Sunteți pe pagina 1din 46

Plano de Gerenciamento Integrado de Resduos de Equipamentos Eletroeletrnicos

Adriana Alves Priscilla lima

Introduo

Introduo

Introduo
Avano tecnolgico Fabricantes Poder Pblico Consumidores
Devem buscar solues para a destinao correta desses aparelhos obsoletos

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


Os equipamentos eltricos e eletrnicos fazem parte cada vez mais da nossa vida diria. Entretanto, a diminuio da vida til desses equipamentos faz com que se tornem rapidamente obsoletos.

Resduo eletroeletrnico descartado em associao de catadores

Impressoras descartadas na via pblica

REEE descartado em depsito de lixo

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


Segundo levantamento realizado, em 2009, pelo Swiss Federal Laboratories for Materials Testing and Research Empa, em parceria com a Fundao Estadual do Meio Ambiente Feam, estima-se que Minas Gerais gera cerca de 68,6 mil t/ano de resduos provenientes de:

Telefones celular e fixo

Televisores

Computadores

Rdios

Mquinas de lavar roupa

Geladeiras

Freezer

Panorama do Resduo Eltrico

e Eletrnico
No Brasil, o valor estimado de 679 mil t/ano.

A regio metropolitana de Belo Horizonte gera cerca de 19.700 t/ano (aproximadamente 29% da quantidade gerada no Estado). Entre 2001 e 2030, estima-se uma gerao per capita anual: Brasil: 3,4 kg/habitante Minas Gerais: 3,3 kg/habitante Belo Horizonte: 3,7 kg/habitante

Panorama do Resduo Eltrico e

Eletrnico
Resduos de Equipamentos Eltricos e Eletrnicos REEEs so equipamentos eltricos e eletrnicos obsoletos e submetidos ao descarte, incluindo todos os componentes, subconjuntos e materiais consumveis necessrios ao seu funcionamento. Diretivas implementadas na Comunidade Europeia dividem esses resduos em 10 categorias.

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


Grandes eletrodomsticos :
geladeiras, mquinas de lavar roupa e loua, foges e microondas

Pequenos eletrodomsticos
aspiradores, torradeiras, facas eltricas, secadores de cabelo Equipamentos de informtica e de telecomunicaes computadores, laptop, impressoras, telefones celular e fixo Equipamentos de consumo aparelhos de televiso, aparelhos DVD, vdeos Equipamentos de iluminao lmpadas fluorescentes

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


Ferramentas eltricas e eletrnicas (com exceo de ferramentas industriais fixas de grandes dimenses) serras, mquinas de costura, ferramentas de cortar grama Brinquedos e equipamentos de esporte e lazer jogos de vdeo, caa-nqueis, equipamentos esportivos Aparelhos mdicos (com exceo de todos os produtos implantados e infectados) equipamentos de medicina nuclear, radioterapia, cardiologia, dilise Instrumento de monitoramento e controle termostatos, detectores de fumo Distribuidores automticos

distribuidores automticos de dinheiro, bebidas, produtos slidos

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


A composio dos materiais presentes nos REEEs caracteriza-se pela elevada presena de metais (ferrosos e no ferrosos), vidro e plstico.

Refrigeradores

Computadores

Televisores

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


Alm de serem constitudos de materiais que podem ser reciclados e de elevado valor comercial, possuem tambm substncias com caractersticas txicas. Quando os equipamentos eletroeletrnicos so descartados de forma incorreta, no lixo comum, podem acarretar diversos problemas.

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


SUBSTNCIA
Chumbo

UTILIZAO soldagem de placas de circuitos impressos vidro dos tubos de raios catdicos solda e vidro das lmpadas eltricas e fluorescentes
termostatos sensores rels e interruptores equipamentos mdicos transmisso de dados telecomunicaes e telefones celulares

PREJUZO AOS SERES VIVOS Danos nos sistemas nervoso central e perifrico dos seres humanos. Causa efeitos no sistema endcrino, no sistema circulatrio e nos rins.

Mercrio

O mercrio inorgnico disperso na gua transformado em metilmercrio nos sedimentos depositados no fundo. O metilmercrio provoca efeitos crnicos e causa danos no crebro.

