Sunteți pe pagina 1din 30

IGREJAS PELO BRASIL Turismo Religioso.

Faculdade Nossa Senhora de Lourdes Disciplina: Turismo Histrico Docente: Jaime Carneiro Discentes: Caroline, Lidiane e Sinthia

Importncia da Igreja Catlica no Brasil


Desde a chegada dos portugueses no Brasil, eles instauraram a religio catlica na nova terra. Os portugueses tinham estreitos laos com a Igreja Catlica Apostlica Romana. Em 1549 foi intensificado com a chegada dos jesutas. Com o passar do tempo surgiu o sincretismo religioso.

Seu legado histrico no Brasil


Nas artes, a mais notria contribuio da Igreja Catlica na histria do Brasil foram as produes artsticas barrocas, que tiveram como principal expoente o artista plstico Aleijadinho. Essas obras podem ser encontradas nas cidades de Salvador, Diamantina, Ouro Preto, Recife e Olinda.

As relaes entre Igreja Catlica e Estado foram estreitas no Brasil tanto na colnia quanto no Imprio, pois, alm de garantir a disciplina social dentro de certos limites, a igreja tambm executava tarefas administrativas que hoje so atribuies do Estado, como o registro de nascimentos, mortes e casamentos. Contribuiu ainda a Igreja com a manuteno de hospitais, principalmente as Santas Casas. Em contrapartida, o Estado nomeava bispos e procos, alm de conceder licenas construo de novas igrejas

O cenrio mudou com a nomeao do Marqus de Pombal, que afastou a influncia da Igreja Catlica da administrao do Estado. Aps sua morte, os laos voltaram a se estreitar, perpassando por todo o perodo imperial brasileiro no sculo XIX. Com a proclamao da Repblica em 1889, houve a separao formal entre Estado e Igreja Catlica, mas sua presena continuou ainda viva, como comprova a existncia de vrias festas e feriados nacionais, como as festas juninas e o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do pas.

Significado arquitetnico s Igrejas


A igreja precisa de arquitetos, porque tem necessidades de espaos onde congregar o povo cristo e celebrar os mistrios da salvao. Depois das terrveis destruies da ultima guerra mundial e com o crescimento das cidades, uma nova gerao de arquitetos se amalgamou com as exigncias do culto cristo, confirmando a capacidade de inspirao que o tema religioso demonstra ter sobre os critrios arquitetnicos de nosso tempo. De fato, no raro se construram templos , que so simultaneamente lugares de orao e autnticas obras de arte. (Carta do Papa Joo Paulo II aos artistas, 1999)

A Igreja
A igreja o local onde os fiis se renem para a celebrao litrgica. Lugar onde se realiza a liturgia, portanto a liturgia que determina o espao. Na igreja catlica realizam-se diferentes celebraes tais como a missa, batismo, primeira eucaristia, a reconciliao, a ordenao. Mas a principal delas a missa. A organizao interna de uma igreja deve ser vivenciado como uma realidade simblica.

A Igreja
Os elementos fundamentais na celebrao litrgica so: O altar como presena de Cristo no alimento; A mesa da Palavra ou ambo como a presena de Cristo na Palavra A cadeira da presidncia representa aquele que preside a assembleia; O espao da assembleia representa a comunho dos cristos dispostos a celebrar a Eucaristia no altar e ouvir a Palavra no ambo.

Tipos de Igreja
Existem vrios tipos de igrejas catlicas, cada uma tem uma destinao, uma posio ou uma finalidade. Abaixo, mostraremos os principais grupos de igrejas, segundo Schubert: Catedral O nome vem de ctedra, cadeira do bispo, smbolo de magistrio. a igreja de uma diocese e se classifica em: Episcopal, arquiepiscopal e uma arquidiocese.

Catedral de So Paulo

Nossa Senhora do Pilar, Ouro Preto - MG

Matriz Igreja paroquial a igreja da comunidade. O padre nomeado pelo bispo para ministrar o povo de determinada rea. a clula-mater da vida comunitria religiosa.

Capela um templo com dimenses reduzidas, atende a poucas pessoas. Pode ser reservada para uma pessoa, uma famlia ou aberta ao pblico. Sua destinao normalmente especifica, como capelas para alunos de colgio, para bases militares e etc.

Capela da incluso, Campo Grande, MS.

