Sunteți pe pagina 1din 7

Anlise Flmica

ANLISE FLMICA Formas de anlise 1. Qualitativa

1.1. Estruturalista-semitica . Procura descobrir os significados profundos da mensagem. . Preocupa-se com o contedo manifesto e as relaes estruturais da representao nos textos. . Sujeito de anlise: a natureza referencial e o significado simblico da mensagem. . Objeto de estudo: como os significados so gerados nos filmes ou programas televisivos: a codificao e suas derivaes significativas.
Ex.: os filmes do-nos pistas/signos sobre o seu gnero. Conseguimos aferir se um filme policial, de terror, de fico cientfica (signos) a partir dos significantes: narrativa, histria, personagens, etc. que nos so mostrados.

Tipos de Estudo: 1.sincrnico: explora as relaes entre os vrios elementos (padres de oposies emparelhados no texto); 2.diacrnico: detm-se sobre as formas como a narrativa evolui (cadeia de acontecimentos).

Formas de anlise 1. Qualitativa


1.2. Anlise do discurso . Para Pcheux, o carter material do sentido, mascarado como transparente para o sujeito pela veiculao do significante, depende constitutivamente do sentido das formaes ideolgicas, que esto em jogo no processo sociohistrico em que as palavras so produzidas (Marlene Teixeira, 2005: 41). . Aspecto da semitica e constitui uma forma de lingustica crtica; . Pode ser usado no audiovisual, mas centra-se nos aspectos lingusticos usados nos media. 1.3. Anlise narrativa . Foca-se na estrutura formal da narrativa; . Objeto: As personagens, os seus atos, dificuldades, escolhas e desenvolvimentos gerais; . Os textos so considerados histrias; . Fazse a reconstruo e apuramento da estrutura narrativa a partir de atos, escolhas, dificuldades e acontecimentos. 2. Quantitativa 1.1. Anlise de contedo: . Tcnica de pesquisa para fazer inferncias replicveis e vlidas a partir de textos (ou matrias significativas) para os contextos do seu uso (Krippendorff, 2004: 18). . Embora a anlise do contedo se preocupe com a ordem denotativa da comunicao ela pode revelar, e revela, padres e frequncias que conotam valores e atitudes dentro desta ordem. Os primeiros analistas do contedo confinaram as suas concluses a esta ordem denotativa, e por isso escaparam-lhes muitas das concluses mais interessantes, talvez mais especulativas, de estudiosos como Gerbner, Dominick e Rauch, ou Seggar e Wheeler (Fiske, 1993: 192).

Manuela Penafria (2009):


(1) Anlise textual: . Considera o filme como um texto. . Objetivo: decompor um filme dando conta da sua estrutura: o filme segmentado, em unidades dramticas/sintagmas. Em geral, estes segmentos so grandes momentos identificados na obra. . Grande Sintagmtica de Christian Metz: 3 cdigos: (1) perceptivos: capacidade de o espetador reconhecer objetos no ecr; (2) culturais: capacidade de o espetador interpretar o que v, recorrendo sua cultura; (3) especficos: capacidade de interpretar o que v no ecr a partir dos recursos cinematogrficos, como: a montagem, movimentos da cmara, efeitos especiais. (2) Anlise de contedo: . Considera o filme como um relato e considera apenas o tema do filme. Este filme sobre. Depois: resumo da histria + decomposio. (3) Anlise potica (Wilson Gomes, 2004): . O filme uma programao/criao de efeitos. Metodologia: (1) enumerar os efeitos da experincia flmica, como: sensaes, sentimentos e sentidos que o filme provoca aquando da sua visualizao; (2) a partir dos efeitos, chegar estratgia. O.s.: fazer o percurso inverso da criao de certa obra, mostrando como esse efeito foi construdo.

(4) Anlise da imagem e do som: . O filme um meio de expresso. . Pode ser designado como cinematogrfico, pois centra-se no espao flmico e recorre a conceitos cinematogrficos. Por ex.: o uso do grande plano. . Conseguimos aferir o estilo cinematogrfico do realizador.

(5) Escolha de fotogramas: . Fixar algo movente e analisar elementos.


(6) Anlise interna: a) Informaes: ttulo em portugus, ttulo original, ano, pas, gnero, durao, ficha tcnica; sinopse; tema(s) do filme; b) dinmica da narrativa: decompor o filme em partes (sequncias e/ou cenas); c) pontos de vista: 1. sentido visual/sonoro (Onde est a cmara? Que sons podem ser ouvidos? Planos? 2. sentido narrativo (Que conta a histria? E como contada?); d) cena principal do filme / clmax; e) concluses: texto sobre as regras de funcionamento do espao flmico, identificar o grau de envolvimento que o filme permite ao espetador, qualificar o realizador e filme analisado.

BIBLIOGRAFIA
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. LAnalyse des Films, Nathan, 2. Ed., 1999 [original, 1988]. GOMES, Wilson. La potica del cine y la cuestin del metodo en el anlisis flmico. Revista Signicao (UTP). V. 21, n. 1. Curitiba: 2004, pp. 85-106. KRIPPENDORFF, Klaus. Content Analysis: An Introduction to its Methodology. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2004. PCHEUX, Michel. Automatic Discourse Analysis. Edited by Tony Hak and Niels Helsloot. Amsterdam Atlanta: Editions Rodopi B. V., 1995. PENAFRIA, Manuela. Anlise de Filmes conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, Abril 2009. http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf TEIXEIRA, Marlene. Anlise do Discurso e Psicanlise: Elementos para uma Abordagem do Sentido no Discurso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

S-ar putea să vă placă și