Sunteți pe pagina 1din 34

JUNHO/2012

EQUIPE: ELMO IVANO JACQUELINE RAFAEL SIDNEY

JUNHO/2012

INTRODUO
CONCEITO DE COROSO
A corroso pode ser entendida como a deteriorao dos materiais causada por agentes qumicos ou eletroqumicos, estando estes sujeitos ou no a esforos mecnicos. (Pimenta, 2012). Callister 2002, define a corroso como sendo o ataque destrutivo no intencional de um metal. Apesar de outros materiais no metlicos como as cermica e os polmeros tambm estarem sujeitos a deteriorao, mas aqui ser enfocado a corroso em materiais metlicos.

JUNHO/2012

INTRODUO
Esse fenmeno muitas vezes visto como um problema, j que alguns pases chegam a perder 3,5 % do PIB por causa dos efeitos da corroso (Ponte, 2003). Callister, 2002 afirma que 5% da receita de alguns pases so gastos na preveno, manuteno e substituio de componentes destrudos ou contaminados por reaes causadas pela corroso.

JUNHO/2012

CLASSIFICAO

Classificao segundo o Meio


Corroso Qumica - exposto a um meio no inico
Em geral ocorre em ar a alta temperatura.

Corroso Eletroqumica - tem transporte simultneo de eletricidade por meio de um eletrlito.


Ocorre em solues salinas, gua do mar, atmosfera e solo.

JUNHO/2012

CLASSIFICAO SEGUNDO MORFOLOGIA


Corroso Uniforme Corroso em Placas Corroso Alveolar Corroso Puntiforme (pite) Corroso em Frestas Corroso Intergranular Corroso Intragranular

Corroso Filiforme
Corroso por Esfoliao

(Ponte, 2003)

JUNHO/2012

Problemas da Corroso
a) Aparncia b) Manuteno c) Interrupo do Processo d) Contaminao do Produto e) Perda de Material

f) Sade e Segurana

JUNHO/2012

FUNDAMENTO DA CORROSO Consideraes eletroqumicas Anodo Catodo

JUNHO/2012

PREVENO DA CORROSO

Escolha de liga adequada Modificao no ambiente Revestimento superficial Proteo catdica

JUNHO/2012

PREVENO DA CORROSO
Modificao no ambiente

a) Diminuio da temperatura b) Diminuio da velocidade c) Remoo do oxignio e das substncias oxidantes do meio d) Modificao da concentrao e) Utilizao de inibidores

JUNHO/2012

PREVENO DA CORROSO

Proteo catdica Revestimento superficial


Revestimento Metlico

Revestimentos no metlicos inorgnicos Revestimento no metlicos orgnicos: tintas

JUNHO/2012

POTENCIAL DO ELETRODO
Cu 2 2e Cu (reao catdica) Cu Cu 2 2e (reao andica)

JUNHO/2012

POTENCIAL DO ELETRODO

PIH

PEH

DUPLA CAMADA

CAPACITOR

JUNHO/2012

POTENCIAL DO ELETRODO
2,3RT E E0 log C nF
R=8,324 j/molK ; F=96.500C ; T=298,15K

0,059 E E0 log C n
EQUAO DE NERNST

JUNHO/2012

SRIES DE FORA ELETROMOTRIZ (FEM)


a propriedade de um dispositivo, que tende a produzir corrente eltrica num circuito. Para se determinar o valor do Potencial Padro de um metal, basta introduzir uma amostra deste metal puro numa soluo contendo uma concentrao conhecida de seus ons.

JUNHO/2012

SRIES DE FORA ELETROMOTRIZ (FEM)


Para se medir o potencial do eletrodo (interface metal/soluo) utiliza-se um voltmetro. A medida tem que ser feita entre dois pontos, isto , entre dois eletrodos. Desta forma no mais se estar medindo o potencial de um eletrodo e sim a diferena entre os potenciais dos dois eletrodos.

JUNHO/2012

SRIES DE FORA ELETROMOTRIZ (FEM)


Para resolver este problema, convencionou-se que o potencial de um eletrodo de hidrognio, numa soluo 1M de HCl a uma presso de 1atm, seria zero. Sendo assim, ao se medir a diferena entre o potencial do eletrodo de hidrognio, tem-se o "potencial do eletrodo"

JUNHO/2012

APLICAES DA FEM
Metal de sacrifcio ou eletrodo de sacrifcio: qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. OBS: O metal deve possuir menor poder de reduo do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" .

