Sunteți pe pagina 1din 361

TECNOLOGIAS APLICADAS

OBJETIVOS
O Desafio Tecnologias Aplicadas foi elaborado para apresentar contedos fundamentais para o decorrer dos seus estudos nas atividades e lies que sero propostas futuramente. Ou seja, primeiro voc dever entender o principal objetivo deste desafio: conhecer o bsico, para depois compreender o restante.

Mas conhecer o que exatamente?

Os tipos de materiais aplicados tecnologia de usinagem. Os tipos de ferramentas, sua geometria e respectivos parmetros de corte. As etapas do processo de usinagem. As normas tcnicas.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


MATERIAIS Preparamos esta lio pensando no embasamento necessrio que voc precisa ter para a compreenso das outras atividades. Inicialmente, voc dever estudar a classificao dos materiais slidos e as suas propriedades.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


A classificao dos materiais slidos se d em: metais; cermicos; polmeros.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


METAIS Esses materiais so bons condutores de eletricidade e calor devido s suas propriedades. Alm disso, os metais possuem grande resistncia e plasticidade (se deformam, porm no quebram), por isso so muito utilizados em aplicaes estruturais.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


CERMICOS Esse agrupamento se encaixa entre os elementos metlicos e no-metlicos. Possui uma grande variedade de materiais. Pode-se citar compostos por minerais argilosos, cimento e vidro. Contrrios aos metais, os materiais cermicos so isolantes eletricidade e ao calor, so duros, porm quebradios.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


POLMEROS
Essa classe rene materiais comuns de plstico e borracha. Esses materiais so de baixa densidade, podendo ser muito flexveis.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


Ateno! Alm da classe dos materiais slidos, existem outros trs grupos adicionais e que fazem parte do processo de tratamento trmico: compsitos, semicondutores e biomateriais.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


Agora que voc viu um conceito geral sobre os materiais, poder estudar as propriedades fsicas deles. As propriedades fsicas so divididas em: mecnicas; trmicas; e eltricas.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


As propriedades mecnicas definem o comportamento do material quando esse submetido a esforos de natureza mecnica. Dentro desse grupo, a resistncia mecnica que se destaca, pois relata a resistncia de esforos impostos no material, como a trao e compresso.

Automao 6b 22/08/12

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


A elasticidade tambm entra nesse grupo, sendo que designada pela capacidade que o material tem de se deformar e voltar sua forma original quando o esforo submetido termina exemplo disso a borracha.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


Diferente da elasticidade, a plasticidade de um material quando esse sofre uma deformao e, no entanto, mantm essa forma aps o esforo desaparecer exemplo disso uma viga de metal. Na internet voc poder encontrar exemplos de deformao.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO

As propriedades trmicas definem a reao dos materiais quando submetidos a diferentes temperaturas. importante o conhecimento dessas propriedades para anlise das ferramentas de corte, que sero estudadas na prxima lio.

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO

Para este curso, separamos algumas propriedades trmicas que so importantes: fuso a propriedade que define a temperatura de um material quando esse passa do estado slido para o estado lquido. Define o ponto de fuso de um respectivo material;

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


ebulio a propriedade que define a temperatura de um material quando esse passa do estado lquido para o estado gasoso. Define o ponto de ebulio;

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


dilatao trmica a dilatao ocorre quando os materiais, em geral, aumentam de tamanho devido ao aumento da temperatura. Exemplo prtico disso so os espaos entre os trilhos de trem para que se encaixem nos dias de muito calor;

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO

condutividade trmica a propriedade de um material de conduzir calor;

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO

condutividade eltrica como voc viu anteriormente, os metais so bons condutores de eletricidade. A condutividade eltrica a propriedade que define o ponto de condutividade. Ao contrrio dessa propriedade, temos a resistividade, que a resistncia do material passagem de corrente eltrica (propriedade do material mau condutor de eletricidade).

MATERIAIS E TRATAMENTO TRMICO


Aps a compreenso das propriedades fsicas dos materiais, preparamos a definio de outros materiais que voc ir precisar saber no decorrer deste curso.

AO
A produo do ao depende da matria-prima que se utiliza aliada aos diferentes tipos de fornos, obtendo assim diferentes propriedades de aos. Como exemplo temos o ferro-gusa que colocado em fornos com injeo de ar (produz aos-carbono comuns).

AO
J a sucata utiliza fornos eltricos (produz aos de melhor qualidade). Alm disso, outros elementos podem ser acrescentados a esses aos a fim de melhorar as suas propriedades. Confira na tabela abaixo:

29/08/12 AUTOMAO VI B

FERRO FUNDIDO
Para se obter o ferro fundido so utilizadas ligas de ferro e carbono com altos teores de silcio. O ferro fundido formado a partir do ferro-gusa. Com essas propriedades, o ferro fundido fica mais duro que o ao. Porm, como contm silcio, torna-se mais frgil.

FERRO FUNDIDO
Assim como o ao, o ferro fundido tambm altera suas propriedades dependendo dos elementos que o compe e do tratamento trmico. Veja as possveis ligas e do que so compostas:

FERRO FUNDIDO

ferro fundido cinzento apresenta um teor maior de silcio (at 2,8%) auxiliado de um resfriamento lento; ferro fundido branco possui baixo teor de carbono e silcio e sua velocidade de resfriamento deve ser maior;

FERRO FUNDIDO

ferro fundido malevel esse produzido a partir do ferro fundido branco submetido a um tratamento trmico, tornando o material mais resistente ao choque e s deformaes;

FERRO FUNDIDO
ferro fundido nodular obtido com a adio de elementos, como o magnsio, ainda com a massa lquida. Para ilustrar os seus estudos, confira a tabela abaixo:

ALUMNIO
Depois do ao, o alumnio tornou-se o material metlico mais utilizado, sendo obtido em trs etapas: obteno do minrio (bauxita), da alumina e a seguir do alumnio. O alumnio puro apresenta baixas propriedades mecnicas, como baixa dureza e baixa resistncia trao. Por isso, utilizado na forma de liga na maioria dos casos. Verifique na tabela a seguir:

MATERIAL PARA FERRAMENTA DE CORTE


O material utilizado para compor uma ferramenta depende de onde vai ser empregado. Por isso, so produzidos materiais com diferentes compostos. Cada composto escolhido especificamente para determinado material que ser usinado.

MATERIAL PARA FERRAMENTA DE CORTE


As ferramentas de corte so produzidas comumente com os mesmos compostos. Porm esses podem ter concentraes diferentes para a produo adequada de cada tipo de ferramenta

MATERIAL PARA FERRAMENTA DE CORTE


Os materiais mais empregados so: ao ferramenta, ao rpido, ligas fundidas, metal duro, cermet*, cermica, nitreto de boro cbico cristalino e diamante. Voc deve saber quais so os requisitos mnimos de produo que uma ferramenta deve ter. So eles: *
Liga de um composto resistente ao calor (como carboneto de titnio) e um metal (como nquel) usada especialmente para palhetas de turbinas e outros objetos produzidos por metalurgia de p.

MATERIAL PARA FERRAMENTA DE CORTE


1 elevada dureza a frio e a quente; 2 tenacidade; 3 resistncia abraso; 4 estabilidade qumica; 5 custo para obteno.

TRATAMENTO TRMICO
Agora que voc viu os diferentes materiais e suas propriedades fsicas, podemos nos aprofundar um pouco sobre o tratamento trmico.

TRATAMENTO TRMICO
Tratamento trmico a relao entre a temperatura e o tempo do resfriamento de um certo material para obter determinada microestrutura, normalmente associado com o aumento da resistncia do material, mas tambm pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operao a frio.

TRATAMENTO TRMICO
Logo, o tratamento trmico uma operao que pode auxiliar outros processos de manufatura, melhorando o desempenho de produtos, aumentando sua resistncia ou alterando outras caractersticas desejveis.

TRATAMENTO TRMICO
Sendo assim, os diversos tipos de tratamentos trmicos so aplicados aos metais a fim de melhorar as propriedades do material, de acordo com sua utilizao. Podemos atribuir particularidades a um certo ao por meio de diferentes tratamentos trmicos:

TRATAMENTO TRMICO
recozimento tratamento trmico no qual o material submetido a uma elevada temperatura por certo tempo, logo aps sendo resfriado lentamente, gerando assim caractersticas de alvio de tenses sobre o material, tornando-o mais mole, ou seja, um material dctil e tenaz;

TRATAMENTO TRMICO
cementao tratamento termoqumico em que promovido um enriquecimento superficial com carbono no material tratado. Geralmente utilizado em peas que necessitam de uma elevada dureza superficial e, dessa forma, gera caractersticas como alta resistncia fadiga e o material pode ser submetido a cargas superficiais elevadas. A cementao realizada em fornos de banho de sais e em fornos com atmosfera controlada;

TRATAMENTO TRMICO
tmpera superficial a tmpera em certo metal consiste basicamente no endurecimento do material. Seu processo se d em submeter a pea a uma certa temperatura, mantida por determinado tempo, e em seguida realizado o resfriamento brusco da pea. Esse tratamento utilizado para peas que necessitam de endurecimento apenas nas regies de contorno, acompanhado sua geometria;

TRATAMENTO TRMICO
revenimento um tratamento trmico realizado aps o endurecimento por tmpera. Peas que sofreram tmpera tendem a ser muito quebradias, tornando-se assim uma pea frgil.

