Sunteți pe pagina 1din 35

VIGILNCIA SANITRIA

O que Vigilncia Sanitria?


um conjunto de aes capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes

do meio ambiente , da produo e circulao de circulao de bens e da prestao de servios de interesses da sade.

Atuam na Vigilncia Sanitria:


MS/SUS

ANVISA
Jeferson

Histria da Vigilncia Sanitria

Desde o nascimento das cidades, na idade antiga, que temos registros das preocupaes com a Vigilncia Sanitria.
A humanidade no

conhecia ainda os processos da contaminao que espalhavam a peste, a clera e outras doenas que marcaram a histria.
Jeferson

Histria da Vigilncia Sanitria


Era sabido que a gua poderia ser uma via de contaminao e que os alimentos de igual maneira poderiam ser meios de propagao de doenas.

Por volta dos sculos XVII e XVIII na Europa e XVIII e XIX no Brasil, teve incio a Vigilncia Sanitria, surgindo as regras e providncias sanitrias.
Jeferson

Objetivos

Funo

VIGILNCIA
SANITRIA

Misso

Valores

Renata

VISA- FUNO A funo da vigilncia sanitria So normas que o controlar, vigiar, punir, adotar poder pblico adota uma poltica de educar, divertir para promover e e orientar. proteger a sade da Vigiar bares, supermercados, populao. restaurantes,farmcia, Para isto, so ditadas consultorias, sales de beleza, regras que devem ser entre outros. O proprietrio adotadas e respeitadas na produo, uso e desse locais deve apresentar circulao de produtos produtos de qualidade para que apresentam algum garantir a sade do consumidor.
VISA- OBJETIVO tipo de risco para a sade das pessoas.

VISA - MISSO
Promover e proteger a sade da populao por meio de aes integradas e articuladas de coordenao, normatizao, capacitao, educao, informao, apoio tcnico, fiscalizao, superviso e avaliao em Vigilncia Sanitria

VISA- VALORES tica e responsabilidade como agente pblico; Capacidade de articulao e integrao; Excelncia na gestao; Conhecimento como fonte para a ao; Transparncia; Responsabilizao.

VISA- VISO
Ser legtima pela sociedade como uma instituio integrante do Sistema nico de Sade ( SUS), gil, moderna e transparente, de referncia nacional e internacional na regulao e no controle sanitrio.

ANVISA

uma agncia nacional governo do ex presidente de Vigilncia Sanitria, Fernando Henrique Cardoso criada em 1999 com o objetivo de promover a pela lei n 9.782 de 26 de proteo da sade da janeiro de 1999. populao por intermdio do controle Sua gesto de sanitrio da produo e responsabilidade de uma da comercializao de diretoria composta por 5 produtos. Incluindo membros. ambientes, processos, insumos e tecnologias Diretor, Dirceu Brs relacionados. Aparecido Barbano.

ANVISA foi criada durante o

Campos de ao da ANVISA
So os alimentos, medicamentos, produtos para a sade sangue e hemoderivados e

importante ressaltar que

em 2011 a ANVISA obteve o certificado da OPAS ( Organizao Panamericana de Sade) como tecidos, clinicas de Autoridade Reguladora de estticas, salo de Referncia ( ARNr) e beleza, instituies de participa dos processos de ensino e creches. discusses da reforma da Acadmias, parques Organizao Mundial da aquticos, produtos veterinrios, hospitais, Sade.
etc.

Agente de Sade da VISA

O vigilante sanitrio tem como funo garantir que produtos,servio e bens estejam adequados ao uso. Trata- se de um conjunto de aes capaz de diminuir ou prevenir riscos a sade.

AGENTE VISA X AGENTE COMUNITRIO Tendo em vista que a vigilncia sanitria tem um O Agente comunitrio trabalha por meio de aes individuais campo de trabalho muito amplo, profissionais de ou coletivas, que visa a vrias reas do preveno de doenas e conhecimento so promoo a sade sobre importantes em sua superviso do gestor do SUS atuao. Entre as (secretria municipal da sade). formaes possvel Sua remunerao salarial cabe destacar qumica,medicina, ao municpio, que geralmente engenharia, nutrio, custa 300,00 com direito ao 13 assistncia social, entre salrio.
outras.

