Sunteți pe pagina 1din 16

EMPUXO

INTRODUO: ARQUIMEDES
Nasceu em 287 a. C, em Siracusa, Siclia e morreu em 212 a.C. Muito novo mudou-se para Alexandria onde travou relaes com muitos sbios que trabalhavam no aperfeioamento da Matemtica, seguindo a via aberta por Euclides. Desenvolveu a mecnica, tendo inventado mquinas para a defesa de Siracusa como por exemplo sistemas de roldanas, a catapulta (com base na alavanca) e o espelho de queimar (espelhos parablicos de bronze que concentravam os raios solares). O seu teorema mais famoso, chamado princpio de Arquimedes: Um corpo mergulhado num lquido sofre uma impulso vertical de baixo para cima igual ao peso

INTRODUO: ARQUIMEDES
Dos seus trabalhos matemticos destaca-se a medida do crculo, no qual considerou a medida de p (PI) = 3 e 1/7 que obteve atravs da circunscrio e inscrio de um crculo com polgonos regulares de 96 lados. Provou vrios resultados geomtricos entre os quais que o volume da esfera dois teros do volume do cilindro circunscrito (Ve = 2/3 Vc). Ele considerou esta como a sua mais importante realizao pelo que mandou gravar no seu tmulo a representao de um cilindro circunscrevendo uma esfera.

EMPUXO
A coroa que fora enviada para ser confeccionada por um ourives era de ouro macio ou se tratava de uma mistura de outro metal? Arquimedes, em banho de imerso, descobriu a soluo e, verificando que se tratava de um princpio geral, enunciou o Princpio de Arquimedes.

EMPUXO
Princpio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em umfluido sofre a ao de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do lquido deslocado.

Portanto, num corpo que se encontra imerso em um lquido, agem duas foras: A fora peso, devida interao com o campo gravitacional terrestre, e a fora de empuxo, devida sua interao com o lquido.

FRMULA DO EMPUXO
a intensidade da ao do empuxo existe uma pequena relao entre o empuxo e a densidade do lquido no qual o corpo est emerso. Veja: E= md .g (I) md = . Vd (II) Onde: md a massa do lquido deslocado (letra grega mi) a densidade do lquido. Vd o volume do lquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que est mergulhada. Substituindo (II) em (I) temos a equao para se calcular o empuxo: E= . Vd. g

Calcular

OBS: A unidade de medida do empuxo o

CONDIES PARA UM CORPO FLUTUAR EM UM LQUIDO


Se um corpo est totalmente mergulhado em um lquido, seu peso igual ao empuxo que ele est recebendo (E=P). Neste caso, ser nula a resultante destas foras e o corpo ficar em repouso na posio em que foi abandonado. isto que acontece com um submarino submerso, em repouso, a uma certa profundidade.

CONDIES PARA UM CORPO FLUTUAR EM UM LQUIDO


O valor do empuxo menor do que o peso do corpo (E<P). Neste caso, a resultante destas foras estar dirigida para baixo e o corpo afundar, at atingir o fundo do recipiente. isto o que acontece quando, por exemplo, abandonarmos uma pedra dentro d'gua.

CONDIES PARA UM CORPO FLUTUAR EM UM LQUIDO


O valor do empuxo maior do que o peso do corpo (E>P). Neste caso, a resultante destas foras estar dirigida para cima e o corpo sobe no interior do lquido. isto o que acontece quando, por exemplo, abandonarmos uma bloco de madeira no interior de um lquido. O bloco de madeira ir submergir at que a resultante das foras se iguale, ou seja (E=P), assim, nesta posio que o corpo flutuar, em equilbrio.

CONDIES PARA UM CORPO FLUTUAR EM UM LQUIDO


Destas consideraes podemos concluir que, quando uma navio est flutuando, em equilbrio, na gua, ele est recebendo um empuxo cujo valor igual ao seu prprio peso, isto , o peso do navio est sendo equilibrado pelo empuxo que ele recebe da gua.

EMPUXO
PESO APARENTE: Conhecendo o princpio de Arquimedes podemos estabelecer o conceito de peso aparente, que o responsvel, no exemplo dado da piscina, por nos sentirmos mais leves ao submergir. Peso aparente o peso efetivo, ou seja, aquele que realmente sentimos. A diferena entre o valor do peso real e do peso aparente corresponde ao empuxo exercido pelo lquido: Paparente = Preal - E

Exemplo 1
Um objeto com massa de 10 kg e volume de 0,002 m3 colocado totalmente dentro da gua (d = 1 kg/L). a) Qual o valor do peso do objeto ? b) Qual a intensidade da fora de empuxo que a gua exerce no objeto? c) Qual o valor do peso aparente do objeto? (Dado: g = 10 m/s2.)

RESOLUO
a) P = mg = 10.10 = 100N b) E = dguaVobjetog E = 1.000 x 0,002 x 10 E = 20N c) Paparente= P E = 100 20 = 80N

Exemplo
Um pequeno bloco de madeira, de volume igual a 500 cm, foi mergulhado totalmente em um recipiente contendo gua. Adotando g = 10 m/s e a densidade da gua igual a 1g/cm, determine a intensidade da fora de empuxo que ser exercida sobre o bloco.

Resoluo
V = 500 cm = 500 * 10^-6 m g =10 m/s d = 1g/cm = 1000 kg/m O empuxo dado por: E = d*V*g Logo: E = 1000*500 * 10^-6 * 10 E=5N

OBRIGADO

S-ar putea să vă placă și