Sunteți pe pagina 1din 24

Sistematizao da Assistncia de Enfermagem Perioperatria (SAEP)

a realizao da prtica de enfermagem de modo sistemtico (organizado e planejado). Com o objetivo de formular princpios, que quando aplicados s atividades de enfermagem, possam ser efetivos na ajuda ao paciente e na melhoria da assistncia de enfermagem a este paciente.

A SAEP tem como objetivo subsidiar meios para


uma assistncia de enfermagem global atendendo as necessidades do paciente cirrgico. O foco principal estar centrado no paciente e nas intervenes para atender suas necessidades.

Respeitar o paciente como indivduo, protegendo seus direitos e dignidade;


Reduzir a ansiedade do paciente e de sua famlia; Oferecer uma assistncia individualizada (cada pessoa diferente e tem suas necessidades);

Satisfao do paciente, familiares e equipe.

Etapas da SAEP
1 fase Visita properatria 2 fase Implementao da assistncia de enfermagem ( Perodo trans-operatrio) 3 fase Visita ps-operatria

Visita properatria
Quarto de internao do paciente;

Verificar as dvidas e necessidades do paciente e familiares em relao cirurgia;


Avaliao pr operatria: exame fsico, entrevista;

Dados relevantes do perodo pr e transoperatrio;


Diagnsticos de enfermagem (NANDA); Prescrio de enfermagem para o perodo transoperatrio e SRA.

O QUE DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM???


Um instrumento a ser utilizado no gerenciamento da assistncia, uma vez que delimita as necessidades de assistncia de uma clientela, contribuindo na delimitao de recursos assistenciais. (Rossi et al, 2000)

uma etapa que promove integrao da coleta de dados ao planejamento das aes, envolvendo julgamento, avaliao crtica e tomada de deciso. (Marin et al, 2004)

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM
Possibilita a melhoria da qualidade da assistncia de enfermagem; Uniformizao da linguagem entre enfermeiros e a contribuio para o desenvolvimento do conhecimento; Direcionamento da assistncia de enfermagem; Possibilita uma viso ampliada da assistncia;

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM
Melhora a interao enfermeiro/paciente; Facilita a avaliao; Possibilita o planejamento de recursos materiais e humanos;

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM
A COMPETNCIA PARA DIAGNOSTICAR INCLUI A HABILIDADE DE INTERPRETAR, ANALISARDADOS CLNICOS E A HABILIDADE PARA AGRUPAR DADOS EM FORMULAES DE PROBLEMAS, ALM DISSO, REFORA A DEFICINCIA NA HABILIDADE DE INFERIR. (MARIN ET AL, 2004)

NECESSIDADE DE UM COMPLEXO RACIOCNIO CLNICO

PRINCIPAIS DIAGNSTICOS DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRRGICO (NANDA)


Ansiedade relacionada ... caracterizado por... --> trabalhar todas as intervenes (pr, trans e ps) que contribuam para o alvio da ansiedade. Medo relacionado ... Caracterizado por... --> trabalhar todas as intervenoes (pr, trans e ps) que contribuam para o alvio da ansiedade.

Risco para infeco relacionado ... (normalmente aos procedimentos invasivos) --> Trabalhar com intervenes que contribuam para a diminuio dos risco de infeco ao qual o paciente possa estar submetido. Risco para leso perioperatria de posicionamento cirrgico relacionado ... --> Trabalhar todas as intervenes relacionadas ao posicionamento cirrgico ao qual o paciente ser submetido.

Risco para injria relacionado ... --> Trabalhar todas as intervenes relacionadas ao ato anestsico (desde o posicionamento para a anestesia at os cuidados na recuperao anestsica). Dor relacionada ... Caracterizada por... --> Usar este diagnstico para o paciente que apresentar dor no momento da visita pr operatria ou depois da cirurgia na recuperao anestsica.

Risco para aspirao relacionado ... --> Usar este diagnstico quando o paciente estiver inconsciente ou na recuperao anestsica e houver o risco de aspirao. Risco para integridade da pele prejudicada relacionado ... -->Trabalhar as intervenes relacionadas ao uso do bisturi eltrico e principalmente no esquecer de prescrever o local a ser posicionada a placa do bisturi eltrico.

Risco para temperatura corporal alterada relacionado ... -->Trabalhar as intervenes para o aquecimento do paciente na SO e tambm na recuperao anestsica. Hipotermia relacionada ... Caracterizada por... --> Somente utilizar este diagnstico quando o paciente estiver com hipotermia instalada e intervir de forma que promova o aquecimento do paciente.

Integridade tissular prejudicada relacionada ... Caracterizada por... --> Utilizar este diagnstico quando o paciente apresentar algum tipo de leso de pele. Risco para dficit de volume de lquido relacionado ... -> Utilizar este diagnstico quando o paciente est com dficit de lquidos. Permeabilidade ineficaz de vias areas relacionada ... Caracterizada por... --> Utilizar quando o paciente apresentar secrees em vias areas.

