Sunteți pe pagina 1din 17

Universidade Federal da Bahia Professora: Sandra Chaves Alunas: Danusa Menezes, Iasmin Barreto, Lase Evangelista, Taate Qusia

PNAN

Referncia poltica e normativa para a realizao dos direitos alimentao e sade.

Sistema nico de Sade - lcus institucional

Sistema de Segurana Alimentar e Nutricional

(SISAN)- espao de articulao e coordenao intersetorial.

ESTRUTURAS GERENCIAIS
Possibilitar construo de estratgias capazes de

elaborar e concretizar processos, procedimentos e fluxos de gesto, em consonncia com as suas realidades organizacionais e que promovam a formulao, a implementao e o monitoramento das suas aes de alimentao e nutrio.

GESTORES DO SUS
ESFERAS
Federal Distrital Estadual Municipal

Devem promover a implementao da PNAN por meio da viabilizao de parcerias e da articulao interinstitucional necessria para fortalecer a convergncia dela com os Planos de Sade e de Segurana Alimentar e Nutricional.

PACTUAO entre as esferas de governo para a efetivao da PNAN deve:


Respeitar todos os preceitos e instncias praticados no SUS, para que suas aes possam ser assumidas e incorporadas pelos gestores das trs esferas de governo no contexto da rede de ateno sade e, com isso, consolidarem-se em todo o territrio nacional.

Estratgias de financiamento tripartite para implementao das diretrizes da PNAN:


A aquisio e distribuio de insumos para preveno e

tratamento das carncias nutricionais especficas; A adequao de equipamentos e estrutura fsica dos servios de sade para realizao das aes de vigilncia alimentar e nutricional; A garantia de processo de educao permanente em alimentao e nutrio para trabalhadores de sade; A garantia de processos adequados de trabalho para a organizao da ateno nutricional no SUS

Contribuio da polticas pblicas de alimentao e nutrio e de segurana alimentar e nutricional para o desenvolvimento de polticas de nutrio em outros pases.

MERCOSUL- AMRICA LATINA E CARIBE


Pases africanos de lngua oficial portuguesa (PALOPS)

Comit de Nutrio das Naes Unidas (SCN)

Organizao PanAmericana de Sade

Comit de Segurana Alimentar da FAO

Deve ser estimulada na perspectiva de colaborar na construo de recomendaes e metas de desenvolvimento global relacionadas alimentao e nutrio.

OBJETIVO
Verificar a repercusso desta Poltica na sade e na qualidade de vida da populao, buscando a caracterizao e compreenso de uma situao para tomada de deciso, bem como para a proposio de critrios e normas que impactem diretamente o desempenho da poltica e seus indicadores nos diferentes nveis de atuao

Construo do MONITORAMENTO das aes da PNAN:


Identificao da produo e dos processos

desenvolvidos pela gesto federal, acrescidos em cada esfera dos processos prprios e especficos de apreenso e adequao das diretrizes emanadas da poltica nacional.
ANALISAR: >Problemas nutricionais priorizados >Participao e o acesso da populao aos programas da PNAN Processo exigir a definio de prioridades, objetivos, estratgias e metas para a ateno nutricional.

Indicadores conforme o Art 7 e Lei 8.080/90


O potencial dos servios de sade e as possibilidades

de utilizao pelo usurio esto sendo devidamente divulgados junto populao; O estabelecimento de prioridades, a alocao de recursos e orientao programtica esto sendo fundamentados na epidemiologia; Os planos, programas, projetos e atividades que operacionalizam a Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio esto sendo desenvolvidos de forma descentralizada, considerando a direo nica e as responsabilidades em cada esfera de gesto.

Processo de Acompanhamento e Avaliao


Avaliao do cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Pas neste contexto. Iniciativas das Naes Unidas, representadas pelas agncias internacionais (FAO, OMS, UNICEF, Alto comissariado dos direitos humanos)

Nutrio

Combate fome

Promoo da sade

No somente a partir da promoo de uma alimentao adequada, mas de uma alimentao digna

Uma Poltica de Segurana Alimentar no s uma

Poltica de produo, uma Poltica regulamentao da qualidade do alimento, publicidade, de apoio ativo aos produtores que menos capacidade, uma Poltica de reduo desigualdades.

de da tm das

A insero da alimentao e nutrio na rea da Sade

fundamental, pois permite o mapeamento epidemiolgico dos distrbios nutricionais a partir do territrio de distintos grupos vulnerveis, continuadamente.

Aes do nutricionista
Programa de Alimentao do Trabalhador
Programa de alimentao escolar Bolsa famlia

Programa Sade da Famlia


Campanha do aleitamento materno Combate a carncias nutricionais e suplementao de

nutrientes

S-ar putea să vă placă și