PROCON
PROCON um rgo que registra reclamaes e toma iniciativas para a harmonia nas relaes de consumo. Ao receber uma denncia, busca a soluo com o fornecer, por telefone. Cerca de 80 % dos casos so resolvidos em uma nica ligao , na presena do consumidor.

Em caso negativo, promove audincia de conciliao. Se mesmo assim no houver acordo, o processo formalizado ser encaminhado para a fiscalizao, e em seguida para o departamento jurdico que poder aplicar multas que variam de R$ 212 a 3.192 milhes. O PROCON tem o poder de interditar empresas e apreender produtos imprprios.

DIREITOS BSICOS DO CONSUMIDOR Proteo da vida, sade e segurana; Educao para o consumo e liberdade de escolha de produtos e servios; Direito a informao; Proteo contra propaganda enganosa e abusiva; Direito a modificao das clusulas contratuais;

DIREITOS BSICOS DO CONSUMIDOR

O QUE RECLAMAR AO PROCON?


Alimentos prazos vencidos,

Direito a

indenizao; Acesso justia; Facilitao da defesa de seus direitos; Servios pblicos de qualidade.

estragados, com m aparncias, em quantidade inadequada, falta de higiene em padarias, aougues, bares e supermercado. Defeito em eletrodomsticos, veculos, brinquedos, problemas na entrega, falta de informaes sobre riscos no uso, instrues sem traduo para o portugus, falta de peas de reposio.

Mal atendimento em hospitais, consultrios, produtos de limpeza e cosmticos vencidos, sem registro ou que no esclarecem riscos, problemas com a sade. Problemas com pagamento ou qualidade de servios, como assistncia tcnica, marceneiros, pedreiros, lavandeiras, agncias de viagens, correios, telefnicos, escolas e postos de sade.

Publicidade que minta, no seja clara ou induza ao erro, mesmo que seja por omisso, e que tambm no seja discriminatria, estimule a violncia, explore o medo, se aproveite, da ingenuidade das crianas, desrespeite valores ambientais, comprometa a sade ou a segurana.

INMETRO
INMETRO ( instituto Nacional de Metrologia)- uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normatizao e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que o rgo normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial ( Sinmetro).

INMETRO-MISSO

prover confiana sociedade brasileira nas medies e nos produtos, atravs da metrologia e da avaliao da conformidade, promovendo a harmonizao das relaes de consumo, a inovao e a competitividade do Pas.

Doenas da moda
Estresse Todos ns passamos por diferentes conflitos que ocasionam o estresse. Pesquisas revelam que uma determinada dose de estresse faz bem ao organismo. Desafia Provoca Oxigena

DEPRESSO A depresso um transtorno que precisa ser acompanhado por psiquiatra e muitas vezes com remdios controlados.

ANOREXIA
um transtorno alimentar no qual busca a magreza levando a pessoa a recorrer a estratgias para perder peso. Essas pessoas apresentam medo de engordar mesmo estando extremamente magras.

ANOREXIA Sintomas Reaes no corpo Causas Como se desenvolve? Como se trata? Como se previne?

BULIMIA
a compulsiva ingesto de alimentos, e depois o uso de mtodos compensatrios como, vmito, uso de laxantes e diurticas e prtica de exerccios extenuantes no ganhar peso.

Bulimia
Sintomas Reaes no corpo Causas Como se desenvolve? Como se trata? Como se previne?

A vigilncia sanitria como j foi dito, atua em restaurantes, mas no s atravs de

VIGILNCIA SANITRIA multa e interdita motel em Anpolis, GO

denncias. A VISA tambm atua em datas comemorativas como dias das mes, dia das crianas, dia dos namorados, etc. Qualquer irregularidade encontrada a denncia deve ser dirigida ao PROCON, no telefone 151.