TRATAMENTO TRMICO
Para evitar essa fragilidade utiliza-se o processo de revenimento, que consiste numa excelente combinao de dureza, ductilidade, tenacidade, resistncia e estabilidade estrutural. Essas propriedades obtidas aps o processo de revenimento dependem basicamente do ao tratado e da temperatura do processo de revenir;

05/09/12 automao VI b

TRATAMENTO TRMICO
normalizao o processo de elevao de temperatura dentro do campo austentico, ou seja, 60C acima da linha de mudana de fase. O material deixado nessa temperatura at que toda a microestrutura esteja homogeneizada. Aps, removido do forno e resfriado em temperatura ambiente sob conveco natural.

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

Agora voc vai conhecer os parmetros de corte, geometria e cdigos de ferramentas, contedo fundamental para a produo eficaz do material!

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

Os dados ou parmetros de corte tm como base a velocidade de corte (Vc).

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

Essa medida de velocidade calculada com base em metros de remoo de cavaco por minuto (m/min) ou rotao da placa por minuto (RPM). A diferena entre a superfcie no-usinada e a j usinada est indicada na figura abaixo pelo: avano (fn). Medido em milmetro por rotao da placa ou milmetro por minuto.

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

(Ap), na imagem acima, a profundidade de corte medida em mm.

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

Agora, para haver o corte de um material, voc deve levar em considerao a geometria da ferramenta. Para isso, preciso analisar os quesitos em relao forma da ferramenta. Cada geometria desenvolvida e definida por diferentes parmetros e medidas de cortes (avanos, profundidades). Isso se deve ao fato de que cada ferramenta produzida especificamente para suprir uma determinada necessidade rea de aplicao.

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

Para que a produo da geometria da ferramenta seja feita com preciso, alguns fatores so considerados: a usinagem intermitente e as tendncias a vibraes. Uma caracterstica importante o ngulo de cunha, que tem a funo de facilitar a penetrao da ferramenta no material. Para isso, voc dever utilizar dois tipos de pastilhas: a pastilha negativa e a pastilha positiva.

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

A pastilha negativa possui um ngulo de cunha de 90 graus, essa deve ser montada inclinada negativamente no porta-ferramenta, a fim de obter um ngulo de folga tangencial pea. J a pastilha positiva no necessita desse processo, pois possui sua prpria folga incorporada. Assim que a pastilha posta no porta-ferramenta, sua geometria e inclinao no suporte decidiro o ngulo de corte que a aresta ir usinar.

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

Outro conceito importante o ngulo de sada (), o qual define a medida da aresta em relao ao corte. Habitualmente utilizamos pastilhas planas (sem quebra de cavaco), ento seu ngulo de sada 0 grau.

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

Verifique abaixo as medidas e as codificaes para os formatos de pastilhas utilizadas para programar a mquina CNC. Lembre-se: o programador retira os dados dos manuais das mquinas CNC (neste caso o retiramos dados de um manual Sandvik).

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

PARMETROS DE CORTE, GEOMETRIA E CDIGOS DE FERRAMENTAS

TCNICAS DE USINAGEM
As tcnicas de usinagem merecem a sua ateno especial. Voc sabe o que so essas tcnicas? Os processos e as tcnicas, que devem ser aplicados no momento da produo, so os prprios movimentos entre a ferramenta e a pea durante a usinagem produzindo o cavaco. A funo desses movimentos obter uma pea com as formas e dimenses desejadas. Podemos descrever diferentes processos conforme seguem alguns exemplos abaixo.

TCNICAS DE USINAGEM

Fresamento caracteriza-se por apresentar a ferramenta fresa, munida de arestas cortantes simtricas em volta de um eixo. O movimento do corte definido pela rotao da fresa em torno de seu eixo e o avano comumente feito pela pea a ser usinada, essa fixada na mesa da mquina, tendo assim movimentos que passam pela ferramenta dando a forma desejada.

TCNICAS DE USINAGEM
Furao essa operao tem a finalidade de obter um furo cilndrico na pea utilizando uma ferramenta que gira em torno de seu eixo penetrando na superfcie da pea por meio da sua ponta cortante.

19/09/12

TCNICAS DE USINAGEM

Torneamento ao contrrio do processo de fresamento, o torneamento distingue-se por ter o movimento da pea em torno do seu eixo. Essa operao executa a usinagem de peas cilndricas com o movimento de rotao de um eixo. J o movimento de avano realizado pela ferramenta que se desloca ao longo da superfcie da pea.

TCNICAS DE USINAGEM
Baseados nos processos citados acima, podemos definir a usinagem em dois grupos: desbaste normalmente utilizado para a usinagem de uma pea bruta, afim de usinar todo o material excedente com elevados dados de corte. Com isso, a pea fica apenas com o material do produto final e uma ligeira camada de material, que ser retirada posteriormente, chamada de sobremetal;

TCNICAS DE USINAGEM
acabamento consiste em deixar a pea nas dimenses finais, retirando o sobre-metal deixado pela etapa anterior. Para isso, utilizamos parmetros de corte reduzidos, com o objetivo de obter um excelente acabamento na superfcie da pea trabalhada.

UTILIZAO DE NORMAS TCNICAS


A utilizao das normas tcnicas tem como objetivo orientar e reger todo e qualquer componente utilizado nas mquinas CNC. Mas que normas so essas? Essas normas conhecidas como ABNT so criadas e regularizadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Elas tm a funo de parametrizar os componentes e as ligas criadas, ou seja, criar um padro de produo desses materiais

UTILIZAO DE NORMAS TCNICAS


H normas que determinam regras referentes s ferramentas de corte para a usinagem. A norma, de certa forma, procura padronizar conceitos estabelecidos entre os movimentos de corte e a associao desses com a geometria das ferramentas de corte na usinagem dos metais. Assim como tambm existem normas construdas a partir da geometria da cunha de corte das ferramentas.

UTILIZAO DE NORMAS TCNICAS


Mas as normas no param por a. Podemos encontrar normas voltadas para caracterizao e configurao das mquinas CNC. Ou seja, normas que prescrevem mtodos e dados de calibrao desses equipamentos. Com isso, fornecem procedimentos para verificar o funcionamento das mquinas como: tolerncia de posicionamento, repetibilidade, vibraes e outras caractersticas dinmicas da mquina CNC.

UTILIZAO DE NORMAS TCNICAS


Alm das normas da ABNT, necessrio tambm conhecer a norma ISO 9000 que rege os Sistemas de Qualidade foi elaborada, inicialmente, enfocando a necessidade de manejo de qualidade.

UTILIZAO DE NORMAS TCNICAS


Nessa norma, a qualidade entendida como todas as caractersticas de um produto ou servio que so exigidas pelo cliente. Portanto, define alguns requisitos em determinados procedimentos na busca pela avaliao da qualidade na especificao, do desenvolvimento, da produo, da instalao, dos servios de ps-vendas e dos ensaios finais.

UTILIZAO DE NORMAS TCNICAS


A norma ISO 9001 estabelece regras que assegurem a qualidade dos processos de produo, ou seja, estabelece critrios que possibilitem:

UTILIZAO DE NORMAS TCNICAS


agregar fator de confiabilidade ao produto; atender a demanda de cliente;

atentar para a conformidade na produo;


orientar o acompanhamento por processo relevante

para a qualidade; ser aplicvel a processo ou a parte da organizao.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Voc sabia que desde os tempos mais remotos, nas mais antigas civilizaes, o homem busca racionalizar e automatizar o seu trabalho por meio de novas tcnicas? isso mesmo! E, a automao que simplifica todo tipo de trabalho, seja ele fsico ou mental. O exemplo mais comum da automao do trabalho mental o uso da calculadora eletrnica, que provavelmente voc j deve ter usado uma, no mesmo?!

