Sunteți pe pagina 1din 27

Relaes Interpessoais

Prof. Leni de Souza Barros Psicloga, Psicopedagoga, Especialista em Didtica e Metodologia do Ensino Superior e em Psicologia do Trnsito. Mestranda em Cincias da Educao.

A Fbula do Ratinho no Ambiente de Trabalho

A competncia interpessoal habilidade de lidar eficazmente com relaes interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada s necessidades de cada uma delas e s exigncias da situao.

"Voc no pode ensinar nada a um homem; voc pode apenas ajud-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo. Galileu Galilei

O ciclo "atividades-interaes-sentimentos"
no se relaciona diretamente com a competncia tcnica de cada pessoa e sim com o equilbrio emocional de cada indivduo originando a harmonia do grupo.

Base interna

de diferenas
O que traz inevitveis diferenas de percepes e opinies em relao a cada situao compartilhada pelo grupo.

conhecimentos, informaes, opinies, preconceitos, atitudes, experincias anteriores, gostos, heranas, valores e estilos comportamentais.

Eu, porm, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que est nos cus; Mateus 5:44

A maneira de lidar com diferenas individuais cria um certo clima entre as pessoas e tem forte influncia sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicao, no relacionamento interpessoal, no comportamento organizacional e na produtividade.

As seis palavras mais importantes:

Admito que o erro meu.


1 2 3 4 5 6

As cinco palavras mais importantes:

Voc fez um bom trabalho.


1 2 3 4 5

As quatro palavras mais importantes:

Qual a sua opinio?


1 2 3 4

As trs palavras mais importantes:

Faa o favor.
1 2 3

As duas palavras mais importantes:

Muito obrigado.
1 2

A palavra mais importante:

Ns.

Dinmica e Funcionamento do Grupo


Pontos Negativos:
M Comunicao Isolamento Competio Falta de Conhecimento Fofoca Inveja

Pontos Positivos: Amizade Recursos Desafios Conhecimento Financeiro e Tcnico

Segundo a Bblia, o fofoqueiro algum que revela segredos; que age como um traficante de escndalo. Paulo, quando escreve aos Romanos, diz: E, como eles no se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que no convm; Estando cheios de toda a iniqidade, fornicao, malcia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicdio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores( aquele que espalha calnias e difama) aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunosos, inventores de males, desobedientes aos pais e s mes; Nscios (pessoa sem coerncia, sem discernimento), infiis nos contratos, sem afeio natural, irreconciliveis, sem misericrdia; Os quais, conhecendo o juzo de Deus (que so dignos de morte os que tais coisas praticam), no somente as fazem, mas tambm consentem aos que as fazem. Romanos 1:28-32

Mas tu, por que julgas teu irmo? Ou tu, tambm, por que desprezas teu irmo? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Romanos 14:10

Os 10 Mandamentos de um Membro de Grupo


1) Respeitar ao prximo como ser humano. 2) Evitar cortar a palavra a quem fala, esperando sua vez. 3) Controlar suas reaes agressivas, evitando ser indelicado ou mesmo irnico. 4) Evitar o pular por cima de seu superior; quando o fizer dar uma explicao prvia, ou assim que for possvel. 5) Procurar conhecer melhor os membros do seu grupo, afim de compreend-los e de se adaptar a personalidade de cada um. 6) Evitar tomar a responsabilidade atribuda a outro, a no ser a pedido deste ou em caso de emergncia. 7) Procurar a causa das suas antipatias, afim de venc-las. 8) Estar sempre sorridente. 9) Procurar definir sempre bem as palavras no caso de discusses em grupo, para evitar mal-entendidos. 10) Ser modesto nas discusses; pensar que talvez o outro tenha razo e, se no, procurar compreender-lhe os motivos de pensar e agir.

Algumas caractersticas a serem cultivadas para um melhor aproveitamento do potencial criador de cada indivduo:
Autonomia (independncia); Flexibilidade pessoal e abertura experincia; Autoconfiana, iniciativa e persistncia; Sensibilidade emocional; Bagagem de conhecimento; Explorador (observador); Artista de idias (transformao da informao disponvel em novas idias); - Juiz de idias (avaliar e julgar as mltiplas idias j produzidas); - Guerreiro (persistncia).

A represso ao potencial criador

Comentrios que a sociedade faz para matar uma idia: No d certo; Nunca fizemos isto antes; No seja ridculo; A sua idia muito radical; No estamos preparados para isso; Algum j tentou isto antes?; Temos ido muito bem sem isso; Vamos pensar um pouco mais a respeito.

no adianta tentar, porque eu sei que no vai dar certo. no vale a pena o esforo, porque eu sei que no vai funcionar. eu no tenho o menor jeito para... eu no tenho as habilidades necessrias.

Para o bom desempenho de um grupo de trabalho preciso:

Mas, qual a diferena entre:

Ests envolvido ou comprometido?

No esquea nunca de que voc um vencedor!!!!!!!

S-ar putea să vă placă și