Santurio Refere-se a uma Igreja que o centro de peregrinao por causa da devoo a Deus ou aos Santos.
Nossa Senhora da Aparecida, Aparecida SP.

Baslica Schubert distingue a baslica por sua forma arquitetnica que de acordo com as baslicas pags de Roma.

Baslica de Nossa Senhora do Carmo, Recife - PE

As Igrejas mas visitas no Brasil


Igreja So Miguel das Misses Antiga Igreja De estilo barroco, a Igreja comeou a ser construda em 1735 e levou 10 anos para ser concluda. Pela tradio das igrejas missioneiras, a de So Miguel deveria possuir uma rica e colorida ornamentao interna, formada por pinturas e esculturas com imagens sacras. A cobertura era de telhas de barro sustentadas por vigas de madeira e, na frente, foi acrescentado um prtico com arcadas e colunas que exibiam esttuas. A torre ostentava um galo de estanho dourado. O projeto da Igreja deve-se ao arquiteto italiano Gian Battista Primolli, que mostrou, ao projetla, muita familiaridade com o que havia de mais recente na arquitetura europia da poca.

IGREJA E CONVENTO SO FRANCISCO: em Sergipe


Em estilo barroco, a construo do conjunto iniciou-se em 1693, atravs de doaes da populao local aos padres franciscanos. Quando So Cristvo era a capital da Provncia funcionou, no convento, a Assembleia Provincial. O grande salo da Ordem Terceira era ocupado pela Tesouraria Geral da Provncia. Serviu, tambm, para aquartelar as tropas do batalho que combateu em Canudos, em 1897, os seguidores de Antnio Conselheiro.

Igreja do Carmo, So Lus, Maranho


Erguida em 1627, a Igreja do Carmo ganhou ainda mais beleza em 1866, aps a colocao de azulejos portugueses. Situada na Praa Joo Lisboa, no centro histrico de So Lus, a igreja tem tambm um convento, usado como abrigo para as tropas portuguesas durante a invaso dos holandeses.

Igreja da Pampulha Belo Horizonte, Minas Gerais


Criada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943, a Igreja de So Francisco de Assis, mais conhecida como Igreja da Pampulha, um dos mais clebres cartespostais da capital mineira. Situada beira da Lagoa da Pampulha, a igreja cria um belo visual no melhor estilo do mais famoso arquiteto brasileiro.

Igreja do Rosrio e So Benedito, Cuiab, Mato Grosso


Construda por escravos no sculo 18, a Igreja do Rosrio e So Benedito a mais antiga de Cuiab. Ela pode ser vista de diversos pontos da cidade por estar situada no Morro do Seminrio. Com estilo neogtico, a igreja tem uma arquitetura semelhante da catedral parisiense de Notre Dame, e conta com belos altares em talha dourada.

Catedral de Braslia Braslia, Distrito Federal


Mais conhecida como Catedral de Braslia, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida uma das mais emblemticas obras de Oscar Niemeyer das muitas que se encontram na capital do Brasil. Situada na Esplanada dos Ministrios, a Catedral inconfundvel for sua estrutura em forma de coroa criada por dezesseis pilares de concreto.

Igreja de Nossa Senhora do Amparo Olinda, Pernambuco.


A Igreja de Nossa Senhora do Amparo foi construda em 1613 pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos. Menos de duas dcadas depois de construda, a Igreja foi destruda, parcialmente, por um incndio causado pelos holandeses em 1631. Em 1644, a Igreja foi reedificada. De grande valor cultural, as imagens barrocas presentes no templo enaltecem a arte sacra.

Altar Nossa Senhora do Carmo, Rio de Janeiro - RJ

Altar Mor da Igreja do Mosteiro de So Bento, Olinda - PE

Capela Dourada, Recife - PE

Caxias do Sul - RS

Tiradentes - MG

Igreja da S Belm do Par

Igreja de So Francisco Salvador, Bahia

Igreja Nossa Senhora do Brasil ALTAR So Paulo, SP.

Igreja Nossa Senhora do Brasil - FRENTE So Paulo SP

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
MILANI, Eliva de Meneses. Arquitetura, luz e liturgia: Um estudo da iluminao nas igrejas catlicas. Maro de 2006. http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/as-igrejasmais-famosas-do-brasil http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=373883

S-ar putea să vă placă și