Sunteți pe pagina 1din 15

A tica Kantiana do dever

Filsofo alemo que considerado um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e ltimo perodo do Iluminismo. Hoje, Kant continua influente em vrias disciplinas: filosofia, direito, tica, esttica, cincia, poltica, etc. Um conhecimento relevante sobre a ao humana necessariamente nos leva de volta a Kant, sendo sua principal contribuio para a tica moderna: a teoria tica o dever imposto sobre o desejo.

Natureza Humana
Para kant o Homem tem uma dupla natureza. Uma dimenso animal e natural sujeita ao determinismo condicionado; Outra racional, indiferente dos instintos, pulses ou da vontade particular de cada indivduo. A segunda a face verdadeiramente livre do homem : a que esta associada com a liberdade.

Natureza Racional X Natureza natural

tica X Dever
O homem enquanto um egosta racional na viso kantiana, acaba aprofundando as incoerncias em nossa sociedade.

COMO KANT ANALISARIA TAL SITUAO?

Teora tica
foi baseada na viso de que a diferena entre o bem eo mal era algo realmente real, para Kant, todos os seres humanos tm a capacidade de raciocinar, a qualquer momento, se algo moralmente bom ou ruim, portanto a capacidade de distinguir entre o bem eo mal so as qualidades inatas da razo humana.
Liberdade
Imortalidade da alma A existncia de Deus

A ao correta a ao com vistas o uso dessa capacidade de fazer o bem, independentemente das consequncias, o que conta a inteno.

Qual seria sua resposta para tais debates ticos da vida privada e pblica dos indivduos?????

O imperativo Categrico

Imperativo Hipottico
Kant repudia a ao que no tenha um fim em si mesma. Para ele tal ao seria o imperativo hipottico: Os imperativos hipotticos so aqueles que determinam que se queres uma determinada coisa deves fazer uma determinada ao, quer dizer, o imperativo hipottico meio para a realizao de um fim exterior ele. O imperativo hipottico afirma que a ao boa em vista de qualquer inteno possvel ou real. No caso do imperativo hipottico possvel opera-se com um princpio problemtico, isto , opera-se com regras de destrezas, como imperativos tcnicos. No caso do imperativo hipottico real, opera-se com um princpio assertrico prtico, como os conselhos de prudncia, como imperativos pragmticos. Ambos so analticos.

Imperativo Categrico
O imperativo categrico no oportuniza vontade a possibilidade de escolha porque incondicional, tendo o carter de uma lei prtica que obriga necessariamente a conformidade da mxima lei, lei esta universal. O seu contedo constitudo pela lei e a necessidade de adequao da mxima (vontade subjetiva) lei universal: Age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal, Dele pode-se derivar todos os outros imperativos do dever. Pode-se identificar nesta primeira formulao do imperativo categrico o princpio da universalidade e, como a realidade (natureza) determinada por leis universais, temos a segunda formulao do imperativo categrico: Age como se a mxima da tua ao se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza.

A tica: entre o querer e o dever


Assim, a autonomia acontece quando o sujeito compreende a necessidade de seguir determinada norma, quando opta em agir conforme a norma, pois compreende o seu valor e a sua justia. No dever, pode at haver uma renuncia ao desejo individual, mas essa renuncia sentida como um benefcio em favor de si mesmo e dos outros.

O Dever
o dever reflete a boa vontade, mas por limitaes no pode manifestar-se sozinha. Na medida que o conflito se apresenta ao homem a boa vontade chama-se dever.

Se um puramente racional, sem qualquer influncia de inclinaes possveis, seria para Kant, um santo (perfeitamente boa). Para um santo, o "dever", por isso destituda de significado, enquanto o "querer" coincide naturalmente com o "dever". Mas o homem, a lei moral, muitas vezes em conflito com seus desejos.

Todos agindo por meio do Dever.....


A sociedade caminharia para um estado de direito perfeito. Um estado no qual o princpio maior o dever.

Esse um modelo Ideal.

S-ar putea să vă placă și