JUNHO/2012

APLICAES DA FEM
Zincagem: tem por finalidade a obteno de uma camada de zinco sobre uma pea de ferro ou ao. O principal objetivo da zincagem impedir o contato do metal-base com o meio corrosivo.

JUNHO/2012

CORROSO POR FRESTAS


Frestas ocorrem normalmente em juntas soldadas com chapas sobrepostas, em juntasrebitadas, em ligaes flangeadas, em ligaes roscadas, em revestimentos com chapasaparafusadas, dentre outras situaes geradores de frestas. De qualquer forma as frestasdevero ser evitadas ou eliminadas por serem regies preferenciais de corroso

JUNHO/2012

CORROSO POR FRESTAS


A ao da aerao diferencial e/ou da concentrao inica diferencial causa a formao de pilhas em frestas nos materiais metlicos. Aparecem em juntas soldadas, juntas por rebites, em ligaes com flanges, em unies por roscas de parafusos, e em inmeras configuraes de que permitam formao de frestas.

JUNHO/2012

Corroso por frestas


No projeto, as frestas devem ser minimizadas com o objetivo de reduzir a corroso. As ligaes parafusadas so largamente utilizadas na montagem final, quando a estrutura est prxima de sua consolidao final. Por se tratar de uma ligao com maior grau de flexibilidade, requer cuidados especiais na sua execuo para que a situao final da estrutura seja a do projeto.

JUNHO/2012

Corroso por frestas


OHO2

OH-

O2
O2 OHOH-

JUNHO/2012

CORROSO POR PITE


A chamada corroso por pites (do ingls pit, orifcio) uma forma de corroso localizada que consiste na formao de pequenas cavidades e profundidade considervel e o mais importante, significativa frente a espessura do material.

JUNHO/2012

CORROSO POR PITE

Figura: Morfologia dos pites

JUNHO/2012

CORROSO POR PITE


O2 O2 OHOHO2 OHClH+ M+ H+ ClM+ M+

ClH+ M+ M+ H+ Cl-

JUNHO/2012

CORROSO INTERGRANULAR
Sob certas condies, a interface dos gros se torna muito mais reativa e desenvolve-se um processo de corroso intergranular. A liga desintegra-se e/ou perde sua resistncia a tenses. Dentre os fatores que podem causar a corroso intergranular, podemos destacar as impurezas nos contornos dos gros, enriquecimento ou empobrecimento de algum dos elementos de liga nas reas dos contornos dos gros.

JUNHO/2012

CORROSO INTERGRANULAR

JUNHO/2012

CORROSO INTERGRANULAR

Corroso

JUNHO/2012

CORROSO INTERGRANULAR

JUNHO/2012

CAMADA DE PROTEO

JUNHO/2012

CAMADA DE PROTEO

JUNHO/2012

CONCLUSO
Falhas localizadas ou globais em estruturas metlicas podem levar estas ao colapso Pequenas falhas afetam a confiabilidade e credibilidade das empresas Desenvolver o projeto detalhado para fabricao e montagem Devem existir controles rigorosos das plantas executivas, assim como, controle dimensional Evitar arestas vivas, recessos, rebarbas, gretas ou cavidades; Prever furos de drenagem; Livre fluxo de ar, de forma a acelerar o processo de secagem; Executar o recozimento de peas para retirada de tenses residuais; Evitar peas semi-enterradas ou semi-submersas; Em soldas longas, manter a continuidade do filete, evitando-se cavidades; Evitar que o ao entre em contato com o cobre, bronze ou outro metal;

JUNHO/2012

REFERNCIAS
CALLISTER, WILLIAN D. Cincia e Engenharia dos Materiais: Uma Introduo. LTC. Rio de Janeiro. 2002 PIMENTA, GUTEMBERG DE SOUZA. Corroso. IOPE, 2012. Disponvel em: http://www.iope.com.br/3i_corrosao.htm. (Acessado em 20/05/2012). PONTE, HAROLDO DE ARAJO. Fundamentos Da Corroso. Universidade federal do Paran. Departamento de engenharia qumica. Curitiba. 2003.

CHIAVERINE, VICENTE. Tecnologia Mecnica. Processos de Fabricao e Tratamento. Volume II, 2 edio, editora McGraw-Hill Ltda. So Paulo, 1977.
CHIAVERINE, VICENTE. Aos e Ferros Fundidos. 7 edio, Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais - ABM. So Paulo, 1996.

JUNHO/2012

S-ar putea să vă placă și