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

No processo de pesquisa para melhoria dos produtos, aliado ao desenvolvimento dos computadores, foi possvel chegar s primeiras mquinas controladas numericamente. O principal fator que forou os meios industriais a essa busca foi a 2 Guerra Mundial.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Durante a guerra, a necessidade de produo em massa teve um papel decisivo na evoluo da automao. Necessitava-se de muitos avies, tanques, barcos, navios, armas, caminhes, etc., tudo em ritmo de produo em alta escala e grande preciso, pois a guerra estava consumindo tudo, inclusive a mo-de-obra.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Diante do desafio, iniciou-se o processo de pesquisa no qual surgiu a mquina comandada numericamente. A primeira ao nesse sentido surgiu em 1949 no laboratrio de Servomecanismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com a unio da Fora Area Norte-Americana (U.S. Air Force) e a empresa Parsons Corporation of Traverse City, em Michigan. Com isso, foi adotada uma fresadora de trs eixos.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Fresadora um tipo de mquina-ferramenta para usinar metais ou madeira por meio de uma ferramenta policortante e giratria chamada fresa. Opera mediante comandos manuais, semiautomticos, automticos e eletronicamente programveis.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Controles e comandos convencionais foram retirados e substitudos pelo comando numrico, dotado de leitora de fita de papel perfurado, unidade de processamento de dados e servomecanismo nos eixos.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Servomecanismo um dispositivo automtico para controlar grandes quantidades de fora mediante uma quantidade de fora muito pequena.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Aps testes e ajustes, a demonstrao prtica da mquina ocorreu em maro de 1952 e o relatrio final do novo sistema somente foi publicado em maio de 1953. Passado esse perodo, a Fora Area Norte-Americana teve um desenvolvimento extraordinrio, pois as peas complexas e de grande preciso, empregadas na fabricao das aeronaves, principalmente os avies a jato de uso militar, passaram a ser produzidas de forma simples e rpida. Com isso, reduziram-se os prazos de entrega do produto desde o projeto at o acabamento final.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

A cada ano que se passava, a aplicao do CN era incrementada principalmente na indstria aeronutica. Em 1956 surgiu o trocador automtico de ferramentas, e mais tarde, em 1958, surgiram os equipamentos com controle de posicionamento ponto a ponto e gerao contnua de contornos (foram melhorados por esse sistema em desenvolvimento)

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Comando CN aquele que executa um programa sem memoriz-lo, e a cada execuo o comando deve realizar a leitura no veculo de entrada.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

A partir de 1957 houve nos Estados Unidos uma grande corrida na fabricao de mquinas comandadas por CN. At ento, os investimentos eram feitos em adaptaes do CN em mquinas convencionais.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

O novo processo foi cada vez mais procurado e usado na rotina de manufatura devido aos benefcios obtidos com o uso do sistema. Assim, surgiram diversos fabricantes que comearam a produzir seus prprios comandos. E devido a isso, ao grande nmero de diferentes comandos e mquinas, surgiu o primeiro problema dentre muitos: a falta de uma linguagem nica e padronizada.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

A falta de padronizao de linguagem era bastante sentida em empresas que tinham mquinas de comandos fabricadas por diferentes fornecedores (cada uma tinha uma linguagem prpria). Com isso, as empresas necessitavam de uma equipe tcnica especializada para cada tipo de comando, o que elevava os custos de fabricao.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Em 1958, por intermdio da EIA (Eletronic Industries Association) foram realizados estudos para padronizar os tipos de linguagem. Foi a partir da que surgiu o meio mais usado de entrada de dados para o CNC at hoje: via computador. Embora a fita perfurada tenha sido o meio mais usado durante muitos anos.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Com o aparecimento do circuito integrado houve grande reduo no tamanho fsico dos comandos se compararmos com os controles transistorizados, ao contrrio da capacidade de armazenamento, que aumentou. Em 1967 surgiram no Brasil as primeiras mquinas, importadas dos Estados Unidos, controladas numericamente.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

J no incio da dcada de 70 surgiram no mundo as primeiras mquinas CNC (comando numrico computadorizado), e no Brasil surgiram as primeiras mquinas CN de fabricao nacional

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

O comando CNC aquele que aps a primeira leitura do veculo de entrada memoriza o programa e executa-o de acordo com a necessidade, sem precisar de nova leitura.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

A evoluo contnua e notvel, concomitante com os computadores em geral, faz com que os comandos (CNC) mais modernos empreguem em seu conceito fsico (hardware) tecnologia de ltima gerao. Hoje a confiabilidade nos componentes eletrnicos tem aumentado, crescendo a confiana em todo sistema.

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Agora veja a diferena entre a mquina controlada por comando numrico (CN) e a mquina controlada por comando numrico computadorizado (CNC):

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Mquina controlada por comando numrico (CN).

HISTRICO E EVOLUO DAS MQUINAS CNC

Mquina controlada por comando numrico computadorizado (CNC)

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

O controle numrico computadorizado (CNC) utilizado em mquinas encontradas em quase todos os lugares, de pequenas oficinas de usinagem a grandiosas companhias de manufatura. A popularizao de mquinas desse tipo dentro das indstrias ocorreu por causa da reduo do custo e da rapidez dos clculos que a ferramenta CNC provoca. Muitas vantagens so trazidas por ela:

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

fabricao de peas com geometrias complexas,

com menores tolerncias dimensionais e melhor acabamento; repetibilidade maior sobre as caractersticas do produto, sendo idnticas umas s outras;

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

Repetibilidade a capacidade de repetir a mesma ao mantendo os mesmo padres.

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

reduo de tarefas repetitivas para os operadores

esses agora responsveis pela preparao, programao e controle das mquinas; flexibilidade da produo, pequenos lotes e grande variedade de produtos, tudo isso com ajustes rpidos nas mquinas.

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

Alm dessas, h inmeras outras vantagens na utilizao de mquinas CNC. Porm numa indstria diversos critrios devem ser analisados antes da deciso do uso e implantao dessas mquinas. Devem ser analisadas no somente as vantagens dessa tecnologia, mas tambm as suas limitaes.

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

Para esclarecer possveis dvidas, organizamos em tpicos algumas consideraes e sugestes que devem ser levadas em conta para a tomada de deciso na implantao, ou no, das mquinas CNC.

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

Pesquisa do tipo de mquina que o mercado ou a

prpria empresa necessita. Anlise de custo X benefcio das mquinas elegveis

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

Assistncia tcnica apropriada implantao

dessa tecnologia, pois muitas vezes a mquina CNC requer a utilizao de outros sistemas que faam a integrao de determinados processos (para a flexibilizao da produo):

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

sistema de programao CNC CAD/CAM; sistema de simulao manufatura digital;

ps-processador;
sistema DNC gerenciamento e transferncia de

programas (rede) para a mquina

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC


CAD (Computer Aided Desing - Projeto Assistido por Computador)
CAM (Computer Aided Manufacturing - Fabricao Assistida por Computador) A tecnologia CAD/CAM corresponde integrao das tcnicas CAD e CAM num sistema nico e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informao por meio de interfaces de comunicao entre o computador e um sistema de fabricao, onde dito componente pode ser produzido automaticamente numa mquina CNC

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

sistema DNC gerenciamento e transferncia de programas (rede) para a mquina

VANTAGENS E DECISES NA IMPLANTAO DA TECNOLOGIA CNC

Anlise de custo na implantao e utilizao das

CNCs na indstria. Apesar das vantagens que possuem em relao s mquinas convencionais, dois aspectos fundamentais devem ser vistos atentamente: investimento alto para aquisio dos equipamentos; treinamento e capacitao de mo-de-obra para utilizao da tecnologia dessas mquina

TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAO

TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAO

A programao nas mquinas CNC tem como base a orientao da ferramenta para usinagem de peas. A mquina executa a programao na ordem que lhe foi fornecida, por isso importante uma sequncia correta das informaes. Alm dessa lgica, existem vrios tipos de linguagem, sendo especficos para cada mquina.

TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAO

O exemplo mais popular a APT (ferramenta automaticamente programada), utilizada desde o ano de 1959. Outras linguagens foram utilizadas durante alguns anos, porm a maioria derivada da APT.

TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAO

APT a sigla em ingls para automaticaly programed tool.

TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAO

Anos depois, em 1982, a Organizao Internacional para Normalizao (ISO) estabeleceu princpios bsicos da programao CNC pela norma ISO 6983. Essa norma indica o formato base do programa para que um conjunto de comandos d instrues para o sistema de controle. Esses comandos possuem diversas funes, desde um simples movimento de eixos (controle de rotao de eixo) a uma troca de ferramenta.

J em relao ao processo de gerao de programas CNC, trs diferentes formas devem ser analisadas: 1. manual; 2. assistida por computador; 3. grfica interativa.

A forma manual desenvolvida pelo programador, que escreve as instrues que sero realizadas na usinagem da pea, detalhando as coordenadas da ferramenta em relao pea.

J a forma assistida por computador feita diretamente por meio do dilogo pelo computador. Assim, parte do trabalho transferida para o computador.

