Sunteți pe pagina 1din 53

VENTILAO SUBTERRNEA

Controle do movimento e da direo do ar

Mtodos de Ventilao
Descendente o mais utilizado e consiste no transporte do ar fresco at o fundo da mina e depois ventilar os sucessivos locais de trabalho pela corrente ascendente. Ascendente consiste em introduzir o ar atravs das frentes de servio e retir-lo diretamente do fundo da mina para a superfcie.

Tipos de Corrente de Circulao


Principal corrente de ar na qual seu movimento mantido por fora realizada por uma estao principal de ventilao.
Secundria corrente de ar na qual o movimento realizado por um exaustor auxiliar, localizado em uma corrente principal de ventilao.

O fluxo total de ar fresco na mina ser, no mnimo, o somatrio dos fluxos das reas de desenvolvimento e dos fluxos das demais reas da mina, dimensionados conforme determinado nesta NRM.

Ventilao natural
Uma ventilao natural (movimento de ar no subsolo) causada pelo aquecimento ou refrigerao do ar no subsolo

Subdiviso do fluxo de ar
Toda vez que o fluxo de ar se subdivide temos uma subdiviso ou ramificao. Vrios so os objetivos da subdiviso de fluxo de ar, destacandose: a) para ramos em paralelo, a resistncia equivalente menor que a resistncia individual de qualquer ramo isolado. Portanto a ramificao ajuda na diminuio das resistncias parciais e globais da rede, ajudando a diminuir o consumo de potncia e aumentando a vazo total de ar na mina. b) um sistema aonde o ar fresco chega s frentes por vrios ramos muito mais seguro do que um sistema onde apenas um ramo conduz ar fresco at as frentes. c) quando se tem um alto grau de ramificao numa rede, o sistema muito mais flexvel para acompanhar o dinamismo da evoluo da lavra.

Ventilao natural
O fluxo induzido por uma diferena de presso e isso s pode ser obtido a partir de alguma fonte de energia. Existem duas foras que podem ser usadas para gerar diferena de presso: natural e mecnica. A nica fora natural que pode criar e manter um fluxo substancial de ar , basicamente, energia trmica devido a diferenas de temperatura

Ar quente sobe e desloca o ar frio que est acima produzindo uma circulao. No passado, fornos eram utilizados para iniciarem e reforarem a ventilao natural. Outras foras naturais tambm j foram utilizadas no passado para criar um fluxo de ar, incluindo ventos de superfcie e quedas dgua

A quantidade de fluxo de ar varia com a resistncia da mina, mas est, normalmente, entre 0,1 e 50 m3/s. A direo do fluxo por ventilao natural raramente constante, particularmente em minas pouco profundas

Se a temperatura na superfcie menor que a da mina, e gradualmente cresce e se torna maior, a direo do fluxo de ar inverte. Pode-se concluir, portanto, que a ventilao natural flutua, instvel e no confivel. normalmente mais forte no inverno e mais fraca no vero. Deve ser utilizada como auxiliar no processo de ventilao mecnica.

Direo e intensidade da ventilao natural


Para se predizer a direo do fluxo de ar conseqente da ventilao natural em circuitos simples, deve-se proceder da seguinte forma:

Visualizar colunas de ar de igual altura entre duas linhas horizontais diferentes (de diferente altura) quando comparando a diferena de presso entre dois pontos do circuito.

Considere, a menos de informao contrria, a temperatura superficial mais fria que a de subsolo durante o inverno e vice versa no vero; A coluna de ar mais fria a mais densa e, portanto, tende a descer, deslocando a coluna de ar quente e mais leve.

Quando a diferena de elevao entre as duas aberturas pequena, precisa-se induzir o fluxo de ar (atravs de ventiladores). Mas uma vez iniciado, o fluxo permanecer favorvel enquanto houver diferena de temperatura.

A queda de presso medida por um manmetro ou altmetro e igual presso de ventilao natural. a medio da presso da ventilao natural importante para se determinar que poro do fluxo controlada por foras naturais e qual controlada por ventiladores.