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


SUBSTNCIA Cdmio UTILIZAO placas de circuitos impressos resistncias de chip SMD semicondutores e detectores de infravermelhos Regulamentos incorporados em produtos eletrnicos, como forma de assegurar proteo contra inflamabilidade em placas de circuitos impressos componentes como conectores, coberturas de plstico e cabos em TVs eletrodomsticos de cozinha PREJUZO AOS SERES VIVOS Acumula-se no corpo humano, especialmente nos rins, podendo vir a deterior-los com o tempo. Pode ser absorvido por meio da respirao, mas tambm pode ser ingerido nos alimentos. So desreguladores endcrinos. Quando liberados no meio ambiente no se dissipam imediatamente e, por isso, podem persistir e acumular-se biologicamente na cadeia alimentar. Os potenciais efeitos desses materiais variam principalmente com as espcies e as quantidades absorvidas na corrente sangunea, a durao da exposio e a rota da exposio.

PBB (Bifenilas Polibromadas) e PBDE (ter Difenil Polibromados)

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


As substncias txicas esto, em sua maioria, presentes nos materiais de forma inerte, ou seja, a manipulao de peas sem danific-las no contamina o trabalhador e o meio ambiente.

A diversidade da destinao dos equipamentos eltricos e eletrnicos ps-consumo est diretamente relacionada ao fator cultural, ao poder econmico e s legislaes especficas de cada pas.
Em pases onde a legislao para REEEs j est implantada, o reuso e a reciclagem so os destinos mais abrangentes.

Panorama do Resduo Eltrico e Eletrnico


Em Belo Horizonte foi constatado que o procedimento adotado pelos consumidores particulares a doao, implicando o reuso do aparelho por outra parte ou, simplesmente, na transferncia de responsabilidade.

Plano de Gerenciamento Integrado de Resduos de Equipamentos Eltricos e Eletrnicos PGIREEE

PGIREEE
Poltica Estadual de Resduos Slidos (Lei 18.031/09)
Plano de Gesto Integrada de Resduos Slidos Urbanos PGIRSU
Documento no qual so estabelecidas as aes e diretrizes relativas aos aspectos ambientais, educacionais, econmicos, financeiros, administrativos, tcnicos, sociais e legais para todas as fases de gesto dos resduos slidos, desde a sua gerao at a destinao final (Minas Gerais, 2009).

O Plano de Gerenciamento Integrado de Resduos de Equipamentos Eltricos e Eletrnicos PGIREEE


Deve estar inserido no Plano de Gerenciamento Integrado de Coleta Seletiva PGICS que, por sua vez, integra o Plano de Gesto Integrada de Resduos Slidos Urbanos PGIRSU.

PGIREEE
O PGIREEE deve descrever as aes referentes aos aspectos ambientais, educacionais, econmicos, financeiros, administrativos, tcnicos sociais e legais para todas as fases de gerenciamento dos REEEs. ETAPAS DE ELABORAO:

Diagnstico

Proposies

Consolidao

Monitoramento

Diagnstico
Deve ser realizada a caracterizao do municpio, com dados como populao, clima, localizao, infraestrutura de transporte, atividades econmicas, ndice de emprego e renda, entre outros.

Deve-se, ainda, pesquisar quais legislaes esto em vigor nos nveis Federal e Estadual, para servir de modelo para a implementao de uma poltica municipal de gerenciamento dos REEs a partir da criao de uma legislao especfica.

Diagnstico
Os aspectos sociais tambm devem ser verificados: O primeiro passo a realizao de um cadastro dos catadores de materiais reciclveis no municpio, para viabilizar a criao de um banco de dados e mapeamento, que ser de importante utilidade na fase de proposies. A possibilidade de gerao de renda por meio da comercializao dos produtos gerados a partir da triagem dos materiais presentes nos REEEs de grande importncia para auto sustentabilidade dos processos de coleta e de reciclagem.

Proposies
a fase em que se incorpora o tratamento tcnico operacional, social e gerencial realidade diagnosticada. Deve ser descrito:
A forma de execuo dos servios A estrutura operacional Os aspectos organizacionais e legais

O programa de educao e mobilizao social O desenvolvimento de programa de implantao de segregao e de coleta seletiva

Proposies
Os equipamentos e eltricos e eletrnicos so constitudo de uma variedade de materiais de elevado valor comercial que podem ser reciclados. Basicamente, esto agrupados em seis categorias:
Ferro e ao: usados nos gabinetes e molduras.

Metais no ferrosos: especialmente o cobre, usados nos cabos e o alumnio.