Com a forma grfica interativa, o programador executa o programa de forma grfica, podendo visualizar os percursos das ferramentas e deslocamentos da pea. Dessa maneira, a programao feita apenas pelo programa, sem exigir esforo do programador. Muitas vezes esse programa associado aos sistemas de CAM, que sero vistos na prxima lio. Veja a seguir a estrutura base da forma grfica interativa:

CAM em ingls significa computer aided manufacturing, a traduo para o portugus fabricao assistida por computador.

OS SISTEMAS CAD/CAM/CNC

Os sistemas CAD/CAM caracterizam-se por centralizar a execuo de diversas atividades relacionadas ao processo produtivo. Atividades que compreendem desde o projeto mecnico (CAD) e anlise estrutural (MEF), passando pela escolha adequada das mquinas e processos de manufatura, at a conseqente gerao automtica das trajetrias das mquinas CNC.

MEF - Sigla elementos finitos.

que

significa:

Mtodo

dos

Por isso, o domnio das tcnicas computacionais e gerenciais envolvidas nesse tipo de processo integrado de fabricao muito importante para o bom funcionamento da produo. Assim como tambm fundamental o treinamento dos profissionais envolvidos na rea.

Mas o que so exatamente os sistemas CAD e CAM?


O sistema CAD (computer aided design projeto assistido por computador) foi utilizado pela primeira vez no incio dos anos 60 pelo pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Ivan Sutherland.

O termo CAD pode ser definido como sendo: o processo do projeto que utiliza tcnicas grficas computadorizadas, por meio do emprego de programas (software) de apoio, auxiliando na resoluo dos problemas associados ao projeto.

J a sigla CAM (computer aided manufacturing fabricao assistida por computador) define-se como auxlio via computador da preparao da manufatura. Apesar de toda essa abrangncia, o termo CAM, s vezes, ainda sinnimo da programao de mquinas controladas numericamente (CN), conceito que ficou muito difundido com a sigla CAD/CAM, que representa mdulos de programao CN em sistemas CAM. Observe o esquema a seguir:

SISTEMAS DE COORDENADAS

Voc j sabe o que um sistema de coordenadas?


Vamos entender. . . . .

Um sistema de coordenadas garante a localizao de um ponto. Utilizando a mo como ferramenta, pode-se ter idia das coordenadas que so utilizadas em mquinas CNC. Veja no detalhe da figura abaixo.

Para o torno CNC so utilizados os eixos X (dimetro) e Z (comprimento) como padro. J a fresadora utiliza trs coordenadas, X, Y e Z, definindo assim um ponto no espao.

Fresadora o tipo de mquina-ferramenta para usinar metais ou madeira, por meio de uma ferramenta policortante e giratria chamada fresa. Opera mediante comandos manuais, semiautomticos, automticos e eletronicamente programveis.

Novamente com o torno CNC, a pea rotacionada em torno do eixo Z, conforme o detalhe das imagens abaixo, sendo que a ferramenta se movimenta pelos dois eixos para usinar a pea.

J no caso da fresadora CNC, o eixo Z utilizado por conveno para rotacionar a ferramenta. A pea fixada no plano XY, tendo como maior eixo o X. Para melhor entendimento, veja a figura abaixo:

SISTEMAS DE COORDENADAS ABSOLUTAS

A origem estabelecida nesses sistemas est relacionada pea que ser usinada. utilizado um ponto do espao para facilitar na programao que denominado de zero flutuante.

SISTEMAS DE COORDENADAS INCREMENTAIS

A origem para esses sistemas feita a partir de cada movimento da ferramenta. Ento a cada deslocamento da ferramenta h uma nova origem. Para que voc consiga entender melhor esses sistemas, d uma olhada nos dois exemplos prticos a seguir:

TORNEAMENTO

INTRODUO PROGRAMAO

Nesta lio voc ver a sequncia de criao de um programa CNC, portanto, muito importante seguir os conceitos para que posteriormente sejam utilizados.

O conhecimento sobre todos os processos que intervm na usinagem de uma pea fundamental para iniciar a programao. Assim como voc j estudou em lies anteriores, mostraremos alguns detalhes adicionais desses processos para o torneamento.

ESTUDO DO DESENHO DA PEA


Para que seja definida a forma ou o desenho da pea, necessria a realizao de uma anlise sobre a viabilidade de execuo da mesma. Essa viabilidade pode ser confirmada por meio da avaliao de alguns fatores como:

custo de produo da pea; dimenses exigidas;

sobremetal ( uma camada que fica por cima do

metal.); ferramental necessrio; fixao do material.

17/10/12

ESTUDO DOS MTODOS E PROCESSOS

Esse estudo visa definir as fases de usinagem de cada pea que ser produzida, nesse caso o torneamento, sempre com o cuidado de estabelecer as etapas na sequncia correta para garantir menor custo de produo e boa qualidade no produto final.

ESCOLHA DAS FERRAMENTAS


A escolha de um bom ferramental fundamental para o aproveitamento do equipamento, bem como a sua posio na torre para minimizar o tempo de troca entre cada processo de usinagem.

CONHECER OS PARMETROS FSICOS DA MQUINA E SUA PROGRAMAO


preciso conhecer todos os recursos de programao disponveis, a capacidade de remoo de cavacos e as dimenses da mquina. Assim como tambm preciso conhecer a rotao mxima e o nmero mximo de ferramentas para otimizar a programao e operao.

DEFINIO DOS PARMETROS DE CORTE


Aps realizada a escolha do material que ser usinado, preciso definir os parmetros de corte. Para isso, o fabricante de ferramentas deve fornecer os dados de corte: avano (fn), rotao(S) e profundidade de corte (Ap).

Aps estes estudos, prepare-se para as prximas lies! Voc ter acesso a algumas instrues j estudadas, ter informaes novas para a programao propriamente dita e para a usinagem de uma pea no processo de torneamento.

SISTEMAS DE COORDENADAS ABSOLUTA E INCREMENTAL

Como voc viu anteriormente, os sistemas de coordenadas definem a localizao de pontos. Nos tornos CNC sero envolvidos apenas os eixos X e Z, como so normalmente empregados nessas mquinas. Sabemos que voc j estudou um pouco sobre as coordenadas, porm reveja alguns conceitos e aprofunde seus conhecimentos referentes s coordenadas para o torneamento.

SISTEMAS DE COORDENADAS ABSOLUTAS

Lembre-se que o diferencial importante entre os dois sistemas de coordenadas que esse tem a origem num ponto desejado chamado de ponto zero, conforme programado na mquina.

a partir do ponto zero que se define por onde a ferramenta far o percurso, sendo as coordenadas da prpria ferramenta sempre relacionadas ao ponto. Veja um exemplo de sistemas de coordenadas absolutas para o torneamento, ou seja, utilizando os eixos X e Z:

SISTEMAS DE COORDENADAS INCREMENTAL

J nesses sistemas de coordenadas, a origem estar sempre no ponto que est a ferramenta. As medidas so feitas por meio da origem com o ponto mais prximo, sendo que esse ponto ser sempre a origem futura.

O sinal da coordenada definido pela direo do movimento. Se o movimento no mesmo sentido do eixo que define a direo principal, ento o sinal positivo, caso contrrio, ser negativo.

Para compreender melhor esse sistema, no caso do torneamento, veja um exemplo. Se uma ferramenta segue um percurso de A para B, conforme figura abaixo, ento as coordenadas a serem programadas sero as distncias entre elas, essas projetadas em X e Z.

Nota-se que o ponto A a origem desse deslocamento para o ponto B. E o ponto B ser a nova origem para o deslocamento at um ponto C, e assim por diante.

FUNES PREPARATRIAS

Chegamos nas funes! Vamos programar?


Esta lio tem o objetivo de explicar as funes aplicadas ao torno e o modo de uso delas. As funes, que chamamos preparatrias, servem para preparar a execuo de algum tipo de operao, ou at para receber alguma informao.

Funo, nesse caso, o cdigo de programao que tem uma funcionalidade especfica dentro de um comando.

Essas funes podem ser Modais ou Nomodais. Modais: funes que uma vez programadas permanecem na memria do comando, pertencendo para todos os blocos posteriores, a menos que uma outra funo seja inserida.

Comando qualquer mecanismo que faz funcionar uma mquina ou dispositivo; pode ser um conjunto de funes que visam um nico objetivo.

No-modais: so funes que devem ser programadas sempre que requeridas, pois so vlidas apenas nos blocos de programao que as contm.

Neste curso voc ver exemplos de dois tipos de comandos: o Mach9 e o Fanuc. O Mach9 a linguagem derivada do sistema ISO de programao, sendo 100% brasileira criada pela empresa ROMI, fabricante de mquinas CNC.