VIGILNCIA SANITRIA multa e interdita motel Quando alguma coisa em Anpolis, GO

identificada, os fiscais tomam Operao deve percorrer providncias; 17 unidades, por causa Destaca-se o fiscal sanitrio do Dia dos Namorados. Csio Malaquias; Fiscais esto atentos ao Ele afirma que durante a anlise cumprimento de todas as normas de higiene. todos os detalhes so A Vigilncia Sanitria de criteriosamente observados. A Anpolis est realizando condio de higienizao, nesta semana a verificar a data de validade dos Operao Afrodite, por produtos; causa da comemorao
do Dia dos Namorados.

Os fiscais esto atentos tambm higienizao das roupas de cama; Outro espao que precisa estar bem organizado a cozinha, pois cada vez mais comum, os clientes pedirem refeies; Os fiscais esto de olho no cumprimento das normas sanitrias por parte dos estabelecimentos.

ORIENTAO E CONTROLE SANITRIO DE VIAJANTES


Portos aeroporto e fronteiras: Evitar a propagao de doenas transmissveis, e riscos de danos ao meio ambiente e sade pblica; Garantir boas condies de higiene e sade nos meios de transporte e nos terminais de carga e passageiras.

INSPEDIO DOS MEIOS DE TRANPORTE


DAS REAS PORTURIA, AEROPORTURIA E DE FRONTEIRAS: Problemas de sade ocorridos a bordo (tripulantes passageiros); Qualidade da gua potvel e condies de higiene do veculo(avio, navio, caminho, nibus, carro de passeio, etc.);

Acondicionamento e remoo dos resduos slidos (lixo); coleta de dejetos e guas residuais dos banheiros. Controle de vetores( insetos e outros animais que transmitem doenas).

ORIENTAO E CONTROLE SANITRIO DE Controle Sanitrio das demais VIAJANTES doenas de interesse da sade Vacinao contra febre pblica( clera, malria, peste, amarela e emisso do dengue, plio e outras doenas Certificado emergentes). Internacional de Registro de doenas de Vacinao (CIV); notificao compulsria( Clera, Exigncia de CIV vlido Peste, Febre Amarela), e aos viajantes encaminhado ao Sistema nico procedentes ou com escalas em reas onde a de Sade ( SUS). febre amarela Translado de cadver endmica;

ROUPAS INFECTADAS
As roupas infectadas chegaram no Brasil no dia 13 de outubro de 2011. Veio por meio de

navios, a fiscalizao foi feita em ao conjunta, com a ANVISA e a Receita Federal.

Os resduos classificados
Que identificou cargos de resduos de servio de sade enviados pelos Estados Unidos, ao porto de Suape, em Pernambuco, no ms de Outubro.

como potencialmente infectantes, material que a legislao sanitria e a ambiental, classificam como grupo A, resduos com possvel presena de agente biolgico que, por suas caractersticas podem apresentar risco de infeco.

O que so medicamentos fracionados ?


o procedimento capaz

de promover o uso racional de medicamentos por meio da dispensao de unidades farmacotcnicas ao usurio, na quantidade estabelecida pela prescrio mdica, odontolgica ou necessria ao tratamento correspondente.

Embalagem Fracionada
A embalagem que pode ser fracionada, chamada de embalagem primria fracionvel, especialmente desenvolvida pelo fabricante e aprovada pela ANVISA para essa finalidade.

Ela vem acodicionada

em uma embalagem externa, chamada de embalagem original para fracionveis, facilmente identificada pela prescrio EMBALAGEM FRACIONVEL, na cor vermelha.

NOMES DOS COMPONENTES DOS GRUPOS

ALANIE MACEDO ANA PAULA DEBORA ELIANE COSTA JEFERSON JORGE LUCIENE ILMA PEREIRA NEVES RENATHA MARTHA RICARDO

S-ar putea să vă placă și