Sunteți pe pagina 1din 23

Teoria Hipodrmica

Uma mensagem meditica enviada a um pblico de massa afecta da mesma maneira todos os indivduos.
Mensagem Pblico Aco
1

Contextualizao
A novidade do prprio fenmeno das comunicaes de massa( rdio e imprensa); A ligao da difuso dos meios de comunicao trgicas experincias totalitrias daquele perodo de guerras.
2

Caracterizao
Buscava responder questo: que efeitos tm os meios de comunicao numa sociedade de massa? Tratava de uma teoria psicolgica de aco( a mensagem chega ao pblico e f-lo agir de uma determinada forma); uma teoria da propaganda e sobre a propaganda.
3

Teoria da bala mgica


- baseia na suposio de que todo estmulo causado por uma mensagem enviada ter resposta, sem encontrar resistncia do receptor - como o disparo de uma arma de fogo.
4

Sociedade de massa
Pensamento oitocentista: - consequncia da industrializao progressiva; - da revoluo dos transportes; e do comrcio; - da difuso dos valores abstractos da igualdade e liberdade.

A massa age em direco aos seus objectivos e procura no entanto, em atingi-los pelo caminho mais curto, fazendo com que sempre exista uma ideia dominante nica e a mais simples possvel.

Sociedade de massa
Constituda por um grupo homogneo de indivduos que enquanto seus membros, so: - Essencialmente iguais - Indiferenciveis - No se conhecem - Sem resistncia - Manipulveis

A massa ento: No possui tradies; Nem regras de comportamento; Ou estrutura organizativa.

Teoria Hipodrmica: na medida em que so componentes da massa esses indivduos esto expostos mensagem.
8

A massa nasce e vive contra os laos comunitrios, as culturas locais so desconsideradas.

as funes comunicativas sejam necessariamente impessoais e annimas.


9

Sociedade de massa = Teoria Hipodrmica O isolamento, pois o pr-requisito dessa teoria. o factor que explica em grande parte a nfase que a teoria hipodrmica atribui s capacidades manipuladoras dos primeiros meios de comunicao.

10

Teoria Hipodrmica Se as mensagens da propaganda conseguem alcanar os indivduos que constituem a massa, a persuaso facilmente passada.

11

Modelo comunicativo da Teoria Hipodrmica


baseado na psicologia behaviorista; estuda o comportamento humano a partir de cincias naturais e biolgicas; integra bem nas teorizaes sobre a sociedade de massa, sustenta as convices acerca da inevitabilidade dos efeitos.

12

O estmulo e a resposta so elementos de qualquer forma de comportamento.

Estimulo a condio primria, o agente da resposta e resposta tem necessidade de ser estimulada.

13

Modelo comunicativo da Teoria Hipodrmica - comportamento humanoEstmulo Resposta

Mensagem

Ao

14

Se todo o estmulo resulta uma resposta os efeitos dos meios de comunicao so: inevitveis imediatos automticos vastos em relao massa.

15

Modelo comunicativo
Ligada ideia de influenciar as massas, a teoria hipodrmica defendia que uma pessoa apanhada pela propaganda, pode ser controlada, manipulada, levada a agir.

16

Modelo de Lasswell

Observou que a teoria hipodrmica ignorava at ento o contexto no qual ocorria a comunicao.

17

Modelo de
Cria um modelo dos cinco Qs, uma evoluo e superao da Teoria Hipodrmica. Explica que, uma forma adequada para se descrever um acto de comunicao responder s perguntas seguintes
18

Modelo de Lasswell

19

Modelo de Lasswell

20

O foco do modelo de Lasswell corresponde a estrutura ER. Ao tentar observar os efeitos na prtica dos esforos de comunicao, Lasswell percebeu que a questo era mais complexa do que sua base terica previa. O que deu incio s novas pesquisas que superaram a Teoria Hipodrmica com seu ncleo ER.

21

Ideias-chave
Manipulao da massa- palavra-chave; Todo membro do pblico de massa pessoal e directamente "atacado" pela mensagem; Uma pessoa apanhada pela propaganda, pode ser controlada, manipulada, levada a agir; A massa engloba indivduos isolados, annimos, separados e atomizados. Isso faz destes indefesos e passivos diante da comunicao; As pessoas so altamente influenciadas.
22

Fim!!!
23

S-ar putea să vă placă și