Sunteți pe pagina 1din 22

VIOLNCIA INTRAFAMILIAR

O AGRESSOR MERECE ATENDIMENTO?

VIOLNCIA INTRAFAMILIAR: ACONTECE SOMENTE CONTRA A MULHER?

A violncia domstica ficou conhecida como violncia contra a mulher por ocorrer ao redor do mundo todo em maior (e esmagadora) parte contra as mulheres.
Em 2002, a Organizao Mundial de Sade promoveu diversos debates a respeito de violncia, onde foi abordada a violncia contra a mulher, pois considera que o problema j de ordem mundial.

Dados do Banco Mundial apontam que 1 em cada 5 dias em que mulheres faltam ao trabalho em funo de terem sofrido violncia domstica.
A VIOLNCIA DOMSTICA NO MAIS MERAMENTE DOMSTICA (do ambiente privado), MAS UM PROBLEMA DE SADE PBLICA!

ENTO, AS MULHERES SO REALMENTE VTIMAS?

Vamos problematizar o tema?

VIOLNCIA

VERSUS

AGRESSO

Violncia: qualidade daquele que violento, que emprega a ao violenta,


opressora ou tirnica, ou qualquer fora contra a vontade, liberdade ou resistncia da pessoa ou coisa; constrangimento fsico ou moral exercido sobre uma pessoa para submet-la vontade de outrem.

Agresso: disposio para agredir e para o desenrolar de condutas hostis e


destrutivas bem como o ato de hostilidade e provocao ou de ataque a integridade fsica ou moral de algum. Para a Psicologia Social, a agresso definida como qualquer comportamento que tem a inteno de causar danos, fsicos ou psicolgicos, em outro organismo ou objeto. Importante destacar nesta definio a intencionalidade da ao por parte do agente da agresso: s se caracteriza como agressivo o ato que deliberadamente se prope a infringir um dano a algum.

TEORIAS DA AGRESSO - INATISTAS


Cesare Lombroso - renomado mdico e diretor de um manicmio, pioneiro na catalogao de delitos e delinquentes com base na medicina legal e na psicologia. Classifica em cinco tipos aqueles em situao de delinquncia (dos quais apenas um, o criminoso profissional, no possuiria predisposio gentica, mas se tornaria criminoso por funo de presses do meio) e aponta a agressividade e o crime como algo inato da maioria desses indivduos. Sigmund Freud Teoria do Instinto - a agressividade (exteriorizao da pulso de morte) seria algo inato e natural em todos os indivduos e deve ser libertada, quer seja de forma aceitvel, na atividade fsica, quer seja de forma inaceitvel(ato criminoso). John Dollard Teoria da Frustrao-Agresso - um ato ou evento que impede algum de atingir um objetivo, seja isto uma barreira fsica, social (regras, leis), ou uma simples interrupo, produz, entre outras respostas, energia agressiva e esta instiga o comportamento agressivo (intensidade varia do valor atribudo e da fora que o indivduo tem para chegar a um objetivo).

TEORIAS DA AGRESSO PRODUTO DO CONTEXTO SOCIAL E AMBIENTAL


Teoria da Aprendizagem Social A maior causa da agresso seriam o incentivo e recompensa que o sujeito ganha por comet-la. Atos de extrema violncia no podem ser cometidos a no ser que tenham sido aprendidos lentamente e treinados, alm de terem tido modelos que o praticassem (famlia, sociedade ou dolos), mostrando quais tipos de ao so passveis de recompensa ou punio. Teoria Neo-Associassionista - A ocorrncia da agresso depende de como o sujeito vivencia os eventos que lhe ocorrem. Tem um componente inato (mecanismos de luta e fuga) e outro aprendido (alcanar recompensas ou evitar punies). Interacionismo Social - Utilizado um modelo de deciso onde o sujeito (ou ator) examina os meios alternativos para chegar a um destes trs objetivos: a) controlar comportamento de outros, b) restaurar justia e c) assegurar e proteger identidades. Modelo Geral da Agresso Baseado em Estruturas do Conhecimento: Padres e o conhecimento social so determinantes bsicos da significncia psicolgica dos episdios ou eventos, influenciando a reao das pessoas a eles.

AGRESSO DE GNERO PAPIS ENGESSADOS E ESTIGMATIZANTES DE VTIMA E AGRESSOR


A violncia domstica tem sido definida como um padro de comportamentos abusivos que envolve uma srie de prticas de maus tratos (fsicos, sexuais e/ou psicolgicos), onde as mulheres frequentemente so as vtimas preferenciais. Essa postura adotada por agressor e vtima, contudo, fazem parte do que se espera dentro de uma abordagem dicotmica como esta, onde ficam implcitos quais comportamentos so esperados de ambos os papis. Aquele que se encontra no papel de agressor deve ser encarado pela vtima como louco e/ou mau, no havendo nenhuma possibilidade de ser visto pela vtima como um ser humano. CONFLITO: as novas configuraes sociais passam a exigir dos atores dos relacionamentos conjugais novas negociaes que exigem um sistema de reciprocidade mnimo para a convivncia entre as partes envolvidas. Nem sempre isso acontece pacificamente...

