Sunteți pe pagina 1din 13

INCI name

NOMENCLATURA DE INGREDIENTES COSMTICOS (INCI)

INCI - International Nomenclature of Cosmetic Ingredient e um sistema internacional de codificao da nomenclatura de ingredientes cosmticos, reconhecido e adotado mundialmente, criado com a finalidade de padronizar os ingredientes na rotulagem dos produtos cosmticos.

O INCI foi desenvolvido graas a participao de vrios pases e culturas. E uma nomenclatura baseada em listas internacionais de ingredientes conhecidos e utilizados por pesquisadores e cientistas de todo o mundo. Pases da Comunidade Europeia (Portugal, Espanha, Franca, Itlia dentre outros), da Amrica Latina e pases como os Estados Unidos, Austrlia, Singapura, frica do Sul, Japo e outros, em suas legislaes sanitrias, ja adotaram a nomenclatura INCI ou esto em fase de implementao como e o caso dos pases do Mercosul.

Existem mais de 12 mil ingredientes utilizados em produtos cosmticos e muitos possuem, alm da denominao qumica, mais de um nome comercial. o INCI permite designar de forma nica e simplificada a composio dos ingredientes no rotulo dos produtos cosmticos. o objetivo do uso da nomenclatura INCI e facilitar a identificao de qualquer ingrediente, proveniente de qualquer pais, por ser uma codificao universal, com um sistema para todos os pases sem distino de idioma, caracteres, nem de alfabeto.

As vantagens do INCI para:

Consumidor: Permite que o consumidor identifique, de forma mais clara, os ingredientes de uma formulao em qualquer lugar do mundo. Alm disso, devido a grande diversidade de sinnimos relacionados a um nico ingrediente, os erros de interpretao na leitura de componentes podem ser minimizados.

As vantagens do INCI para:


Vigilncia Sanitria: A adoo dessa nomenclatura possibilitar uma maior agilidade na identificao dos ingredientes dos produtos cosmticos de forma clara, correta e precisa. Para saber nome qumico (INCI), CAS (Chemical Abstracts Service codificao mundial) e Funo das substancias utilizadas em cosmticos leia: CTFA, ou INDEX ABC, acesse: http://ec.europa.eu/enterprise/cosmetics/cosing/ e clique em LEGAL AND REGULATORY e depois em INVENTORY OF INGREDIENTS

As vantagens do INCI para:

Comunidade Cientfica: A utilizao de uma nomenclatura padronizada torna mais fcil o trabalho de profissionais como mdicos e farmacuticos no aconselhamento dos consumidores, alm de garantir a atualizao mais dinmica do conhecimento cientifico.

COMPONENTES BSICOS DE UMA FORMULAO COSMTICA

As matrias-primas so utilizadas nas formulaes de acordo com suas propriedades funcionais e fsico-qumicas. Estas propriedades so derivadas de suas respectivas estruturas qumicas. As matrias-primas so classificadas:

Referncias Bibliogrficas:
1- Agache, P. Manual de Cosmetologia Dermatolgica. So Paulo, Organizao Andrei, 1994. 2- Peyrefitte, G. Cosmetologia - Biologia Geral, Biologia da Pele. So Paulo, Organizao Andrei, 1998 3- Prista, L.N. Manual de Teraputica Dermatolgica e Cosmetologia. So Paulo, Editora Roca, 2000. 4- Santi, E. Dicionrio de Princpios Ativos em Cosmetologia. So Paulo, Organizao Andrei, 2003.

Referncias Bibliogrficas:

5- Barata, E.A.F. A Cosmetologia - Princpios Bsicos. So Paulo, Tecnopress, 2003. 6- Leonardi, G.R. Cosmetologia Aplicada. So Paulo, Medfarma, 2004. 7- Ribeiro, C.J. Cosmetologia Aplicada a Dermoesttica. So Paulo, Pharmabooks, 2006. 8- Gomes, R.K. Cosmetologia - Descomplicando os Princpios Ativos. So Paulo, LMP, 2006.

EXISTEM COISAS MELHORES ADIANTE DO QUE QUALQUER OUTRA QUE DEIXAMOS PARA TRS C.S.LEWIS

S-ar putea să vă placă și