J o Fanuc uma linguagem universal, tambm baseada no sistema ISO de programao, porm desenvolvido pela empresa americana GE Fanuc Robotics, possuindo alguns ciclos e comandos especficos do fabricante. Ambas as linguagens funcionam para a programao em comandos numricos computadorizados.

Antes de aprender as funes, importante saber que um programa para torno CNC deve conter os seguintes passos: rotina de inicializao para iniciar o programa; rotina de troca da ferramenta para comear a usinagem por meio de uma ferramenta; usinagem da pea o processo propriamente dito; rotina de encerramento do programa para encerrar o programa.

Alm das funes bsicas e preparatrias dessas linguagens, as quais voc ver a seguir, outras funes ainda sero apresentadas no decorrer deste desafio para que voc possa programar de fato. Vamos s preparatrias?

FUNO PONTO -E - VRGULA (;)


Aplicao: inserir comentrio.

Utilizamos a funo ;, sem as aspas como acima, quando for necessrio inserir simples comentrios para auxiliar o operador na programao. O ponto-e-vrgula muito utilizado para dar nome ao programa, sendo empregado no primeiro bloco de programao.

FUNO PONTO -E - VRGULA (;)


Obs.: para o comando Fanuc usa-se ( ).

Fanuc uma das vrias linguagens para comandos que existem. Mas assim como existe o Windows e o Linux, temos o Fanuc e o Mach9. Eles diferem um do outro, por isso algumas funes podem se diferenciar um pouco e outras serem iguais.

FUNO PONTO -E - VRGULA (;)


Exemplo:

; castanha (Define o nome do programa ou comentrio como castanha.) Ou, no Fanuc: (castanha).

FUNO T
Aplicao: selecionar ferramentas e corretores.

O uso do caractere T efetuado para programar a funo de selecionar a ferramenta na torre informando para a mquina o seu zeramento (pre-set), raio do inserto, sentido de corte e corretores.

31/10/12

FUNO T
Essa funo composta por quatro dgitos, sendo que os dois primeiros definem qual ferramenta ser trabalhada na mquina e os dois ltimos identificam qual ser o corretor utilizado para a correo de medidas e desgaste do inserto.

FUNO T
Exemplo de bloco de programao: T 01 03 Ferramenta nmero 1 e corretor 3.

FUNO M06
Aplicao: liberar giro da torre.

Para liberar a troca da ferramenta, utilizada na programao a funo M6, sem as aspas, juntamente com a funo T, permitindo assim o giro da torre.

FUNO S
Aplicao: controlar a rotao do eixo-rvore.

Para ativar a rotao do eixo-rvore (RPM), deve-se programar a funo S seguida do valor da rotao desejada. Essa funo acompanhada por outra funo (M03 ou M04 citadas abaixo) que indica o sentido de giro.

FUNES M03 E M04


Aplicao: definir o sentido de rotao do eixo-rvore.
M03 sentido anti-horrio do eixo-rvore olhando a

placa frontalmente. M04 sentido horrio do eixo-rvore olhando a placa frontalmente.

FUNES M03 E M04

FUNES M03 E M04


Exemplo: S1500 M3 (Liga a rotao do eixo-rvore a 1500 RPM no sentido anti-horrio.)

FUNO G99
Aplicao: cancelar referncias anteriores.

Seu emprego utilizado para o cancelamento das referncias existentes. Essa funo no provida de movimento nos eixos e Modal.

FUNO G90
Aplicao: programao em coordenadas absolutas.

Essa funo prepara a mquina para executar operaes em coordenadas absolutas tendo uma pr-origem prefixada para a programao. A funo G90 Modal.

FUNO G91
Aplicao: preparar a mquina para as coordenadas incrementais. Essa funo prepara a mquina para executar operaes em coordenadas incrementais. Assim, todas as medidas so feitas pela distncia a se deslocar. A funo G91 Modal.

FUNES G70 (MACH9) E G20 (FANUC)


Aplicao: definir o sistema de unidade (polegada). Um bloco G70 e G20 no incio do programa instrui o controle para usar valores em polegadas para movimentos dos eixos, avanos, planos de trabalho e correes. As funes G70 e G20 so Modais. Obs.: para o comando Fanuc usa-se a funo G20.

FUNES G71 (MACH9) E G21 (FANUC)


Aplicao: sistema de unidade (milmetro). Um bloco G71 ou G21 no incio do programa instrui o controle para usar valores em milmetros para movimentos dos eixos, avanos, planos de trabalho e correes. As funes G71 e G21 so Modais. Obs.: para o comando Fanuc utilizada a funo G21

FUNES G54 E G55


Aplicao: definir o sistema de coordenadas de trabalho. O sistema de coordenadas de trabalho define como sendo zero um determinado ponto referenciado na pea. Esse sistema pode ser estabelecido por uma das quatro funes entre G54 e G57 e deve ser inserido na pgina de zero pea.

FUNO F
Aplicao: chamar o avano.

Essa funo chama o avano (o avano contm a velocidade com que a ferramenta ir deslocar-se). J a velocidade dele definida por meio de outras funes.

FUNO G94
Aplicao: definir a velocidade do avano em mm/min ou polegadas/min. A velocidade de avano declarada com a funo F. A funo G94 Modal e ativada ao ligarmos a mquina.

FUNO G95
Aplicao: definir a velocidade do avano em mm/r ou polegadas/r. Lembre-se que a velocidade de avano declarada com a funo F. A funo G95 Modal.

FUNES M8 E M9
Aplicao: acionar o fludo refrigerante.

Utilizadas para lubrificar o corte e refrigerar a ferramenta durante a usinagem da pea, sendo que a funo M8 liga o fludo e M9 desliga.

FUNES M02 E M30


Aplicao: finalizar o programa.

Podem ser utilizadas (ou uma ou outra separadamente) para indicar o fim do programa existente na memria do comando.

Agora que voc estudou algumas das funes preparatrias, organizamos o exemplo abaixo para facilitar o seu entendimento. Veja uma programao que determina apenas a troca da ferramenta, deixando a torre no ponto de segurana:

; o nome dessa programao Troca.


G99 G90

G71
G54 G0 X100. Z100. T0101 M6 M02

Perceba as funes e seus significados, comandos e definies. Veja, como exemplo, a primeira linha do programa utilizando a funo ponto-e-vrgula: ; o nome dessa programao Troca. Obs.: no fanuc o nome fica entre parnteses (troca)

Com a linha programada acima, at o momento no houve impacto na programao, ou seja, no houve nada com a produo da pea. O programador apenas inseriu um comentrio na linha de comandos, dando um nome para a atividade.

G99
J essa linha cancelou referncias, ou seja, resetou os dados da mquina, apagou dados antigos para comear outras definies de dados.

G90
O comando G90, aps o G99 ter limpado dados da mquina, comeou a programao definindo que a mquina dever trabalhar com coordenadas absolutas. Se quisesse definir as coordenadas incrementais, teria que ter utilizada outra funo.

G71
Esse comando, j com os tipos de coordenadas definidas, estabeleceu que as medidas sero feitas em milmetros e no em polegadas

G54
Aps a definio do tipo de medida que ser utilizada, esse comando estabeleceu o zero da pea.

G0 X100. Z100.
Nessa linha de comando a ferramenta caminhou pra fazer a usinagem. G0 significou andar com velocidade mxima. E X100 e Z100 definiram as coordenadas em milmetros (G71) do ponto para o qual o programador desejou levar a torre (ferramenta) em relao coordenada absoluta.

Esse ponto o ponto de segurana: o programador sempre deve levar at l pra poder trocar a ferramenta, ou seja, para girar a torre. Essa coordenada do ponto pode ser alterada de acordo com o tamanho da mquina ou at mesmo da pea a ser usinada.

Ateno: se voc trocar a ferramenta em outro ponto ela poder bater na pea.

T0101 M6
Essa linha definiu qual ferramenta e qual corretor deveriam ser utilizados (nesse caso, ferramenta n 1 e corretor n 1 T0101). Posteriormente liberou a troca por meio da funo M6.

M02
Toda a programao quando termina o seu objetivo (que nesse caso foi trocar a ferramenta deixando no ponto de segurana a torre) deve terminar com uma funo FIM. Nesse caso foi utilizada a funo M02, mas poderia ter sido utilizada a funo M30 no lugar.

LIO 4 SISTEMA DE REFERNCIA FIXAO DE FERRAMENTAS

Um torno CNC possui uma torre de configurao dianteira ou traseira, dependendo da configurao solicitada ao fabricante. Essa torre possui assentos especficos para montagem de ferramentas que sero utilizadas na usinagem.