AGRESSO DE GNERO PAPIS ENGESSADOS E ESTIGMATIZANTES DE VTIMA E AGRESSOR


As idias sobre masculino e feminino so polarizadas e excludentes.

A mulher s ganharia o status de ativa quando colocada numa posio de sedutora, tentadora de homens.
Isso abre espao para o julgamento de superioridade de um em relao ao outro, que passa a ser coagido a submeter-se aos interesses e desejos daquele que lhe superior.

No se deve atribuir ao homem a opresso das mulheres e minorias, mas sim, receita do que ser masculino que causou a crise de masculinidade e todos estes outros desmandes.
Na estrutura relacional, cada um traz em si seus scripts e desempenham dentro da relao os papis que implicitamente lhe so propostos e reforados socialmente de alguma forma.

AGRESSO DE GNERO PAPIS ENGESSADOS E ESTIGMATIZANTES DE VTIMA E AGRESSOR


Existem diversos estudos de gnero sobre as feminilidades. As masculinidades tm sido deixadas de lado e a compreenso do homem , muitas vezes, pelo vis do patriarcalismo, onde marcante o abuso de poder pela parte dos homens. Isso aumenta os estigmas AGRESSOR VTIMA. A interveno junto a casais em situao de agresso deve lanar um olhar sobre as crenas e discursos compartilhados entre os envolvidos na questo, os quais so contribuintes para que seja mantido o padro relacional abusivo, e de forma a entender que a violncia conjugal um processo cclico, relacional e progressivo e adotando, de acordo com essa viso, nova resignificao do contexto de interveno e novas formas de interveno.

CONSTRUO DE GNERO - MASCULINIDADES


O machismo intervm na educao da infncia, construindo preconceitos sexistas. Brincadeira de menina: Boneca, casinha... X Brincadeira de menino: Carrinho, luta, jogar bola na rua. Ambiente da menina: Interno x Ambiente do menino: Externo. Se o espao do homem na rua porque de alguma forma ele foi lanado para fora de casa, ele no tem direito intimidade domstica. Dessa forma, o homem violentado desde cedo em sua humanidade, tornando-se tambm propcio a se tornar violento para com a Humanidade. O movimento feminista vem galgando espao para as mulheres no mundo externo. Mas, os homens ainda no tm seu espao no mundo interno: Quais as referncias identitrias que o homem tem?

CONSTRUO DE GNERO - MASCULINIDADES


Na cultura em que vivemos foi dado pouco ou nenhum recurso para o conhecimento das prprias emoes, restando assim, poucas maneiras de lidar com elas e refletir sobre elas nos momentos de conflito, propiciando a ele o uso da linguagem que lhe foi mais imputada como prpria: da fora e da ao, que, desvinculadas de uma compreenso emocional, facilmente se tornam violentas e levando a que, diante desse analfabetismo emocional, no haja nele a capacidade para a reviso dos efeitos de suas aes.

Tendncia de ter medo de seus sentimentos sejam rejeitados pelos outros, resistncia s oportunidades de exp-los ou compartilh-los, afastamento de sua prpria fragilidade e negao da possibilidade de no ser onipotente.

A AGRESSO INTRAFAMILIAR COMO UM PROBLEMA SOCIAL


Na violncia intrafamiliar, deve-se sempre analisar o ato e o processo, sendo que o ato tem sempre um autor, uma vtima e, geralmente uma ou mais testemunhas. No processo est a possibilitao do ato, dos quais todos participam, pois, todos os dias mantemos a violncia na cultura por ns compartilhada.
A cultura da violncia retroalimentada pelas familias.

Patriarcalismo Homem que homem no chora Legtima defesa da honra


necessria a sensibilizao da populao afim de que no seja reiterada a violncia de menosprezar, ridicularizar ou negar a problemtica da violncia familiar, bem como a conscientizao de que violncia toda ao que desconsidera a legitimidade da diferena e que tenta impor ao outro o que ser realidade para ele, conseguindo perceber a violncia no s nas situaes extremas, mas tambm em suas manifestaes sutis, travestidas de educao ou proteo. Todas as redes de relacionamento devem ser levadas em conta: a familiar, a comunitria, a de justia e a de ateno ou de servios. Famlia, vizinhana, colegas, delegacias de polcia, IML, postos de sade, empresas.

GRUPOS DE REFLEXO
Instituto Noos (RJ) Pioneiro no atendimento ao agressor.

Criao do Projeto de Aplicao de Penas e Medidas Alternativas aos Homens Autores de Violncia Intrafamiliar e de Gnero, cujo objetivo era verificar se os grupos de reflexo poderiam servir,junto com uma pena mais branda e que no implicasse o cerceamento de liberdade dos rus, como um recurso para a justia, que se via diante de cada vez mais casos de acusados de violncia contra a mulher.
A reflexo o ato mximo de liberdade e, de certo modo, o dom mximo do viver humano. O viver no conversar nos permite mudar de mundo quando entramos na reflexo sobre o nosso viver. Toda reflexo necessita de um refletor apropriado, sendo um processo mediado socialmente e que se realiza na ateno da outra pessoa.