Vidros: usados nas telas e mostradores.

Plsticos: usados nos gabinetes, em revestimentos de cabo e em placas de circuito.


Dispositivos eletrnicos: montados em circuito impresso. Outros: borracha, madeira, cermica, etc.

Proposies
Os REEEs devem ser segregados do lixo comum, possibilitando a triagem. Levantamento dos possveis compradores desses materiais

A criao dos ecopontos, locais de recebimento dos REEEs.


As usinas de triagem da regio devem ser adaptadas e os colaboradores capacitados para o recebimento e para a desmontagem Programas de implementados Educao Ambiental devem ser

Proposies
Os equipamentos coletados devem, primeiramente, ser testados para verificar o funcionamento. Caso estejam em condies de uso, ou o conserto seja vivel economicamente, podem ser encaminhados para o reuso.

As etapas de reciclagem dos REEEs so similares para a maioria dos equipamentos e consistem em:
Segregao dos metais ferrosos Reciclagem e recuperao dos materiais de valor

Desmontagem

Tratamento e disposio de materiais e resduos perigosos

Proposies
As peas devem ser separadas de acordo com o tipo de, agregando maior valor comercial ao material.

Pilhas separadas esperando destinao final

rea de descaterizao

Peas desmontadas

Cortadeira manual

Bancada para desmontagem de REE

Proposies
As placas de circuito possuem um alto valor de mercado, por isso devem ser separadas criteriosamente. Os monitores de televiso e de computador no devem ser desmontados. Essa atitude necessria, pois, quando desmontados, podem quebrar-se, tornando-se potencialmente txicos. Outro fator o mercado de reciclagem, que muitas vezes s aceita esse material completo.
Peas como capacitores/reatores no devem ser desmontados, pois liberam substncias txicas. devem ser separados e armazenados em tambores plsticos identificados e com tampa. As solues para seu gerenciamento devem ser buscadas no fabricante. A legislao brasileira determina o tratamento ou descarte controlado desses resduos Os compressores de equipamentos de refrigerao devem ser retirados dos aparelhos (geladeiras, freezers, ar condicionado) e destinados a locais especficos para remoo do leo e do gs de refrigerao (CFC; HCFC).

Consolidao
As informaes geradas a partir do diagnstico e das proposies, permitem ao municpio definir a melhor alternativa para a coleta, triagem e destinao final adequada dos REEEs.

A implantao do PGIREEE nos municpios possibilita a melhoria da condio ambiental, incentiva o processo contnuo de educao ambiental para as futuras geraes, alm de possibilitar a gerao de trabalho e renda.

Monitoramento
O municpio, aps a implantao do PGIREEE, deve desenvolver um programa de monitoramento para avaliao dos resultados. Tal avaliao de grande importncia, pois, por meio dela, torna-se possvel identificar as etapas que necessitam de correes em busca da melhoria contnua do processo. Os resultados encontrados a partir do monitoramento devem estar disponveis para os envolvidos e para a populao do municpio, concretizando o trabalho desenvolvido pela prefeitura e promovendo novas iniciativas.

Monitoramento
A implantao de atividades de monitoramento necessita de uma seleo prvia de indicadores. Os possveis indicadores so:
nmero de fabricantes, importadores e comerciantes de equipamentos eltricos e eletrnicos no municpio; percentual de estabelecimentos inscritos para instalao de pontos de coleta dos REEEs; nmero de estabelecimentos recebedores dos REEEs; nmero de agentes envolvidos no programa de coleta dos resduos; percentual de gerao de emprego e renda; grau de conhecimento do programa pela populao; quantidade de resduos recebidos por dia, estimativa da quantidade de resduos que deixaram de ser encaminhados aos lixes.

Iniciativas de Gesto dos REEEs

Iniciativas de Gesto dos REEEs


Projeto Computadores para Incluso

Comit para Democratizao da Informtica CDI Coleta de Celulares

Projeto Computadores para Incluso


Objetiva apoiar e viabilizar iniciativas de promoo da incluso digital por meio da doao de equipamentos de informtica recondicionados a telecentros comunitrios, escolas, bibliotecas e outras aes consideradas de impacto estratgico, resultando na formao de uma rede nacional de recondicionamento de computadores.
Centros de Recondicionamento de Computadores CRCs: so espaos fsicos adaptados para o processamento de equipamentos de informtica usados, de modo a deixlos em plenas condies de funcionamento. Nesses centros, jovens aprendem na prtica a testar, consertar, limpar, configurar e embalaras mquinas.