A fixao das ferramentas feita diretamente na torre, utilizando suportes de fixao. A rea de trabalho, na qual as ferramentas se movimentam durante a usinagem de uma pea, tem os seguintes pontos de referncia:

O ponto zero da mquina encontra-se no nariz da rvore. O sistema de coordenadas da mquina fica definido a esse ponto zero. Lembre-se que todos os outros pontos de referncia se relacionam a ele.

Como mencionado anteriormente, o ponto zero da pea definido pelo programador ou operador. E essa definio feita pela posio do mesmo ponto em relao ao ponto zero da mquina. Tal distncia resultado da soma do comprimento da placa mais a largura da castanha.

No assento da ferramenta que est na torre encontrado o ponto de referncia da ferramenta. A posio desse ponto pode ser definida no sistema de coordenadas da mquina por meio dos sistemas de medio. Ao utilizar as medidas X e Z, o comando calcula a distncia da ponta da ferramenta ao ponto de referncia da mesma, assim permite que a usinagem do contorno da pea seja executada de maneira correta.

O ponto de referncia da mquina uma posio fixa da torre em forma de cruz. A posio da torre, indicada na figura acima, determinada por uma chave fim de curso. Toda vez que o comando CNC for ligado, a torre sempre dever sobrepassar dessa maneira.

Depois que o ponto de referncia da mquina for localizado, o comando pode trabalhar com o sistema de medio e todos os valores de posicionamento transmitidos pelo sistema de coordenadas.

Voc conheceu um pouco a respeito da sua rea de trabalho no momento da usinagem, mas ainda precisa verificar como funciona o controle de deslocamento! Venha conferir o que desenvolvemos para voc. Avance e descubra!

CONTROLE LINEAR E CIRCULAR DE DESLOCAMENTO

Nesta lio voc estudar os detalhes deste tema para que construa o seu conhecimento de modo eficaz. Esta uma lio relativamente curta, porm exige muita ateno. Conhea as funes de programao que servem para controlar operaes e processos envolvidos no torneamento das ferramentas. Vamos a elas?

FUNO G0
Aplicao: posicionar rapidamente.

Nessa funo os eixos movem para o ponto programado com a maior velocidade de avano disponvel na mquina utilizada. A funo G0 Modal e tambm cancela funes G1, G2, G3 e G73, que voc ver a seguir.

FUNO G0
Veja o exemplo da funo: G0 X__ Z__; X = coordenada desejada; Z = coordenada desejada.

FUNO G0
Na frente do X e na frente do Z, o programador colocar nmeros para definir um valor para a posio da ferramenta. A ferramenta deslocar para o ponto X e Z com o avano rpido. Veja a ilustrao a seguir:

FUNO G0

FUNO G1
Aplicao: fazer a interpolao linear com avano programvel. Essa funo destinada para movimentos retilneos e com avano (F) predeterminado pelo programador. Usualmente utilizado o avano em mm/rotao, mas tambm podemos encontrar em mm/min.

O avano um dado muito importante, sendo que determinado pelo material utilizado, a ferramenta e a operao a ser executada. Essa funo Modal e cancela funes G0, G2, G3 e G73. Alm do sentido do arco, deve-se programar as coordenadas do ponto final do arco em X e Z e tambm pelas funes I e K

FUNES G2 E G3
Aplicao: fazer a interpolao circular.

Essas duas funes executam operaes de usinagem de arcos por meio da movimentao apropriada e simultnea dos eixos.

Para programar tais funes, so observadas as seguintes regras: o ponto de partida do arco a posio de incio da ferramenta; a programao feita pelo sentido de interpolao circular (horrio ou anti-horrio), pelos cdigos G2 ou G3. As figuras abaixo demonstram as diferentes execues:

Alm do sentido do arco, deve-se programar as coordenadas do ponto final do arco em X e Z e tambm pelas funes I e K (coordenadas do centro do arco). Ou pela funo R, ou seja, o valor do raio requerido para o arco.

FUNO R
Aplicao: definir o raio.

empregada para definir o valor do raio, e ainda, se for necessrio, possvel realizar a interpolao circular de at 180 graus. Para isso, basta discriminar o valor do raio com um sinal positivo.

FUNES I E K
Aplicao: definir as coordenadas do centro do arco. Essas funes nada mais so que outro meio de programar a interpolao circular. Para utiliz-las preciso usar ambas as funes I e K, conforme as suas funcionalidades: I paralelo ao eixo X; e K paralelo ao eixo Z.

Os valores de I e K so tomados a partir do centro do arco at a origem do sistema de coordenadas. A figura a seguir esclarece melhor para voc.

Ateno! A funo I deve ser programada em dimetro.

CICLOS AUTOMTICOS DE USINAGEM

Pronto para continuar?! Avance e aproveite!

Nesta lio sero descritas funes com ciclos automticos de usinagem a fim de facilitar o trabalho do programador. Estude todos os exemplos com calma, para que voc compreenda bem esse processo e facilite a sua prtica nos prximos desafios.

FUNO G74 (MACH9)


Aplicao: definir as medidas para o ciclo de torneamento. Utilizada para torneamento paralelo ao eixo Z, no qual a ferramenta faz sucessivos passes at o dimetro desejado. Para isso, exige-se o seguinte:

G74 X__ Z__ I__ (U1) F, em que: X = dimetro final (absoluto); Z = posio final (absoluto); I = incremento por passada no dimetro (incremen tal); U1 = recuo angular da ferramenta (incremental).

Obs.: se voc analisar a lgica da programao e do processo, a posio da ferramenta no dimetro da primeira passada deve ser programada antes de programar o restante do ciclo. O comando U1 no obrigatrio, utilizado apenas quando h necessidade em recuar a ferramenta para fora da pea. Ou seja, para evitar que encoste na pea ao longo do ciclo.

Agora veja um exemplo!

Vamos usinar a pea abaixo usando a funes G74. Primeiro desbastamos a pea com passes de 3 mm no dimetro. Definimos o material: ao O 60mm X 80 mm. Veja o desenho da pea.

Definimos a PCLNR 2020 K12.

ferramenta

suporte

utilizada:

Analise o programa que fizemos para executar essas definies: ;EIXO T0101 M6 G54 S1000 M03 G00 X150. Z150. G00 X57. Z82. M08 G74 X33. Z28. I 3. U1 F.25 G00 X150. Z150. M09 M30

Vamos entender as linhas de comandos e funes do exemplo que voc analisou? ;EIXO Linha de comando (;) que define o nome da programao, faz um comentrio.

T0101 Faz uma chamada para a ferramenta que ser utilizada e os corretores.
M6 Liberar a troca de ferramenta. G54 Define a origem zero da pea.

S1000 M03 Define a RPM (rotao por minuto) e o sentido de giro do eixo-rvore. G00 X150. Z150 Define o ponto de troca inicial. G00 X57. Z82. M08 Posicionamento para o 1 passe e liga refrigerante.

G74 X33. Z28. I 3. U1 F.25 Definio dos dados e coordenadas do ciclo automtico de desbaste. G00 X150. Z150. M09 Define o ponto de troca final e desliga o refrigerante. M30 Finaliza o programa.

G66 CICLO AUTOMTICO DE DESBASTE LONGITUDINAL (MACH9)

Esse ciclo permite a usinagem de desbaste completa da pea, utilizando de um bloco de programao contendo apenas os parmetros necessrios para sua execuo. Sintaxe da funo: G66 X... Z... I... K... ( U1 ) W... P... F... #

Em que: X = dimetro de referncia para incio de torneamento (vide regra de posicionamento); Z = comprimento de referncia para incio de torneamento (vide regra de posicionamento); I = sobremetal para acabamento no eixo X; K = sobremetal para acabamento no eixo Z;

U1) = pr-alisamento paralelo ao perfil final, mantendo as dimenses preestabelecidas;

W = incremento por passada no dimetro;


P= subprograma que contm as dimenses de acabamento do perfil final da pea; F = avano programado para desbaste.

Veja no exemplo:

: N50 G66 X75. Z82 I1. K.2 U1 W3. P10 F.2 # :

NOTAS Na funo G66 o subprograma no aceita inverses de cotas nos eixos X e Z. A funo G66 no Modal e requer um subprograma com as dimenses de acabamento da pea. Sempre o ltimo valor de X do subprograma (externo ou interno) dever informar o dimetro bruto do material, no caso de furos informar seu dimetro

REGRA DE POSICIONAMENTO PARA OS EIXOS X E Z

EXTERNO A regra para posicionamento inicial do ciclo de desbaste externo dever seguir as seguintes condies: X = maior dimetro da pea em bruto + 4 mm; Z = comprimento da pea em bruto + 2 mm.

INTERNO A regra para posicionamento inicial do ciclo de desbaste interno dever seguir as seguintes condies: X = menor dimetro da pea em bruto 4 mm; Z = comprimento da pea em bruto + 2 mm.

