Sunteți pe pagina 1din 13

Teratoma

Aluno: Ivan Jos Professor: Esdras Andrade Curso: Tc. Radiologia Turma: 1.2013 Turno: Noite

O que um teratoma?
Um tipo de tumor no ovrio que tanto pode ser benigno quanto maligno. O mais comum, conhecido como funcional, aparece durante o processo de ovulao. Os outros tipos acontecem pelo crescimento desordenado das clulas do rgo. 1 - Ovrios normais; 2 - tero; 3 - Trompas.

Causas
O cisto que aparece pela multiplicao indeterminada das clulas da camada superficial do ovrio (epitlio) no tem causas determinadas. O funcional aparece em mulheres com irregularidade hormonal. O fator gentico forte.

Tipos de cistos
Funcionais
So os mais comuns. Formam-se durante o processo de ovulao, perodo no qual a mulher produz pequenos ndulos que devem ser expelidos na menstruao. Quando no o so, formam o cisto. Tendem a regredir naturalmente. Serosos Secretam um lquido claro, transparente e de baixa viscosidade. Com caractersticas bem diferentes do funcional, o seroso no regride. Ao contrrio, tende a crescer. O quanto antes for detectado, melhor o tratamento.

Teratoma
Tm em seu interior sebo, cabelo e at dente. So formados por clulas embrionrias (presentes no ovrio) que se multiplicam em local indevido. So clulas pouco especficas e determinam vrias caractersticas ao mesmo tempo. Endometriticos So constitudos por clulas do endomtrio (camada formada durante o ciclo reprodutivo e mensalmente expulsa pela menstruao). Em seu interior, h um lquido sanguinolento, de cor achocolatada.

Malignos So os cnceres de ovrio e ocorrem em cerca de 1% das mulheres - em especial nas que tm mais de 50 anos. Se no diagnosticados e tratados o mais rpido possvel, podem matar.

Como os cistos so descobertos


O especialista reconhece o cisto pelo exame clnico quando mede at cerca de quatro centmetros. Pelo toque durante o exame, nota o aumento do ovrio. Mesmo havendo o reconhecimento clnico, o melhor exame para determinar o tipo de cisto a Ecografia Intravaginal - tipo de exame minucioso que mostra detalhes do tumor.

Tratamento

O que determina o tratamento a avaliao do tamanho e do tipo de cisto pela ecografia.

Cirurgia
A tcnica com menos efeitos nocivos ao organismo a videolaparoscopia. Com pequenos cortes e guiado por uma minicmera de vdeo, o especialista separa o cisto da parede do ovrio e o retira.

Anticonsepcional

Pode ser usado tanto para tratamento quanto para preveno. a melhor opo em casos de cistos funcionais pequenos. O medicamento deixa o ovrio em repouso, facilita a regresso ou impede a formao do cisto.

Sintomas
A maioria dos cistos no apresenta sintomas. Quando eles surgem, so: Dor abdominal; Aumento do abdome; Alterao no ciclo menstrual; Perda de peso (em casos de cisto maligno).

Dicas
fundamental que as mulheres faam exames peridicos - ao menos uma vez por ano - para prevenir ou evitar o crescimento descontrolado do cisto; Controlar sempre os dias de menstruao. Se notar variaes muito grandes, procurar o mdico; Nunca tomar anticoncepcionais sem acompanhamento mdico. Mulheres que sofrem de problemas como hipertenso, varizes, obesidade, etc, podem ter a sade prejudicada com o uso do remdio; O ovrio policstico um tipo diferente de doena e raramente operado.

Obrigado.

S-ar putea să vă placă și