Sunteți pe pagina 1din 28

EDUCAO PARA A DIVERSIDADE

Prof. Priscila de Sousa Barbosa

EMENTA:

A incluso sociocultural no ambiente escolar e a garantia de direitos educao. Diversidade sociocultural, tnico-racial, etria e geracional, de gnero e orientao afetivo-sexual. Legislao educacional e aes dos movimentos sociais. Direitos humanos e a escola. A diversidade e relaes culturais na escola.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Atividade 1: Assistir a Videoaula 1: - Identidade Social discusses tnicas de alteridade:.

Frum 1: Tira-dvidas (permanente).

Atividade 2: Realizar leitura do texto complementar Ritos Corporais entre os Naciremas. Identifique os conceitos de Identidade Social e Alteridade presentes no texto e relacione o modo de viver dos Naciremas ao conceito da sociedade do modo de vida do homem branco. Postar em arquivo nico no link Atividade 2 at o dia 22/06/13.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Frum 2: Para discusso do tema Sou afrodescendente, sou brasileiro: razes africanas e a educao realizaremos o debate deste frum a partir das seguintes atividades: Realize a leitura do Captulo II da apostila com o tema: Valores civilizatrios AfroBrasileiros na Elaborao de Currculos Escolares Ensaiando Pressupostos de Wilson Roberto de Mattos e da letra do Samba Enredo de 1988 da G.R.E.S. Estao Primeira de Mangueira (RJ) com o tema: 100 Anos de Liberdade, Realidade ou Iluso. Escolha um trecho da msica que poderia ser utilizado como recurso no ensino da Histria da frica e da Cultura Afro-Brasileira em virtude do processo de implementao da lei n 10.639/03, visto que esta lei tem obrigatoriedade da incluso nos currculos das nossas escolas. No se esquea de justificar sua escolha por este trecho da msica.

Data Final das Postagens: 29/06/13.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Frum 3: Realizar leitura do captulo 8 da apostila: Posso ser o que voc , sem deixar de ser quem sou! de Marcos Teren e postar um comentrio reflexivo, sobre quais seriam os direitos indgenas no campo educacional levantados pelo autor. Data Final das Postagens: 29/07/13.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Atividade 3: A partir da leitura do e-book Que atitude tomar frente a uma cena dessas?, Posicionar-se criticamente a partir do estudo de caso de uma situao vivenciada por uma estagiria, respondendo os setes passos indicados no e-book. Postar em arquivo nico no link Atividade 3 at o dia 06/07/13.

Frum 4: Leia o texto A cerveja e o assassinato do feminino, publicado no jornal Folha de So Paulo, dia 3 de janeiro de 2007, na coluna Tendncias e Debates, de autoria da professora Berenice Bento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizar uma anlise comparativa com o vdeo Mulher e Educao, disponvel em: https://www.youtube.com/watch?v=RudON98LPG0
Data Final das Postagens: 06/07/13.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Atividade 4: Assistir a Videoaula 2 - Essencialismo e Construcionismo social Atividade 5: Realizar a leitura da coluna da socialite Danuza Leo, Como se tornar uma drag Queen, publicada no jornal Folha de So Paulo, na edio de 7 de fevereiro de 2010. Aps, realizar leitura de uma crtica ao texto de Danuza feita pelo Prof. Leandro Colling com o ttulo Os equvocos e acertos de Danuza. Faa uma anlise crtica indicando os aspectos essencialistas e construcionistas levantados pelo texto de Danuza Leo. Data Final das Postagens: 06/07/13.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Frum 5: Com base no Captulo I da apostila, com o tema Direito e Legislao educacional para a diversidade tnica breve histrico de Hdio Silva Jnior, quais foram os primeiros movimentos sociais organizados que influenciaram/influenciam a legislao educacional brasileira? Como se deu esta influncia? Data Final das Postagens: 10/07/13.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Atividade 6: Construir um Glossrio, para isso, cada aluno dever pesquisar um programa de incluso social institudo pelo governo federal brasileiro. Postar em arquivo nico no link Atividade 6 at o dia 03/08/13.

