Sunteți pe pagina 1din 31

Elementos de lgebra Linear

Professora:Janana Fernandes Lacerda

Aula 01

Matrizes

Nesta primeira aula, vamos trabalhar com as tabelas numricas chamadas matrizes.
Introduziremos algumas operaes no conjunto de todas as matrizes e mostraremos algumas de suas principais propriedades. Os assuntos tratados aqui tm importncia fundamental na resoluo de equaes lineares simultneas, que so uma parte importante desta disciplina. Para esta aula, necessrio apenas que voc conhea as quatro operaes usuais com nmeros reais. Na verdade, na prtica, trabalharemos mais com nmeros inteiros e fraes. desejvel, tambm, que voc tenha alguma experincia com resoluo de equaes do primeiro grau.

Objetivos
Ao trmino desta aula, voc dever ser capaz de: adicionar matrizes,multiplicar uma matriz por um nmero real (escalar), multiplicar duas matrizes, bem como encontrar a transposta de uma matriz dada e a inversa (se existir) de uma matriz quadrada (pelo menos 3 3).

Definio de matriz

Em Matemtica, conveniente considerar tabelas quadradas ou retangulares de nmeros reais da forma A = a11 a12 a1n a21 a22 a2n am1 am2 amn Uma tabela desse tipo chama-se matriz e os nmeros (reais) a11, a12, , amn so os elementos da matriz. A matriz A acima tem m linhas e n colunas e, por isso, chama-se uma matriz m n (m por n).

Se o nmero de linhas e colunas for claro ao contexto, a matriz A acima ser representada na forma abreviada [aij ] . O elemento genrico aij indica o elemento localizado na i-sima linha e jsima coluna. H registros chineses sobre matrizes que datam de 250 anos antes de Cristo.

As matrizes aparecem em vrias reas da Matemtica e suas aplicaes. Por exemplo, uma matriz pode servir de modelo ou representar uma situao do nosso cotidiano. Considere a matriz 43 A= 875 649 10 5 6 79 8

Nessa matriz A, cada linha pode representar um aluno e cada coluna pode representar seu grau de aprovao em uma dada avaliao. Isto , a matriz A pode representar o seguinte quadro de avaliao:
1 avaliao 2 avaliao 3 avaliao

Aluno 1
Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4

8
6 10 7

7
4 5 9

5
9 6 8

Muitas vezes, para se construir uma matriz, definida uma lei de formao para o elemento genrico aij da matriz, como no exemplo a seguir. Exemplo Em Gonalves e Souza (1977, p.4), considerada a seguinte ligao entre pontos (os quais podem representar pessoas, cidades, naes etc.), dada pelo diagrama:

Essas ligaes so indicadas definindo-se aij = 1, se o ponto i est ligado ao j, caso contrrio, isto , se o ponto i no est ligado ao j, define-se aij = 0. admitido que nenhum ponto est ligado a ele mesmo. fcil ver que a forma matricial deste diagrama dada por 0101 A= 1 0 1 1 0100 1100

Igualdade de matrizes

Duas matrizes A = [aij ] e B = [bij ] so ditas iguais se, e somente se, tiverem o mesmo nmero de linhas, o mesmo nmero de colunas e aij = bij para todos i, j.

Por exemplo, as matrizes


A = 1 2 4 305 B= 124 1 0 5 no so iguais, pois, embora tenham o mesmo nmero de linhas (2) e o mesmo nmero de colunas (3) veja que a21 = 3, enquanto b21 = 1.

Algumas matrizes especiais


Seja A = [aij ] uma matriz m n. Se m = n, diz-se que A uma matriz quadrada de ordem n. Por exemplo, as matrizes A= 3 0 4/3 1
B= 4 3 1 0 2 6 5 7 -1 so quadradas de ordem 2 e 3, respectivamente.

Numa matriz quadrada A = [aij ] de ordem n, os elementos a11, a22, . . . , ann formam a diagonal principal de A. Uma matriz quadrada, na qual todos os elementos acima e abaixo da diagonal principal so iguais a zero, chama-se matriz triangular. A matriz triangular superior aquela que os elementos abaixo da diagonal so iguais a zero. A matriz triangular inferior aquela onde os elementos acima da diagonal principal so iguais a zero.

