Sunteți pe pagina 1din 37

Professor: Jos Eduardo Telles Villas Alunos: Carla Fernandes / Leandro Caridade

Em um sistema HVDC, a eletricidade de uma rede de corrente alternada retificada para corrente contnua em uma estao conversora e transmitida ao ponto de consumo atravs de uma linha de transmisso em corrente contnua, onde ser invertida e transmitida novamente em CA.

Transmisso de grandes quantidades de energia por longas distncias; Interligao de redes de energia com frequncias incompatveis; Menor incidncia de perdas;

Existem hoje mais de 120 sistemas HVDC em operao no mundo.

Potncia x Distncia

Investimento x Distncia

A primeira transmisso HVDC no mundo entrou em operao em 1954 ligando a ilha de Gotland ao continente sueco, percorrendo uma distncia de 96 km. Essa transmisso foi projetada com 20 MW, 200 A e 100 kV.

Lanamento do cabo submarino da primeira instalao HVDC no mundo, ligando a Sucia continental ilha de Gotland

As extensas atividades de pesquisa sobre semicondutores permitiram desenvolver a primeira vlvula de tiristor de alta tenso em 1967.

Quando as novas vlvulas substituram as vlvulas de arco de mercrio na transmisso de estaes conversoras em Gotland, foi conseguido um extraordinrio aumento de 50% da capacidade de transmisso.

Vinte anos depois, O HVDC 2000, uma nova gerao de estaes conversoras baseadas em tiristores, reduz substancialmente o tamanho e a complexidade das estaes conversoras, o tempo de projeto e os prazos de entrega. A performance, estabilidade e confiabilidade so significativamente aumentadas. A interligao de 2.200 MW de It-Garabi entre a Argentina e o Brasil se tornou a primeira transmisso a utilizar a nova tecnologia em 1999.

A inovao tecnolgica que ser abordada nesse trabalho a transmisso atravs do sistema HVDC Light , fabricante ABB, uma tecnologia que amplia a aplicao econmica da transmisso HVDC para uso em sistemas com apenas algumas dezenas de megawatts, porm tambm possvel englobar grande quantidade de energia, chegando a 1200 MW e +/- 320 Kv.

Aps a primeira instalao comercial na Sucia, em 1999, o HVDC Light

foi utilizada em diversos projetos nos Estados Unidos, Austrlia, Europa e


frica.

A tecnologia adequadas para uma srie de aplicaes, tais como:


Fornecimento de energia para plataformas offshore; Conexo de parques elicos offshore; Alimentao ilhas; Utilizao de parque de gerao em localidade remota;

Objetivo: minimizar o nmero de interrupes foradas e durao da manuteno programada.

Para tal, levado em conta: Projeto da estao simples; Utilizao de componentes com alta confiabilidade; Superviso remota; Utilizao de sistemas de controle redundantes (backup);

Design compacto e leve; Rpida instalao e comissionamento; Baixo custo de operao e manuteno;

Baseado em semicondutores que podem ser chaveadospor um sinal de

controle, normalmente modulao PWM.


Com a PWM possvel controlar o ngulo de fase ou amplitude apenas

mudando o padro do pulso enviado. E isso pode ser feito quase instantaneamente.
Tem a capacidade de controlar individualmente e independente, tanto a

potncia ativa quanto a reativa.

Controle da Potncia Ativa


Considera a diferena angular entre a tenso CA da rede e a tenso nos

terminais do conversor.
Podendo ter o comportamento de inversor e retificador.

Controle da Potncia Reativa


Considera a diferena de amplitude entre a tenso CA da rede e a tenso

nos terminais do conversor.


Podendo ter o comportamento capacitivo ou indutivo.

O consumo e gerao de potncia reativa de um conversor HVDC Light pode ser usado para compensar as necessidades da rede AC na qual ele est inserido, dentro da capacidade do conversor.

Condutores CC no apresentam limitao de comprimento Condutores CA apresentam limitao dependendo principalmente da

contribuio capacitiva.

Efeito capacitivo - corrente de carga para 100 km em um condutor de 1000 mm2, HVAC cabos XLPE (50 Hz).

Por essa razo os condutores em CA devem ser projetados levando em considerao a potncia capacitiva, que aumenta com o valor de tenso e comprimento da LT, o que limita o total disponvel para transmisso da potncia ativa.

J os condutores CC, como no tm efeito capacitivo, resulta que toda a capacidade de transmisso do condutor est disponvel para potncia ativa.

Cabos HVDC Light so particularmente adequados para instalao em


profundidades maiores, devido ao baixo peso em comparao com os cabos de corrente alternada, que tm aproximadamente o dobro do peso em relao a um par de cabos submarinos HVDC. E a tcnica de confeco do isolamento a base de extruso, oferece maior suportabilidade a presso.

Polaridade positiva e negativa. Prximos entre si; Correntes anti-paralelas;

Ou seja, campo magntico nulo.

Permite um fluxo de potncia fixado de acordo com a necessidade; Auxlio no controle de tenso em operao normal; Auxlio no controle de tenso em perturbao; Possibilidade de exercer a funo de recomposio black-start;

Ocorrendo contingncia que ocasione um blecaute em uma das redes interligadas pelo sistema HVDC Light, estando a outra rede em operao normal, possvel que o conversor inicie o processo de recomposio, oferecendo tenso e potncia para o restabelecimento de cargas principais e outras instalaes.