Observaes: para utilizarmos o mesmo subprograma de desbaste, no acabamento da pea, utilizando ferramentas diferentes, ser necessrio que ambas estejam no mesmo quadrante. As funes G admissveis no subprograma so G1,G2,G3,G4 e G73.

COMPORTAMENTO DO CICLO G66


1. Partindo do posicionamento inicial (P1) o ciclo efetua passes de desbaste longitudinais respeitando os parmetros programados na funo

2. Uma vez programado o parmetro P1 o ciclo realiza um pr-alisamento paralelo ao perfil final, mantendo o sobremetal.

G66 EXEMPLO DE FIXAO EXTERNO


Veja os passos a seguir para usar a funo G66 (ciclo de desbaste longitudinal), por meio de o seu subprograma para o acabamento com a mesma ferramenta. Obs: material com 0,5mm sobremetal no comprimento. Primeiro verificamos o desenho da pea e seu material: ao O 80mm X 70.5 mm.

Posteriormente decidimos qual ferramenta iremos utilizar suporte: PCLNR 2020 K-12.

Analise o programa e o subprograma que fizemos para executar essas definies: PROGRAMA PRINCIPAL ; EIXO; (Nome do programa. T0101;DESB. / ACAB; (Selec. ferr. e corretor). G54 # (Origem zero da pea). S1500 M03 ; (RPM e sentido de giro). G00 X150. Z150; (Ponto de troca).

G00 X85. Z70. M08; (Posic. rpido/ refrig). G00 X-1. Z70. F.1 ; (Faceamento). G66 X84. Z72. I1. K.3 U1 W4. F.25 P10 ; Ciclo de desbaste). G00 X16. Z72. ; (Posicionamento rpido). G42 ; (Compensao do raio da ferramenta). P10 ; (Chama sub-programa). G40; (Descompensao do raio da ferramenta). G01 X84. Z25. M09 ; (Descompensao). G00 X150. Z150; (Ponto de troca). M30 ; (Fim de programa).

SUBPROGRAMA (P 10) ;EIXO_SB ; (Nome do subprograma.) G01 X16. Z70. F.15; (Aproximao usada p/ compensar.) G01 X20. Z68; (Interpola do chanfro.) G01 X20. Z55; (Torneia rebaixo.) G02 X30. Z50. R 5; (Interpola raio.) G01 X50. Z50; (Faceia o rebaixo.) G01 X50. Z40; (Torneia rebaixo.) G01 X80. Z25;(Interpola chanfro.) M02 ; (Final do subprograma.)

G70 CICLO DE ACABAMENTO (FANUC)


Esse ciclo utilizado aps a aplicao de ciclos de desbaste G71, G72 para dar o acabamento final sem a necessidade de repetio de toda a seqncia do perfil a ser executado. Sintaxe da sentena: G70 P... Q..;

Sendo que: P = nmero do bloco que define o incio do perfil acabado da pea; Q = nmero do bloco que define o final do perfil acabado da pea. Obs.: aps a execuo do ciclo G70 a ferramenta retorna automaticamente ao posicionamento utilizado para o ponto de aproximao.

G71 CICLO DE DESBASTE LONGITUDINAL (FANUC) Esse ciclo permite a usinagem de desbaste completa da pea, utilizando apenas de dois blocos de programao, contendo os parmetros necessrios para sua execuo.

Sintaxe da sentena: G71 U... R...; G71 P... Q... U... W... F...; Sendo que: G71 U... R...; U = valor da profundidade de corte durante o ciclo (raio); R = valor do afastamento no eixo transversal para retorno ao Z inicial (raio)

Sendo que: G71 P... Q... U... W... F...; P = nmero do bloco que define o inicio do perfil acabado da pea;

Q = nmero do bloco que define o final do perfil

acabado da pea; U = sobremetal para acabamento no eixo X (positivo para externo e negativo para interno no dimetro); W = sobremetal para acabamento no eixo Z (positivo para sobremetal direita e negativo para usinagem esquerda); F = avano de trabalho.

Observaes! Aps a execuo do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao posicionamento inicial do ciclo (ponto de aproximao). No permitida a programao da funo Z na 1 linha definida como incio do perfil acabado da pea.

G71 EXEMPLO DE FIXAO EXTERNA


Veja os passos a seguir para usar a funo G71 (ciclo de desbaste longitudinal), com a mesma ferramenta para o acabamento. Primeiro verificamos o desenho da pea e o seu material: ao O 80mm X 70 mm.

Posteriormente decidimos o uso da ferramenta adequada:

Analise o programa e o subprograma que fizemos para executar essas definies: PROGRAMA PRINCIPAL ; EIXO; (Nome do programa. T0101;DESB. / ACAB; (Selec. ferr. e corretor). G54 # (Origem zero da pea). S1500 M03 ; (RPM e sentido de giro). G00 X150. Z150; (Ponto de troca).

G00 X85. Z70. M08; (Posic. rpido/ refrig). G00 X-1. Z70. F.1 ; (Faceamento). G66 X84. Z72. I1. K.3 U1 W4. F.25 P10 ; Ciclo de desbaste). G00 X16. Z72. ; (Posicionamento rpido). G42 ; (Compensao do raio da ferramenta). P10 ; (Chama sub-programa). G40; (Descompensao do raio da ferramenta).

G01 X84. Z25. M09 ; (Descompensao). G00 X150. Z150; (Ponto de troca). M30 ; (Fim de programa).

SUBPROGRAMA ( P 10 ) ;EIXO_SB ; (Nome do subprograma.) G01 X16. Z70. F.15; (Aproximao usada p/ compensar.) G01 X20. Z68; (Interpola do chanfro.) G01 X20. Z55; (Torneia rebaixo.) G02 X30. Z50. R 5; (Interpola raio.) G01 X50. Z50; (Faceia o rebaixo.)

G01 X50. Z40; (Torneia rebaixo.) G01 X80. Z25;(Interpola chanfro.) M02 ; (Final do subprograma.)

G70 CICLO DE ACABAMENTO (FANUC)


Esse ciclo utilizado aps a aplicao de ciclos de desbaste G71, G72 para dar o acabamento final sem a necessidade de repetio de toda a seqncia do perfil a ser executado. Sintaxe da sentena: G70 P... Q..;

Sendo que: P = nmero do bloco que define o incio do perfil acabado da pea; Q = nmero do bloco que define o final do perfil acabado da pea. Obs.: aps a execuo do ciclo G70 a ferramenta retorna automaticamente ao posicionamento utilizado para o ponto de aproximao.

G71 CICLO DE DESBASTE LONGITUDINAL (FANUC)

Esse ciclo permite a usinagem de desbaste completa da pea, utilizando apenas de dois blocos de programao, contendo os parmetros necessrios para sua execuo.

Sintaxe da sentena: G71 U... R...; G71 P... Q... U... W... F...; Sendo que: G71 U... R...; U = valor da profundidade de corte durante o ciclo (raio); R = valor do afastamento no eixo transversal para retorno ao Z inicial (raio).

Sendo que: G71 P... Q... U... W... F...; P = nmero do bloco que define o inicio do perfil acabado da pea; Q = nmero do bloco que define o final do perfil acabado da pea; U = sobremetal para acabamento no eixo X (positivo para externo e negativo para interno no dimetro); W = sobremetal para acabamento no eixo Z (positivo para sobremetal direita e negativo para usinagem esquerda); F = avano de trabalho.

Observaes! Aps a execuo do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao posicionamento inicial do ciclo (ponto de aproximao). No permitida a programao da funo Z na 1 linha definida como incio do perfil acabado da pea.

G71 EXEMPLO DE FIXAO EXTERNA


Veja os passos a seguir para usar a funo G71 (ciclo de desbaste longitudinal), com a mesma ferramenta para o acabamento. Primeiro verificamos o desenho da pea e o seu material: ao O 80mm X 70 mm.

Posteriormente decidimos o uso da ferramenta adequada: suporte: PCLNR 2020 K-12.

Agora analise o programa:

O0001 ( EIXO) ; G00 X300 Z250 T00; T0101;DESB. / ACAB. ( Selec. ferr. e corretor). G54 ; (Origem zero da pea). G96 S200 ; (Progr. em V C constante Valor de VC:200).