Impossibilidade de manter respirao espontnea relacionada ... Caracterizada por... --> Utilizar quando o paciente est com dificuldade de respirar espontneamente.

Troca gasosa prejudicada relacionada ... Caracterizada por... --> Utilizar quando a gasometria do paciente estiver alterada.

Implementao da assistncia de enfermagem ( Perodo transoperatrio)

Implementao da prescrio de enfermagem pelos auxiliares de enfermagem (circulantes e instrumentadores), na sala operatria e SRA.

Visita ps-operatria
Quarto de internao do paciente;

Verificar as condies clnicas do paciente;


Avaliao do paciente frente aos cuidados prestados no CC;

Realizar orientaes necessrias;


Ouvir o paciente e familiares esclarecendo e reforando as orientaes recebidas;

Saber como foi a experincia para o paciente;


Treinamento dos funcionrios.

Comportamento do paciente
VERBAL: queixas, solicitaes, perguntas, exigncias.
Bla, bla, bla..

NO VERBAL: batimentos cardacos, transpirao, ansiedade.

Visita pr-operatria ( histrico + exame fsico)


J.C.S, 40 anos, sexo masculino, casado, residente em Cassilndia-MS. Encontra-se no 1 dia de internao, aguardando cirurgia de hemorroidectomia. Na entrevista informa estar ansioso pois e a primeira vez que vai se submeter a uma cirurgia. Relata no ter dificuldade para se alimentar embora no ingere frutas nem verduras por no gostar, ingesta hdrica de aproximadamente de 500ml/dia. Hbitos vesicais com frequncia de 3 a 4 vezes ao dia , amarelo claro, hbitos intestinais 1 vez a cada 4 dias fezes endurecidas sentindo dor a evacuao. Refere no praticar nenhuma atividade fsica. Ao exame fsico apresenta-se comunicativo, preocupado, corado, turgor normal. Cabelos limpos, couro cabeludo integro, boa acuidade auditiva e visual. FR = 20 mov/min, amplitude normal, sem utilizao da musculatura acessria e a ausculta pulmonar murmrios vesiculares presentes. Pulso radial = 80 bat/min, cheio e rtmico. Temperatura axilar = 36C, PA = 110/70 mmHg. Altura = 1,67 e Peso = 67Kg.

Visita pr-operatria ( histrico + exame fsico)


J.C.S, 40 anos, sexo masculino, casado, residente em Londrina - Pr. Encontra-se no 1 dia de internao, aguardando cirurgia de hemorroidectomia. Na entrevista informa estar ansioso pois e a primeira vez que vai se submeter a uma cirurgia. Relata no ter dificuldade para se alimentar embora no ingere frutas nem verduras por no gostar, ingesta hdrica de aproximadamente de 500ml/dia. Hbitos vesicais com frequncia de 3 a 4 vezes ao dia , amarelo claro, hbitos intestinais 1 vez a cada 4 dias fezes endurecidas sentindo dor a evacuao. Refere no praticar nenhuma atividade fsica. Ao exame fsico apresenta-se comunicativo, preocupado, corado, turgor normal. Cabelos limpos, couro cabeludo integro, boa acuidade auditiva e visual. FR = 20 mov/min, amplitude normal, sem utilizao da musculatura acessria e a ausculta pulmonar murmrios vesiculares presentes. Pulso radial = 80 bat/min, cheio e rtmico. Temperatura axilar = 36C, PA = 110/70 mmHg. Altura = 1,67 e Peso = 67Kg.

Amanda ser submetida a um implante de cateter para tratamento de leucemia. Esta criana est aptica, triste e pouco comunicativa, encontra-se em jejum h mais de 24 horas, devidos a inmeros exames a que fora submetida. A me est acompanhando a criana, apesar de estar chorosa por ter mais 04 filhos menores e residir no interior do estado, onde deixou os filhos sob os cuidados de familiares. Relata tambm que no pode alimentar-se por estar acompanhando a filha nos exames no horrio das refeies. No houve prescrio de medicao pr-anestsica e a criana nega-se a acompanhar a auxiliar de enfermagem para dentro do centro cirrgico.

Dados Relevantes
PR-OPERATRIO ansiedade / preocupado no ingere frutas nem verduras ingesta hdrica de 500ml/dia hbitos intestinais 1 vez a cada 4 dias dor a evacuao TRANSOPERATRIO puno venosa anestesia de bloqueio posicionamento cirrgico (ginecolgica) degermao bisturi eltrico inciso cirrgica

no pratica atividade fsica

Diagnstico e intervenes de enfermagem


Ansiedade....... Risco para infeco ..... Risco para leso perioperatria de posicionamento..... Risco para injria..... Ou Risco para leso... Risco para integridade da pele prejudicada...

S-ar putea să vă placă și