Condicionamento do ar em uma mina subterrnea


Parmetros a serem controlados em condicionamento do ar Para o controle da temperatura e umidade em uma mina subterrnea necessria a aplicao de alguns mtodos para aquecer, esfriar, umidificar e desumidificar.

Psicometria, refrigerao e transferncia de calor


Psicometria a cincia da avaliao de propriedades psicomtricas do ar durante os diferentes processos de controle de temperatura e umidade. O psicmetro um aparelho que serve para avaliar a quantidade de vapor contida na atmosfera. As propriedades psicomtricas como presso de vapor, umidade especfica, grau de saturao, volume especfico entre outros so encontrados em tabelas e grficos psicomtricos.

O controle do processo de temperatura e umidade feito utilizando propriedades psicomtricas. As propriedades so as seguintes: presso de vapor, umidade, especfica, grau de saturao, volume especfico, densidade do ar e entalpia.

Ventilao.
Instrumentos para medir volume de gases.

Medies para ventilao


Velocidade/vazo da corrente do ar: aemmetro; - Temperaturas mida e seca: psicmetro; - Calor : Instrumento para IBUTG (Calor); - Gases diversos : bomba de deteo (Drager); - Metano : metanmetro; - Oxignio : oxmetro.

Ventilao.
Em uma mina subterrnea necessrio no mnimo duas ligaes com a superfcie, a entrada e a sada de ar. O ar insuflado nas frentes de trabalho atravs de dois circuitos de ventilao: Ventilao principal e ventilao secundria.

Ventilao.
Circuito Principal
O circuito principal utiliza os ventiladores principais que iro forar o ar atravs do circuito de ventilao

Ventilao.
Circuito Principal
Este circuito formado por galerias de entrada de ar, galerias de retorno de ar viciado e os tapumes, paredes, porta, pontes e reguladores que completam o sistema. A corrente de ar movimentada por uma fora esttica ou dinmica originria de uma estao principal de ventilao.

Ventilao.
Funo do Circuito Principal
CONDUZIR O AR NOVO AT AS FRENTES MAIS DISTANTES NA QUANTIDADE SUFICIENTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES.

QUANTO MAIOR FOR A RESISTNCIA AO DESLOCAMENTO DO AR MENOR SER A QUANTIDADE DE AR IMPULSIONADA PELO VENTILADOR AT A FRENTE DE TRABALHO;

Ventilao.
Funo do Circuito Principal
RETIRAR O AR VICIADO E P DAS FRENTES DE LAVRA, RETORNANDO PELA GALERIAS DE RECONHECIMENTO E SAINDO PELO POO DE SADA DE AR..

Circuito Secundrio
O circuito secundrio composto pelas plantas de refrigerao, ventiladores, dutos e exaustores que transportam o ar nas frentes de trabalho. A corrente de ar na qual o movimento realizado por um exaustor auxiliar, localizado em uma corrente principal de ventilao, para ventilar frentes de desenvolvimento.

Funo do Circuito Secundrio


1 - CONDUZIR ATRAVS DE DUTOS O AR PURO E REFRIGERADO PELAS PLANTAS AT AS FRENTES DE TRABALHO PARA RESPIRAO DO HOMEM, DILUIO DOS GASES E DIMINUIO DA TEMPERATURA; 2 - EXAUSTO DO P NAS FRENTES DE LAVRA.

O QUE ACONTECE SE O CIRCUITO DE VENTILAO ESTIVER DANIFICADO ?