Chat 1: Momento de socializao dos conhecimentos e tira-dvidas. Dia 17/07/13 s 20:00h.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Atividade 7: Realizao da atividade em grupos - Fotoetnografia pesquisa por meio de fotos. A fotoetnografia a utilizao da fotografia como forma narrativa especial na perspectiva do fazer etnogrfico. Para realizao da atividade, consultar Roteiro da Fotoetnografia (texto complementar). Escolher uma sala de aula e registrar dez cenas de aulas ou de outras vivncias no ambiente escolar de como a escola est trabalhando a questo da valorizao da diferena, do reconhecimento da diversidade, dos processos de incluso nas suas prticas pedaggicas. Realizar uma breve caracterizao da sala de aula pesquisada (localizao da escola, dados numricos das caractersticas do grupo de alunos, como: a srie, grupo tnicoracial, etrio, de gnero e orientao afetivo-sexual e ao final faa uma reflexo dos dados obtidos no seu levantamento). Postar em arquivo nico no link Atividade 7 at o dia 27/07/13.
Prof. Priscila de Sousa barbosa

Aplicao da Verificao de aprendizagem pela Tutora presencial do polo.

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Garantia de acesso educao de qualidade em qualquer nvel educacional


TNICO-RACIAL ETRIA A qualidade educacional AFETIVO-SEXUAL

Um desafio prioritrio para o sistema educacional.

GERACIONAL GNERO

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Desafio

Esse desafio se justifica porque, no Brasil, j atingimos escolas para todos [com a universalizao da educao], mas no educao para todos. (Ferreira, 2005, p. 05).

Prof. Priscila de Sousa barbosa

DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO DE PROFESSORE(A)S PARA RESPONDER DIVERSIDADE DOS ESTUDANTES

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Desenvolvimento da educao de professore(a)s para responder diversidade dos estudantes

Diversidade

- Perpassa inmeros mbitos da vida escolar.

- Pode ser identificada nas diferenas de nveis de


linguagem oral e jeitos de se comunicar; na convivncia entre crianas de diferentes estados e condies scio-econmico-cultural; na presena na mesma classe de crianas e jovens que vivem em favelas e zonas perifricas carentes que no tiveram acesso ao universo escolar; na convivncia entre crianas brancas, negras e de outros grupos tnicos numa mesma classe e tambm entre as crianas com e sem deficincias (Ferreira 2006a).

Prof. Priscila de Sousa barbosa

ritmos estilos necessidade s

Escola processo de escolarizao

motivae s

histrias de vida

interesses

Prof. Priscila de Sousa barbosa

EDUCAR NA DIVERSIDADE: FLEXIBILIZAO E ENRIQUECIMENTO DO CURRCULO

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Educar na diversidade

Enriquecer e flexibilizar o contedo curricular previsto no processo ensinoaprendizagem.

Ensinar em um contexto educacional no qual as diferenas individuais e entre todo(a)s membros do grupo (classe) so destacadas. Prof. Priscila de Sousa barbosa

Para educar na diversidade, o docente deve adotar em sua prtica pedaggica os princpios orientadores da prtica de ensino inclusiva (MEC/SEESP 2005, pp. 23-25), que so:

Aprendizagem ativa e significativa

Negociao de objetivos

Demonstrao, prtica e feedback

Avaliao contnua

Apoio e Colaborao

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Desenvolver qualidade educacional e promover o desenvolvimento profissional de docentes para educar na diversidade em um pas com dimenses territoriais e pluralidade cultural significativas, como o caso do Brasil, no tarefa para poucos ou de curto prazo. Todo(a)s devemos estar conscientes de que o processo de mudana acarretar turbulncias, temor, desacordos entre reas de conhecimentos, dvidas e inseguranas que podem nos imobilizar. Contudo, as mudanas so necessrias e urgentes e, para alcan-las preciso estabelecer alianas e parcerias, realizar trocas e compartilhar experincias de sucesso ou de fracasso. Somente assim, superando as barreiras que nos imobilizam e atemorizam, seremos capazes de construir sistemas educacionais mais justos e igualitrios, mais humanizados e humanizadores para educador(a) e para cada criana, jovem e adulto que representam a diversidade existente no pas. (FERREIRA, 2006).
Prof. Priscila de Sousa barbosa

TNICO-RACIAL E ETRIA E GERACIONAL

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Sou afrodescendente, sou brasileiro: razes africanas e a educao

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Minhas razes indgenas: Posso ser o que voc , sem deixar de ser quem sou!

Prof. Priscila de Sousa barbosa

GNERO E ORIENTAO AFETIVOSEXUAL

Prof. Priscila de Sousa barbosa

O movimento feminista

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Sexualidade na escola?

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Prof. Priscila de Sousa barbosa

Ser livre conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade, sem perder a prpria identidade. Dimos iksilara

Prof. Priscila de Sousa barbosa

S-ar putea să vă placă și