distribuio percentual de acidentes de trabalho em 2008. Fonte: Ferreira et al (2011)

Normas regulamentadoras nrs


Estabelece: Campo e aplicao das NRs. Direitos e obrigaes do governo, empregadores e empregados no tocante s aes preventivas no ambiente de trabalho.
Vistoria realizada antes do incio das operaes no local e sempre que houver mudanas, em todo ambiente fsico de um estabelecimento, para verificar condies mnimas de segurana para funcionamento.

NR 1: Disposies Gerais

NR 2: Inspeo Prvia

nrs
Paralisao de servios, mquinas e equipamentos, bem como aplicao de medidas punitivas, quando comprovada ou constatada a existncia de uma ou mais situaes de risco grave e iminente. Prescreve dimensionamento de profissionais de vrios nveis da equipe multidisciplinar que atuaro com preveno de acidentes de trabalho e doenas ocupacionais, de acordo com o grau de risco da empresa e nmero de funcionrios.

NR 3: Embargo ou interdio

NR 4: SESMT

Comisso para neutralizar ou eliminar, preventivamente, riscos ambientais por meio da recomendao de medidas de medidas de segurana que visem melhorar as condies de trabalho.

NR 5: CIPA

nrs
Estabelece os tipos de EPIs a serem utilizados em funo dos riscos e agentes existentes nos locais de trabalho. Estabelece requisitos tcnico mnimos a serem observados nas edificaes, para garantir segurana e conforto aos trabalhadores.

NR 6: EPI Equipamentos de Proteo Individual

NR 8: EPI Edificaes

Objetivo de promover e preservar a sade dos trabalhadores, atravs do controle de exames mdicos na admisso, periodicamente, na troca de funo, no retorno ao trabalho e na demisso do empregado.

NR 7: Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional - PCMSO

nrs
Visa a preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipao, reconhecimento, avaliao e controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Objetiva implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, garantindo a sade dos trabalhadores que interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade.

NR 9: Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA

NR 10: EPI Segurana em instalaes e servios em eletricidade

Estabelece requisitos de segurana para a operao de elevadores, guindastes, transportadores industriais e mquinas transportadoras, como tambm o transporte manual de cargas.

NR 11: Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais

nrs
Estabelece medidas de segurana no que se refere instalao, operao e manuteno de mquinas e equipamentos. Estabelece requisitos tcnicos necessrios e legais adotados na instalao, oprao e manuteno de caldeiras e vasos de presso, a fim de prevenir a ocorrncia de acidentes de trabalho.

NR 12: Mquinas e Equipamentos

NR 13: Caldeiras e Vasos de Presso

Estabelece aspectos referentes fabricao, operao e manuteno dos fornos industriais.

NR 14: Fornos

nrs
Descreve as atividades, operaes, agentes insalubres e os limites de tolerncia, alm de definir a caracterizao das atividades consideradas insalubres e estabelecer os meios para proteo dos trabalhadores. Recomenda aes prevencionistas s atividades consideradas perigosas.

NR 15: Atividades e operaes insalubres

NR 16: Atividades e Operaes perigosas

Estabelece parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

NR 17: Ergonomia

nrs
Estabelece os meios de preveno contra incndio, visando garantir a integridade fsica de todos os trabalhadores e salvaguardar o patrimnio fsico da empresa. Determina as condies de higiene e conforto a serem observadas nos locais de trabalho, com enfoque no que se refere a banheiros, vestirios, cozinhas, alojamentos e gua potvel.

NR 23: Proteo contra incndio

NR 24: Condies sanitrias e de conforto nos locais de trabalho

Objetiva fixar cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para preveno de acidentes, identificando os equipamentos de segurana, delimitando reas, identificando as canalizaes para conduo de lquidos e gases, e advertindo contra riscos.

NR 26: Sinalizao de Segurana

nrs
Estabelece procedimentos a serem adotados pela fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego, tanto para concesso de prazos para correo de problemas tcnicos, como para aplicao e multas e infraes s NRs. Estabelece diretrizes bsicas para implementao de medidas de proteo sade e segurana dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral.

NR 28: Fiscalizao e penalidades

NR 32: Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade

Estabelece os requisitos mnimos para identificao de espaos confinados e reconhecimento, avaliao, monitoramento e controle dos riscos existentes, garantindo segurana sade dos trabalhadores nestes espaos.

NR 33: Segurana e Sade nos Trabalhos em Espaos Confinados

referncias
ARAJO, W.T. Manual de segurana do trabalho. So Paulo: DCL, 2010. BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Secretaria de Inspeo do Trabalho. Departamento de Segurana e Sade no Trabalho. Guia de Anlise Acidentes de Trabalho. 2010. CENTRO PAULA SOUZA. Apostila de Segurana no Trabalho. Santo Andr (SP). Apostila do Curso Tcnico em Nutrio e Diettica, do componente curricular de Segurana no Trabalho, Escola Tcnica Estadual Jlio de Mesquita.

FERREIRA, J.E. et al. Ncleo bsico: segurana e qualidade. So Paulo: Fundao Padre Anchieta, 2011.
OLIVEIRA, S. Estrutura Normativa da Segurana e Sade do Trabalhador no Brasil. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3 regio, Belo Horizonte (MG), v.45, n.75, p.107-130, 2007. VILELA, A.S. et al. Segurana no Trabalho. So Paulo, 2011. Apostila do Curso Tcnico em Nutrio e Diettica, do componente curricular de Segurana no Trabalho, Escola Tcnica Estadual Camargo Aranha.

S-ar putea să vă placă și