Sunteți pe pagina 1din 24

I Encontro da Educao Infantil

O vento o mesmo; mas sua resposta diferente em cada flor. Ceclia Meireles

Diretrizes Curriculares da Educao Infantil Resoluo n 5, de 17 de dezembro de 2009


Educao Infantil, primeira etapa da Educao Bsica, oferecida em creches e pr escolas, as quais se caracterizam como espaos institucionais no domsticos que constituem estabelecimentos institucionais pblicos ou privados que educam e cuidam de crianas de 0 a 5 anos de idade no perodo diurno, em jornada integral ou parcial, regulados supervisionados por rgo competente do sistema de ensino e submetido a controle social. (art. 5)

DCNEI
Organiza as Educao infantil.

propostas

pedaggicas

na

Articula-se com Diretrizes Curriculares Nacionais da Educao Bsica. Rene princpios, fundamentos para elaborao de planejamento, execuo e avaliao de propostas pedaggicas e curriculares.

Garante a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianas, sem antecipao de contedos que sero trabalhados no Ensino Fundamental.

CRIANA Sujeito Histrico de direitos que, nas interaes, relaes e prticas cotidianas que vivencia constri sua identidade pessoal e coletiva brinca imagina fantasia deseja aprende observa experimenta questiona constri sentidos sobre a natureza e sociedade produzindo cultura.

DCNEI

REQUISITOS PARA CONSTRUO QUE SE INICIA NESTE ESPAO

Carinho

Amor

Ludicidade Comprometimento

CURRCULO
Conjunto de prticas que buscam articular as experincias e os saberes das crianas com os conhecimentos que fazem parte do patrimnio cultural, artstico, ambiental, cientfico e tecnolgico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianas de 0 a 5 anos de idade.

PLANEJAMENTO A interao nos espaos pedaggicos em que as crianas frequentam extremamente importante. Para que a relao se desenvolva de forma tranquila e garanta o SUCESSO da aprendizagem, preciso uma ferramenta muito importante O PLANEJAMENTO.

O planejamento no pode ser evasivo ou alm das habilidades que so importantes para cada fase da vida dos alunos.

O planejamento age na prtica, na ao. atravs dele que se alcana os objetivos desejados.

O ato de planejar um processo de reflexo, envolve a tomada de deciso sobre a ao a ser ealizada, constitui-se em um processo que objetiva dar respostas a um problema, evita a improvisao e anda de mos dadas com a avaliao.

O PROFESSOR AO PLANEJAR NECESSITA:

* Possibilitar experincias para que as crianas interajam e transitem com autonomia e confiana no mundo em que vivemos; * Proporcionar um espao estimulante, educativo, seguro e afetivo; * Propor atividades que valorizem jogos, brincadeiras e ludicidade; * Explorar diversas linguagens; * Estimular as relaes sociais/letramento; * Organizar relaes de espao e tempo;

COMO DEVE SER O COTIDIANO DA EDUCAO INFANTIL ? A Educao Infantil necessita ter suas prticas pedaggicas visando o desenvolvimento integral das crianas. Focando nas linguagens, no espao do brincar e na apropriao interdisciplinar dos conhecimentos...

2 - O BRINCAR E O LDICO

Precisamos deixar no passado a concepo que basta colocar alguns brinquedos disposio das crianas, pois o que elas precisam brincar. No negamos a importncia dessa ao, pelo contrrio, ela deve estar presente no cotidiano. Atravs das brincadeiras que a criana constri conhecimentos, tem ideias e levanta hipteses, enfim, desvenda o mundo.

3 - ROTINA E ORGANIZAO DO ESPAO E TEMPO

A rotina representa, tambm, a estrutura sobre como ser organizado o tempo didtico, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianas. A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situaes de aprendizagens orientadas. A apresentao de novos contedos s crianas requer sempre as mais diferentes estruturas didticas, desde contar uma nova histria, propor uma tcnica diferente de desenho ou prticas de aes que visam desenvolver aprendizagens especficas.

