Sunteți pe pagina 1din 17

MORAL, TICA E DIREITO

Prof Alessandra M. C. Chicarelli Agosto/2013

TICA
A tica existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes no-humanos mais prximos. Ns abandonamos o pressuposto de que a tica unicamente humana. A tica pode ser um conjunto de regras, princpios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as aes de um grupo em particular (moralidade), ou o estudo sistemtico da argumentao sobre como ns devemos agir (filosofia moral).

BIOTICA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS


tica justificativa AO

norma por adeso


regra obrigatria

Moral Direito

REGRA MORAL Baseia-se em convies prprias Abrangncia universal Longo prazo Ideal

REGRA LEGAL
Aplicao compulsria Validade restrita ao estado Curto prazo Prtica

BIOTICA

Duas coisas me enchem o nimo de admirao e respeito: o cu estrelado acima de mim e a lei moral que est em mim. (Crtica da Razo Pura)

MORAL, TICA E DIREITO


Fontes do bem: A honestidade O decro A justia
O honesto o bem mais alto, cujo oposto o torpe. O decro um bem intermedirio, assim como o seu oposto, o indecoroso um mal intermedirio. O justo tem no seu oposto, o injusto, o mal extremo.
(Fundamenta juris naturae et gentium e sensu communi deducta 1705:I,4,par. 89).

MORAL, TICA E DIREITO


MORAL : conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens; Carter social da moral A moral possui, em sua essncia, uma qualidade social. Manifesta-se somente na sociedade, respondendo s suas necessidades e cumprindo uma funo determinada. Uma mudana radical da estrutura social provoca uma mudana fundamental de moral.

MORAL, TICA E DIREITO


O comportamento moral tanto comportamento de indivduos quanto de grupos sociais humanos. Mesmo quando se trata da conduta de um indivduo, a conduta tem conseqncias de uma ou outra maneira para os demais, sendo objeto de sua aprovao ou reprovao.

Os atos individuais que no tem conseqncia alguma para os demais indivduos no podem ser objeto de uma qualificao moral .
Vsquez , A.S. A Essncia da Moral

MORAL, TICA E DIREITO


Segundo Kant (1724-1808), na Crtica da Razo Prtica (1787:I,1,cap.3): ... a ao conforme lei, mas no feita por respeito lei, a ao legal; a feita por respeito lei a ao moral. "A pura concordncia e discordncia de uma ao com a lei, sem considerar o mvel da prpria ao, chama-se legalidade, ao passo que, quando a idia do dever, derivada da lei, ao mesmo tempo mvel da ao, se tem a moralidade." (Fundamentao da Metafsica dos Costumes, 1785:I, Intr.,par 3)

MORAL, TICA E DIREITO


ESTRUTURA DO ATO MORAL - O ato moral se apresenta como uma totalidade de elementos: motivos, inteno ou fim, deciso pessoal, emprego de meios adequados, resultados e conseqncias (p.76).
- O ato moral no pode ser reduzido a um de seus

elementos, mas est em todos eles, na sua unidade e nas suas mtuas relaes (p.80).
Vsquez , A.S. A Essncia da Moral

MORAL, TICA E DIREITO

Singularidade do ato moral


A moral um sistema de normas, princpios e valores, segundo o qual so regulamentadas as relaes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convico ntima, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal (p.84).
Vsquez , A.S. A Essncia da Moral

MORAL, TICA E DIREITO


Justia no o Direito objetivo nem tampouco o Direito ideal. a melhor das hipteses, este ltimo o objeto das intenes do homem justo. Mas o uso da linguagem favorece o equvoco. 'justa' pode ser uma lei, uma disposio, uma determinada ordem, na medida em que correspondem idia do Direito. Mas, neste sentido, a palavra 'justa' no significa o valor moral da pessoa.

A pessoa aqui no de modo algum o portador do valor; o valor, muito embora a ao humana possa inicialmente t-lo realizado, unicamente valor de um objeto, valor de uma situao, valor para algum.

MORAL, TICA E DIREITO/ DIREITO CIVIL


O Direito Civil inspirado no Direito Romano. A primeira fonte do direito a lei. O Cdigo Civil constitui a base de todas as outras leis, que completam seus artigos ou definem as suas excees. Esses cdigos caracterizam-se essencialmente por um alto nvel de abstrao, que permite aos juzes intrerpretar e analisar todas as situaes concretas, seja aplicando a lei, seja preenchendo suas lacunas por extrapolao. A Frana o prottipo do pas de direito civil; mais de 60% da populao mundial influenciada por esta tradio.

MORAL, TICA E DIREITO


As questes que envolvem o Direito e a Lei so muito confundidas com o Princpio da Justia. A citaes a seguir, visam explicitar as diferena existentes entre o Direito e a Justia. A lei uma submisso exterior. A lei se relaciona a uma comunidade em particular, bem determinada e situada geograficamente (Estado). A lei se preocupa, a curto prazo, com a organizao atual das liberdades. A lei se contenta em impor um mnimo de regras constritivas, que solicitam esforos mnimos;

MORAL, TICA E DIREITO


Neste sentido, todo Direito, existente ou ideal, valioso. Em outro sentido, porm 'justo' o indivduo que faz o certo ou tem a inteno de faz-lo e que trata os semelhantes - seja em disposio ou em conduta efetiva - luz da igualdade requerida. Aqui a 'Justia' um valor de ao da pessoa, um valor moral".

MORAL, TICA E DIREITO


NO SE ESQUEA QUE O QUE JUSTO DO PONTO DE VISTA LEGAL PODE NO S-LO DO PONTO DE VISTA MORAL.

Abraham Lincoln (1809-1865)

S-ar putea să vă placă și