PARA A VENTILAO PRINCIPAL, SE AS PAREDES, CORTINAS OU PORTAS ESTIVEREM DANIFICADOS, ARRANCADOS OU ABERTOS, O AR IR TOMAR UM CAMINHO DIFERENTE DO DESEJADO, NO ATINGINDO OS LOCAIS ONDE AS PESSOAS ESTO TRABALHANDO. - NA VENTILAO SECUNDRIA DUTOS FURADOS, RASGADOS OU MAU CONECTADOS PERDEM O AR QUE FOI REFRIGERADO PELAS GALERIAS NO ATINGINDO O HOMEM NO SEU POSTO DE TRABALHO, PREJUDICANDO O CONFORTO E A SEGURANA DO TRABALHADOR. - NA EXAUSTO DE P O EXAUSTOR GERA PRESSO NEGATIVA ASPIRANDO O AR JUNTAMENTE COM O P GERADO NA FRENTE, CONDUZINDO-O ATRAVS DE DUTOS PARA FORA DA ZONA DE OPERAO, CASO ESTES DUTOS ESTEJAM DANIFICADOS OU SEJA RASGADOS A DESCARGA DO P OCORRER DENTRO DO PRPRIO PAINEL .

Tipos de ventilao.
Em funo da forma como movido o ar: Ventilao aspirante/exaustora: presso esttica; Ventilao soprante/insuflamento: presso dinmica; Ventilao de superposio: Combinado soprante + aspirante.

Refrigerao
Amnia Freon Dixido de carbono Propano

Ventiladores

Os equipamentos de ventilao so todos aqueles utilizados para induzir o fluxo de ar para o interior da mina por aberturas ou dutos.
Ventiladores Compressores Injetores

Ventiladores
O ventilador o equipamento que fornece a energia necessria para promover o fluxo do ar atravs do sistema, acelerando-o de modo que a resistncia do sistema seja vencida. Existem basicamente 2 tipos de ventiladores: centrfugos; axiais.

O ventilador um convertedor de energia. mecnica fluida

O acionamento pode ser: motor eltrico; motor de combusto interna; turbina de ar comprimido.

Ventiladores Centrfugos
Os ventiladores centrfugos so aqueles em que o ar levado para o interior do conjunto rotor e palhetas e liberado radialmente armao. Normalmente acionado por um motor eltrico e converte energia rotativa dinmica em energia axial e/ou radial dinmica.

Devemos considerar: fora centrfuga devido a rotao do ar, que funo de aumento da velocidade tangencial do ar (Va). a energia cintica concedida medida que o ar parte da extremidade das lminas, funo da velocidade tangencial das lminas (Vt) . O trabalho realizado sobre o ar no ventilador proporcional velocidade tangencial, sendo que nenhum trabalho necessrio para produzir a velocidade radial.

Smbolo

Normalmente utilizado no sistema de ventilao primria, por apresentar altas presses, altas vazes. Muitas vezes colocado na tubulao de retorno por apresentar elevado nvel de rudo, e gerar grande quantidade de calor.

Variveis no Dimensionamento
Curvatura das lminas ; Nmero de lminas; Forma das lminas; Profundidade radial das lminas; Comprimento axial das lminas; Entradas (nmero, forma e tamanho); Dimetro do rotor; Largura do ventilador; Carcaa; Hlices principais; Exposio e afastamento do conjunto rotor/palhetas.

Ventiladores Axiais
O princpio bsico para um ventilador axial que a produo de presso para promover a acelerao tangencial para o ar, quando este atravessa o rotor

Ventiladores Axiais
Funcionam como impulsionadores, retirando o ar diretamente atravs do ventilador. So utilizados para ventilao de diluio ou para resfriamento por apresentarem baixas vazes e baixas presses.

Variveis no Dimensionamento
Forma das lminas; ngulo das lminas; Largura das lminas; Comprimento das lminas; Nmero de lminas; Raio do centro do dimetro do conjunto rotor/palhetas; Desobstruo do conjunto rotor/palhetas; Carcaa.

Seleo de Ventiladores
Atualmente os ventiladores primrios mais utilizados em minas so os axiais. Em subsolo,onde so mais usados que os centrfugos. Os axiais em geral trabalham com presses baixas a mdias, na fixa de 1500 Pa, sendo so mais barulhentos que os centrfugos. Podem facilmente ser combinados em srie e podem ter sua direo de fluxo revertida.