Essa tecnologia foi um diferencial no processo de recomposio aps blecaute ocorrido na regio do sistema Cross Sound Cable ocorrido em 2003, onde a utilizao do conversor HVDC Light no processo de blackstart agilizou a normalizao das cargas interrompidas.

Desmatamento mnimo; Condutores enterrados, nenhum impacto visual ao longo do percurso: O projeto arquitetnico da estao conversora tende a ser nos moldes da arquitetura da regio; Instalao rpida, evitando transtornos para os residentes prximos.

Reduzido risco de danos nos condutores de terceiros por necessitar de

menor trao;
A fauna e a flora podem rapidamente recolonizar a rea; Os condutores possuem isolamento slido, eliminando o risco de

vazamentos e derramamentos de leo no ambiente marinho em caso de rupturas.

No emite barulho como emitem linhas de transmisso de corrente

alternada.
Propriedades acsticas corretamente projetadas nas paredes e no

telhado das estaes conversoras.

Desmatamento mnimo durante a implantao e posterior utilizao; Vegetao praticamente estvel. Garantida a possibilidade da natureza realizar a filtragem natural de

CO2 por intermdio das florestas.


Alm claro de geralmente envolver fonte de energia renovvel.

Crescimento da utilizao do HVDC Light

Gotland

O projeto de Gotland conecta a potncia elica da ilha de Gotland (uma provncia sueca) ao centro de carga da rede CA em terra, tem potncia de 50 MW e entrou em operao em 1999. Dois cabos subterrneos de 70 km de comprimento transmitem a potncia eltrica em CC com 80 kV de tenso e 350 A de corrente at a estao conversora da ilha.

Directlink Project Queensland New South Wales in Australia

O projeto Direct Link, em operao desde o meio do ano 2000, conecta os estados de New South Wales e Queensland, na Austrlia atravs de um sistema VSC-HVDC de trs conversores de 60 MW conectados em paralelo (totalizando uma potncia de 180 MW) com cabos subterrneos de 59 km de comprimento, transmitindo potncia eltrica em CC com tenso de 80 kV e corrente de 342 A.

Cross Sound Cable

Cross Sound Cable liga a ilha de Long Island, da cidade de New York, com a cidade de New Haven, do estado de Connecticut. A conexo feita atravs de dois cabos submarinosde 40 km. O sistema de transmisso tem uma potncia de 330 MW, tenso CC de 150kV e corrente CC de 1,175 kA.

Murraylink - Australia

Murray Link o maior sistema de transmisso com cabos subterrneos no mundo, conectando os estados australianos de South Australia e Victoria atravs de uma distncia de aproximadamente 180 km. O sistema de transmisso tem potncia de 220 MW, com tenso e corrente no elo CC de 150 kV e 739 A respectivamente, tendo sido comissionado em 2002.

Troll A, Norway

O projeto Troll A o primeiro projeto offshore com sistemas VSC-HVDC no mundo, tendo sido comissionado em 2005. O projeto tem como objetivo transmitir potncia para alimentar motocompressores da plataforma de gs Troll A, na Noruega, atravs de cabos submarinos. O inversor da plataforma Troll A conectada ao retificador em Kollsnes atravs de dois cabos CC de 70 km e com potncia de 42 MW, transmitindo potncia com uma tenso de 60 kV e corrente de 350 A.

Estlink , Estonia-Finland

O projeto Estlink, comissionado em 2006, tem como principal objetivo alimentar o mercado de eletricidade da Finlndia com energia gerada nos Estados Blticos. O sistema tem uma potncia de 350 MW e tenso no elo CC de 150 kV, transmitindo potncia atravs de cabos subterrneos com 31 km de comprimento e cabos submarinos com 74 km de comprimento.

Quebec-New England Phase II

O primeiro multi-terminal do sistema HVDC foi construdo pela ABB para o projeto HVDC Quebec-New England Phase II. A energia gerada na usina hidreltrica La Grande II, convertido em CC na estao conversora Radisson, e transmitida atravs do sistema multi-terminal para alimentar centros, em Montreal e Boston.

Instalao Subterrnea

Instalao Submarina

Site da ABB - HVDC Light

http://www.abb.com/industries/us/9AAC30300394.aspx
Artigo Tcnico para o SNPTEE Srgio Bittencourt

http://www05.abb.com/global/scot/scot221.nsf/veritydisplay/f91d99efbd1fa 68bc1256fda004c8cb0/$file/snptee.pdf
Tese de Mestrado - Thas Brando Ribeiro de Almeida

http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/ThaisBrandaoRibeiroDeAlmeida.p df
Artigo Tcnico para Simpsio de Energia Eltrica- Mats Larsson

http://www.mit.edu/~ysharon/enrgysym/talks/larsson_talk.pdf

Artigo Tcnico para Seminrio de HVDC - Gunnar Persson

http://www.sarienergy.org/PageFiles/What_We_Do/activities/HVDC_Workshop_Sep_20 11/presentations/HVDC%20Converter%20Operations%20and%20Perfor mance,%20Classic%20and%20VSC_ABB.pdf


Artigo Tcnico para o CIGRE K. AKMAN, B. JACOBSON

http://www05.abb.com/global/scot/scot221.nsf/veritydisplay/973416ce4d dcd540c12578270057724b/$file/b4_03_2010%20hvdc%20vsc%20(hvdc%20 light)%20transmission%20operating%20experiences.pdf

S-ar putea să vă placă și