G92 S2500 M04 ; (RPM e sentido de giro). G00 X85. Z70. M08 ; (Posic. rpido/Refrig.). G01 X-1. Z70. F.1 ; (Faceamento). G00 X80 Z72 ; (Ponto de aproximao/incio do ciclo). G71 U2.5 R2 ; (Ciclo de desbaste). G71 P100 Q190 U1 W.3 F.25 ; N100 G00 X16 ; (No pode ter a funo Z na 1 linha definida como incio do perfil acabado da pea)

G42 ; (Compensao do raio da ferramenta). G01 X16. Z70. F.15 ; G01 X20. Z68. ; (Interpolao do chanfro). G01 X20. Z55. ; (Torneia o rebaixo). G02 X30. Z50. R 5. ; (Interpola o raio). G01 X50. Z50. ; (Faceamento do rebaixo). G01 X50. Z40. ; (Torneamento do rebaixo)

G01 X80. Z25. ; (Interpolao do chanfro). N190 G40 ; (Descompensao do raio da ferramenta). G70 P100 Q190 ;(Ciclo de acabamento). G00 X300. Z250. T00; (Ponto de troca). M30 ; (Fim do programa).

FUNO G37 (MACH9)


Aplicao: definir dados para o ciclo de roscamento automtico. A funo empregada para abrir roscas em dimetros externos e internos.

A funo G37 no Modal e requer os dados seguintes: G37 X__ Z__ K__ D__ E__ U__ L__ Em que cada valor ser: X = dimetro final de roscamento (absoluto); Z = posio final do comprimento da rosca (absoluto);

K = passo da rosca (incremental); D = profundidade da primeira passada, veja o clculo:

H = altura do filete no dimetro; E = distncia de aproximao para incio do roscamento (para incremental); E = dimetro posicionado dimetro externo (para usinagem externa); E = dimetro da crista dimetro posicionado (para usinagem interna);

U = profundidade do ltimo passe da rosca (dimetro incremental); L = nmero de repeties do ltimo passe da rosca (acabamento).

Usamos a funo G37 na pea abaixo como ciclo de

roscamento com 11 passadas. Definimos o desenho da pea. Definimos o material: ao O 40mm X 60 mm. Definimos a ferramenta de suporte: rosca externa direita 60.

Clculos: H = (0.65x 2.5) x 2 = 3.25; D = profundidade da 1 passada = 3.25 / 3.31= 0.98; E = 25-20 = 5; X = 20 3.25 = 16.75 (dimetro interno).

Vamos analisar o programa que fizemos para executar as funes? Veja os comandos! : T0404 G54 M13 G97 S700 M03 G00 X25. Z65. M08 G37 X16.75 Z28.5 K2.5 D.98 E5. U.05 L2 G00 X150. Z150. M09 M30

Agora vejamos as devidas explicaes das linhas de comando. : Chama a usinagem anterior. T0404 Faz uma chamada da ferramenta e corretores

G54 Define a origem zero da pea.


S700 M03 Define um valor para a RPM e o sentido de giro do eixo-rvore.

G00 X25. Z65. M08 Define o posicionamento inicial da rosca e liga refrigerante.

G37 X16.75 Z28.5 K2.5 D.98 E5. U.05 L2 Define dados do ciclo automtico de rosca. G00 X150. Z150. M09 Define o ponto de troca final e desliga o refrigerante. M30 , Finaliza o programa.

CICLOS AUTOMTICOS DE USINAGEM CONTINUAO

FUNES G37 (MACH9) G76 (FANUC)


Aplicao: definir os dados necessrios para executar o roscamento automtico. Essa funo executa o roscamento automtico por meio de duas linhas de programao.

Sintaxe da sentena: G76 P(m) (s) (a) Q... R...; G76 X... (U...) Z... (W...) R... P ... Q... F..

Veja as explicaes da linha de comando abaixo. G76 P(m) (s) (a) Q... R...; G76 a chamada do ciclo e P a chamada dos parmetros m..; s..; a.. . As funcionalidades dos parmetros so: m serve para calcular o nmero de repeties do ltimo passe;

Para utilizar esse parmetro, coloque dois dgitos em seguida do P. Ex: P09.

s define o valor para o clculo da sada angular;

Para utilizar o parmetro s, coloque ((r : passo) x 10). (Dois dgitos) Tal que r o comprimento da sada angular da rosca.

a define valor para o ngulo da ferramenta da

rosca. Para utilizar esse parmetro, coloque dois dgitos que representem o valor desejado. Ex: 02.

Q define a mnima profundidade de corte (raio/milsimos de milmetro). R define a profundidade do ltimo passe (raio). Verifique a ordem de como vai a frmula: G76 X... (U...) Z... (W...) R... P ... Q... F...

Ento temos: G76 = chamada do ciclo; X = dimetro final do roscamento; U = distncia incremental do dimetro posicionado at o dimetro final da rosca (raio); Z = comprimento final do roscamento;

W = distncia incremental do ponto posicionado (Z inicial) at a coordenada final do eixo longitudinal (Z final); R = valor da conicidade incremental no eixo X (raio/negativo para externo e positivo para interno); P = altura do filete da rosca (raio/milsimos de milmetro); P = (0.65 x P)

Q = profundidade do 1 passe (raio/milsimos de milmetro);

F = passo da rosca.

Veja um exemplo no caso de rosca medida em polegadas: F = 1" /nmero de fios.

Observaes! Para programao do ciclo de roscamento deve-se utilizar a funo G97 para que a RPM fique constante. RPM mximo = RPM mximo da mquina/passo. Em caso de rosca cnica converter a inclinao para um valor em centsimo de grau. O ponto de aproximao um ponto obrigatrio antes da chamada do ciclo.

ROSCA EXTERNA: X = Dimetro externo (P x 2). ROSCA INTERNA: X = Dimetro do furo + (P x 2).

Agora veja um exemplo G76 (Fanuc). Vamos usar na pea abaixo a funo G76 como para realizar o ciclo de roscamento automtico com 11 passadas. Primeiro desenhamos a pea. Posteriormente definimos o seu material: ao O 50mm X 80 mm.


Definimos a ferramenta de suporte que ser

utilizada: rosca externa direita 60. Observao! Recomenda-se deixar durante a aproximao ferramenta e pea uma folga mnima de duas vezes o valor do passo da rosca no eixo Z.

Antes de programar devemos realizar os clculos apresentados. P = altura do filete. P = (0.65 x P). P = (0.65 x 2) . P = 1.3. X = dimetro final. X = dimetro inicial (P x 2). X = 25 (1.3 x 2). X = 22.4.

Profundidade do primeiro passe (Q). Quanto a ferramenta vai tirar no primeiro passe, utilizamos estas frmulas: Profundidade do primeiro passe (Q):

Na frmula, P a altura do filete, calculado na frmula anterior, dividido pelo nmero de passadas que 11. O valor deve ser colocado em milsimos de milmetro

Veja como fazemos o programa Como um exerccio, analise e procure identificar cada linha de comando abaixo: O 0001 : G0 X300 Z200 T00 T404 (ROSCA M25X2) G54 S1000 M3 G0 X29. Z85. M8 G76 P010060 Q100 R0.1 G76 X22.4 Z48.5 P1300 Q392 F2 G0 X300. Z250. M09 T00 M30

COMPENSAO DO RAIO DE CORTE

As trs funes apresentadas abaixo so utilizadas para a compensao do raio de corte.

FUNES G40, G41 E G42


Aplicao: comandar o processo de compensao do raio da ferramenta. Essas trs funes tm como objetivo corrigir a diferena entre o raio da ferramenta programado e o atual, sendo que para utilizar esse recurso, o valor do raio deve ser inserido na pgina Corretor da Ferramenta na prpria mquina.

Cada funo tem uma utilidade distinta: G40 desliga/cancela a compensao de raio da ferramenta; G41 liga a compensao de raio da ferramenta quando essa fica do lado esquerdo da pea a ser usinada, vista em relao ao sentido de corte; G42 tem a mesma funo do G41, porm essa fica do lado direito da pea a ser usinada, vista em relao ao sentido de corte.

EXERCCIOS

1. Elaborar o programa CNC utilizando a programao somente em G00, G01: Pea Ao ABNT 1020 38 x 61 mm

2. Elaborar o programa CNC utilizando a programao somente em G00, G01,G02 e G03: Pea Ao ABNT 1045 fundido com sobremetal de 1mm.

3. Elaborar o programa CNC utilizando ciclo automtico de desbaste longitudinal externo e ciclo de acabamento (comando Mach 9 e Fanuc): Pea Ao ABNT 1020 80 x 81 mm.

7. Elaborar o programa CNC utilizando ciclo automtico de roscamento (comando Mach 9 e Fanuc): Pea Alumnio 30x60 mm.

BIBLIOGRAFIA Manual de programao e operao CNC Mach 9 ROMI. Traduo e adaptao por funcionrios da TRAUBOMATIC Indstria e Comrcio Ltda. Comando numrico CNC Tcnica Operacional Torneamento: programao e operao. So Paulo: EPU, 1985. Manual Tcnico de Usinagem. Sandvik Coromant. MACHADO, A. Comando Numrico aplicado s mquinas-ferramenta. 2 ed. So Paulo: cone, 1987.

S-ar putea să vă placă și