Localizao e forma de Operao


Os ventiladores primrios podem ser colocados em superfcie ou em subsolo. Na maioria das vezes a colocao em superfcie preferida, pois facilita o acesso, a manuteno e a proteo em caso de incndio ou exploso. Apesar de raro, existem exemplos de ventiladores primrios locados no meio de poo principal de ventilao, ajudando ventilao num dado nvel.

Os ventiladores primrios podem gerar um sistema global por aspirao ou por insuflamento. Quando operam por insuflamento, a mina toda trabalha com presses acima da atmosfrica e quando operando por suco, a mina toda opera abaixo da presso atmosfrica. Esta deciso importante quando se considera minas com gases dos estratos, como o metano.

Se o sistema for por insuflamento, a presso mais alta ajuda a diminuir o influxo de metano dos estratos para a atmosfera da mina. Todavia, numa emergncia, com parada parcial ou total da ventilao, a presso ir caindo e mais gs entrar na mina. Ou seja, o sistema adequado quando tudo est funcionando normalmente, mas ruim em casos emergenciais.

A escolha entre suco e insuflamento deve considerar tambm os poluentes da mina. Se a atmosfera da mina contiver muita poeira, gases corrosivos ou gotculas de gua melhor operar por insuflamento, j que a suco exigir uma manuteno mais cuidadosa das ps e do rotor. Mas um ventilador em superfcie, insuflando ar, precisa ter proteo de grade e telas contra a entrada de pequenos objetos, animais ou pssaros.

Num sistema por insuflamento via de regra o ventilador principal trabalha com ar mais frio e denso, de modo que para uma mesma vazo mssica, tem-se um menor volume de ar. Assim, a potncia requerida menor, mas este efeito no to grande a ponto de ser um parmetro significativo que pese numa deciso entre insuflamento e suco.

NRM-06 Item 6.2 Qualidade e Quantidade de Ar


Para minas de carvo: 6,0 m/min por pessoa Outras: 2,0 m/min por pessoa No caso de utilizao de veculos e equipamentos a leo diesel acrescentar 3,5 m/min para cada cv de potncia instalada. Para frentes de desenvolvimento:
Sem veculos ou equipamentos a diesel: 15,0 m/min/m2 Com veculos ou equipamentos a diesel utilizados simultaneamente, adotar o seguinte clculo:

QT = 3,5 ( P1 + 0,75 x P2 + 0,5 x Pn ) [ m/min]


Onde: QT = vazo total de ar fresco em metros cbicos por minuto P1 = potncia em cavalo-vapor do equipamento de maior potncia em operao P2 = potncia em cavalo-vapor do equipamento de segunda maior potncia em operao Pn = somatrio da potncia em cavalo-vapor dos demais equipamentos em operao.

Para os demais casos, utilizar as formulaes:


a)Clculo da vazo de ar fresco em funo do nmero mximo de pessoas ou mquinas com motores a combusto a leo diesel
QT = Q1 x n1 + Q2 x n2 [m/min] Onde : QT = vazo total de ar fresco em m3/min Q1 = quantidade de ar por pessoa em m3/min (em minas de carvo = 6,0 m3/min ; em outras minas = 2,0 m3/min) n1 = nmero de pessoas no turno de trabalho Q2 = 3,5 m3/min/cv (cavalo-vapor) dos motores a leo diesel) n2 = nmero total de cavalos-vapor dos motores a leo diesel em operao

b) Clculo da vazo de ar fresco em funo do consumo de explosivos QT = (0,5 x A)/t [m/min] Onde: QT = vazo total de ar fresco em m3/min A = quantidade total em kg de explosivos empregados por desmonte t = tempo de aerao (reentrada) da frente em minutos

c) Clculo da vazo de ar fresco em funo da tonelagem mensal desmontada


QT = q x T [m/min] Onde: QT = vazo total de ar fresco em m3/min q = vazo de ar em m3/min para 1.000 t desmontadas por ms (mnimo de 180 m3/minuto/1.000 t/ms) T = produo em t desmontadas por ms.

S-ar putea să vă placă și