Sunteți pe pagina 1din 19

Desertos

Anderson Protzio Marcos Bisneto Matheus Ribeiro Mnica Corra Suellem Vasconcelos

Introduo
Pode-se chamar de deserto qualquer regio estril que sustente poucas formas de vida. Comumente, porm, considera-se deserto uma regio que estril por ser rida ou seca, como o deserto de Atacama, no Chile. Neles, comum chover menos de 130 mm por ano, chuva que, alm de ser pouca, cai de modo irregular. Aproximadamente 20% da superfcie continental da Terra so reas desrticas, o que mostra a importncia desses ambientes. Eles esto presentes em todos os continentes, exceto a Europa.

O Clima Desrtico
O clima nos desertos quentes caracteriza-se por ampla variao da temperatura ao longo do dia, principalmente nos desertos situados prximo ao equador. Nos desertos situados longe da faixa equatorial, porm, pode fazer frio no inverno. Os desertos possuem dias quentes e noites frias. Embora normalmente sejam secos, com umidade relativa do ar entre 5% e 15%.

A Fauna nos Desertos


Essas regies frequentemente abrigam uma fauna mais diversificada do que se imagina, s que muitos dos animais costumam ficar escondidos, principalmente durante o dia. H o predomnio de roedores, rpteis e insetos.

A Vegetao
Poucas partes de uma rea desrtica so totalmente estreis. Onde a gua do solo chega superfcie, surge uma grande variedade de plantas. Para sobreviver nesse ambiente, as plantas devem ser resistentes seca e salinidade, tais como so as xerfitas (xerox, significa seco e phytos planta).

O Solo
Geralmente, imagina-se que o solo dos desertos arenoso, mas nem sempre assim. H desertos pedregosos, como o de Atacama, no Chile, por exemplo. Mesmo nos arenosos, as dunas ocupam apenas cerca de 30% da rea. Os solos de desertos so pobres em matria orgnica, tm granulao grossa e so altamente mineralizados.

A gua no Deserto
A gua de extrema importncia, em desertos, por ser muito escassa e encontrada em pontos chamados de osis. A vida s possvel, em desertos, onde existe gua, os chamados osis. Felizmente todos os grandes desertos, exceto o da Austrlia, so atravessados por rios, dos quais os mais conhecidos so o Nilo, o Tigre e o Eufrates.

Rio Nilo

Rio Tigre

Rio Eufrates

O Relevo
O relevo desrtico tem uma grande variao, podem ter montanhas, plats ou plancies. Grandes reas arenosas so chamadas de ergs. Plats rochosos so chamados de Hammadas.

Os Principais Desertos
O deserto do Saara o maior deserto quente do mundo. Sua superfcie de 9.065.000 km. Est localizado no norte do continente africano. So encontradas palmeiras, que crescem nos oasis, e animais como cobras, escorpies e dromedrios.

Deserto do Saara

Deserto da Arbia
O Deserto da Arbia quente e cobre maior parte da pennsula da Arbia. Sua superfcie de 2.330.000 km. Est localizado nas regies da Arbia Saudita, Sria, Jordnia, Om, Iraque e Imen. uma rea de baixa biodiversidade de fauna, devido a grande caa e apropriao das regies desrticas pelo homem.

Deserto do Kalahari
Est localizado no sul da frica. Possui cerca de 900.000 km. A flora do Kalahari apresenta rvores dispersas, como palmeiras e baobs. A fauna constituda principalmente por suricates e hienas.

Deserto de Sonora
Localizado na Amrica do Norte, na fornteira entre os Estados Unidos e oMxico. Sua extenso abrange cerca de 311.000 km, sendo um dos maiores da Amrica do Norte. Alguns dos animais no deserto so, o Lobo cinza mexicano, o Leo da Montanha, a grande coruja Horned. A vegetao formada basicamente por rvores de pequeno porte, arbustos e cactos.

Deserto da Lbia
Fica localizado ao norte e leste do deserto do Saara. Possui cerca de 1.100.000 km. formado basicamente por rochas e areia. H oito grandes depresses no Deserto da Lbia, consideradas osis.

Deserto do Atacama
Est localizado no norte do Chile. Possui cerca de duzentos quilmetros de extenso. Definido como o deserto mais alto e rido do planeta. A flora formada por rvores como Pimiento e Algarrobo. A fauna apresenta flamingos, lhamas, cascavis, entre outros.

Atividades
Plano de aula; Apostila; e Atividade complementar.

OBRIGADO!

S-ar putea să vă placă și