Sunteți pe pagina 1din 29

Noam Chomsky desenvolveu a lista das "10 estratgias de manipulao dos princpios sociais e econmicos de forma a atrair o apoio

inconsciente dos meios de comunicao para a manipulao.

1.- A estratgia da distrao:.

O elemento primordial do controle social a estratgia da distrao que consiste em desviar a ateno do pblico dos problemas importantes e das mudanas decididas pelas elites polticas e econmicas..

A tcnica a do dilvio ou inundao de contnuas distraes e de informaes sem importncia.

A estratgia da distrao igualmente indispensvel para impedir ao pblico interessarse pelos conhecimentos essenciais, na rea da ciencia, da economa, da psicologa, da neurobiologa e da ciberntica.
Manter a ateno do pblico distrada,longe dos verdadeiros problemas sociais, atrada por temas sem importncia real. Manter o pblico ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar. (Citao do texto Armas silenciosas para guerras tranquilas).

2. Criar problemas e depois oferecer solues:

Este mtodo tambm chamado: problema--> reao--> soluo. Se cria um problema, uma situao prevista para causar certa reao no pblico, a fim de que este seja o suplicante das medidas que se deseja fazer aceitar.,
Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violncia urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o pblico seja o requerente de leis de segurana e polticas, em prejuzo da liberdade.

Ou tambm:
Criar uma crise econmica para que o povo aceite como um mal necessrio o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos servios pblicos.

3. A estratgia da gradualidade:

Para fazer que se aceite uma medida inadmissvel, basta a aplic-la gradualmente, a conta-gotas, num prazo ampliado.

Dessa forma, as novas condies impostas, as mudanas radicais so aceitas sem provocar revoltas.

4. A estratgia do adiar :

Outra maneira de provocar a aceitao de uma deciso impopular a de apresent-la como dolorosa e necessria, obtendo a aceitao pblica, no momento, para uma aplicao futura. ms fcil aceitar um sacrificio futuro que um sacrificio imediato. Primeiro, porque o esfro no imediato.
- Segundo, porque a massa, ingenuamente cr que amanh tudo ir melhor e que o sacrificio exigido poder ser evitado. Isto d mais tempo ao cidado para se acostumar idia da mudana e de aceitar com resignao quando chegar o momento.

5. Dirigir-se ao pblico como criaturas de pouca idade: .

A maioria da publicidade dirigida ao grande pblico utiliza discursos, argumentos, personagens e entonaes particularmente infantis, muitas vezes prximos debilidade, como se o espectador fosse uma criatura de pouca idade ou um deficiente mental. Quanto mais tente-se procurar enganar o espectador, mais tende-se a adotar um tom infantil. Por que? Porque dirigir-se a uma pessoa como se tivesse 12 anos ou menos, tender, por sugesto, a adotar respostas ou reaes mais infantis e desprovidas de sentido crtico.

6. Utilizar o aspecto emocional muito mais que a reflexo:.

Fazer uso do aspecto emocional uma tcnica clssica para curto-circuitar a anlise racional, e neutralizar o sentido critico dos indivduos.

Por outro lado, a utilizao do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar idias, desejos, medos e temores, compulses, ou induzir a determinados comportamentos.

7. Manter o povo na ignorncia e na mediocridade:

Fazer com que o pblico seja incapaz de compreender a tecnologia e mtodos utilizados para seu contrle e escravido. A qualidade da educao dada s classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e mediocre possivel, de forma que a distancia entre estas e as classes altas permaneam inalterada no tempo e seja impossivel alcanar uma autntica igualdade de oportunidades para todos.

8. Estimular o pblico a ser complacente com a mediocridade

Fazer crer ao povo que est na moda a vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mrito algum, o desprezo ao intelectual, o exagero do culto ao corpo e a desvalorizao do esprito de sacrifcio e do esforo pessoal.

9. Reforar o sentimento de culpa pessoal:

Fazer crer ao individuo que le o nico culpado de sua prpria desgraa, por insuficincia de inteligncia, de capacidade, de preparaco ou de esforo.

Asim, em lugar de rebelar-se contra o sistema econmico e social, o individuo se desvaloriza , se culpa, gerando em si um estado depressivo, que inibe sua capacidade de reagir

E sem reao, no haver revoluo.

10. Conhecer os individuos melhor do que les mesmos se conhecem:

Nos ltimos 50 anos, os avanos da cincia geraram uma crescente brecha entre os conhecimentos do pblico e aqueles utilizados pelas elites dominantes.

Graas biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o Sistema tem desfrutado de um conhecimento avanado do ser humano, tanto de forma fsica como psicolgica.
O Sistema conseguiu conhecer melhor o indivduo comum do que le se conhece.

Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um maior contrle e poder sbre os individuos, superior ao que pensam que realmente tem.

Noam Chomsky Vises Alternativas Verso e formatao : Jos Mauro Rodrigues

Reiniciar

Sair

S-ar putea să vă placă și