Este momento pode ser organizado com sequncia de atividades permanentes so aes que devem estar presentes na sala de aula da Educao Infantil, pois proporciona sentimentos de estabilidade e segurana na criana. Proporciona criana maior facilidade de organizao espao-temporal. A rotina no precisa ser rgida, sem espao para inveno (por parte dos professores e das crianas). Pelo contrrio a rotina precisa ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado um espao para a construo diria na sala de aula.

Na rodinha, o professor deve, proporcionar sensaes como acolhimento e segurana de pertencer aquele grupo. So as rotinas e as atividades permanentes, normas e regras criadas e estabelecidas em consenso com seus alunos que facilitaro o trabalho do professor.

4- AVALIAO DCNEI - As instituies de Educao Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedaggico e para avaliao do desenvolvimento das crianas, sem objetivo de seleo, promoo ou classificao, garantindo: I - a observao crtica e criativa das atividades, das brincadeiras e interaes das crianas no cotidiano; II - utilizao de mltiplos registros realizados por adultos e crianas (relatrios, fotografias, desenhos, lbuns e etc.

II - a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criao de estratgias adequadas aos diferentes momentos de transio vividos pela criana (transio casa/instituio de Educao Infantil, transies no interior da instituio, transio creche/pr-escola e transio pr-escola/Ensino Fundamental); IV - documentao especfica que permita s famlias conhecer o trabalho da instituio junto s crianas e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criana na Educao Infantil; V - a no reteno das crianas na Educao Infantil.

Avaliao
* Relatrio de avaliao bimestral;

*Portflio de atividades bimestrais individual * Caderno de registro dirio; A avaliao funciona como uma forma do professor verificar o andamento das suas aes educativas, bem como o efeito causado na aprendizagem de seus alunos. Assim deve ser realizada de maneira processual o que ir permitir uma viso individual de cada criana.

5 Sugesto de tema a ser explorado Em todas as reas de conhecimento:


Centenrio de Vincius de Moraes

Leitura Oral e Escrita Artes Msica Movimento Natureza e Sociedade Matemtica

PROJETO DE LITERATURA NA EDUCAO INFANTIL

Como gostoso e importante para a formao da criana ouvir histrias. Ao cont-las instigamos a curiosidade e o desejo de quero mais, expresso pelas crianas no conta outra vez. So esses sentimentos que nos movem para conhecer e aprender as coisas que esto no mundo, e, sabendo-as registradas em livros, certamente iremos recorrer a eles, nos tornando, assim, leitores por desejo e motivao. (Perrone e Lara, 2002, p. 123 )

Objetivo Geral
Possibilitar atravs da literatura infantil o senso crtico, a autonomia,o respeito mtuo e a criatividade da criana, oportunizando momentos ldicos de aprendizagens .

Pblico alvo
Alunos da Educao Infantil das escolas da Rede Municipal de Queimados.

Desenvolvimento
O Projeto Literatura na Educao Infantil ir proporcionar a explorao e o aprofundamento da biografia, das obras e histrias de um autor escolhido pelo professor, a partir da preferncia das Unidades Escolares que atendem a Educao Infantil. A partir desta escolha o professor ir socializar com os alunos materiais pesquisados como por exemplo, obras, biografia, livros infantis, entre outras produes que fazem parte do acervo do autor . O professor ir oferecer a criana momentos que possibilitem a compreenso,o letramento, a troca de opinies sobre as histrias, possibilitando a criatividade e incentivando a curiosidade.

Objetivo Geral
Possibilitar atravs da literatura infantil o senso crtico, a autonomia,o respeito mtuo e a criatividade da criana, oportunizando momentos ldicos de aprendizagens .

Pblico alvo
Alunos da Educao Infantil das escolas da Rede Municipal de Queimados.

Perodo de realizao O projeto ser desenvolvido durante at agosto de 2013. Culminncia do Projeto Agosto com apresentao e exposies dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos na escola. Avaliao Durante todo o processo atravs de observaes e registros das atividades desenvolvidas pelos alunos.

FONTES IMPORTANTES PARA CONSULTA: * http://portal.mec.gov.br - Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao Infantil. - Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Volume 1/ Volume 2 / Volume 3.

S-ar putea să vă placă și