Projeto Computadores para Incluso

Projeto Computadores para Incluso


Os componentes no utilizados no processos de recondicionamento so reaproveitados de maneira criativa, transformando-se em objetos artsticos, bijuterias ou robs, entre outros.

Os CRCs providenciam o descarte ambientalmente correto das partes e resduo no aproveitvel. Em Belo Horizonte, o CRC esta ligado ao Projeto BH Digital.

Comit para Democratizao da Informtica


uma organizao no governamental, sem fins lucrativos, que foi fundada em 1995 por meio de uma campanha para arrecadao e reciclagem de computadores e da criao das Escolas de Informtica e Cidadania (EICs)

Tem como objetivo promover a incluso digital visando incluso social.


Benefcios proporcionados:
Qualificao profissional Mais oportunidade de trabalho Preservao do meio ambiente

Coleta de Celulares
As empresas fornecedoras de telefones celulares no Brasil possuem canais reversos estruturados para o retorno da bateria, do aparelho celular e seus acessrios, por meio das lojas de assistncia tcnica e pontos de venda.

Quando coletados, so enviados para empresas recicladoras, a fim de ser efetuado o retorno do material ao ciclo produtivo, porm a divulgao para os usurios ainda deficiente.

Estudo de Caso Projeto 3RsPCs


O Projeto 3RsPCs Resduos Eletroeletrnicos uma iniciativa do Governo de Minas Gerais por meio da Fundao Estadual do Meio Ambiente Feam, com o apoio do Centro Mineiro de Referncia em Resduos CMRR e do Servio Voluntrio de Assistncia Social Servas. Objetiva buscar solues ambientalmente adequadas para os resduos de equipamentos eltricos e eletrnicos REEEs no Estado de Minas Gerais.

Estudo de Caso Projeto 3RsPCs

Estudo de Caso Projeto 3RsPCs


As aes do Projeto 3RsPCs so:
Curso de Montagem, Manuteno e Recondicionamento de Computadores. Grupo de Trabalho (GT) proposta de regulamentao da gesto de REEE para o Brasil. Seminrio Internacional de realizado em agosto de 2009. Resduos Eletroeletrnicos

Diagnstico da Gerao de Resduos Eletroeletrnicos no Estado de Minas Gerais lanado em junho de 2009. Projeto Piloto de Gesto de Resduos Eletroeletrnicos em parceria com catadores de materiais reciclveis.

Curso de Montagem, Manuteno e Recondicionamento de Computadores


Infraestrutura
Instalaes fsicas, equipamentos, mobilirios, ferramentas, utenslios e segurana.

Captao
Captao de equipamentos de informtica considerados sucatas por quem os possui, para serem doados ao projeto e serviram de matria-prima.

Qualificao
Deve ser realizada por um tcnico com formao na rea de manuteno e montagem de computadores e um auxiliar com conhecimento na rea. As turmas devem ser de, no mximo, 20 alunos.

Curso de Montagem, Manuteno e Recondicionamento de Computadores


Recondicionamento
Recepo, triagem, teste, recondicionamento, adaptao ou desmanche, software, empacotamento e entrega

Doao
Os computadores recondicionados podero ser destinados a escolas, bibliotecas e a outras instituies ou pessoas com dificuldades em adquirir computadores. Tal ao propicia ampliar a incluso digital.

Destinao Ambientalmente Adequada


Para a destinao ambientalmente adequada, necessrio localizar empresas recicladoras de cada tipo de resduo, como plsticos, metais e placas de circuito impresso. Esses materiais podem ser comercializados, gerando renda para o projeto.

Smbolos Usados na Identificao dos REEEs

Smbolos Usados na Identificao dos REEEs


Indica que o produto no pode ser tratado como lixo domstico. Ao ser descartado dever ser entregue ao centro de coleta seletiva para a reciclagem das partes eltricas e demais componentes. A sigla CE, em francs Conformit Europenne, representa a conformidade dos produtos com as diretrizes da Comunidade Europeia, permitindo que os produtos sejam comercializados em todo mercado europeu. Este smbolo indica que o produto pode ser tratado como lixo domstico.

Este smbolo indica que o produto pode ser reciclado.

OBRIGADA!!!!

S-ar putea să vă placă și