GRUPOS DE REFLEXO
Os homens participantes dos grupos so a eles encaminhados por proposta judicial, como alternativa para suspenso do processo, cumprimento da pena alternativa ou reduo de pena. So Gonalo 1999 menos de 2% voltaram a agredir suas companheiras. So Caetano (SP) apenas 1 reincidente. So Luiz (MA) NO EXISTE GRUPO DE REFLEXO 75% de reincidncia. Taxa nacional de 70%. Centros de educao e reabilitao de agressores esto previstos no artigo 30 da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Em Curitiba, a criao de um grupo de reflexo foi barrada na cmara dizendo que no compete ao Legislativo a iniciativa de projeto de lei que trate sobre poltica pblica local, nesse caso a violncia domstica, posto se tratar de competncia do Executivo.

GRUPOS DE REFLEXO
LONDRINA Projeto Caminhos iniciado em 2011, porm ainda no iniciou o 1 grupo.

Objetiva abordar com esses homens, que devem ingressar no projeto atravs de indicao pela Vara Maria da Penha, questes relacionadas a gnero, sentimentos, situaes familiares e incentivar a reflexo sobre a agresso. O grupo conta com uma equipe multidisciplinar de uma advogada, uma psicloga e uma assistente social.
Na nsia de sermos justos (fazermos justia), acabamos sendo violentos tambm, ao no possibilitarmos ao sujeito o pensar no seu ato violento, tirando dele a possibilidade de interromper o ciclo que o levou a ter esse tipo de resposta Renata, coordenadora do Projeto Caminhos.

E COMO ESTO OS PSICLOGOS FRENTE A ISSO?


Mesmo quando defendem o atendimento ao homem, o taxam como agressor, e defendem que seu tratamento e acompanhamento deve ser feito para que futuramente no haja outras agresses contra outras mulheres. Acreditam que os limites para atuao das mulheres fixado pelos homens, que determinam as regras da relao, aplicando, novamente, o prejuzo trazido pelos papis de gnero apenas para as mulheres. Contribuem para o silenciamento dos homens que se sentem frgeis, machucados ou violentados, mantendo uma cultura enaltecedora da virilidade masculina e fragilidade feminina. Perspectiva Relacional: homens e mulheres inseridos nessas relaes conjugais violentas possam compartilhar seus sentimentos e lutar pelo exerccio do respeito mtuo.

E COMO ESTO OS PSICLOGOS FRENTE A ISSO?


Os profissionais envolvidos na rede de ateno devem ser melhor capacitados no s em suas funes bem como em seus alicerces pessoais e, em especial o psiclogo, que trs em seu papel a responsabilidade de ser um agenda facilitador da sade, deve procurar garantir os direitos fundamentais de todos os indivduos, visando a sade mental e busca da cidadania. Caso contrrio, ser apenas mais um agente repressor.

Se a violncia conjugal uma produo histrica sustentada por questes culturais que regem o funcionamento das relaes, as diversas combinaes entre afeto, valores, crenas e condies materiais devem ser investigadas. Quando apenas as mulheres so acolhidas, fortalecidas e empoderadas pelo atendimento psicolgico, ou mesmo quando os homens so atendidos, mas unicamente na condio de agressores que precisam ser conscientizados para que outras mulheres no sejam violentadas, nos perguntamos: que violncia est sendo trabalhada e que violncia est sendo produzida pelos psiclogos?

JUSTIFICATVA
Este projeto optou pelo tema da violncia contra a mulher pelo vis do homem autor de agresso em vista de que acreditamos no ser possvel tratar um problema sem analisar todos seus ngulos de vista e entende a violncia no como algo intrnseco ao ser e incontrolvel em seu impulso, mas, sim, como algo que deve ser problematizado para que seja abordado dentro de sua complexidade, que perpassada por fatores sociais, culturais, econmicos e que ocorre de forma relacional, tendo assim, todos os sujeitos nela envolvidos como seus autores, que necessitam ser abordados, ouvidos e atendidos.

OBJETIVOS
CONSCIENTIZAO: Cidados, vtimas, agressores, membros da rede de relacionamento.

MUDANA!

MATERIAIS
Multimdia somente para redes sociais e websites dos Conselhos de Psicologia, Assistncia Social e Direito (OAB e sites relacionados ao tema).

MATERIAIS
Comunidade em Geral: Delegacias da Mulher, Centros de Apoio Mulher, Centros de Referncia de Assistncia Social (CRAS), Centros de Referncia Especializado em Assistncia Social (CREAS) e Vara da Famlia.

MATERIAIS
Psiclogos e estudantes de psicologia.

S-ar putea să vă placă și