Agora, uma matriz dita matriz nula, se todos os seus elementos so iguais a zero. Denotaremos a matriz nula por 0. Um outro exemplo de matriz diagonal a matriz identidade, In, de ordem n, em que todos os elementos da diagonal principal so iguais a 1. Por exemplo: In= 1 0 0 1

Voc ver no decorrer deste estudo que essas matrizes especiais desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento desta disciplina.

A lgebra das matrizes

Denotaremos por Mmn(IR) o conjunto de todas as matrizes m n, com elementos pertencentes ao conjunto IR dos nmeros reais. Introduziremos nesse conjunto algumasoperaes, a saber:

Adio de matrizes
Se A = [aij ] e B = [bij ] so duas matrizes m n, sua soma A + B definida como sendo a matriz [aij + bij ] obtida adicionando os elementos correspondentes de A e B. Observe que a soma A + B definida somente quando A e B so do mesmo tipo, isto , tiverem o mesmo nmero de linhas e o mesmo nmero de colunas.

Subtrao de matrizes

Observao: define-se a subtrao de duas matrizes A = [aij ] e B = [bij ] por A B = A + (1) B = *aij bij +.

Multiplicao por escalar


Aqui escalar significa um nmero real.

Dada uma matriz A = [aij ] e um escalar r IR, definimos o produto de r por A, indicado por rA, como sendo a matriz rA = [rAij ], isto , a matriz r A obtida multiplicando cada elemento da matriz A por r.

Multiplicao de matrizes

Sejam A = [aij ] uma matriz do tipo m n e B = [bij ] uma matriz do tipo n p, de modo que o nmero de colunas de A seja igual ao nmero de linhas de B. Define-se a matriz produto de A por B, indicada por AB, como sendo a matriz AB = [cij ], m p, em que ()cij = ai1b1j + ai2b2j + + ainbnj , 1 i m, 1 j p.

Murdoch (1972, p. 82) faz o seguinte comentrio: Voc pode muito bem perguntar por que escolhemos esta definio aparentemente to complicada do produto matricial (), em vez de, por exemplo, o processo mais bvio de multiplicarmos os elementos correspondentes em duas matrizes m n, [aij ] e [bij ], e obtermos o produto [aij bij ].

Usando as definies de multiplicao e de igualdade de matrizes, voc pode verificar facilmente que um sistema de equaes lineares mais incgnitas x1, x2, . . . , xn:

a11x1 + a12x2 + + a1nxn = b1 a21x1 + a22x2 + + a2nxn = b2 am1x1 + am2x2 + + amnxn = bm pode ser expresso na forma matricial AX = B, em que

Note que a notao matricial abrevia a notao (por equaes). Cabe salientar que essa notao matricial foi introduzida pelo matemtico ingls Artur Cayley em 1858.

A= a11 a12 a1n a21 a22 a2n am1 am2 amn X = x1 x2 xn e B = b1 b2 bm

Propriedades bsicas do produto matricial


A lei associativa do produto matricial Sejam A uma matriz m n, B uma matriz n r e C uma matriz r s. Ento, (AB)C = A(BC). Leis distributivas Sejam A e B matrizes m n, C uma matriz r m e D uma matriz n s. Ento, C(A + B) = CA + CB, (A + B)D = AD + BD.

A transposta de uma matriz

A matriz transposta da matriz A = [aij ]m n, indicada por AT, a matriz obtida escrevendo as linhas de A como colunas, isto , AT = [aji], n m. Veja que se A do tipo m n, ento, AT do tipo n m.

Propriedades
1) (A T)T = A; 2) (A + B)T = AT + BT; 3) (cA)T = cAT, em que c um escalar; 4) (AB)T = B TAT (a transposta do produto o produto das transpostas na ordem inversa)

Referncias
LAY,DAVID C;traduo Ricardo Camelier,Valria de Magalhes Irio/ lgebra linear e suas aplicaes - 2.ed. Rio de Janeiro: LTC,2007. KOLMAN,BERNAD/R.HILL,DAVID;traduo Alessandra Bosquilha/Introduo lgebra linear com aplicaes -8.edRio de Janeiro: LTC Ltda, 2006.

S-ar putea să vă placă și